Colaboradores lucianeck Postado Fevereiro 24, 2012 Colaboradores Postado Fevereiro 24, 2012 Subi o Monte Roraima acompanhada do meu pai em Fevereiro de 2012, aqui vai um relato com as informações úteis e preços atualizados! Saimos de Curitiba rumo a Boa Vista com uma passagem comprada em uma das promoçoes da gol encontradas no http://www.melhoresdestinos.com.br ida e volta com as taxas ficou em R$338,00 =D Chegando lá fomos ao hotel ideal, é um hotel ok, no centro... R$55,00 no quarto duplo com café da manhã! (tem hoteis mais baratos perto da rodoviária). No dia seguinte conhecemos a cidade, fomos na passarela em frente ao rio, e fomos à rodoviária! Lá pegamos um onibus da eucatur por R$16,00 para Pacaraima (fronteira do Brasil com a Venezuela). Normalmente são 3 horas de viagem, mas o ônibus estava com problemas e acabamos parados no meio da rodovia depois de 4 horas... como existem muitas lotações que fazem o caminho Boa Vista-Pacaraima (R$25,00) uma delas parou e nos ofereçeu "carona" por R$5,00 =P aceitamos e chegamos em Pacaraima as 5:30h. Atravessamos a pé as duas aduanas e tomamos um taxi do lado venezuelano por R$4,40 até o centro de Santa Elena de Uairén. Daqui pra frente vou colocar o preço sempre em reais considerando que o cambio que fiz foi de 1 real = 4,4 Bolívares Em Santa Elena o taxista nos deixou em frente à pousada Backpakers R$25,00 o quarto duplo mas acabamos escolhendo a pousada Michele que fica ao lado por R$ 22,00 o quarto duplo porque neste tinha cozinha =D A cidade é muito interessante, é a que eu mais gostei na Venezuela, tem muito brasileiro, índio e chinês. Os chinas dominam o comercio e os restaurantes por lá, um prato pra duas pessoas custa entre R$6,00 e R$15,00 e a comida é deliciosa! Toda a Venezuela tem meia hora de atraso em relação ao horário de Boa Vista, isso gera umas confusões as vezes... Fomos ao que interessava, a subida do monte Roraima! Qual foi a nossa surpresa quando percebemos que TODAS as agências trabalham juntas, zerando a concorrência e consequentemente tabelando os preços =P Além disso achamos uma falta de respeito o acordo que eles tem: se um turista chega e pergunta o preço pra Backpackers ele é cliente da Backpackers. Não adianta ir na Mystic, no Francisco, ou em qualquer outra pesquisar as opções, eles sempre vão te perguntar pra quem vc perguntou o preço primeiro No nosso caso perguntamos pra Mystic, conversando diretamente com o tal Roberto Marrero. O começo da conversa foi bacana, mas aí quando o cara começou a falar dos OVINIS deu vontade de rir.. Depois de ter subido deu pra ver o quanto aquela montanha eh imponente e quanto ela é ligada a história indígena da região, então se tem algo de sobrenatural nela e vc quer ver, pergunte ao seu guia indígena e não a um cara que só subiu o monte Roraima de helicóptero uma vez e se acha o rei da região =P Ele estava cobrando R$680,00 pelo passeio completo de 6 dias. Acabamos conseguindo fechar um pacote com o Francisco Alvares, ele tem um mini-escritorio na rodoviária, mas se vc quiser falar com ele é só perguntar na recepção da Pousada Michele que eles tem o telefone e vc pode ligar de lá mesmo! Fechamos por R$270,00 o passeio sem comida e carregadores e pagamos mais R$20,00 pelo aluguel do equipamento de camping que não haviamos levado. O contato dele é: http://www.saltoangelrsta.com/contactenos_eng.htm Voltamos no tempo! ano 1012! Vimos outros dois brasileiros contratarem a agência New Frontier (a dona é uma francesa), eles pagaram R$680,00 só pelo transporte e guia mas pra ficar 8 dias lá em