Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Estou postando informações recentes de como se curte a chapada das mesa no Maranhão.

Sai do Rio de Janeiro até Imperatriz/MA pelo voo da TAM . Cheguei por volta das 14 hs. Como já sabia que os táxis rodam sem taxímetro pela cidade,logo na fila abordei um rapaz para que dividissemos a corrida já q do aeroporto até o local de onde saem as vans para Carolina sáo uns 10 minutos. Ficou 10 reais para cada um.

A van para Carolina (cidade que é o ponto de partida para se visitar a chapada) custou 35 reais e a viagem durou quase 4 horas. Saímos com atraso e chegamos já com o sol se pondo o que revelou uma beleza única dos morros da chapada. A Rodoviaria de Carolina fica a uns 3 km da cidade e existem vários moto taxi que podem nos levar até a pousada por 3 reais.

Fiquei no anexo, uma espécie de albergue, da pousada dos Candeeiros diaria a R$ 37,50 com direito a café da manhã completo.

20120209105350.JPG

20120209111445.JPG

A cidade atualmente só possui duas agencias de turismo a Torre da Lua e aCia do Cerrado - esta fica em uma praça e o atendimento é ótimo. A Jessica é muito solícita e nos ajuda no que precisarmos, tipo onde fica mercado etc...

O primeiro passeio foi para a Cachoeira da Prata e Sao Romao pela Torre. O grupo era grande e não rolou sinergia. Resolvi experimentar a Cia. do Cerrado fazendo o Encanto AZul, Poço Azul e outras cachoeiras. Dividi uma land rover com 3 paulistas e o guia. O fato do grupo ser pequeno facilitou a interação de tal forma que fechei os passeios restantes com a Cia. Ganhei novos amigos o que fez a viagem ficar legal.

20120209112054.JPG

20120209112225.JPG

Os passeios para o complexo da Pedra Caída - falo assim porque são muitas cachoeiras dentro uma área particular. Paga-se 50 reais para entrar com direito a visita ao Santuário. Já para visitar a Cachoeira do Capelão e da Caverna tem de se pagar outra vez. Esse valor depende do grupo no qual se está inserido. ::prestessao:: procure ir com menos pesssoas possíveis para curtir bem as cachoeiras. Sempre tem gente e o jeito é se adiantar aos grupos grandes. faz diferença.

20120209112741.JPG

20120209112440.JPG

Para cachoeira de São Romão e Prata fui num grupo de 12 e o preço caiu para 80 reais pechinchando. Apesar de ser depois do Natal e época de férias escolares não tinha quase turistas na cidade. A maioria das pessoas vão visitar famílias que vivem em Carolina. Sendo assim, as datas e roteiro dos passeios são decididas pela demanda. Entretanto, vale a pena conhecer as belezas do Parque Nacional Chapada das Mesas. Carolina é bucólica e fica as margens do rio Tocantins.

A opção de comida é um churrasquinho na praça (6 reais) que satisfaz ::otemo:: durante o dia tem alguns lugares de pf mas eu recomendo o Naty Caldos que apesar de funcionar a noite (muitos lugares abrem somente para o jantar) pode se agendar um almoço. Enfim procurando a gente acha. :wink:

A partir da Chapada das Mesas, digo, Carolina segui para o Jalapão... ::love:: próximo relato...

• 6 meses depois...
  • Membros
Postado

Em gosto curtindo minhas merecidas ferias fui conhecer a deslumbrante chapada das mesas e lencois maranhenses:

1 dia: voo chegando em imperatriz as 23h, nada como a rotina de dormir no aeroporto para ir a rodoviaria e pegar onibus a carolina as 7 da manha, coluna agradece!!! Peguei taxi do aeroporto q me deixou em um hotel proximo a rodoviaria $23,00, hotelzinho com cara de hostel simples mas o cora bem atencioso... hotel maramata, quarto indivudual 40,00 sem banheiro no quarto. Soh tinha uma tv, ventilador e cama. Acordei as 5h e o coroa ligou para van q me pegou na porta do hotel por volta de 5:30h, 30$ e la fui eu no pinga pinga rumo a carolina!! Em carolina peguei o classico mototaxi rumo ao hotel maia de dona santinha.

