Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros

Comprei numa loja que vende artigos para selaria, vestuário, artigos em couro em geral. É uma loja aqui em Florianópolis - o site deles: http://www.casadocouro.com.br/site/

Não sei se vendem pela internet, nem sei se vale a pena comprar assim também, mas se falar com eles, pode citar meu nome. Eles são muito gente boas.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Buenas, não sou muito de rodeios, considero concluída a faca, decidi deixar a bainha na cor original do couro pois gosto da cor que ela pega com o tempo no manuseio, apenas tratei-a com silicone liquido para não agredir tanto a lamina e não puxar muita aguá, vamos ao que interessa, as foto:

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uJmt3pMK3p-yyGC1TjmYJ3dvhvu_RvQ_brYCgSyFiYhPkmqBiMRaO13PKcP9ewkongLjFY9HShgtSBpuZSPQPpAJtU9VCDdj8m66QxsMDov9T4cBXoxHDVQw.jpg

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82ve5OO6w_ZOYpVVOOBBHaK3FIJJXTnmBVZiEfaYW0psWFrV4g8irRdNbzmLRcA3cpHKeBVyOJxpBw3PT2E4LyS4AJtU9VDLpLJWoG9oU8RJFzUmrreLQ-tgcA.jpg

Pomo com moeda de 5 pesos uruguaios.

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s6JtUqnnqr4dw3QU38eXs0D_rL6O8jHhNBtHfnFhle4k99GWNopdjmHvrVEkd6zSc1GfrK7sK4b_25dRjUGxWwAJtU9VAbxQAvFyKJsE3PF7e-y5K1fJo6FQ.jpg

Aqui o detalhe desta falha que achei charmosa, e a gravação das iniciais do presenteado.

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82ub6IVP8FcAolfSZr54myhhFuhJIhDysbQouh1KLsjAu5Z37K3QUZwX_E9GsNhP8eNKxv4TrRefyExW3MpwoLmtAJtU9VC-SZf4ikPsW4XgRyIPCUrUj8TRtg.jpg

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sqchF6nupeHVzcBF2l5uXmB9YvdSydmKLbJuWmEEYAtjaM7OvEPDRqpKOXIN3eTTBFSUwBQhUYGOBKd-uZosxdAJtU9VCbkfuSMxyI8E8Cv2uvaiOf3CahIw.jpg

Bonus, ela e a irmã mais velha... haha ::lol3::

___

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vTHzQaccD62UpZ9gBngTTK3g6TiG7rt6AY6oMl2W5oPpRvfwTRdg4ZyY7VTv573C3BI40Rz3NIPlYOW6PVwYi-AJtU9VAP66AN1V8synQ705D_0Hl5mIAaKg.jpg

E aqui a minha primeira faca com a bainha nova (ainda em fase de acabamento)

___

Espero que tenham gostado, criticas são bem vindas...

Abraços!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Achei couro sola pra vender em retalhos em uma correaria/selaria bem conhecida aqui (camaquense), proximo passo para tentar fazer uma bainha bem tradicional é arranjar lonca de cavalo para tirar tentos e couro cru sovado (mas com sola da tbm), já até fiquei amigo do cara da correaria pra ele tentar conseguir isso pra mim mas ele falou que é complicado conseguir, e todas o produtos "tentiados" da loja são de artesãos e não da loja em si...

Rafael,

O problema do couro cru é que precisa remover a carne/colageno do lado do carnal numa máquina chamada escarnadeira e depois remover os pelos em banho químico seguido de máquina.

Isso, normalmente, você acha em curtumes.

Feito por artesãos, deve ficar caro, visto o trabalhão.

Aí perto de onde você mora tem/tinha um bem famoso, Curtume Lange. Se você for lá, deve arrumar uma peça com eles.

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Eu ja pensei em ir no curtume, mas decidi antes tentar achar o couro cru pronto, sai mas caro mas é bem feito, e uso pedaços pequenos nas bainhas...

E se não me engano o pelo não é removido com banho químico, é só raspado com uma faca, assim:

Mas antes tenho que aprender a trabalhar com os tentos, igual toda ajuda é bem vinda, obrigado trauco, e vamo que vamo!!

