Membros ( E ) Postado Abril 29, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 29, 2012 Salve, Rafael! Que legal, terminou mais uma, então. Estou sofrendo para acabar a bainha da minha primeira ainda. Há um tempo, comprei uma sovela que, veio destemperada ou é um lixo de aço. Acabei de temperá-la e vou fazer o revenimento, se der certo, poderei terminar a bainha direito. Já se não, comprarei uma decente, testando antes na loja ou farei, eu mesmo, com um pedaço de mola que faria uma ferramenta para gravura. Veremos. Se permite um palpite sobre sua faca, talvez seja interessante arredondar mais as quinas do cabo. Ficará mais confortável para segurar e esteticamente, terá um resultado mais agradável. Experimenta simular num pedaço de madeira qualquer. Se quiser postar os testes, podemos ir trocando idéias. Grande abraço e mais uma vez, parabéns!, e que venha a terceira. ;) ~ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 29, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 29, 2012 Bom, complementando a postagem anterior, deu certo o TT da sovela. Temperei na parafina e fiz dois ciclos de revenimento da mesma forma que nas facas. Depois de uma afiada, ficou forte como o touro que vestia o couro que preciso furar. Furei bastante antes de achar que está boa. Esperamos que continue assim, vai saber que aço é este que usaram. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 29, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 29, 2012 Sabe o que que é, em faca estilo gaucho e fulltang eu prefiro o cabo quadradão, não fica desconfortável. Agora a próxima faca vai ser hiddentang ai sim vai arrendondado, mas valeu pela dica! Legal a sovela, deve ser em 1070 ou algo do tipo, depois que fura o couro ela sai facinho? Fiz uma bainha furando com uma chave de fenda pequena e era um saco pra tirar depois que furava... Estou pensando em fazer uma oficina/curso de guasqueiro com um cara aqui da minha cidade o cara é bom, destaque no Brasil, Uruguai e Argentina... Cada bainha de couro sovado e trançado de tento de potro, fora os aperos e prataria, muito foda! Blog dele:http://guasqueiro.blogspot.com.br/ To loco pra ve tua faca pronta, Abração!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 30, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2012 (editado) Tenta deixar a sua sovela (de chave de fenda) o mais polida possível, espelhada mesmo. Isto deve bastar, está sendo o suficiente para mim até agora. Pode tentar alguma graxa para sapato de couro, li alguma vez, alguém falando algo do tipo. Não tenho certeza do que era usado para ajudar na lubrificação, precisa ir atrás para saber mais. Eu vi o trabalho deste guasqueiro, maravilhoso mesmo. Depois que o Dom Cássio o indicou nos fóruns de cutelaria, a agenda do cara deve ter ficado bem cheia. :) Quem sabe você não começa as bainhas como começou as suas facas, por pesquisa e tentativas, e se mais para frente sentir necessidade, faz um curso destes. Será bem mais proveitoso. Mas de novo, apenas uma simples opinião, penso que as pessoas apreendem muito mais tentando descobrir seus meios que seguir os dos outros. Você pegará o jeito, sem dúvida, meu amigo! Logo, logo, a postarei pronta, só falta a bainha, que já comecei, e a gravura no metal, mas este último farei após mais dois testes num aço que já tenho aqui. Gravura assim não tem perdão, errou já erra. Abração! Editado Maio 6, 2012 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 30, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2012 Eu vou é toma vergonha na cara e comprar uma sovela descente ou pente de furação... hahahaha Quanto curso com o guasqueiro nem há previsões de abrir, é só uma ideia que estou cozinhando aqui, ainda tenho muito que ler na internet e tentar sozinho, autodidata como nós somos! hehe Agora pretendo dar uma variada no estilo e fazer uma faca pra acampar, meio bushcraft... Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Abril 30, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 30, 2012 Esse guasqueiro é bom demais, o trabalho dele lembra que eu citei do museu de B.Aires, de primeira mesmo! Agradeço ao Rafael a dica para eu reencontrar este tópico, eu procurava nas facas e canivetes e ele está no faça você mesmo. (E) além de polida, a minha sovela era ligeiramente curvada (como um ponto de interrogação espichado), o resto é a cara da sua, o cabo e a forma de fixa-la a ele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 30, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2012 Pra quem quer dar uma lida sobre a arte do guasqueiro, sogueiro(espanhol), e trabalhos em couro no geral, eu encontrei esse blog: http://eltrenzador.blogspot.com.br/ É de um argentino, o blog é um apanhado de trabalhos em couro de varias partes do mundo, mas principalmente da argentina e sul do brasil, há também postagem sobre a arte em couro desenvolvida no nordeste do brasil, muito legal a abrangência do blog, mostrando que todos tem a sua maneira de trabalhar com o couro. É sabido que os argentinos são "experts" na arte de tranças de tentos, mas o blog mostra como o brasil esta chegando em um nível bom com seus guasqueiros, entre eles o Rodrigo Schlee aqui da minha cidade, o cara sabe muito sobre trabalhos em couro e prataria crioula. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 30, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 30, 2012 http://ferramentasdeguasqueria.blogspot.com.br/ Acima o pente para furar couro ao qual me referia, deve ser uma mão na roda heim... hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Maio 1, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 1, 2012 Muito prático, eu aprendi a usar uma "roseta", uma roda cheia de pontas que girava presa num cabo de madeira marcando o couro onde furar com a sovela. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Maio 1, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 1, 2012 Que legal, o assunto está ficando bem rico por aqui. Muito interessantes os links, Rafael, valeu por compartilhá-los conosco. Interessante sobre sua sovela, Trauco, tem alguma foto? Não entendi como seria a sua curva. Vou procurar alguma solução alternativa para este pente, Rafael. Seria excelente para trabalhos retos, complica nas curvas, contudo, dá-se um jeito, não? A roseta que o Trauco se referiu é muito prática para a marcação dos furos, e até para ajeitar a costura ao final. Só não tenho certeza se o pente é usado para furar também e não somente marcar os pontos. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.