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Valeu Marcos!

 

Alguem sabe se eu comprar uma passagem de Buenos Aires/Ushuaia pela Aerolineas da Argentina, eu tenho perigo de ser barrado no aeroporto na hora de embarcar?

 

Porque no site eles falam que estrangeiros tem que comprar no site do respectivo país, sendo que é mais que o dobro do preço que no site argentino.

 

 

obrigado! :wink:

 

Você pode comprar direto no site da Lanchile, que também faz Ushuaia. No da Aerolineas, vc reserva e retira a passagem em uma loja da empresa no Brasil.

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Pessoal,

 

Daqui 33 dias saímos em direção à Patagônia, de uno, de novo. Estive lendo os relatos recente deste forum e gostaria de saber da Júnia Pimenta e do Adriano Klein, se foi exigida a carteira de habilitação internacional no Chile. Ano passado fomos ao Atacama e ouvimos um boato de que no Chile passaria a ser como na Argentina e Uruguay, somente a CNH basta. Sabem alguma coisa disso?

 

Outra coisa. Existem postos de abastecimento entre El Chalten e Bajo Caracoles na Ruta 40? Eu queria fazer esse trajeto, mas sempre me desetimulavam por causa do Uno e da falta de postos, mas pelo o que tenho lido alguns já fizeram esse trajeto de Uno. Vcs tem algo a dizer sobre isso?

 

Aproveito para divulgar meu blog de viagens http://unoencadalugar.blogspot.com

 

Grande abraço a todos!

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Prezados

 

É importante não esquecer de dar as dicas (atualizadas e fresquinhas) após a viagem. Este site orienta muitas pessoas, a maioria como leitor anônimo, e em muito tem me ajudado. Cheguei há 2 dias de um roteiro por El Calafate, Chalten, Torres Del Paine, Punta Arenas e Ushuaia. Alugamos um carro (em 4 pessoas) na 1ª e entregamos na última dessas cidades. Então segue algumas respostas sobre dúvidas postadas nesse tópico e mais algumas dicas.

 

Levei dinheiro em reais e fiz o câmbio, um pouco no bco de La Nación no aeroporto de Bs Aires a $1,46 e uma boa parte no centro, na Rua Sarmiento, 444 (fica a 2 quadras da Rua Florida), a $1,52, onde comprei um pouco de pesos chilenos também a um bom câmbio. Em Punta Arenas e Puerto Natales, achei o câmbio desfavorável, $180 e $200 por um real (o que dá 5 x 1 a relação peso chileno x real, qdo o normal é em torno de 4 x 1) e $160 chilenos por um peso argentino.

 

Como não conhecíamos este trajeto, pudemos palmilhar o caminho dirigindo e parando onde queríamos. Mas para quem pretende alugar carro, fica bem mais barato retirar e entregar na mesma cidade e fazer os trechos entre cidades por ônibus ou avião (nesse caso comprando as passagens com dois meses de antecedência – Punta Arenas a Ushuaia estava a U$74,00 dólares em Outubro pela Lanchile). Uma opção que sairia a metade dos custos, em nosso caso, seria alugar em El Calafate e rodar entre o glaciar Perito Moreno e El Chalten. Em 4 pessoas, creio que o custo seria menor que os transfers para esses lugares. Alugar outro em Puerto Natales e rodar por Punta Arenas e Torres Del Paine e alugar um para rodar Ushuaia e arredores (encontramos um casal de portugueses fazendo isto).

 

Encontramos gasolina em todas as cidades por onde passamos. Com exceção de El Chalten, onde o preço, pelo o que me lembro, beirava os $3,00 pesos, no restante os preços variaram de $2,18 a $2,60 na Argentina (inclusive Ushuaia) e $470 a $520 no Chile. Em qualquer das cidades, o preço era menor que a gasolina no Brasil.

 

Em El Calafate e Chalten os preços são em dólar, mesmo quando convertidos para pesos. Como o dólar subiu para $3,5 para os argentinos, eles repassaram para a alimentação, hospedagem e transporte, encarecendo em muito essas cidades (que vive de turistas europeus). O ticket para o Parque dos Glaciares, para visitar o Perito Moreno, subiu de $40 para $60 pesos no dia 06/01/09 e o barco para o passeio em frente esta geleira subiu de $35 para $50 pesos. O passeio pelos glaciares do Lago Argentino além de caro já não compensa, pois só é possível se aproximar até 12km de barco do Upsala, devido aos icebergs no verão.

 

As estradas estão bem pavimentadas (asfalto na Argentina e cimento no Chile), com exceção de 30 kms de cascalho (rípio) entre Calafate e Chalten, que estão em bom estado e sendo asfaltados. De Chalten para o norte, rumo a Bariloche, não fomos, mas só aconselham ir com carros grandes (camionetes) devido aos 400 kms de rípio. Além desses 30 kms, pegamos trechos de rípio em T.del Paine (cerca de 200 kms incluindo o caminho novo P.Natales – T.d.Paine) e no caminho para Ushuaia (107 kms). Indo com cuidado, não é preciso proteção extra para o carro, pois esses trechos estavam em bom estado e sendo pavimentados. Para o sul de Calafate, evitamos o rípio indo por Esperança – é bem rápido.

 

Com exceção do passo fronteiriço para Ushuaia, que não fecha, o restante por onde passamos fecha às 20hs, sendo importante programar-se para não ter de dormir na estrada.

