Membros Carol.Br Postado Janeiro 13, 2012 Membros Postado Janeiro 13, 2012 (editado) Bem, como sempre utilizei o mochileiros.com para organizar diversas viagens, me vejo na obrigação de contribuir com as informações e observações acerca da minha última viagem. Pra começar, alguns dados básicos: Nº de pessoas: 2 (casal) Países visitados: Portugal, Espanha e França Período de viagem: 11/10/2011 a 01/11/2011 Espécie de viagem: Foi uma viagem em casal, logo não buscamos noitadas! Foi uma viagem bastante cultural! Tipo de hospedagem: hostels, Hospedaria e hotéis. Ficamos sempre em quarto duplo privativo e na enorme maioria das vezes com banheiro privativo também (com exceção do hostel no Porto). Sites de pesquisa utilizados: http://www.decolar.com, http://www.tripadvisor.com, http://www.spain.info/pt_BR, http://www.mochileiros.com, dentre outros Guias de viagem consultados: Key Guide: Portugal, 2011 (muito bom), Fodors Spain 2010 (mt bom), Lonely Planet encounter Paris (bom), Guia passo a passo Paris, 2010 (bom), Top 10 andalucía and costa del sol, 2010 (bom/razoável). Conselhos Iniciais: * Programar-se com bastante antecedência: Programe-se com mt antecedência. Eu comecei a organizar a viagem com 6 meses de antecedência e não tive problema para fazer reservas etc. * Viajar em baixa temporada: Busque sempre viajar em baixa temporada. Lembre-se de procurar o calendário local para ver também feriados nacionais, que podem acabar aumentando os preços de hospedagem etc. Fique atento também a grandes eventos nas cidades, como festivais de música, que acabam encarecendo o valor das diárias de hotéis, além de deixar a cidade lotada. * Cuidado com a chegada em cidades pequenas: Evite de chegar aos domingos (ou feriados) em cidades pequenas, pois o comércio estará fechado e vc poderá ter dificuldades para se alimentar e se locomover.É claro q cidades turísticas, vc raramente encontrará esse tipo de problema. * Fique atento às compras em sites de oferta como Expedia, Orbitz, Decolar,Booking, Priceline. Leia sempre muito bem antes de fazer a reserva, pois mesmo havendo a menção à "cancelamento gratuito" por haver a necessidade de algum depósito para garantir a reserva. Confira sempre as informações sobre política de cancelamento e necessidade de pré-pagamento ou depósito ao tempo da reserva. * Utilize sempre o tripadvisor para verificar a qualificação do hotel ou hostel escolhido!!! Editado Janeiro 13, 2012 por Visitante Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 13, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 13, 2012 ROTEIRO * Programação * 11/out terça Rio-Porto 12/out quar Porto 13/out quin Porto 14/out sex Porto-Coimbra-Batalha 15/out sab Batalha-Alcobaça-Óbidos 16/out dom Óbidos-Lisboa 17/out seg Lisboa-Sintra-Lisboa 18/out terça Lisboa 19/out quar Lisboa 20/out quin Lisboa-Sevilla 21/out sex Sevilla 22/out sab Sevilla-Ronda-Sevilla 23/out dom Sevilla-Córdoba 24/out seg Córdoba-Granada 25/out terça Granada 26/out quar Granada-Paris 27/out quin Paris 28/out sex Paris 29/out sab Paris 30/out dom Paris 31/out seg Paris 01/nov terça Paris-Rio Esse roteiro original continha algumas diferenças, tais como: * Pernoite em Coimbra: Pretendíamos pernoitar em Coimbra,e tínhamos inclusive reserva no Ibis. Contudo, poucos dias antes da viagem, resolvemos seguir pernoitar em Batalha,o que foi mt acertado. Conseguimos cancelar sem qualquer custo o hotel em Coimbra e conseguimos um ótimo hotel em Batalha. *Pernoite em Óbidos: Não iríamos pernoitar em Óbidos do dia 16/10-17/10,mas seguiríamos direto à Lisboa.Contudo, acabamos optando por essa alteração para a viagem não ficar mt corrida e não nos arrependemos. * Cascais e Estoril: Durante os dias em Lisboa, pretendíamos visitar Cascais e Estoril, contudo resolvemos aproveitar mais Lisboa e deixamos esses locais para uma próxima ida à Portugal. Alterações ao roteiro inicial são normais! Não se pode ficar engessado a um roteiro pré-determinado!! Durante a viagem, fazemos descobertas e novas coisas despertam o nosso interesse. Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 13, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 13, 2012 (editado) PASSAGEM AÉREA E DESLOCAMENTOS INTERNOS NA EUROPA OBS: Alguns preços estão em real (antecidos de R$,obviamente!) e os demais em euro. Trecho Meio de transporte Valor pago/Pessoa Rio-Porto;Paris-Rio Avião/Ibéria R$ 1.642,57 Lisboa-Sintra-Lisboa Trem 0 (incluído no Lisboa Card) Lisboa-Sevilla Avião/TAP $ 99,00 Sevilla-Córdoba Trem/Renfe $ 10,63 Córdoba-Granada Trem/Renfe $ 34,00 Granada-Paris Avião/Vueling R$ 327,02 Incluída a taxa para despachar mala e reservar assento Rio-Porto;Paris-Rio Bem, acabei optando pela Ibéria (companhia espanhola) e nunca havia viajado por ela. Antes de viajar ,ouvi diversos comentários sobre atrasos e extravio de bagagem em relação à Ibéria. Inegavelmente o preço pago foi mt bom, pois a chegada e saída da Europa eram de cidades diferentes, o que encarece as passagens aéreas. Contudo, não gostei do serviço da Ibéria. Pra começar, eu tinha uma conexão em Madrid para o Porto e simplesmente eu já saí do Rio, sabendo que havia perdido a conexão, porque o vôo estava 1h e 15 min atrasado. Quando fui pedir explicações aos funcionários do check in no Rio (pq ninguém havia me avisado que eu já havia perdido a conexão para o Porto, mesmo antes de sair do Brasil), o funcionário da equipe de solo da Ibéria me disse que ele achava q eu ia perder mesmo, mas q era normal, pq o espaço de tempo entre o avião chegar no RJ (vindo da Europa) e sair do RJ é mt curto mesmo ! Poxa, se isso era tão provável de acontecer, pq colocam uma conexão tão apertada assim. Pra continuar o "drama, foi bastante confusa a entrada na aeronave. Toda hora tinha q formar fila pra diferentes coisas...fila no corredor interno que dá entrada ao "minhocão" do avião, fila no portão de embarque...ninguém sabia explicar nada..Na volta (no aeroporto de Paris) foi a mesma coisa: atrasos e confusã serviço de bordo é normal (sem críticas positivas ou negativas), exceto pela "simpatia" espanhola dos comissários de bordo e aeromoças...Os espanhóis (exceto os do Sul da Espanha) não são mt agradáveis, pelo menos eu também tive a mesma impressão quando fui à Madrid e Barcelona no ano passado. Felizmente eu não tive bagagem extraviada em nenum trecho da viagem! Na época q eu comprei a passagem, fiz ampla pesquisa em diversas cias e a passagem na AirFrance era R$ 200,00 mais caro..Na épcoca optei pela Ibéria em razão dos custos q eu iria enfrentar.. Hoje, pensando friamente, eu teria comprado a passagem pela AirFrance, pois achei o serviço superior (fui à Espanha no ano passado pela AirFrance) e incrivelmente os comissários de bordo franceses eram simpáticos!!! L Editado Janeiro 13, 2012 por Visitante Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 13, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 13, 2012 (editado) Lisboa-Sintra-Lisboa Viajei de trem e não paguei a passagem, pois estava incluída no Lisboa Card (é um passe turístico de Lisboa, que inclui o transporte urbano e diversas atrações na cidade. Mas,depois