Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Então Mauricio.

O produto do qual vc tá falando é bem sofisticado. E o preço absurdo.

Esse tipo de bota não é recomendavel para PETAR.

é sofisticado botas com membrana gore-tex, mas hj não é um preço tão absurdo assim, uma bota gringa com gore custa quase a emsma coisa que uma bota snake ou nomade nacionais.

Botas impermeáveis não servem para o petar pq vc vai ficar com o ppe mto desconfortavel, cheio de agua que não sai da bota.

Qdo eu ia pro petar (no final da decada de 90) ia com coturno militar, pois ele tinha uns furinhos com ilhoses que faziam a agua escoar.

Um tenis com um tornozeleira tbm ajuda, não é a mesma coisa que a bota, mas da uma maior firmeza ao tornozelo.

• Membros de Honra
Postado

Acho q depende tb da preferencia.

Eu por exemplo sempre vou de bota pq acho importante ter o tornozelo mais firme. Mes passado tive q improvisar com um tenis pq minha bota abriu o bico (literalmente) e nao gostei. O esquema q faco eh sempre com criancas, vou com escolas aqui de sampa e passamos 4 dias. Eu prefiro ficar com o pe molhado o dia todo mas com o tornozelo firme. E se for bota de goretex eh mais facil, vc tira, deixa a agua escorrer, troca de meia se quiser, inclusive a orientacao pra botas molhadas normalmente eh 'molhou troque de meia', e continua. As botas hoje em dia nao absorvem mais tanta agua. Eu nem troco de meia. Dai no dia seguinte eu coloco uma meia seca, a bota ja nao esta tao molhada e beleza, assim vai o dia todo de novo, e molha de novo e vamo q vamo.

Mas se a caminhada for pesada dai eu prefiro o tenis mais simplinho seco q a bota molhada. Aprendi isso agora em janeiro na trilha pra machu picchu. 4 dias com bota molhada andando como o cao... Ai, o pe foi pro saco. De um tanto q foi ate dificil curtir o pico, mal conseguia andar de tanta dor no pe. Mas aqui a treta nao era nem se era goretex ou nao, que nao era, a bota ja tinha uns 3 anos de uso razoavel e a m... da sola rachou e entrava agua legal mesmo q passasse so por um riachico de meio centimetro de altura. Foi foda.

Mas rolezinho nas cavernas mais manjadas com a molecada no petar, eh pe molhado mesmo.

• Membros de Honra
Postado

Fiz 7 cavernas (Água Suja, Santana, Morro Preto, Alambari de Cima, Alambari de Baixo, Laje Branca - bem punk, e uma outra que não me lembro agora qual deve ser) em 2 dias no PETAR com um tênis de futsal.

Não aconselho, mas postei isso para referência do que dá pra ser usado ou não.

Eu estava sem bota e fui com tênis mesmo, ok?

Intééé

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado
Bom dia Zioli

Uma pena maior...é que foi por questões políticas o fechamento das cavernas. Tem um fórum aqui no mochileiros no qual discutimos isso na época do fechamento do Petar.

Quanto ao nível das cavernas, na Alambari de baixo, o primeiro salão é um desmoronamento. Você vai entrar na caverna descendo e depois vai subir uma "parede" desmoronada (não confunda com o nome de outra caverna). Nessa descida e subida tem degraus sim. Nada radical se preparar bem o joelho nesses meses que faltam vai passar sem problemas.

Já na Água Suja, até a primeira cachoeira não tem nada de nada de radica. agora se resolver subir as cachoeiras..a brincadeira vai ficando mais séria.

Com relação às trilhas, nesses dois núcleos - Ouro Grosso e Santana, elas são bastante simples. O que pode pegar para algumas pessoas é distância. Algumas cavernas estão um pouco distantes.

As trilhas mais pesadas do Petar estão no núcleo Caboclos.

Abração e boa diversão....

Estive lá domingo agora e foi uma esperiência fantástica. Agua suja é algo impressionante não só pela cachoeira no fim, mas também pelo som da água batendo em suas formações, fui também na de Santana, Ouro Grosso e mais uma da qual não me lembro o nome no momento.

Hoje estou em Foz, dei uma esticada na viagem, em breve coloco algumas fotos de ambas as viagens.

Mais uma vez, valeu pelas dicas.

• Membros de Honra
Postado
Ouro Grosso

zioli, você acabou me lembrando a que eu tinha esquecido de mencionar acima hehehe

Intééé

• Membros de Honra
Postado (editado)

Boa Zioli

Como não mencionou....creio que o Joelho foi de boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ah....Água suja não acaba na Cachu....dá pra subir....uma ..duas...três...e assim vai....ela é enorme e vai ficando cada vez mais linda e mais radical....Última vez que fui lá...ficamos 12 horas só nela..e voltamos por conta de uma pessoa do grupo machucada..e nossa iluminação estava ficando mais deficitária...

Petar é Show!!!!!!!!!!

Fico muito..muito feliz em saber que tenha feito...

abração

Editado por Visitante
  • Membros
Postado
Boa Zioli

Ah....Água suja não acaba na Cachu....dá pra subir....uma ..duas...três...e assim vai....ela é enorme e vai ficando cada vez mais linda e mais radical....

O Shita chegou a me mostrar um ponto onde se percebia a luz entrando pela água suja de cima, e falou das dimenções das cavernas que vão muito além da visitação que estavamos fazendo, algumas por interdição. Nesse caso acho que ele soube respeitar meus limites.

Quanto ao joelho acabei sentindo um pouco sim, nada além do esperado.

Quanto ao preço achei justo já que não fomos em grupo e com isso conseguimos fazer 4 cavernas das 8h30 as 17h30...

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Bom galera acabei de voltar do pettar foram 3 dias de muita aventura. Bom o plano de manejo ainda nao esta pronto porem o chita do camping me disse que o ano que vem com certeza sai e ai vai abrir muitas atracoes.

Valeu!

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá, Você NUNCA verá um espeleólogo com tenis para esportes aquaticos numa caverna, o que vc precisa é de um solado firme, pois poderá caminhar sobre pedra as vezes cortantes, a bota deve proteger completamente o tronozelo, torções são frequentes pois pode estar pisando onde não vê o piso, nao adianta nada botas impermeáveis,relaxa que a agua na bota faz parte da arte, as minhas preferidas são Snake e Bull Terrier.

Atenção também para a roupa, se vc começar a se aventurar mais em cavernas não há calça comum que resista.

abs

O Marcos me deu uma boa idéia em outro tópico....são aqueles tênis próprios para água.

Eu tenho um Hellbender já velhinho, mas em forma!

Meu receio, Marcos, lendo agora o que o Augusto respondeu acima,é q eu tive problemas em ambos os tornozelos qdo praticava Tae-kwon-do, ainda moleque, torcendo ambos 2x de forma grave, e até hoje, volta e meia,um deles falha.

Só q indo de bota deve ser meio sacal ficar chapinhando as botas alagadas depois de sair da água,né!

hehehehehehehehe!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...