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Olá mochileiros! Pensamos em um roteiro que incluisse locais menos badalados e que abrangesse litoral e interior, em especial o sertão, pois eu – paulista – e meu marido – gaúcho – conheciamos o Sertão apenas dos livros. Viajamos de 30/01-13/02/12, época de alta temporada, mas bem mais tranquilo do que no inicio de janeiro, pois as aulas já se iniciam neste período. Espero que as informações sejam úteis, assim como foram os vários relatos que li no site!

 

30/01/12 – A chegada

 

Saímos de Bagé/RS às 24h e chegamos em Poa às 5h. O vôo da Web Jet estava previsto para saída às 7h e chegada em Recife às 13h30min. Só que na conexão em Curitiba o vôo atrasou, fomos realocados para um avião da Gol. Resultado: tivemos que fazer outra conexão em Cumbica e chegamos em Recife às 18h30min, isto é, com 5 horas de atraso! Com isso perdemos toda a tarde do primeiro dia. ::grr::

 

Ficamos no Hostel Boa Viagem. A diária casal saiu por R$110,00 para alberguista. O local é agradável, tem ampla área externa com piscina, bom atendimento. Recomendo! ::otemo::

 

31/01/12 – Recife

 

No nosso primeiro dia de passeio optamos por conhecer o centro histórico de Recife. Fomos de ônibus até o Recife Antigo. Em Boa Viagem é só pegar o Setúbal/Conde de Boa Vista (R$2,15), dá uns 20 min de viagem. Descemos próximo ao Marco Zero e começamos nossa caminhada. Do Marco Zero é possível atravessar de barquinho (R$5,00) para o parque das esculturas Francisco Brennand. Caminhamos pela rua Bom Jesus - onde estão a Embaixada dos Bonecos Gigantes e o Centro Judaico – e imediações.

 

 

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Visitamos a Igreja Madre de Deus e recebemos uma ótima explicação do guia Geraldo. Vale a pena e é gratuito.

 

 

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Atravessamos uma das pontes que liga o Recife Antigo ao continente e fomos aos bairros históricos de São José e Santo Antônio. Visitamos o movimento mercado de São José. No pátio de São Pedro fizemos uma pausa para o almoço. Neste local há vários museus: Luiz Gonzaga, Chico Science,...

 

Depois fomos à Casa de Cultura. O local - um antigo presídio - é bem interessante, cada lojinha fica dentro de uma antiga cela.

 

 

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Na volta, pegamos o ônibus Massangana em São José, mas também dava para pegar o mesmo ônibus da ida. Depois de quase 1h no trânsito, que me lembrou Sampa, chegamos em Boa Viagem.

 

Sites úteis:

http://www.hostelboaviagem.com.br/

http://www.mapavirtualdorecife.com.br/

http://www.granderecife.pe.gov.br/principal.asp

 

01/02-03/02/12 – Tamandaré

 

Apenas a viação Cruzeiro faz o trajeto Recife-Tamandaré, com saída de Recife (bairro São José) em dois horários de seg-sáb: 10h e às 17h40min. No domingo sai apenas às 7h. O ônibus passa na praça em frente do aeroporto, por isso em Boa Viagem pegamos o ônibus Aeroporto (RS2,65). O ônibus para Tamandaré custa R$13,00 e é bem ruinzinho, são quase 3h de viagem, não tem banheiro, muitas pessoas vão em pé, não há cintos nos bancos.

 

Ficamos na pousada Recanto dos Corais. Os donos - um casal de gaúchos - são bem simpáticos, o local é tranquilo e organizado. A diária do quarto de casal com ar e frigobar saiu por R$75,00. Recomendo! ::otemo::

 

Além de curtimos as lindas praias de Tamandaré, fizemos dois passeios: um de catamaran e outro de lancha para mergulhar.

 

O passeio de catamaran sai do restaurante Bora-Bora, na praia de Carneiros. O acesso de Tamandaré-Carneiros pode ser feito por uma estrada asfaltada ou a pé pela praia (7 Km). Fomos de carona, de carro, com um rapaz que mora em Tamandaré. O passeio durou 1h30min e custou R$20,00/pessoa. O tour tinha até um animador, o Pimentinha, e uma dupla de forrozeiros. Foi bem legal, pena que o tempo estava nublado, o que prejudicou um pouco o visual. Fizemos o passeio clássico: praia de Carneiros; Igreja de São Benedito; rio Formoso; banho de argila; parada no banco de areia para banho. Não vimos as piscinas naturais porque a maré estava alta.