eu falo dele!!!) O trem demorou uns 40 min e foi ótimo! Lisboa-Sevilla Viajei de TAP e não paguei um bom preço, mas sabia disso.A minha preocupação era a bagagem,por isso comprei uma passagem de avião mais cara, que me deixava despachar uma mala de até 23 kg.A minha mala quando deixei Portugal estava em 27kg e a funcionária do check da TAP no aeroporto de Lisboa me fez ir à balança de bagagem para tirar o peso excedente e colocar na mala do meu namorado que tinha alguns kilos a menos ! Mt chato isso, mas tive que respeitar! Nada de pagar excesso de bagagem, q é um absurdo. Para evitar esse tipo de problema, eu poderia ter pego um trem da RENFE (companhia espanhola) de Lisboa a Sevilla, mas achei mt contra-mão,pq o trem passa por Madrid (centro/norte da Espanha) e para depois descer para Sevilla que fica no sul. Eu cheguei a buscar outras cias low fare na Europa (vueling, easyjet etc), mas pelas razões acima acabei optando pela TAP. Ah, um detalhe desta viagem: o avião era de um empresa pequena da TAP (Portugália) e o avião era minúsculo (menor do q o avião q eu peguei para voar Curaçao-Aruba!!) e tinha 2 fileiras de poltronas: uma com 2 assentos e outra com 1 assento, o que me pareceu mt esquisito!!hahah Sevilla-Córdoba e Córdoba-Granada Fiz estes trajetos pela RENFE (a companhia ferroviária espanhola), q eu considero ótima, embora os preços não sejam tão baratos. Eu já conhecia a RENFE, pois fiz viagens internas na Espanha no ano passado (Madrid-Toledo e Madrid-Segovia) e já tinha gostado do serviço. Comprei as passagens (categoria turista) nas estações de trem: Em Sevilla com 1 dia de antecedência (não tive nenhum problema) e em Córdoba, assim q eu cheguei nesta cidade, vindo de Sevilla. Viajar de trem é mt bom,pq além de ser rápido e poder desfrutar da paisagem, não temos que nos preocupar em pagar excesso de bagagem. Contudo, confesso que foi um saco encontrar lugar para colocar a mala!! Ah, e tenha sempre o canhoto da passagem à mão, pois são comuns as inspeções dos fiscais nos trens. Granada-Paris Acabei comprando a passagem meses antes de viajar à Europa e acabei optando pela Vueling (acho q é uma empresa lowcost/lowfare da Ibéria). No momento da compra acabei pagando $22,00 para despachar uma mala de até 23kg, assim como paguei $ 10,00 para reservar um assento, que me proporcionasse o direito de "movimentar as pernas durante o vôo". Eu também já conhecia a Vueling (já havia feito uma viagem no ano passado Madrid-Barcelona) e tinha aprovado. É uma cia normal, tipo a GOl aqui do Brasil. Não oferece serviço de bordo (toda a bebida e comida é paga e mt cara!) e poltrona q paguei era normal, nada de especial !Acho q não pagaria novamente esses $ 10,00.A viagem foi normal e não extraviaram a minha bagagem. O chato foi ter q fazer conexão em Barcelona pra chegar em Paris,mas td bem. SObre o valor pago para despachar bagagem, acabei oprtando por pagar desde o momento da compra da passagem pela internet. Jà presenciei algumas cenas constrangedoras de gente tendo que colocar a mala numa "forma"na hora de entrar no avião para saber se poderia ser considerada bagagem de mão. E já vi gente tendo que pagar U$ 70,00 para despachar uma mala na hora do embarque ...então , resolvi me precaver...Isso é mt comum na Europa. Embora não seja difícil encontrar passagens aéreas por valores ridículos, como $ 10,00 $ 20,00, se vc for despachar uma bagagem, o valor sai mttttttt caro!!! OBS: Vou incluir aqui um breve comentário sobre a viagem de trem q fiz Paris-Versales-Paris. Peguei o tem numa estação