Como vi varios relatos, dona santinha eh super simpatica!! O hotel nao tem luxo mas eh bem localizado e otimo custo beneficio, fiquei em um quarto com ar condocionado sozinho. Inicialmente era 70$ mas ficando mais tem rola um desconto...

Parti em busca de passeios, e isso a cidade eh bem limitada somente a torre da lua e cia do cerrado fazem os roteiros, e individualmente sai extremamente caro, o ideal eh juntar uns 4 pois o valor eh por carro e nao por pessoa...

Dia 2: como era domingo os horarios das vans e onibus eram mais espaçados, entao resolvi ficar por perto mesmo, peguei a balsa para Filadelfia, do outro lado do rio tocantins, mas que pertence ao estado do Tocantins, balsa demora 10 min a travessia (a de passageiros, se quiser ir na que vao os carros, caminhoes etc que demora bem mais, ambas 1,25$ por pessoa). A cidade de Filadelfia nao tem rigorosamente nada, mas vale para tirar fotos pelo o outro lado do rio... Enquanto isso continua minha pelegrinacao nas agencias para ver se ha algum interessado em nos passeios mais caros para dividir os valores.

Dia 3: como estava sem passeios marcados, fui desbravar sozinho a pedra caida ( ja tinha sido informado por dona santinha que era facilimo chegar e nem de longe gastaria os uma pequena fortuna cobrada pelas agencias, senao me engano $100) ela queria chamar moto taxi para mim mas me recusei, fui andando ate a rodoviaria. Marquei no gps do celular o caminho e deu exatamente 2km, sem correr mto fiz em 25 min, como era 8h nem suei mto e ainda economizei $5, la peguei uma van sentido estreito que deixa na porta do parque, molezinha. Ai comeca a ls facadas, entra $10 a titulocde taxa ambiental (ate onde sei qdo se cobra essa taxa nao se pode cobrar mais nada) la soh oferece uma picina sem vergonha mas boa para se refrescar... Paguei mais $15 para ir na cachoeira do santuario, linda!! Lembrou mto o buracao da chapada diamantinha mas bem menor a picina, e o guia nao deixa ir na queda, soh ficar nadando e boiando na picina natural.

OBS: IR DE CHINELNO POIS PEGA TRECHOS COM AGUA ATE A CINTURA!! ELES OFERECEM SACOS PARA NAO MOLHAR A MAQUINA.

Como nao apareceu ninguem para dividir os outros passeios peguei a van e fui embora (isso depois de ficar 1h parado a beira da BR esperando em um sol desagradavel). Na volta desci na rodoviaria e fui andando parei no k-fune para almocar, comida mto boa e farta, bife a parmegiana com arroz, feijao, salada verde e maionese + suco de laranja 23$.

De noite o agnaldo da torre da lua apareceu na pousada para dizer que tinha mais um interessado em ir na sao romao, como eh mto longe e todos relatos que li nao aconselharam ir sozinho tive que pagar $260 mesmo. E conheci outro desbravador que tinha ido hoje no portal da chapada de moto taxi por 30$, de repente me animo ir tb.

Resumo do dia: pedra caida eh fraquinha mas vale pela cachoeira do santuario. Que eh maravilhosa.

Dia 4: como tinha agendado com pessoal da torre da lua fui para riachao para poço azul, encanto azul e cachoeira santa barbara. Pontualmente as 8h o guia Pedro chegou na pousada. Riachao fica a +- 100km de carolina + uns 30km de de estrada de terra, ate a entrada do poço azul da para ir de carro normal mas para continuar ate o encanto azul sao 6km de estrada de areia, soh com 4x4 mesmo. Os tres sao mto bonitos mas o encanto azul eh maravilhoso, ainda mais sem ninguem em epoca de baixa temporada vale mto o investimento!!!