 

 

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No outro dia, na praia de Tamandaré um cara nos ofereceu um passeio de lancha de 40 min, por R$10,00/pessoa. Ele nos emprestou a máscara e snorkel e fizemos mergulho na área dos corais. Como eu nunca tinha mergulhado gostei bastante. O dia estava lindo, dá uma olhada nesse mar!

 

 

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Para jantar sugiro o restaurante Tapera do Sabor. Comida gostosa, bom atendimento e uma decoração linda.

 

Dica: Tomar água de côco e prosear com o sr. Domes na esquina da pousada Recanto dos Corais.

 

 

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Sites úteis:

http://www.pousadarecantodoscorais.com.br/

http://urbana-pe.com.br/sobre/as-empresas/cruzeiro

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04/02-05/02/12 – Caruaru

 

Saímos de Tamandaré bem cedo, pegamos o ônibus das 5h. Depois só às 16h! Chegamos ao aeroporto e locamos um carro por uma semana. Fechamos com a Unidas. Eles tem um desconto para quem apresentar o bilhete da Gol. A locação saiu por uns R$750,00 (Celta com ar condicionado).

De Recife a Caruaru a BR 232 é duplicada, em boas condições e bem sinalizada. Até Bezerros a vegetação é Mata Atlântica. A partir daí começamos a perceber o Agreste, com suas árvores mais baixas e espaçada e grandes cactos. Após 2h de viagem chegamos em Caruaru. Ficamos no Grande Hotel (R$76,00 diária/casal).

Em Caruaru fomos ao Espaço Cultural Tancredo Neves. Visitamos o museu Luiz Gonzaga, Espaço Elba Ramalho e Museu do Barro-Espaço Zé Caboclo.

 

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Fomos também ao Alto do Moura, o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Visitamos as lojas que vendem materiais principalmente à base de barro. Geralmente quem vende os produtos são os próprios artesãos, aproveitem para conversar com eles. Almoçamos no Lengo Tengo com direito a forró ao vivo.

 

 

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Cabaças e artesã do futuro ao fundo

 

À tarde partimos em direção a Arcoverde, pois o nosso próximo destino era o Parque Nacional do Catimbau. De Caruaru a estrada até Arcoverde não é duplicada, mas é boa. No caminho plantações de palma, casinhas ao pé da serra. Conforme nos aproximamos de Arcoverde surgiam serras com enormes pedras, que me lembraram Caçapava do Sul.

Em Arcoverde ficamos no hotel Monteirão (R$70,00/casal).

 

Site útil

http://www.caruaru.pe.gov.br/pontos-turisticos/

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06/02/12 – Vale do Catimbau

 

Saimos cedo em direção a Buíque. A estrada, PE 270, foi restaurada recentemente, está em boas condições. No caminho uma paisagem de serra muito linda, mas também várias cruzes na beira da estrada. Venda de água potável, pessoas carregando água em jegues ou bois mansos. De Arcoverde a Buíque é pertinho, uns 25 Km.

 

De Buíque até a Vila do Catimbau são uns 11 Km de distância, tem que andar devagar, pois a estrada é de areia solta. Chegando à vila do Catimbau fomos direto até a Associação dos Guias de Turismo Parque Nacional do Catimbau. Nosso guia, o Zé Pereira, nos indicou as trilhas do parque. Eles cobram R$50,00/dia, independente de ser uma ou dez pessoas, e do número de trilhas. Também há cobrança de R$1,00/pessoa para cada trilha, pois apesar de ser um Parque Nacional, a maioria das propriedades ainda são particulares.

 

Antes de ir o Zé Pereira nos indicou a pousada Vale do Catimbau da dona Zefinha. É uma pousada bem simples, mas bem organizada e limpa, não precisa nem de ventilador, pois a noite é bem fresquinha próximo a serra. A diária foi de R$100,00/casal e incluiu café, almoço e jantar. Comida caseira deliciosa. Recomendo! ::otemo::

 

De manhã fizemos a trilha do Chapadão e dos Homens sem Cabeça. O local é belíssimo! As montanhas, esculpidas pela água e pelo vento parecem formas de animais: cachorro, cavalo-marinho, elefante. O chapadão está há mais de 1000 m de altitude. O vento forte que sopra, o visual das pedras, o vale – logo abaixo – purifica nossos pensamentos, nos faz sentir pequenos diante de tanta beleza. Na trilha dos Homens sem Cabeça, observamos uma parede com pinturas ruprestes, feitas por povos que viveram na região há mais de 4000 mil anos atrás.