cima. Ela mandou um guia que não era índio e na hora de começar a subir esse cara contratou um índio em Paratepui e foi embora! O índio recebeu dele R$227,00 pelos 8 dias de caminhada... Escolhemos pagar só pelo guia e pelo transporte porque achamos desumano pagar pra os carregadores levarem toda a nossa tralha lá pra cima, armarem e desarmarem a nossa barraca, fazerem a comida, guiarem, e no final das contas receberem uma miséria! Alem disso em algumas agencias é o próprio turista que leva o saco, isolante, roupas... então qual a diferença de levar uma barraca a mais e ainda poder escolher o que comer!? Fora o propósito da aventura em sí, vimos um grupo de poloneses levados pela Bpackers que tinham um banheiro! =O os gringos iam lá dentro do banheiro, cagavam num vaso sem fundo e depois os carregadores carregavam a merda deles o resto do caminho.. na boa, se vc não é capaz de se virar sozinho, levar suas próprias coisas, te aconselho ir pro shopping. Levamos uma tremenda sorte com o guia, o nome dele é Marco Peña! Ele já trabalhou com várias agencias e está montando uma associação de guias indígenas pra dar mais dignidade ao trabalho deles e garantir um futuro pra todos (pq hoje em dia eles não tem nem seguro, nem plano de saude). Esse cara é foda, como pessoa e como guia, ficamos com um bom amigo em Santa Elena! Se alguem quiser contratar ele direto, sem passar pela agência, o e-mail dele é: marco.mcalexis@gmail.com e o telefone:+58 4167887293 (Ele fala inglês e espanhol) Apesar de não ter de cozinhar pra ninguém ele sempre nos surpreendia com uma ou outra comida gostosa! No último dia ele até fez arepas!! E na subida comemos as famosas termitas, nhuummmi.. O guia olhando o Kukenan! O trekking foi maravilhoso, experiencia única, visual alucinante, todo mundo muito animado, nenhum problema em todo o caminho, muuuita comida e mil fotos! Recomendadíssimo!! Jacuzis no alto do Roraima Não vou colocar as fotos do monte em sí pq isso tem de monte na net e nenhuma representa de verdade a beleza do lugar! Os sapinhos! Voltamos mortos de canseira e no outro dia pegamos um busão pra Puerto la Cruz R$40,00. Agora eu vou pular toda a viagem pelo resto da Venezuela e vou continuar a partir do dia que voltamos a Santa Elena... Voltamos muito putos da cara, estressados e com vontade de desistir da viagem, aí decidimos ficar os ultimos tres dias no mesmo hotel e ir conhecer as redondezas da cidade. Recomendo ir caminhando até a catedral (tem uma placa indicando a direção na Pça Bolívar), é uma igreja pequena mas muito bonita, fomos no final da tarde e a luz do sol entrando pelas janelas deu um ar todo misterioso ^^ depois seguimos reto pela mesma rua até chegar no bairro indígena de Mana-krü, chegando na rotatória e dobrando a direita tem uma loja de artesanatos indígenas bem bacana, as mulheres ficam fazendo as peças nos fundos. Nos falaram de El Paují, uma micro-mini-pseudo cidade que fica a 70km de Santa Elena e que é muito procurada pelos seus poços de água transparente e pela caminhada até "El Abismo". Decidimos ir sozinhos até lá. No outro dia pegamos uma 4x4 até El Paují R$22,70 (ida e volta). Essas camionetes saem de dois pontos da cidade, uma é ao lado do mercado Gran Pemón e outra é na mesma rua da pousada Michelle. Até o povoado de Paují é uma hora de viagem, chegando lá nos vimos no meio do nada, são duas ruas que terminam na estrada aonde tem uma mercearia que funciona como ponto de ônibus e informações turísticas. Nos informamos de como ir até El Abismo e começamos a caminhar, foi 1h mais ou menos