Obs: ir de tenis pois a trilha apesar de nao ser mto grande +- 400m como o disse o guia, tem mtas pedras para serem chutadas hehehehe.

A cachoeira santa barbara eh soh para foto mesmo, o poço nao da vontade de sair, agua quente e transparente, para quem gosta tem uma pedra de uns 3 m para pular...

O ideia eh ir cedo pois o sol entre meio dia e 14h bate bem emcima do poço ficando a agua bem azul otima para fotos, depois das 15 ja rola uma sombra e nao fica tao fotogenica... Mas otima para nado, fiquei ate umas 16:30 e voltamos a carolina. De volta a cidade almocei e fui para hotel descansar...

Dia 5: Como estava sem programacao para hoje aproveitei para ir no famoso balneario de itapicuru (ou das cachoeiras gemeas) e mais uma vez la fui eu para rodoviaria, andando eh claro pq 5$ do moto taxi achei mto caro pelo percurso, ja tinha perguntado o horario e me falaram q a van sentido balsas passava por volta das 9h, como ela vem de imperatriz esse horario pode variar un pouco mais eh +- por ai... Caminho facil, soh pedir q o motorista deixa em frente a entrada para as cachoeiras,depois mais uma caminhada de 1km em estrada de terra em tranquila  sinalizada, como as ca hoeiras ficam dentro da pousada Cachoeiras de Itapecuru cobram 10$de entrada, porem diferentemente da Pedra Caida vc pode levar um lanche, agua, etc...

Na verdade sao duas cachoeiras juntas (por isso do nome de cacheiras gemeas) que formam uma lago bem grande, a agua eh um pouco mais fria que as outras cachoeiras q estive... Vale a pena levar uma agua e um biscoito para ficar o dia todo... Mas quem quiser pode comer por la, o PF eh +- 30$

Obs: fui durante a semana pois aos fins de semana eh a praia da galera fica mto cheia!!! Pode-se ir de chinelo,  caminhada nao eh mto longa e nao tem mtas pedras a serem  chutadas, no maximo vai chegar com pe sujo hehehe

Obs: os horarios das vans e onibus nao sao mto certos sempre tem um atraso afinal soh existe uma linha: imperatriz x balsas que percorre +- 400km pingando em todas as cidades para transportar a populacao local e carolina fica na metade do caminho... Assim qdo for para as atracoes q ficam para um lado ou para o outro lembre-se que pontualidade londrina nao existe por aki... E se perder a ultima saida ou tentar ir andndo vai caminhar uns 20 a 30km... Se tivesse bicicletas para alugar pela cidade tudo seria mais facil!!! :-)

No fim da tarde o pessoal da torre da lua passou na pousada informando que havia outro interessado em fazer a cachoeira sao romao e do prata

Dia 6: partimos 7:30 rumo a cachoeira do prata e sao romao, 25km de asfalto na direcao de imperatriz depois mais 55km de terra, mta terra!!! primeiro fomos a cachoeira do prata, mto bonita mas somente para fotos, mto forte e sem piscina para mergulhar, 5$ para entrar na fazenda.

Depois mais terra e a cachoeira sao romao, + 5$ para entrar. Ai que vem a surpresa, a cachoeira eh enorme e desagua no rio com praia para ficar a toa a tarde toda!! mas o melhor eh descobrir q ha uma passagem por tras da cortina dagua que vc pode tomar uma ducha fortissima na cabca (a queda deve ter uns 20 mts), lembre-se de levar um saco plastico para enrolar a maquina pq outra foto dessas dificilmente conseguira ter... Surpresa altamente agradavel.