Abraços!

Link para o comentário

• Membros de Honra
Eu ja pensei em ir no curtume, mas decidi antes tentar achar o couro cru pronto, sai mas caro mas é bem feito, e uso pedaços pequenos nas bainhas...

No curtume deve ter ele pronto para o mercado de artesanato, selaria, etc, não custa assuntar. As vezes um couro com muito defeito (ferro, carrapato, etc) é retalhado e sai mais barato.

E se não me engano o pelo não é removido com banho químico, é só raspado com uma faca, assim:

Dá pra fazer de mais de um jeito, os curtumes colocam a pele no sulfeto de sódio (daí vem o cheiro de ovo podre dos efluentes) antes de raspar e aí ele sai fácil a mão ou na máquina. Na verdade, saía também do operário que lida com isso, deixando o coitado depilado da cintura pra baixo ::ahhhh::

O bom do sulfeto é que ele remove sem agredir muito a pele, o ruim é o fedor. Mas pra couro curtido de alta qualidade como o nobuck, não tem outra saída. Mas, de qualquer forma, em curtume eu acho que só tem o depilado a sulfeto.

Mas antes tenho que aprender a trabalhar com os tentos, igual toda ajuda é bem vinda, obrigado trauco, e vamo que vamo!!

Eu vi, uma vez, um sujeito fazendo um tento para construir um laço (de laçar rês), ele ia tirando uma fita em espiral do couro até o couro todo ser convertido em um tento. Depois dava uma retocada para ela ficar com a largura/espessura maisou menos constante. Muito difícil, acho que para tentos curtos e finos, como esses de fazer trança de cabo de relho e enfeites, é mais fácil de começar

Link para o comentário

• Membros

Bem pensado vou averiguar!!

Nem me fale no fedor a podre que fica, é impressionante... hahaha

Um amigo meu vai me conseguir um pedaço de lonca para mim aprender a tirar uns tentos e tal, exite um aparelho que facilita todo o trabalho e é fácil de fazer, tem vários projeto na internet...

Abraço

Link para o comentário

• Membros

Meu povo simplesmente desisto de achar molas de kombi usadas, revirei a cidade e fui parar no meio das estradas da 3 principais saídas de pelotas para ter uma ideia, para não voltar de mão abanando comprei 2 pedaços de mola de rural com +- 7mm de espessura e 5 cm de largura, pois foram as menores e mais finas que achei!!

Acho que vou tentar forjar elas ao invés de desbastar tudo, pelo menos assim poupo de "fuder" minha furadeira com serviços que ela não foi feita para desenvolver!

Restando só o angulo do fio para ela fazer! Assim que der compro uma esmirilhadeira!

abraço!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Rafael

Antigamente, kombi queimada no acostamento era a coisa mais comum, agora está ficando raro, o mercado de ferro velho tá mais esperto.

E as tesouras de tosquiar? Aí é região de ovinocultura de lã e carne, mesmo com a popularização das máquinas elétricas ainda deve ter um estoque de tesouras velhas de aço bom para se usar pra facas, não?

Link para o comentário

• Membros

Trauco tesoura de tosquia tem bastante, já to com umas duas "amarradas" com um amigo de Jaguarão, só to esperando ele ir pra fora e tal...

Mas elas só servem pra fazer faquinhas pequenas(verijeras), queria algo um pouco maior...

Realmente as tesouras dão belas facas principalmente as beem antigas importadas da Inglaterra ou Alemanha, e dependendo nem precisa refazer o Tratamento térmico, é só dar o fio sem tirar TT anterior e encabar a danada!

Hoje vem aqui em casa toma um mate comigo um amigo criador de cavalos crioulos que viu minha faca no facebook ta loco pra ver a faca e tal, vou ver se consigo com ele grosas de casquear cavalo velhas, elas tem um bom tamanho e geralmente são 1095, mesmo aço das limas!

Esse é o mesmo cara do causo que contei no outro tópico, ele comprou uma "solingen" por 400 e poucos reais em um rodeio crioulo... hahaha

A faca até que não é ruim, mas é falsa, e isso engana muita gente que paga 400 reais em uma faca de 200...

Abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...