até chegar no primeiro mirante. O lugar é muito bonito, você tem a visão de cima de um Tepui (montanha tipica da região) mas sem ter escalado nada =D depois voltamos e comemos no Kasabe, fomos muito bem atendidos apesar do restaurante não estar oficialmente aberto (eles soh abrem em alta temporada = agosto). Pagamos R$23,00 por um macarrão a bolonhesa pra dois e mais 5 cervejas =D depois fomos ao Pozo Esmeralda, lindo de morrer!!! Não tinha mais ninguem por lá, parecia uma cidade deserta.. esperamos a 4x4 no mesmo lugar e voltamos pra Santa Elena no fim do dia! Pozo Esmeralda, dizem que é melhor ir ao meio dia! Espero que esse relato seja útil! =D Citar
Membros hugoagl Postado Fevereiro 24, 2012 Membros Postado Fevereiro 24, 2012 Luciane, Muito bom o seu relato, até me deu vontade de ir para lá. O trekking é muito puxado? Ou qualquer cidadão acostumado com ar condicionado e escritório consegue fazer? Sei que você implicou com os poloneses e o banheiro móvel (não consegui imaginar) mas como funciona nesses 5, 6 dias. É tudo no mato mesmo? E quanto ao restante da Venezuela? Foram a Caracas ou a alguma praia? Está traquilo para turistas? Obrigado, Hugo. Citar
Membros Anselmo SP Postado Fevereiro 24, 2012 Membros Postado Fevereiro 24, 2012 Olá Luciane, Fiquei com algumas dúvidas, Esse preço de R$ 270,00 foi por pessoa ? Nos R$ 20,00 do equimento de camping esta incluido, barraca, sleeping, isolante, fogareiro, panela ? Foi tranquilo carregar toda a comida pra 6 dias de caminhada, mais equipamento de camping, e cozinha ( panela, fogareiro, combustível ) ? Você falou que os carregadores levavam a merda, vocês tiveram de carregar esses "pacotes" por 6 dias ? Até, Anselmo Citar
Colaboradores rpn Postado Fevereiro 26, 2012 Colaboradores Postado Fevereiro 26, 2012 Parabéns pela viagem e pelo relato! Um dia quero conhecer. E sobre o resto da viagem, vai fazer um relato? abraço! Citar
Colaboradores lucianeck Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 26, 2012 Luciane, Muito bom o seu relato, até me deu vontade de ir para lá. O trekking é muito puxado? Ou qualquer cidadão acostumado com ar condicionado e escritório consegue fazer? Sei que você implicou com os poloneses e o banheiro móvel (não consegui imaginar) mas como funciona nesses 5, 6 dias. É tudo no mato mesmo? E quanto ao restante da Venezuela? Foram a Caracas ou a alguma praia? Está traquilo para turistas? Obrigado, Hugo. Oi! Então, eu acho que se você não faz nenhum exercicio físico é bem provável que você pene um pouco mais que os outros, mas nada impossivel, na trilha vc encontra desde crianças até terceira idade! O visual é incrivel, encorajo qualquer um a ir pra lá uma vez na vida! Talvez seja uma boa começar a caminhar umas duas semanas antes da viagem pra treinar um pouquinho as pernas ^^ Pra ir no banheiro é tudo no mato mesmo, menos no topo da montanha. Como lá em cima é só pedra e areia, não tem terra, as plantas são adaptadas e não se alimentam de nutrientes pelas raizes, a maioria é carnivora. Então não rola vc ir lá e "adubar" a terra ^^ Oque eles fazem é levar sacolas plasticas, fazer as necessidades lá dentro, colocar cal, amarrar, e guardar dentro de uma pet pra levar pra baixo de novo. Acontece que o acampamento base é tão perto do topo que quase ninguem faz as necessidades lá em cima, todo mundo faz antes e depois de subir =P Quanto ao restante da viagem o resumo é: foi um inferno. Deu tudo errado. Fomos a Isla Margarita, a Caracas e a Ciudad Guayana (Puerto Ordaz e San Felix). O roteiro original era ir até o parque de Morrocoy e também Henry Pitier, mas desistimos frente a dificuldade de se fazer absolutamente tudo =P Quanto a turistas eu achei beeem tranquilo, ninguem chegou nos incomodar e não vimos nenhum tipo de "violencia" por lá. Citar
