Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Acabei de desbastar uma faca, meu relato é o seguinte:

Para desbastes pesados em aço ela não serve, fiz o desbaste pesado com a esmerilhadeira, e com a lixadeira eu corregi as falhas!

Com ela fica mais facil de deixar tudo plano, e creio que para fazer o cabo de madeira ela deve aguentar o tranco, mas por 100 reais ta ótimo!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Temos que levar em consideração que o aço em questão é mola de kombi (5160) e eu não recozi a mola(preguiça), então é um material bem duro!

Se o seu esmeril se sair bem, acho que vou lhe mandar a parte menor da lâmina 440c que fraturou ao cortar um toco seco e que foi temperada errado ficando dura demais. Ela tem 15cm por 4.5 na parte mais larga por 4mm na espinha. A parte maior tem o cabo com dois belos pedaços de pakkawood negro de 15x4 cm e o resto da lâmina com 22cm por 3.5cm na parte mais fina e 5cm na mais larga com os 4mm de espessura. Parece que dá para pensar em uma ferramenta ou então tirar os pakkawood e fazer uma faca menor com a parte que sobrou.

Link para o comentário

• Membros

Tive de parar tudo que estava fazendo essa semana porque me classifiquei em umas etapas de uns trainees que estou participando, voltei hoje de POA!

Essa semana quero concluir a faca que estava fazendo e acabar de testa a nova maquina...

Quinta estou partindo rumo a Montevidéu e depois Buenos Aires com a família, vamos ver se compro alguns artigos e alguns "cuchillos" legais lá! hehe

Abraços

Link para o comentário

• Membros de Honra

Boa notícia, Rafael, parabéns.

Enquanto isso, eu achei o meu exemplar do Martin Fierro e assim que o (E) der o ar da sua graça eu fotografo umas páginas com trabalhos em trança de couro.

Hoje eu tirei uma foto dos meus dois "blanks" (seguindo a nomenclatura do André :) ) de aço 440c para ver o que dá tratar pra dureza e esquecer do resto:

20120723221836.JPG

Link para o comentário

• Membros de Honra

Também acho, e quebrou rachando uma torinha de lenha daquele jeito tradicional, um golpe para ela prender na torinha e outro forte com faca e torinha juntas. Me senti o próprio National Kid: "Mais rápido que o avião a jato e mais forte que o aço".

O resto das lâminas 440c que eu comprei não tem dado problema, mas são bem menores, estilo essas faquinhas que chamam de "hunter knife" e a alavanca durante o golpe é muito menor.

De qualquer maneira, nenhum facão aço carbono ou damasco que eu tenho quebrou até hoje com esforço muito maior. A fragilidade, diz a especificação do 440c foi a têmpera, se errar, ele quebra que nem vidro com choques mais fortes.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...