Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá a todos, preciso de uma sugestão dos que estão mais experimentados na área de Espiriteiras e Fogareiros. Em breve vou fazer uma viagem de moto e estou precisando comprar uma espiriteira (ou fogareiro) mas tenho alguns quanto a isso problemas. Como vou viajar de moto pequena e com os alforges de lona (e não rígidos) o fogareiro de bujão está descartado da mesma forma que o de cartucho eu também descartei porque uma vez montado não tem como desmontar ele pra guardar nos alforges além que trepidação da moto pode movimentar o refil provocando o vazamento do gás dentro do alforge (coisa que já aconteceu comigo antes) fora que as vezes não se acha o cartucho, então tudo leva a crer que a opção seja a espiriteira mas, aí entra a segunda parte do problema. ::essa::::dãã2::ãã2::'>

Eu vou fazer a viagem para a Argentina onde não tem álcool hidratado para comprar em postos e álcool puro praticamente só se tem em farmácia em frascos bem pequenos (tipo acetona no Brasil) e por isso queria evitar ao máximo ter que carregar um frasco de álcool tão frágil dentro dos alforges (depois arrebenta e vira aquela m***a colossal) então precisava achar uma espiriteira que funcione a gasolina e estou aqui pedindo a ajuda de vocês.

Pesquisei aqui no Fórum e em praticamente todos os dos posts que vi falando sobre espiriteira + gasolina vi que a maioria das pessoas foram bem enfáticas de que não se deve fazer isso, o mesmo eu vi em alguns sites gringos que mostram as espiriteira DIY onde vários recomendam não usar gasolina e usar apenas álcool. ::bruuu::

Achei também um multifuel da Coleman mas que custa os bagos do rei e ainda é relativamente grande então vendo pedir socorro aqui no forum, alguém tem uma sugestão para o que fazer sem ter perigo que por fogo na moto, na barraca e em mim? ::hãã2::

• Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado

Jasper, os fogareiros atuais quase todos são de rosquear o cartucho, ou seja, dá pra levar separado cartucho - fogareiro.

E o cartucho é fácilmente encontrado em toda américa do sul.

Dá uma pesquisada aqui:http://www.mochileiros.com/fogareiros-qual-comprar-t9658.html

Se você não quer carregar álcool no alforje é a melhor solução.

• Amei! 1
  • 5 meses depois...
  • Membros
Postado (editado)

Existe 'fogareiro de querosene de pressão "Grampon Tech" importado pela Trilhas & Rumos (difícil de encontrar). Pesquise no google: fogareiro/fogão de querosene de pressão (Alibaba.com e Mercado Livre). É fácil conseguir no Mercado Livre, porém usado: o preço varia de 85 à 500 reais. OBS.: Pergunte ao vendedor se funciona. Se não funcionar não compre. *Como usar este fogareiro: embaixo do bocal/queimador tem um disco côncavo: aí se põe álcool para queimar e aquecer o bocal/queimador. Estando quente, bombeie o querosene para que suba pelo tubo/canal até que chegue no queimador: o querosene (tem uma bombinha embutida no bojo), passando pelo bocal/queimador super aquecido, deverá sair em estado gasoso. Então acenda com isqueiro ou fósforo: a chama deverá ser azul, e com pressão. No bujo/caldeira do fogareiro tem uma tampinha por onde se põe o querosene. Eu uso deste tipo de fogareiro. Tem da marca PRIMUS muito utilizado por alpinistas. Este custa cerca de R$ 500,00.

Editado por Visitante
  • Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado

Pelo custo, praticidade e eficiência compre um fogareiro compacto a gás e vá ser feliz companheiro.

Inclusive gás é o que melhor funciona em ambientes com temperaturas negativas e a grandes altitudes.

E citando o que o Otávio disse: não só na América do Sul o cartucho rosqueável já é facilmente encontrado, mas em toda a América e na maioria dos países da Europa e Ásia.

Boas trilhas. ::cool:::'>

• Amei! 1
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado
Pelo custo, praticidade e eficiência compre um fogareiro compacto a gás e vá ser feliz companheiro.

Inclusive gás é o que melhor funciona em ambientes com temperaturas negativas e a grandes altitudes.

E citando o que o Otávio disse: não só na América do Sul o cartucho rosqueável já é facilmente encontrado, mas em toda a América e na maioria dos países da Europa e Ásia.

Boas trilhas. ::cool:::'>

Use fogareiro multifuel da MSR ou da PRIMUS.

• Amei! 1
  • 9 anos depois...
  • Membros
Postado

Buenas,

a postagem já está parada, e pelo tempo decorrido a decisão já deve ter sido tomada, mas fica a minha sugestão para a comunidade Mochileiros.

Sou adepto incondicional das espiriteiras, e quanto a aquisição e armazenagem do combustível acredito que só perca para os fogareiros multi-combustível. Mas ganha em quase todos os outros quesitos.

Para armazenar pode-se usar daqueles de alumínio que pode ser facilmente encontrados em qualquer loja de produtos do tipo "R$ 1,99", como este:

spacer.png

Aparentemente não é muito difícil adquiri o álcool pela América Latina e a espiriteira gasta muito pouco, como atesta esse relato:

GUIA SIMPLIFICADO - Fogareiros de trilha, qual você deve usar/comprar?

• Amei! 2
  • 3 meses depois...
  • Membros
Postado (editado)

Fala galera, tudo bem??

Sei que a postagem já está parada a um tempo, porem fiz um fogareiro novo a alcool (etanol) bem pratico:

Segue link com o vídeo que fiz ensinando a construir ele: 

Fica ai minha colaboração para a comunidade Mochileiros.

Valeu!!

Editado por Renato Criativo
  • Amei! 3
  • Colaboradores
Postado
54 minutos atrás, Renato Criativo disse:

Fala galera, tudo bem??

Sei que a postagem já está parada a um tempo, porem fiz um fogareiro novo a alcool (etanol) bem pratico:

Segue link com o vídeo que fiz ensinando a construir ele: 

Fica ai minha colaboração para a comunidade Mochileiros.

Valeu!!

Qualquer colaboração é sempre bem-vinda! =D

Como um (também) adepto da espiriteira a álcool, achei show de bola esse modelo caseiro. Estou mais acostumado a ver o pessoal fazendo com latinha de refrigerante, esse com desodorante ficou show.

A edição do vídeo ficou muito boa tbm. 👏🏻

• Amei! 1
  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Nunca cozinhei no acampamento. Agora vou comprar um pra atravessar Serra do Cipó. Tô na dúvida se começo modesto com álcool ou se aposto numa maravilhoso que já vem com pote etc. O que acham? Serra do cipó, fazer lá a comida no meio da travessia.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...