 

 

 

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Pedra do cavalo-marinho

 

 

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Chapadão

 

 

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Chapadão

 

 

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Chapadão

 

 

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Pinturas rupestres

 

 

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O luz para todos chegou aqui também!

 

O parque é fonte de pesquisa de diversas áreas: Arqueologia, Geologia, Biologia,..., sendo um grande centro de biodiversidade da Caatinga. No parque vivem mais de 2000 pessoas, índigenas e populações tradicionais que já viviam na área antes da criação da unidade de conservação.

 

Depois do almoço conhecemos a serra de Jerusalém, a montanha dourada e a trilha da caverna. Na montanha dourada é lindo visualizar os tons de dourado e vermelho da rocha. A pedra é bem arenosa e, segundo o Zé Pereira, não é possível escalar nestas montanhas porque a rocha esfarela quando colocam os pinos. A caverna é enorme, pena que o pessoal escreve nas paredes, o que torna o local menos natural.

 

 

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Vila do Catimbau e pedra do elefante ao longe

 

 

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Durante nossa viagem pelo Nordeste este, sem dúvida, foi um dos melhores dias. Vale a pena conhecer!!!!

 

Informações úteis:

Associação dos Guias de Turismo Parque Nacional do Catimbau: Praça São José, Vila do Catimbau, Buíque-PE. Fone: (87) 3816-3052.

Pousada e Restaurante Vale do Catimbau: Vila do Catimbau, Buíque-PE. Fone: (87) 3816-3030. E-mail: pousadavaledocatimbau@hotmail.com

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07/02/12 – Sertão

 

Partimos de Arcoverde o portal do sertão. Passamos por Custódia, Tuparetama, São José do Egito e Brejinho em Pernambuco, além de vários povoados. Ao longo do trajeto pude sentir mais ainda a frase de Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”. A secura da caatinga, casas com cisterna, animais mortos na estrada, muitas pessoas carregando água.

 

 

 

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O Sertão me inspirou:

 

“Calor escaldante

Cactos em prece

Cabras e bodes,

sobreviventes do Sertão

A caatinga firme, determinada

E quando brota a água,

a vida se avoluma

Como um oásis no meio do deserto.

 

E em meio a tantas adversidades,

é que vive o sertanejo

Digno e persistente

Ansioso expectador da chuva,

E de água para o Sertão.

 

Para ele o paraíso é cheio de água

Seus animais não morrem de fome e sede

Suas árvores são bem verdinhas,

com frutos docinhos como o mel.

 

Seu maior desejo é bem humilde

Ele pede apenas água

O líquido precioso

Que nos garante a vida”.

 

 

 

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Um pequeno oásis

 

 

 

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Já na Paraíba, após a cidade de Teixeira, descemos uma grande e bela serra, e chegamos a um vale passando por São José do Bonfim e Patos.

 

 

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Em Patos, trânsito confuso, dividiamos a pista com muitas bicicletas e motos, além da estrada ser mal sinalizada. Finalmente chegamos na BR 230 já acompanhados pela lua cheia. Dormimos em hotel de beira de estrada em Santa Luzia, Pousada Dedé Jaime (R$30,00/casal).

  • Membros
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Olá!

 

Muito bacana seu relato. ::cool:::'>

Especialmente pq ajudaram MUITO sobre minha decisão de conhecer o Vale do Catimbau.

Foi bastante esclarecedor.

 

Obrigada!!

 

::otemo::

  • Membros
Postado

Obrigada por responder Ri. É muito legal quando a gente escreve um relato e tem o retorno!

Não deixe de conhecer o Vale do Catimbau. É lindo!

Ainda falta João Pessoa e Olinda.

 

Vanessa

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores
Postado

fantastico esse seu relato.. estou fazendo essa trip nesse momento rs

 

só que estou subindo desde de salvador.. estou em caruaru hj e ja estava parindo para campina grande amanha..

 

mas depois de ler esse seu relato, estou reprogramando a rota e partindo para o catimbau :)

 

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

parabens pelo relato

  • Membros
Postado

Estarei em Recife em 10/08, de Recife à Caruaru são qtos km´s, saberiam me dizer? É um trajeto tranquilo p/ fazer de carro? Acham que dá p/ ir e voltar em 01 dia?

Obrigado e parabéns pelo relato

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