Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

1o. DIA - SÃO PAULO A FOZ DO IGUAÇÚ (Quinta-feira 05.01.2012)

Entrei de férias na segunda 2 de janeiro e três dias depois ainda não havia decidido para onde ir.

Finalmente, nessa quinta 5, lá pelas 11:30 da manhã, decidi ir, após pesquisar horários na net, para Cataratas, um lugar que me encanta e fascina.

Já estive lá um monte de vezes, mas gosto sempre de voltar para ver as quedas d'água, a Garganta do Diabo e poder comer um "bife de chorizo" ou um "sandwich de milanesa", acompanhado de vinho ou de um "pomelo Paso de Los Toros" (refrigerante) em Puerto Iguazú, na Argentina

Fiz rapidamente minha pequena mochila e me "mandei" para o Terminal da Barra Funda.

Às 16:00 peguei um ònibus da Pluma, preparado para enfrentar os 1.000 km de distância.

Horário "previsto" de chegada: 08:05, ou seja, 14 horas de viagem.

Preço da passagem (ida) R$.161,00.

Ònibus convencional, mas com poucos passageiros.

Quem conhece a Pluma, sabe o que enfrentará. É uma empresa que nos últimos anos vem se modernizando, mas que ainda continua com alguns ônibus velhos.

Para mim isso foi o menos importante.

Viagem com uma mochila nas costas não tem graça nem é viagem se não há problemas, momentos e situações no caminho, para contar e relembrar na volta.

Saiu de São Paulo pela Castelo Branco e após parada rápida em Sorocaba pegou a Raposo do Tavares.

Primeira parada forçada, devido a um acidente de trânsito. Ficamos quase uma hora sem andar.

Continuamos para Guarapuava, no Paraná.

2o. DIA - FOZ DO IGUAÇÚ e CIUDAD DEL ESTE (Sexta-feira 06.01.2012)

Após passar por Cascavel e Medianeira, cheguei a Foz às 10:30, duas horas após o previsto.

Devo reconhecer que a viagem foi boa. Boa para quem gosta e está acostumado!

Na Rodoviária procurei o serviço de turismo e pedi orientação sobre onde me alojar.

Escolhi um Hostal no centro da cidade, perto do Terminal Urbano.

Chama-se Katharina House e fica na rua Tarobá 952. Em quarto coletivo com seis beliches e banheiro exclusivo, custa R$.40,00 por pesoa (diária), o que equivale a 80 pesos argentinos ou menos de US$.30. Café da manhã incluso na diária.

Excelente Hostal!!! Limpo, simpático, agradável e com uma equipe atenciosa. Consta no guia "Lonely Planet". Não tenho a menor dúvuda em recomendar!!!

Para chegar lá, peguei um ônibus comum do lado de fora da rodovía que me levou até o terminal urbano. Preço da passagem R$.2,60.

Após deixar minha mochila no hostal, almocei (R$.12 o quilo) e logo depois fui até o terminal urbano, a umas duas quadras de distância, onde peguei um ònibus comum para Ciudad del Este. Preço da passagem RS.4,00. A tarifa pode ser paga em reais, pesos argentinos ou guaranies.

Ciudad del Este, devo reconhecer, é um mistério para mim. Conheço apenas a avenida principal e somente numa extensão de no máxmo entre seiscentos a setecentos metros. O que eu sei é que aquilo é uma espécie de 25 de Março em São Paulo ou Saara no Rio de Janeiro, mas muito maior.

Andei por lá, olhei algumas coisas que me interessavam para saber preço e sem comprar nada voltei para Foz e para o Hostal.

O calor era infernal, algo normal nesta época do ano naquela região.

No começo da noite, com a temperatura mais amena, curti o bar do Hostal. Gente de várias nacionalidades e até uma moça argentina interpretou músicas do seu pais.

3o. DIA - FOZ DO IGUAÇÚ - PUERTO IGUAZÚ - CATARATAS ARGENTINAS - FOZ - CURITIBA (Sábado 07.01.2012)

Logo cedo, às 07:30, peguei na frente do Hostal um ònibus comum para Puerto Iguazú na Argentina. Preço da passagem R$.4,00.

O ònibus pára na fronteira argentina, o que não ocorre no Paraguay quando se vai apenas a Ciudad del Este, e é necessário apresentar carteira de identidade (ORIGINAL) ou passaporte. NENHUM OUTRO DOCUMENTO BRASILEIRO, FORA OS MENCIONADOS, É ACEITO! Sem isso, não há nem choro nem vela! Não se atravessa e volta atrás para Foz!

Todo mundo desceu do ônibus, mas quando retornamos cadê o ditocujo? Havia ido embora! Para não ter que esperar o próximo (dizem que não precisa pagar de novo), peguei um ònibus argentino e continuei até a rodoviária de Puerto Iguazú.

Peguei outro bus, lá mesmo, e finalmente arribei ao Parque Nacional.

A infraestrutura é excelente! Num trenzinho elétrico, que vai pela floresta, é necessário descer numa das das estações e caminhar por passarelas pelo rio até a Garganta do Diabo.

Esta parte do passeio é a coisa mais fantástica que existe!!!

A gente chega em cima e do lado da queda mais espetacular das Cataratas.

Já estive do lado brasileiro, mas o melhor de tudo, que é este passeio e esta vista, fica na Argentina.

Do lado brasileiro, a vista é maravilhosa, mas parece mais um cartão postal. Jà no lado argentino, a gente sente como se estivesse dentro das Cataratas.

Para mim, isto e o passeio de barco da Macuco Safari (que fiz há uns sete anos atrás) são as melhores coisas que há em Cataratas. Nunca peguei o helicóptero, assim que não sei como que é, mas a vista também deve ser fantástica.

Voltei a Puerto Iguazú, comi meu famoso sanduiche de milanesa, tomei pomelo Paso de los Toros, peguei um ônibus para Foz (os ônibus argentinos que atravessam a fronteira são muito melhores do que os brasileiros, tem até ar condicionado), cheguei no Terminal Urbano e de lá continuei para a rodoviária, onde embarquei às 21:40 na Viação Catarinense para Curitiba (Preço: R$.117,65). Uma boa dica é que por R$.6,00 se pode tomar banho (no banheiro, claro!) na rodoviária, com sabão, toalha e pente inclusos no preço.

4o. DIA - CURITIBA - SÃO PAULO (Domingo 08.01.2012)

As 07:30 cheguei na minha cidade. Fiquei algumas horas, resolvi algumas coisas e depois do almoço peguei um ônibus da Cometa com destino a São Paulo (seis horas de viagem e a tarifa é de R$.64,50).

Os 408 km de estrada entre Curitiba e São Paulo conheço como a palma da mão. Sem exageros, acho que devo haver percorrido mais de 500 vezes. Conheço cada curva do caminho e se duvidar cada árvore. Já fiz de carro e de ônibus de manhã, de tarde e de noite. Ja fui a São Paulo para pegar um pessoal amigo e voltei pra trás na mesma hora. Apesar disso, há uma coisa que me tira do sério: a entrada de São Paulo! O ônibus demorou cinco horas até o Taboão da Serra e MAIS UMA HORA para chegar na rodoviária do Tietê! E isso que era domingo!!! A entrada da rodoviaria, na marginal, estava congestionada...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...