Almocamos por la, e na volta peguntamenos se era possivel passar no portal da chapada para fotos, o guia pedro disse q era tranquilo, subida leve mas a areia extra fofa dificulta bastante a missao, porta eh uma mirante eh 0800 mas os pacotes sao no minimo 100$ ou se preferir os moto taxis cobram 30$... Entao soh nessa beincadeira ja foi uma economia legal!!

Dia 7: como os atrativos principais foram visitados com sucesso e ate certo ponto com uma boa economia financeira, agora soh me resta repetir os que mais gostei ou perambular pela cidade.. Ou melhor fazer hora pq o raly dos sertoes vai passar por carolina daqui a alguns dias, como o principal ja foi dito segue algumaz impressoes pessoais para finalizar.

1- comida: massas e cia, ao lado do correios tem un otimo sanduiche com um bom preco, na praca do tio pepe o sanduiche eh bom mas o pao eh duro horroroso. Na praca do lado do correios tem o lanche central q tem um otimo espetinho de carne, frango ou porco acompanha arroz farofa e molho campanha, otima opcao tb de lanche.. Tio pepe tem uma pizza otima a noite tb. De almoco, k-fune otima comida mas mta comida, tem mocotozin q rola um PF menor e mais em conta mto bom tb.

2- hoteis: fiquei no hotel maia da D santinha.. Bom e simples, me cobrou 50$ a diaria, quarto com tv e ar. Mas tem opcoes mais baratas, conversando com pessoal que conheci pelas trilhas, falaram q a pousada morro do chapeu, quarto similar por 40$, e do lado da rodoviaria tem um (q nao lembro o nome) POR 25$ quarto simlles com banheiro individual com tv e ventilador, com ar eh 45 +-. Entao vale a pena pesquisar!!

3- ecoturismo: basicamente soh tem 2 equipes, a cia do cerrado, ao lado do tio pepe.. Falei q estava soh e se houvesse alguem para ratear o carro e guia estaria a postos, porem parece q nao curtem passeios com pouca gente sao megalomaniacos e soh se interessam por pacotes fechados... Ja a torre da lua sao bem mais atenciosos, e falaram q saem ate com 1 interessado (isso se vc tiver disposicao $€£) os dois unicos passeios q fiz com guia contratei o servico deles, e os 2. Q dividiram os passeios falarsm q foram nacia do serrado tb foram ignorados (como se estivesse chuvendo turistas por essas bandas nessa epoca).

Uma ultima observacao que eh bem interessante, indo de galera em 4 fica bem mais barato e vale a pena fazer juntamente com jalapao, ambos em 4 dias em cada vc ve tudo... De palmas a carolina sao 6h de onibus (obs tem dua linhas uma q vai pela BR e demora 12h e outro q corta caminho pelo rio tocantins e cruzando pela balsa q demora 6h)! resumindo em 8 a 10 dias da para curtir dois lugares maravilhosos e pouco conhecidos...

Esse eh meu relatorio.. Qq duvida podem perguntar!!r

• Membros
Postado

Fui pra Chapada das Mesa em abril/12, pesquisei bastante e vi que ficaria muito caro ir por conta, então descobri que a Nortetur fazia esse passeio , saindo de Palmas, a passagem de avião pra lá fica mais barata e a viagem é mais rápida, optamos por ir com eles, acho que o custo/benefício valeu muito a pena e ainda teve um plus no pacote, o guia Flávio nos levou pra conhecer a floresta fossilizada em Filadélfia no Tocantins.

• 9 meses depois...
  • Membros
Postado

Mathilde, olá!

Você se lembra com qual empresa fez o trecho Imperatriz / Carolina? Estou buscando informações a esse respeito e está bem difícil de encontrar. Só achei informação de uma empresa de ônibus e o horário não bate com minha chegada e partida.

Outra coisa: os passeios na cidade você agendou previamente ou deixou para fechar no local? Estou orçando algumas agências para me decidir. Se puder me ajudar, fico grata!

Abraços,

Daniela

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...