Membros rafael trentin Postado Abril 14, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Esta segunda vai ter bolster feito do proprio aço da mola que sobrou, e o pomo é um moeda 1000 réis de 1909 muito bonita... To estudando se coloco um pino no meio para dar mais segurança, não quero essa faca saia voando por ai! hahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Um trabalho serrar aço de qualquer jeito, rsrs! Você o desentortou na forja, certo? Deste pedaço de mola mais espesso que tenho, gostaria de forjar a lâmina. Aproveitar mais o aço já que terei que desentortá-lo com algumas pancadas mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Trupe! Colei o bolster com os pinos: secou, serrei, limei, remanchei; colei uma tala e os espaçadores: secou, furei; colei a outra tala e os outros espaçadores: secando... ..., furarei; lixarei, lixarei, lixarei, pinarei... Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 14, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Usou o que nos espaçadores?? Eu também pretendo forjar, já ate tenho um pedaço de viga de aço antigo que serve como bigorna, mas o grande problema agora são as tenazes, e não to afim de desembolsar um graninha agora... hahaha Sim eu desentortei aquecendo na forja, e foi ai que descobri que para forjar tem que ter tenaz, senão é perigoso... Comecei com uma forja a carvão, quebrou o galho mas não aquecia de forma regular, fotos: Depois fiz essa a gas, muito mais simples que eu pensava, funciona muito bem! Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Usei um couro fininho, Rafael, e passarei cianoacrilato quando o cabo ficar pronto para não entrar umidade. ... Até onde eu sei, precisa ter cuidado justamente com a forja a gás para não aquecer a peça de forma irregular. Quem sabe se, revestindo com manta cerâmica, o interior do seu forno, você não consegue reter e distribuir melhor o calor. Estou usando a carvão, pretendo experimentar a gás, principalmente para temperar, mas me dou bem com o carvão. Pela sua foto, talvez o seu problema estivesse na quantidade carvão usada e a necessidade de uma estrutura mais elaborada do forno. É importante tirar e colocar o aço algumas vezes enquanto ele esquenta para uniformizar o aquecimento. Bom, conseguindo chegar na temperatura pretendida é o objetivo, certo? ... Uma pergunta, está usando um lança-chamas na forja a gás? Vi um para vender bem barato e até comentei com o Trauco por aqui. Fiquei curioso para saber se daria um bom resultado. Se puder, poste uma foto só dele para eu ver se é o mesmo. :'> Abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 14, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Aquela foto da forja a carvão eu estava recozendo a peço, por isso tipo pouco carvão... Mas mesmo assim fazia mta sujeira, e na forja a gas foi facinho cegar na temperatura certa e de maneira regular... O lança chamas é igualzinho a esse: http://www.vivisa.com.br/ecommerce_site/produto_16709_6710_Lanca-chamas-macarico-1-boca-com-registro Ele chega tranquilamente na temperatura não magnética e passa se deixar, eu quero colocar manta refrataria sim, só que não é facil achar e quando acho só vendem um rolo gigante e muito caro, quero conseguir retalhos! Tenta fazer uma a gas tipo a minha, não vais te arrepender! _____________________________________ Agora uma duvida, um amigo meu me deu um disco de serra de mesa desses de madeira de 14", e suponho que seja 1070(tomara)... Bueno, cortei um pedaço e tentei temperar, resultado: Endureceu, a lima corria sem pegar quase nada, mas na hora de quebrar com um martelo pra ver o grão ele não quebro de primeira, precisei bater umas 4 vezes forte. O grão estava bem fininho o que indica uma boa tempera, bom, e agora, será que serve pra facas???? Acredito que sim pois, quando tentei quebrar o lado que não estava temperado o aço simplesmente dobrou e não quebro, o que indica que mesmo demorando para quebrar o lado temperado estava mais duro... Meio complicado de entender, me da tua opinião por favor!! valeu Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 14, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 O lança-chamas é o mesmo que vi na loja, sim. Legal, talvez para as próximas facas eu use a gás para temperá-las. Valeu! ... A idéia é usar bastante carvão, para envolver bem a lâmina, por baixo e por cima. Conseguirá chegar na temperatura certa e bem regular no meio dele. E o que sobrar na forja servirá para tornar o processo de esfriamento bem lento, com as brasas virando cinza. Mesmo que tenha abandonado o carvão, fica a idéia se um dia precisar. ... Pelo que descreveu, temperou direitinho. Talvez não tenha ficado quebradiço como o outro aço por sua diferente composição (palpite, alguém mais pode ajudar a entender). Quando fizer estes experimentos, de um ângulo no aço que irá testar o TT e o afie depois de revenir para checar se ele mantem bem o fio. De qualquer maneira, Rafael, será mais uma prática. Não será totalmente em vão, já que é um aço que temperou no teste, ainda não sendo o melhor aço que poderia usar. :'> :'> :'> Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 14, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 14, 2012 Creio que esse aço vai dar otimas facas de cozinha ou churrasco, tem 2,5mm de espessura, com certeza vai pegar um belo fio! Vamo que vamo, abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ( E ) Postado Abril 15, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 15, 2012 Salve, colegas com mochilas nas costas ou vendedores de mochilas! Algumas fotos antes de parar para preparar o almoço. Ainda tenho muito o que grosar, limar e lixar, mas logo começa a formar o punho da faca. Espero valha a atenção. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafael trentin Postado Abril 17, 2012 Membros Compartilhar Postado Abril 17, 2012 Não tenho duvidas que vão ser belas peças, tu é um "iniciante" com muita base, parabens!! Tas desbastando o cabo só com grosa, lima e lixas?? Eu uso a furadeira com um disco de lixas adaptado, em menos de 1h eu deixo do cabo com eu quero, ajuda muito... Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.