Membros Raqcris Postado Março 5, 2012 Autor Membros Postado Março 5, 2012 Se não se importar que eu responda também, levei GPS, um Garmin cujo modelo não me lembro mais (perdi no trem Milão=Paris ). Funcionou razoavelmente bem, só meio lerdinho pra localizar. Assim que você liga e muda de localidade, leva uns 20 minutos. Existem vários modelos de GPS, uns piores, outros melhores, você tem que pesquisar aquele modelo específico. E não deixe de levar o mapa atualizado, eu levei o mais recente da Europa. Também levei netbook. Usei wi-fi na Itália e na França. Usava nos hoteis que ofereciam e no mc donald's. Em Paris teoricamente existiriam inúmeros spots com wi-fi gratuito, mas não consegui conexão em nenhum ! Você entra na rede aberta, mas eles te pedem um login, senha e operadora (só as de lá). E não tem como se registrar ! No google digite "paris wi-fi spots" e verá um site que dá a relação dos spots. Na Itália também há uns lugares com rede aberta, mas tem esquema parecido. Hoje eu só reservaria hoteis com wi-fi, faz uma falta enormeeee. Eu falei demais a língua local e teria passado grandes perrengues se não soubesse. Muita gente aqui se vira só com o inglês, mas em Nápoles eu teria perdido uma passagem de trem se não tivesse aprendido italiano. Longa história, mas pra encurtar sumiram com meu trem e a fiscal não falava inglês, tive que reclamar em italiano. No Vale do Loire e Estrasburgo teria me perdido, pois ninguém falava inglês, tive que falar um francês muito "homem das cavernas", mas falei e foi o suficiente pra me achar. O negócio é decorar ao menos as frases mais básicas ou levar anotado. Caneta e papel contigo é uma boa, qualquer coisa você escreve ou pede pra pessoa escrever. Quanto à máquina profissional, tem a questão do peso e espaço, não só da máquina, como também das lentes. Eu levei uma compacta muito boa e um pequeno tripé, que mesmo assim se revelou um trambolho inconveniente e usei pouco, pois ficava com preguiça de levar comigo. Outro ponto que acho ruim é que isso te coloca um adesivo na testa escrito "turista deslumbrado, aplique seu golpe aqui". Mas eu vi muita gente carregando pra lá e pra cá, vai de cada um. Marcos, muito obrigada por compartilhar suas experiências! Não precisa se preocupar, fique a vontade quando achar que deve dar uma dica, pois eu necessito de dicas de qualquer um que já teve a experiência de ir para a Europa sem pacotes, etc. Estou fazendo um curso on line de italiano (pra ter uma base, pelo menos) e pretendo fazer o mesmo com o francês. O inglês só falta aperfeiçoar. Muito obrigada! Citar
Membros Raqcris Postado Março 5, 2012 Autor Membros Postado Março 5, 2012 Eu levei só o meu smartphone, com GPS. Só conheço a rede móvel da Suíça. Comprei um chip pré-pago da Swisscom (Natel Easy Liberty Uno - CHF1/MB (carga inicial: CHF20) - em 12/2010). Wifi é meio difícil. Eu costumava usar nas Starbucks. Os hotéis mais baratos não costumam oferecer wifi grátis. Na Suíça, todo mundo fala francês, alemão, italiano e romanche (línguas oficiais). Arrisco a dizer que todo mundo também fale inglês! Pode levar sua câmera com tripé. Vai atrapalhar um pouco, mas a infra de transporte e a segurança não serão problema. Sobre falar a língua, mesmo que todo mundo fale inglês, é sempre muito simpático decorar o básico: bom dia, por favor, obrigado, com licença... Imagine você estar caminhando pro trabalho e um turista abordar você falando outra língua sem nem dir "por favor"... Muito da fama de antipáticos dos franceses vêm disso, os turistas não se dão o trabalho de ser educados com as pessoas, e eles não estão nem aí pra quem é mal educado. Color Mundi, mais uma vez, obrigada pelas dicas! Estou fazendo um curso on line de italiano, com ênfase em conversação (só o básico, pra sobreviver) e pretendo fazer o mesmo com o francês. O inglês, vou apenas aperfeiçoá-lo. Mas ouvi dizer que tem uns livrinhos que ajudam na conversação. Vou fazer uma busca em algumas livrarias. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.