Ir para conteúdo

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Tenho uma dúvida....digamos...TÉCNICA:

Estive recentemente conhecendo o Núcleo Santana do PETAR, e gostei muito.

Pretendo assim q possível retornar a Iporanga e conhecer outras cavernas.

No entando, sei q em algumas delas você tem de entrar na água para efetuar as penetrações, e gostaria de dicas sobre calçados mais indicados para esse tipo de caminhada.

Possuo botas impermeáveis e não impermeáveis, e sei q se eu entrar na água além do tornozelo, não adianta de nada a bota ser impermeável que ela vai alagar da mesmíssima forma q uma bota comum.....

Sendo assim, se eu estiver com uma bota impermeável é capaz de ser até pior, pq ela vai continuar cheia de água até eu tirá-la para esvaziar......

Qual é a melhor opção de calçado, nestes casos?

Grato.

• Membros de Honra
Postado

Mauricio.

Não se preocupe com o tipo de bota.

Pode ser qqer uma.

O importante é vc estar de bota para proteger os tornozelos, porque vc nunca saberá onde vai pisar.

Em algumas cavernas vc passará por poços e vai ficar com agua até o pescoço e impermeavel não adianta em nada.

Vai ter cavernas (Agua Suja e Ouro Grosso, por exemplo) onde vc vai caminhar quase o tempo todo na agua.

Abcs

No entando, sei q em algumas delas você tem de entrar na água para efetuar as penetrações, e gostaria de dicas sobre calçados mais indicados para esse tipo de caminhada.

Possuo botas impermeáveis e não impermeáveis, e sei q se eu entrar na água além do tornozelo, não adianta de nada a bota ser impermeável que ela vai alagar da mesmíssima forma q uma bota comum.....

Sendo assim, se eu estiver com uma bota impermeável é capaz de ser até pior, pq ela vai continuar cheia de água até eu tirá-la para esvaziar......

Grato.

• Colaboradores
Postado

O Marcos me deu uma boa idéia em outro tópico....são aqueles tênis próprios para água.

Eu tenho um Hellbender já velhinho, mas em forma!

Meu receio, Marcos, lendo agora o que o Augusto respondeu acima,é q eu tive problemas em ambos os tornozelos qdo praticava Tae-kwon-do, ainda moleque, torcendo ambos 2x de forma grave, e até hoje, volta e meia,um deles falha.

Só q indo de bota deve ser meio sacal ficar chapinhando as botas alagadas depois de sair da água,né!

hehehehehehehehe!!

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado
Mauricio.

Não se preocupe com o tipo de bota.

Pode ser qqer uma.

O importante é vc estar de bota para proteger os tornozelos, porque vc nunca saberá onde vai pisar.

Em algumas cavernas vc passará por poços e vai ficar com agua até o pescoço e impermeavel não adianta em nada.

Vai ter cavernas (Agua Suja e Ouro Grosso, por exemplo) onde vc vai caminhar quase o tempo todo na agua.

Abcs

Grato.

Olá Augusto!

Por favor, não ache q é impertinência ou insistência minha, por que é uma dúvida que eu realmente tenho.

Sobre o uso de botas impermeáveis em cavernas onde se caminha por certos percussos dentro da agua, quando inevitavelmente os calçados alagam totalmente, andei lendo no site da loja "Pé na Trilha" o seguinte trecho de um texto sobre manutenção de equipamento, que colo abaixo, e me surgiu um receio de danificar minha bota:

"E os modelos impermeáveis representam o que há de mais moderno para a sua aventura, em especial os "transpiráveis", detentores de tecnologias como a Goretex®, com membranas especiais que garantem a total impermeabilidade e respirabilidade do produto. Daí a necessidade de certos cuidados especiais.

