Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

As bushcrafts estão paradas, pois esse domingo é dia dos pais então estou fazendo uma faca pro meu velho!

Tentei uma coisa nova dessa vez, um acabamento com patina forçada feito mergulhado em vinagre quente por uns 5 minutos, olha o resultado...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82saGoHBFy8c-4BWWSIHQCAb_zzqYdqIlnuxYgQtJd9oAf9uv78XkTeClhJqFOOe2a163W2Oiep5AGtgOd-ECZw3AJtU9VBaA4L2FeZlyshjrZBxM-PdXk1Bdw.jpg

Além de fazer a patina esse processo revelou a linha da tempera, esta bem visível! Gostei

Dissem que a patina ajuda a evitar futuras ferrugens na lamina de aço carbono, veremos...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Que faquinha dificil de fotografar, mas ta ai em primeira mão o presente do meu velho, ainda é surpresa! Ele vive me perguntando quando eu vou fazer uma faca pra ele assar! hehe

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vde9iVOnENsoknkhjB6ZR3HjeV0MojlZuzvqTSTIw52XwDHmGhQoZMZLE5tKwJiQcvE__S7yJdY0DUN-lwdx0zAJtU9VBcNcg5uHbVEMs_OwgzcbuLqLlxxw.jpg

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tMUqgZ-h-KAXbmZZBtMUziQYQAWwnM74LyeX2HVzVqlmd7PymCmZv4Cufwq-PqS_GDa8TxJgtWStELxngDEW6yAJtU9VAqrGq1PHZhcLzQdxicCpTe29EL6g.jpg

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sainF9o0w74A9mCd7FpGzlpB-ThhI3piBX4d3Jba_cjKU8fPVmwVzYh7uYlQUrmwiQ4B1r8kdNJl8JP8tLDftYAJtU9VDbVL-F0aQVOAFMPBNoCIJbaru2Zg.jpg

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tiST2m_5fC0C_yiOjsPvr38x0ZNA_KK2PIB-Vz62BasfII2nMNWnfgDpC8XGFzFi0tReduIOj_QohfpOkqS5XsAJtU9VDj64Xoz-PmQvC-Zf2uRXdiaeEj2g.jpg

Nessa faca usei tecnicas novas que tinha vontade de usar, como a patina, linha da tempera e o arame torcido no cabo...

Abraço

Link para o comentário

• Membros

Recém saídas do forno, cuidado pra não se queimar!

Minhas 4 primeiras facas de bushcraft, todas iguais, de mola de fusca, tempera seletiva em parafina e cabo em ipê.

Fiz elas bem brutas quase sem acabamento pois estas vão de presente para meus amigos que acampam comigo e eu quero que eles usem e abusem das facas!!

30a9fgz.jpg

To fazendo um blog pra concentrar todo o meu material: http://rstfacas.blogspot.com.br/

Abraços

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Eai pessoal ta parado isso aqui heim!!

Vim mostrar uma ferramentas novas para trabalhar com o couro, ambas feita por mim, um groove e uma sovela.

O groove

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82ugG5gl8_87OjoOh4EsYLRTNI1MMRYhjODU2BMB09EX7E_PXmUEWfm9EuILzv1ERYaEuToIcYVSjyNP0Sev2jqhAJtU9VBakJ_abpo4_FHolq5mIE1kSxYzdg.jpg

Groove e sovela

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82txvDpTYsEkDEtV4mR0zjD2apBPjRs0zVk_GgQw7DZWL09QCYN7PPTj2SNTkH5MgkSaXB7XhWHOynTplX3dBh8nAJtU9VBx8b0dBb8olBO-IjpICL9XZb7CqA.jpg

A sovela é feita com um pedaço de mola de f1000 temperada.

O groove é um cano de latão com uma arruela e um parafuso em uma das pontas, e atravessando o cano um prego dobrado com um pequeno furo afiado(por onde sai o couro).

Se alguém quiser posso mostrar melhor...

Abração

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Caros,

Muito bacana este tópico. As facas estão espetaculares, parabéns. Já li um pouco sobre cutelaria mas nunca me animei a fazer nada. Um dia, com mais espaço em casa, quem sabe..

Lendo esse tópico me lembrei desse vídeo que vi um tempo atrás, sobre um cuteleiro americano, espero que curtam

abs

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Os (E) e o Rafael andam sumidos, mas procurando informações sobre uma lebre achei o André Miranda num foro de arqueiros brasileiros, e dali descobri no blog dele que ele anda as voltas com arco e flecha e que a pessoa que fez o arco tem em alto conceito a madeira do ipê. Como no início deste tópico eu tinha dito que tinha recolhido um galho de ipê de um temporal para fazer cabos de faca, achei legal a convergência de opiniões sobre a qualidade dessa madeira em áreas tão diversas. Espero que o André reapareça, pescar com arco e flecha é uma atividade legal e bem natural, por exemplo, precisa só do arqueiro para nos dar dicas (como fazer sua flecha, p.ex :) )

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...