Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

(E) Quanto aquela ideia de juntar um pessoal e dividir o custo de alguns materiais, acho que seria legal fazer isso para comprarmos manta refratária para a forja, pelo que sei vendem rolos muito grande e é difícil conseguir retalhos, apenas uma ideia...

Estou pensando em dar um upgrade na minha "forja" (uma casinha de tijolos com um maçarico, haha) estou pensando em colocar os tijolos dentro de uma lata grande e preencher a volta com cimento refratário, e utilizar o mesmo maçarico apenas embutindo um soprador...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
ps: as facas do rodrigo sfreddo no knifenework( http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=58810 ) são algo inacreditável!!!

::ahhhh::::otemo::::otemo::::otemo::

Rafael,

Show de bola o trabalho desse artesão! Já havia ouvido falar mas só hoje vi as peças que ele produz pelo link que postou. Trabalho muito bonito mesmo!

Abraço!

Impressionante como ele agrega detalhes novos em facas clássicas sem perder a classe, dando estilo totalmente próprio, acabamentos e detalhes que só um artista sabe fazer, e quanto a qualidade não preciso nem comentar o cara é mastersmith!

Pra mim ele é o melhor "artista cuteleiro" do Brasil, sem desmerecer os outros...

Link para o comentário

• Membros de Honra
(E) Quanto aquela ideia de juntar um pessoal e dividir o custo de alguns materiais, acho que seria legal fazer isso para comprarmos manta refratária para a forja, pelo que sei vendem rolos muito grande e é difícil conseguir retalhos, apenas uma ideia...

Estou pensando em dar um upgrade na minha "forja" (uma casinha de tijolos com um maçarico, haha) estou pensando em colocar os tijolos dentro de uma lata grande e preencher a volta com cimento refratário, e utilizar o mesmo maçarico apenas embutindo um soprador...

Abraço

Qual manta você fala? A de fibra de rocha?

Link para o comentário

• Membros

Abraço

Manta cerâmica.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Abraço

Manta cerâmica.

Eu me enganei, quis dizer lã de rocha.

Eu postei um artigo de um pessoal do Rio (COPPE, e outro que não lembro)onde eles descrevem a construção de um forno elétrico para altas temperaturas usando um tubo de cerâmica para por a peça sob atmosfera inerte, uma resistência elétrica e tudo isso envolto por lâ de rocha e acondicionado em uma caixa de alumínio. Creio que a lã de rocha é apropriada para isso.

Eu perguntei porque existem 4 rolos enormes abandonados sendo desmanchados pela chuva de onde eu trabalho e acho que ninguém reclamaria se eu pedisse para cortar umas tiras das camadas mais internas.

Link para o comentário

• Membros

Manta cerâmica.

Eu me enganei, quis dizer lã de rocha.

Eu postei um artigo de um pessoal do Rio (COPPE, e outro que não lembro)onde eles descrevem a construção de um forno elétrico para altas temperaturas usando um tubo de cerâmica para por a peça sob atmosfera inerte, uma resistência elétrica e tudo isso envolto por lâ de rocha e acondicionado em uma caixa de alumínio. Creio que a lã de rocha é apropriada para isso.

Eu perguntei porque existem 4 rolos enormes abandonados sendo desmanchados pela chuva de onde eu trabalho e acho que ninguém reclamaria se eu pedisse para cortar umas tiras das camadas mais internas.

Interessante, Trauco, será que encontraríamos alguma utilidade para ela em alguma parte do processo? Sou fã de novas idéias. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Me corrija se eu estiver errado, pelo que li, esta lã aguenta por volta de 650 graus C. A manta cerâmica é mais resistente neste aspecto, suporta entre 1200 a 1500 graus C dependendo do tipo, da densidade e do fabricante. Pela falta de controle de temperatura destas forjas, em contato com a chama direta com injeção de ar, acredito que a lã derreteria. Para recozer uma peça, por volta de 650 graus C, já estaríamos trabalhando no limite do material; nem imagino o que aconteceria com um caldeamento, em torno de 1100 graus C. ::ahhhh:::wink:

Poderia até pensar em algum reforço com esta lã numa forja a carvão, sem contato direto com a brasa. Um complemento aos tijolos refratários. O que acha? Estou pensando em montar uma forja a carvão, por ser mais rápido e simples e ir preparando uma a gás com calma, a medida que encontro o material necessário.

Obrigado pela oferta, amigo!

Link para o comentário

• Membros de Honra

(E):

Estou repostando o PDF que havia postado no thread antigo de fornos do tópico "Facas, qual comprar?"

http://www.abcm.org.br/xi_creem/resumos/TF/CRE04-TF53.pdf

A parte relevante ao seu post é esta aqui

O objetivo deste trabalho é o dimensionamento e a construção dos

componentes de maior relevância de um forno elétrico tubular com potência de 2,5 kVA,

alimentado com tensão alternada de 220V para fornecer uma temperatura máxima de 1200ºC na

parte central do tubo, com uma oscilação máxima de 6ºC.

e também

O forno é construído em um tubo refratário (mistura de alumina e mulita) com diâmetro

interno de 40mm e comprimento de 600mm, que suporta uma resistor elétrico enrolado em

forma espiral externamente ao corpo do tubo refratário. O isolamento térmico é feito em lã de

rocha e o corpo do forno é construído em chapas e cantoneiras de alumínio.

Link para o comentário

• Membros

Que loucura! Rs! Se for isto, seu achado será excelente, Trauco. Me baseei em descritivos de empresas que fornece o material. Mas deve variar muito de fabricante para fabricante e os tipos para cada função.

Podíamos experimentar, não? Veja antes se permitem você cortar estas tiras, depois vemos a medida dentro da possibilidade.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Que loucura! Rs! Se for isto, seu achado será excelente, Trauco. Me baseei em descritivos de empresas que fornece o material. Mas deve variar muito de fabricante para fabricante e os tipos para cada função.

Podíamos experimentar, não? Veja antes se permitem você cortar estas tiras, depois vemos a medida dentro da possibilidade.

Esta noite choveu muito por aqui e hoje está com cara de mais chuva,a lã deve estar empapada, assim que secar eu vou pedir para cortar um pedaço ´para testes.

Link para o comentário

• Membros

Esta noite choveu muito por aqui e hoje está com cara de mais chuva,a lã deve estar empapada, assim que secar eu vou pedir para cortar um pedaço ´para testes.

Hm, legal! Tenta colocá-la em contato direto com a chama (de um lança-chamas ou maçarico), dentro de algum recipiente. Como irá medir a temperatura?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...