Colaboradores lucianeck Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 26, 2012 Olá Luciane, Fiquei com algumas dúvidas, Esse preço de R$ 270,00 foi por pessoa ? Nos R$ 20,00 do equimento de camping esta incluido, barraca, sleeping, isolante, fogareiro, panela ? Foi tranquilo carregar toda a comida pra 6 dias de caminhada, mais equipamento de camping, e cozinha ( panela, fogareiro, combustível ) ? Você falou que os carregadores levavam a merda, vocês tiveram de carregar esses "pacotes" por 6 dias ? Até, Anselmo Oi Anselmo! Isso, é por pessoa! Nos 20 reais não está incluido o fogareiro nem a panela. Alugamos o fogareiro com o guia por R$30,00 deu R$7,50 pra cada pois estavamos em 4 pessoas, e a panela o Francisco nos emprestou uma! Foi bem tranquilo carregar tudo pois o caminho de ida e volta é o mesmo então você pode deixar a comida da volta nos acampamentos e assim não carrega toooda a comida! A historia dos "pacotes" eu acabei de escrever pro Hugo ali em baixo, vc só carrega se fizer lá em cima, e ai tem de colocar cal junto ( O cal o francisco também deu na faixa) Até! Citar
Colaboradores lucianeck Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 26, 2012 Parabéns pela viagem e pelo relato! Um dia quero conhecer.E sobre o resto da viagem, vai fazer um relato? abraço! Obrigada! Então, deu tudo errado no resto mas acho que é uma boa idéia alertar os viajantes pra não cairem nas mesmas roubadas que a gente! Abraços! Citar
Membros Rafael M. Zuñiga Postado Fevereiro 27, 2012 Membros Postado Fevereiro 27, 2012 Blza, valeu por compartilhar as informações . Citar
Membros hugoagl Postado Fevereiro 27, 2012 Membros Postado Fevereiro 27, 2012 Luciane, obrigado pelas informações. Citar
Membros Citó Postado Fevereiro 27, 2012 Membros Postado Fevereiro 27, 2012 Oi Lúcia, ótimo relato... também estive por lá na semana do carnaval... lugar alucinante. só queria destacar uns detalhes a respeito do banheiro provavelmente você percebeu que o fluxo de pessoas subindo e descendo o Tepuy é constante... imagine se todas aquelas pessoas fossem no mato nas proximidades dos dois primeiros acampamentos... tanto a chuva constante iria levar as fezes para os riachos como o mal cheiro ficaria insuportável... então o lance de usar o saquinho, mesmo que não tenha a tal privada que os carregadoras levam, deve ser feito durante toda a viagem, não só lá em cima! escrevendo isso só pras pessoas que estão pensando em subir no esquema mais roots como você, não deixar de trazer todo o "chocolate" (como eles mesmos chamam) de volta. só um detalhe, subi com uma indígena de 19 anos como guia... a Meru ela já subiu 2 vezes o Tepuy Kukenam histórias alucinantes da caminhada e dos labirintos e cavernas desse outro Monte. a subida é bem mais perigosa e pouquissímos conhecem os caminhos lá em cima segundo ela, a subida estava proibida oficialmente há 13 anos pelo desaparecimento de alguns integrantes de um grupo que subiu sem conheer bem o topo do monte, mas algumas expedições bem esporádicas e mais caras - os próprios guias mesmos que autônomos cobram bem mais caro - estão escalando o Kukenam. a Meru me contou as duas experiências que teve no Kukenam... sinistitro... instiga qualquer um a se planejar pra essa! no mais é isso... bons caminhos a todos! Citar
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