Membros beto_ssa_ba Postado Março 7, 2007 Membros Postado Março 7, 2007 Hugo, eu sempre levo estas coisas q falei aí em cima, exceto o alicate fulti-funções, pois ainda ñ comprei e só estou usando um canivete bem chulé q tenho aqui... Quanto à pazinha, ela serve para um monte de coisas, como limpar o terreno, fazer a terra-planagem e canaletas ao redor da barraca para facilitar a drenagem do terreno em caso de chuva. Entretanto, considero que a principal função desta ferramenta é a ambiental , pois permite cavar um buraco para enterrar o carvão e as cinzas da fogueira, o q termina por apagá-la completamente, evitando focos de incêncio!! Outra coisa, enterrando os dejetos da fogueira, preserva-se ainda mais a estética do ambiente, pois outros aventureiros passarão pelo mesmo lugar e se sentirão felizes pelo nível de preservação local, pois o principal objetivo das atividades ao ar livre é apreciar a beleza natural das áreas. Outra função é realmente a de enterrar os rejeitos humanos, pois isto garante que as águas superficiais não carrearão os dejetos para os corpos hídricos, ou seja, o cocô não será "lavado" para os rios e lagoas, tornando impróprias para o consumo estas águas. E tem mais: ninguém irá pisar na "obra de arte dos outros", nem sentir aquele cheiro horrível ao passar por perto! DICA: fazer uma cova de pouco mais de um palmo de profundidades e sempre em lugares diferentes, pois assim o impacto ambiental ñ será concentrado num único ponto, mas sim ao redor de uma área maior; evitar lugares próximos de corpos hídricos; procurar marcar o lugar onde foi enterrado os dejetos, usando um graveto enfiado na vertical, para evitar q algum colega aventureiro tenha a surpresa de desenterrar o seu tesouro antes q o solo o depure... Citar
Membros de Honra murillus Postado Janeiro 11, 2008 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2008 DICA: fazer uma cova de pouco mais de um palmo de profundidades e sempre em lugares diferentes, pois assim o impacto ambiental ñ será concentrado num único ponto, mas sim ao redor de uma área maior; evitar lugares próximos de corpos hídricos; procurar marcar o lugar onde foi enterrado os dejetos, usando um graveto enfiado na vertical, para evitar q algum colega aventureiro tenha a surpresa de desenterrar o seu tesouro antes q o solo o depure... boa essa dica... Citar
Membros gapler Postado Janeiro 30, 2009 Membros Postado Janeiro 30, 2009 Pessoal: Apenas mais uma dica no tratamento dos excrementos: As fezes, ao serem expelidas, são cobertas por uma espécie de muco. Esse muco forma uma "capa protetora" que dificulta a decomposição final dos elementos. É sempre importante, antes de enterrá-los, usar um pedaço de pau para romper essa camada de muco - assim a absorção pelo solo é muito mais rápida. []s Rafael Citar
Membros waldyrneto Postado Fevereiro 24, 2009 Membros Postado Fevereiro 24, 2009 Bom, considerando acampar SEM carro, ou seja levando tudo nas costas: Os Espeques (ou varetas de fixar as barracas) eu fixo com a mão, com o pé ou no máximo com alguma pedra, mas é raro precisar. Gosto de levar um canivete Victorinox, mas realmente já tem coisas mais práticas, como aquelas ferramentas que tem até alicate. Mas um bom canivete dá conta do recado. Dependendo da trilha levo facão, mas não é regra. Gosto de levar umas cordinhas, silver tape, etc, pois tem mil e uma utilidades e podem ajudar em reparos simples na barraca, por exemplo. Citar
Membros marcelowillian Postado Maio 8, 2010 Membros Postado Maio 8, 2010 meu,eu recomendo uma faca de cabo inteiriço (full tang),um canivete multifuncional,uma pá de jardinagem e só (exceto o facão,que depende da trilha a ser feita) e levar tb umas pastilhas de combustível sólido!hehe Citar
Membros Morotin Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Salve! eu sempre usei só uma faca mesmo. agora uso um camivete guepardo com lanterna e pederneira, cortei lenha e fiz estacas com ele, muito bom, lanterna de um led muito eficiente e baixo consumo. usei uma pá picareta da guepardo que foi reprovada no teste, a pá entortou ao cavar. tenho uma pequena multi ferramentas da Mor, muito útil e a lâmina muito afiada, com lanterna de um led que salva no escuro, baixo consumo. machado e facão só para quem vai ficar semanas numa selva, martelo totalmente dispensável. bons acampamentos a todos! abraço. Citar
Membros Jean.RJ Postado Julho 3, 2011 Membros Postado Julho 3, 2011 Eu estou de acordo com a maioria de vcs em matéria de improvisar certas ferramentas, e acredito que para cada atividade, lugar e tempo, determinadas ferramentes são necessárias... Concordo com os nossos amigos beto_ssa_ba e Hugo no quesito PÁ, além de facilitar em muito o nosso trabalho, algumas são retráteis e ainda vem com uma picareta que é muito útil em determinados tipos de solos com terra batida... Devemos tentar deixar o local de bivaque ou camping (seja ele selvagem ou não) da mesma forma que o encontramos, é chato pra cacete vc encontrar ou pisar em um monte de bosta no local que vc está acampado... Ter esse tipo de conscientização só ajuda a manter preservado aquilo que amamos para nossas futuras gerações... OBS: se vc não tiver com grana pra comprar uma pá-retrátil dessas (em média uns 40 reais) uma pazinha de jardineiro faz o mesmo trabalho e custa bem menos (uns 8 reais no máximo) além de pesar menos no bolso e na bolsa tbém...rsrsrs ( a retrátil pesa +- 750grs e a de jardineiro 120 grs). Abraços a todos... Citar
Membros skymanrj Postado Julho 18, 2011 Membros Postado Julho 18, 2011 Um item extremamente util no kit de ferramentas é a filta tipo "silver tape" essa faz milagres. Não precisa ser o rolo inteiro, um bom pedaço enrolado em um palitinho já basta. Seja para concertar um furo na barraca ou uma vareta quebrada até colar a bota que está descolando o solado. Sempre tenho no kit Abs Citar
Membros Morotin Postado Julho 20, 2011 Membros Postado Julho 20, 2011 Salve! boa ideia a fita silver tape! sempre levo e já quebrou o galho duas vezes com a quebra das varetas da barraca... muito útil! abraço Citar
Membros Véio du Mato Postado Agosto 12, 2011 Membros Postado Agosto 12, 2011 Aí vai uma dica para levar o silver tape enrrole uns 80cm num cartão de crédito velho, assim você pode levar a fita sem ocupar espaço, dá até para levar na carteira. Outra, mas essa é para os moradores, esse tópico de ferramentas e multi-tools combina mais com canivete e facas. Inté ... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.