Colaboradores Mau-santos Postado Outubro 23, 2009 Colaboradores Postado Outubro 23, 2009 Sei que é possível mergulhar em qualquer lugar dependendo do seu nível de experiência... A única coisa que realmente importa é que tenha a formação e a experiência necessária para mergulhar... E que esteja acompanhado de um parceiro ao mergulhar... De uns anos pra cá intensificou-se um ramo do mergulho voltado para a autosuficiência em mergulhos solo. Eu mesmo já fiz alguns, não dentro dessa filosofia, mas apenas como consequência de alguma necessidade surgida durante a operação, como procurar alguma dupla de mergulhadores faltantes no barco, apoitamento de embarcação, busca e recuperação de equipamento caído, e por aí vai. Mesmo assim, reconheço que o risco é alto demais pra valer a pena essa atividade como rotina. Mergulho em dupla é fundamental pra que a atividade continue a dar prazer e mantenha baixos índices de risco.
Membros de Honra murillus Postado Outubro 23, 2009 Autor Membros de Honra Postado Outubro 23, 2009 concordo ja fiz mergulho solo porem era conhecedor do lugar que estava ja um mergulhador se perdeu e apanhado por uma corrente foi parar a mais de 500m do barco
Membros de Honra xaliba Postado Outubro 24, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 24, 2009 Q eu saiba mergulhador basico de qquer operadora pode mergulhar sozinho pois em teoria ja tem o conhecimento minimo para nao se matar usando o equipo. so pra esclarecer eu quero dizer 'sozinho' sem a presenca de alguem q tenha q te guiar. A regra de mergulhar em dupla continua valendo pois no mergulho recreativo turistico esse eh o procedimento padrao de seguranca. Qto a fazer mergulho solo eu diria q aproximadamente um terco de todos meus mergulhos na vida foram solo e aprox metade destes em lugares em q eu nunca havia estado. Nao recomendo q ninguem faca isso, mas eh necessario experiencia e os procedimentos de seguranca especialmente com relacao a nao ficar sem ar no meio do caminho e saber voltar pro barco sem se perder devem ser redobrados, talvez quadruplicados. Um erro aqui outro ali fazem vc ficar mais esperto e auto-suficiente.
Membros de Honra xaliba Postado Outubro 24, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 24, 2009 Se for parar pra pensar, na prática a gente se obriga a ignorar alguns stands em nome da segurança. mauricio, me ilumine, que situacoes te obrigariam a ignorar standards em nome da seguranca??
Colaboradores Mau-santos Postado Outubro 26, 2009 Colaboradores Postado Outubro 26, 2009 Se for parar pra pensar, na prática a gente se obriga a ignorar alguns stands em nome da segurança. mauricio, me ilumine, que situacoes te obrigariam a ignorar standards em nome da seguranca?? Fala Xaliba! Eu me referia à possibilidade de permitir ao mergulhador básico mergulhar sem um dive master coladinho nele. Na Lage a gente não costumava permitir isso. Algumas vezes, qdo conhecíamos o mergulhador, e sabíamos que ele era "aprontador", mesmo que ele fosse avançado a gente botava pra cair na água com um dive master de olho. Foi nesse quesito q comentei sobre ignorar stands em nome da segurança. Feito?! :'>
Membros de Honra xaliba Postado Outubro 26, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 26, 2009 Acho q entendi, vc quer dizer 'ignorar standards' por nao permitir q ele mergulhe sozinho mesmo q a certificacao dele, ao menos em teoria, permita isso? Se for isso vc nao esta ignorando nenhum standard, so esta adicionando o seu bom senso na historia, coisa q esta totalmente prevista na regra pois vc q eh o profissional ali, portanto vc nao esta ignorando nada nao. abs
Colaboradores Mau-santos Postado Outubro 26, 2009 Colaboradores Postado Outubro 26, 2009 É exatamente isso, Xaliba. Cabe ao profissional do mergulho avaliar as condições de mar e determinar o que é mais seguro para os mergulhadores sobre sua supervisão, mesmo que isso faça com que mergulhadores certificados para determinadas ações fiquem impedidos de fazê-lo. Segurança em primeiro lugar, sempre!
Membros de Honra murillus Postado Novembro 6, 2009 Autor Membros de Honra Postado Novembro 6, 2009 Cabe ao profissional do mergulho avaliar as condições de mar e determinar o que é mais seguro para os mergulhadores sobre sua supervisão Segurança em primeiro lugar, sempre! disse tudo
Posts Recomendados