 

Dormir nos refúgios de T.del Paine sai o dobro do preço em relação a média dos hostales de P.Natales. Qto às Hosterias, os preços são mesmo estratosféricos. Compensa fazer a base em P. Natales, sair bem cedo de carro e retornar no mesmo dia. Se quiser, volte nos dias seguintes ao parque. Está pavimentado até Serro Castilho (o caminho velho).

 

Em Punta Arenas, além das pinguineras, vale a pena visitar a Zona Franca (roupas e eletrônicos a 1/3 do preço no Brasil).

 

Para Ushuaia, o caminho por Punta Delgada é mais longo, mas dura o mesmo que por Porvenir. No primeiro, o cruzamento do Estreito de Magalhães dura cerca de meia hora e no segundo duas horas e meia. Neste último ainda há o problema dos ventos fortes que balançam muito o ferri e por mais tempo, e ainda são cerca de 170 kms de rípio de Porvenir até a fronteira (San Sebastian). São 10 a 12 horas de Punta Arenas a Ushuaia. No posto do YPF de Tolhuin tem uma lanchonete com um menu a $15,00 pesos que é uma super refeição.

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Daqui 33 dias saímos em direção à Patagônia, de uno, de novo. Estive lendo os relatos recente deste forum e gostaria de saber da Júnia Pimenta e do Adriano Klein, se foi exigida a carteira de habilitação internacional no Chile. Ano passado fomos ao Atacama e ouvimos um boato de que no Chile passaria a ser como na Argentina e Uruguay, somente a CNH basta. Sabem alguma coisa disso?

 

Outra coisa. Existem postos de abastecimento entre El Chalten e Bajo Caracoles na Ruta 40? Eu queria fazer esse trajeto, mas sempre me desetimulavam por causa do Uno e da falta de postos, mas pelo o que tenho lido alguns já fizeram esse trajeto de Uno. Vcs tem algo a dizer sobre isso?

 

Aproveito para divulgar meu blog de viagens http://unoencadalugar.blogspot.com

 

Grande abraço a todos!

 

Completando a mensagem acima, fomos parados pelos carabineiros na saída de Puerto Natales para Punta Arenas. Conferiram a documentação do carro, que estava alugado em nome de uma pessoa que não estava dirigindo naquele momento. Conferiram a carteira de habilitação da motorista, que não era a internacional, e mandaram seguir em frente.

 

Encontramos gasolina em El Chalten e em Esperança, além de Calafate.

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Já, já Anderson, em poucos dias começamos mais uma trip ;o)

 

Pegepa, obrigado pelas dicas, com certeza são muito valiosas para todos os que visitam o forum,vou usar algumas para afinar meu roteiro.

 

É verdade que está mais cara a Argentina, mas ainda assim está valendo muito para nós brasileiros.Prometo novas dicas na volta.

 

Grande abraço,

 

Rodrigo Barneche

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Pessoal,

 

Daqui 33 dias saímos em direção à Patagônia, de uno, de novo. Estive lendo os relatos recente deste forum e gostaria de saber da Júnia Pimenta e do Adriano Klein, se foi exigida a carteira de habilitação internacional no Chile. Ano passado fomos ao Atacama e ouvimos um boato de que no Chile passaria a ser como na Argentina e Uruguay, somente a CNH basta. Sabem alguma coisa disso?

 

Outra coisa. Existem postos de abastecimento entre El Chalten e Bajo Caracoles na Ruta 40? Eu queria fazer esse trajeto, mas sempre me desetimulavam por causa do Uno e da falta de postos, mas pelo o que tenho lido alguns já fizeram esse trajeto de Uno. Vcs tem algo a dizer sobre isso?

 

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Olá...

Em relação a carteira de motorista....não exigiram a carteira internacional...( e eu tbem nem tenho!)...mas fomos parados inumeras vezes tanto na Argentina qto no Chile e não criaram problemas...aliás...foram sempre MUITO simpaticos e atenciosos..

 

Sobre a Ruta 40...wel...não passei por ela...depois da região de El Calafate e arredores, descemos novamente até Rio Gallegos e subi novamente toda a ruta 3...

 

Sobre abastecimento....vou dar sempre a dica de que independente de como estiver o seu tanque ( pela metade ou quase cheio, não importa)...abasteca SEMPRE qdo achar um posto....sempre!!!!!!!!!

Chegamos a ficar quase sem combustível por duas vezes....

Da cidade de Rio Grande ( pouco acima de Ushuaia) até Puerto Natales não havia UM ÚNICO POSTO DE ABASTECIMENTO FUNCIONANDO...nenhum!!!!!!! Não fiquei na estrada pq a autonomia do meu carro é MUITO boa...pq se não tinha me ferrado e ficado sei lá quanto tempo cozinhando naquele sol.

 

Outro lugar em que havia dois postos de abstecimento fechados foi no trajeto Puerto MAdryn a Rio Gallegos...cheguei no fim da reserva....f*&%$!

 

 

No mais...as informações acima sobre os trajetos com rípio estão corretíssimas....

 

[]s.JP

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Olá Júnia,

 

Essa coisa de combustível é realmente séria, por isso minhas dúvidas. Em 2007 nós também quase ficamos sem combustível na Ruta 25, porque um dos postos que aparecia no mapa já não existia havia algum tempo. Rodamos 100 km fazendo e refazendo cálculos de abastecimento e rendimento para ver se ia dar pra chegar em Tecka. Pelos números não dava por pouco, mas ainda assim conseguimos chegar no "cheiro" da gasolina.

 

Valeram as dicas.

 

Um abraço,

 

Rodrigo

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