Estes produtos são desenvolvidos principalmente para serem usados em terrenos úmidos ou encharcados (trilhas com riachos, lama, poças d'água, etc), mas não para atividades exclusivamente aquáticas. Desta forma, um dos maiores cuidados que devemos ter com os calçados impermeáveis e transpiráveis é o de não permitir a entrada de água em seu interior, pois a sua construção (especialmente dos que possuem membrana) é desenvolvida para expelir a umidade interna do calçado como vapor e de forma gradual - basicamente o suor. A grosso modo, ao "forçar" a passagem de grande quantidade de partículas de água simultaneamente para o exterior do calçado, alargando os poros da membrana, pode-se danificar o sistema de impermeabilização de forma irreversível.

Portanto, se por descuido você encharcar seu calçado (uma pisada acidental em um córrego, por exemplo), deixe o produto descansar até a sua completa secagem, de preferência à sombra e de cabeça para baixo, para acelerar o escorrer da água. Por garantia, uma boa dica para travessias de vários dias é levar na mochila um par de sandálias ou chinelos, que podem ser utilizados nestas situações imprevistas, preservando assim um produto tão técnico e valoroso."

Eu parto do princípio de q botas são para serem usadas e abusadas, mas devido à minha inexperiência, prefiro me informar antes de fazer alguma eventual "caga...." !!! hehehehehehe.

Será que vc ou o Marcos têm alguma opinião sobre este assunto?

Obrigado pelas dicas de sempre!

Elas têm sido muito interessantes e valiosas!

• Membros de Honra
Postado

Então Mauricio.

O produto do qual vc tá falando é bem sofisticado. E o preço absurdo.

Esse tipo de bota não é recomendavel para PETAR.

Como vc tá indo para uma caminhada onde a maior parte do tempo vc estará com a bota totalmente alagada, não precisa de um produto sofisticado para isso.

Uma simples bota dá conta do recado. E reitero novamente: o importante é que seja uma bota. Tenis é arriscado, pois não te protege o tornozelo.

Abcs

• Membros de Honra
Postado
se por descuido você encharcar seu calçado (uma pisada acidental em um córrego, por exemplo), deixe o produto descansar até a sua completa secagem,

Nossa, se passar em um riacho e molhar a bota tem q esperar secar totalmente? So se vc tiver na terra da rapunzel vc vai ficar esperando isso acontecer. Ate pq se vc estiver em um lugar super umido como o petar ou a trilha inca no verao isso nao vai acontecer antes de 3 dias! Acho q o recado ta dado q goretex nao eh para esporte aquatico, ou para um guia do bairro da serra, mas eh sim para caminhadas de todos os tipos. Infelizmente nao tenho uma bota de goretex (q pretendo ter pois ja estive em situacoes em q fazia toda a diferenca e quem tinha estava bem mais confortavel do q quem nao tinha), mas pra ir ocasionalmente pro petar eu levaria ela sim.

• Colaboradores
Postado

Augusto e Xaliba.

PRa "encurtar" o assunto, qdo for num lugar como o PETAR, pretendo usar uma bota NÃO impermeável que eu tenho.....assim, creio, o assunto estará resolvido! hehehehehe.

Sigo o que o Augusto disse, com o qual aliás concordo plenamente, até pq tenho facilidades com torções no tornozelo, e não fico com pena de "estragar" o tal GORE TEX ou sei lá o que q tem nessas botas mais "tecnológicas! rs

Antigamente não tinha dessas frescuras, mas a gente sofria mais, também, né!

• Membros
Postado

Eu sugiro não utilizar botas impermeáveis no Petar, pois como você já sabe, alguns lugares o seu pé ficará totalmente alagado, pois em algumas cavernas a água vai até o peito...ou seja, com certeza entrará água na bota... Uma vez que entrou água, a bota se tornará mais pesada e claro, desconfortável.

Conversando com o guia, ele mesmo não indica...

Quando eu vou para o Petar costumo usar o meu tênis mais confortável para caminhada...e nunca tive problemas...botas comuns são muito bem aceitas por lá, mas ainda sim, prefiro o meu tênis ::otemo::

Abraço...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...