horrível em Paris (cheiro horrível de urina), a viagem durou uns 40 min e e trem estava bem cheio... Acho o transporte público de Paris velho e mal conservado, embora seja eficiente (q é o q interessa, né?!) Editado Janeiro 13, 2012 por Visitante Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 13, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 13, 2012 * HOSPEDAGEM* Hostéis/Hostels/Hospedaria Considerações Iniciais Ao buscar um hotel/hostel/hospedaria, sempre estive atenta a 3 fatores: localização, quarto de casal e preço. Para isso, utilizei mt o tripadvisor.Felizmente, posso dizer que fiz boas escolhas!!Como já disse, em praticamente todos os lugares onde me hospedei, havia banheiro privativo! Não só por estar viajando em casal, mas acho q já não tenho mt paciência dividir banheiro com mt gente, especialmente na hora de tomar banho! Toda vez chegava cansada ao hotel/hostel/hospedaria e td q eu queria era um banheiro limpo com água quente! Porto Porto Downtown hostel Albergue super fofo! Quarto pequeno, mas aconchegante. O albergue é pequeno, o q pra mim era ótimo,pq eu buscava tranquilidade. Tem um cozinha fofa, onde vc se serve durante o café da manhã (incluído na tarifa!).A única observação é q não existe banheiro privativo. Acabei divindo o banheiro com outro quarto(q ficava no mesmo corredor, ao lado do meu), contudo não tenho nada a reclamar, pois o banheiro era super limpo! Assim, a inexistência de banheiro privativo nem foi um problema.Pessoal da Recepção nota 10, destaque para uma das donas, a Vera, super atenciosa na recepção! Há poucos quartos de casal no albergue, logo reserve com atendecêndia se procura um quarto de casal. RECOMENDADO! OBS: Não tem estacionamento (nem vi estacionamento próximo), café da manhã estava incluído (simples e gostoso e vc se serve à vontade!Contudo, não deixe para acordar mt tarde, senão podem tomar toda a garrafa de café, como aconteceu com o meu namorado!) booking Information Porto Downtown Hostel Praça Guilherme Gomes Fernandes nº 66 - 1º floor ooking Information Porto Downtown Hostel Praça Guilherme Gomes Fernandes nº 66 - 1º floor Porto p. +351 222 018 094 f. +351 222 018 094 email: portodowntownhostel@gmail.com Date Room Details Price Guests Total 12th Oct '11 Basic Double Bed Private (Shared Bathroom) €19.00 2 €38.00 13th Oct '11 Basic Double Bed Private (Shared Bathroom) €19.00 2 €38.00 Rooms Total: €76.00 10% Deposit (€7.60) will be billed in EUR: €7.60 Service Charge: €1.50 Charge on Card (Service Charge + Deposit): €9.10 AMOUNT DUE ON ARRIVAL AT PORTO DOWNTOWN HOSTEL: €68.40 Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 14, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 14, 2012 Praça Guilherme Gomes Fernandes Entrada do Porto Downtown hostel. O hostel localiza-se nos andares superiores a uma loja de produtos turísitcos. Citar
Membros karla cristina 78 Postado Janeiro 14, 2012 Membros Postado Janeiro 14, 2012 Muito legal seu relato e importante vc relatar sobre deslocamentos, isso é muito importante p/quem desejar viajar para europa. Vc sabe quanto vc gastou total? pode ser dessa viagem ou de outras que vc tenha feito para Europa, pois o orçamento é muito importante p/ quem desejar ir à Europa(como eu) Abraços e aguardo contin do relato, ah e fotos!!! pois fotos dizem tudo né?! Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 15, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 15, 2012 Oi Katia! Vou continuar o relato, sim! É q eu resolvi fazer com calma pra tentar não esquecer de nada! Sobre o gasto total, eu ainda vou colocar td especificado, mas te adianto que foi aproximadamente R$ 2389,14 + $ 1084,31 euros, fora alimentação . Esse valor em real e em euro abrange passagens, hospedagem e atrações-passeios nas cidades... Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 15, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 15, 2012 CONTINUAÇÃO DO RELATO. *Hospedagem* Batalha Hotel Casa do Outeiro Ficamos uma noite neste hotel chamado Casa do Outeiro. Sim,é um hotel 3 estrelas e pagamos um preço incrível: $ 51,00 euros por 1 quarto lindinho com uma vista MARAVILHOSA da principal atração da cidade: O Mosteiro de Batalha!(mande e-mail para o hotel para solicitar um quarto com a vista para o Mosteiro)!! A diária inclui café da manhã e estacionamento.Adoramos! Foi "um tiro no escuro",pois buscamos na internet esse hotel e acertamos ! O hotel tem até piscina! RECOMENDO. OBS: Café da manhã: SIM (café de manhã de hotel 3 estrelas!), estacionamento: SIM (contudo, não era um estacionamento mt grande, não sei se comportaria todos os carros se todos os hóspedes estivessem de carro!) OBS2: Ao lado do hotel, tem um restaurante que não conhecemos, mas que parecia ótimo chamado " Vinho e cia" (algo assim!). O próprio funcionário(ou dono) do hotel q estava na recepção, um português gente fina chamado Vitor recomendou que jantássemos lá. Mas, preferimos pegar o carro e economizar um pouco comprando queijos, azeitonas e vinho num supermercado, q ficava a 10 min do hotel (de carro). Hotel Casa do Outeiro Largo Carvalho do Outeiro, 4 2440-128 Batalha Portugal Tel: + 351 244 765806 Fax: + 351 244 768892 geral@casadoouteiro.com http://www.casadoouteiro.com Vista da janela do nosso quarto logo que chegamos. Citar
Membros Carol.Br Postado Janeiro 15, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 15, 2012 Óbidos Hospedaria do Louro Quando chegamos em Batalha , resolvemos alterar um pouco o roteiro para dormir em Óbidos antes de seguir para Lisboa. Perguntamos ao recepcionista do hotel em Batalha(o Victor) se ele tinha alguma indicação de hospedagem em Óbidos e ele foi mt gentil e fez uma pesquisa na internet. Optamos pela Hospedaria no Louro, que tinha um preço mais razoável. Ligamos para Lisboa para cancelar 1 dia da reserva do Residencial e não houve qualquer problema. Assim, fizemos uma reserva em cima da hora na Hospedaria em Óbidos (menos de 24h!). "Hospedaria" nada mais é q uma Pousada no conceito brasileiro no sentindo de ser algo mais simples q um hotel. Na verdade, parece mais um hotel,pq a Hospedaria do Louro era grande! Não aproveitamos tanto a hospedaria,pq ficamos a manhã inteira em Alcobaçaba, seguimos para Óbidos, fizemos o check in e deixamos as malas lá para imediatamente conhecer a cidade de Óbidos! Pagamos $ 55,00 por um bom quarto !! Após conhecer Óbidos, retornamos à hospedaria perto das 18h e ainda estava claro. Compramos mais queijos, petisco e uma garrafas de vinho num mercadinho q havia próximo e fomos para os fundos do hotel e tinha uma vista bonita com um gramado . Ficamos sentados num balanço tomando vinho e vendo a vista. Uma tranquilidade!!! RECOMENDADO! OBS: café da manhã: SIM. (simples e bom!), estacionamento: SIM, ambos incluídos na tarifa! Rua da Antiga Estrada Real, 2 Casal da Canastra 2510-042 Óbidos. Telefone: 262 955 100 Fax: 262 955 101 Email Geral: hospedarialouro@hospedarialouro.com Email Reservas: reservas@hospedarialouro.com Vista dos Fundos do hotel Vista dos fundos do hotel pátio dos fundos do hotel Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.