Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Bem, como sempre utilizei o mochileiros.com para organizar diversas viagens, me vejo na obrigação de contribuir com as informações e observações acerca da minha última viagem.

Pra começar, alguns dados básicos:

Nº de pessoas: 2 (casal)

Países visitados: Portugal, Espanha e França

Período de viagem: 11/10/2011 a 01/11/2011

Espécie de viagem: Foi uma viagem em casal, logo não buscamos noitadas! Foi uma viagem bastante cultural!

Tipo de hospedagem: hostels, Hospedaria e hotéis. Ficamos sempre em quarto duplo privativo e na enorme maioria das vezes com banheiro privativo também (com exceção do hostel no Porto).

Sites de pesquisa utilizados: http://www.decolar.com, http://www.tripadvisor.com, http://www.spain.info/pt_BR, http://www.mochileiros.com, dentre outros

Guias de viagem consultados: Key Guide: Portugal, 2011 (muito bom), Fodors Spain 2010 (mt bom), Lonely Planet encounter Paris (bom), Guia passo a passo Paris, 2010 (bom), Top 10 andalucía and costa del sol, 2010 (bom/razoável).

Conselhos Iniciais:

* Programar-se com bastante antecedência: Programe-se com mt antecedência. Eu comecei a organizar a viagem com 6 meses de antecedência e não tive problema para fazer reservas etc.

* Viajar em baixa temporada: Busque sempre viajar em baixa temporada. Lembre-se de procurar o calendário local para ver também feriados nacionais, que podem acabar aumentando os preços de hospedagem etc. Fique atento também a grandes eventos nas cidades, como festivais de música, que acabam encarecendo o valor das diárias de hotéis, além de deixar a cidade lotada.

* Cuidado com a chegada em cidades pequenas: Evite de chegar aos domingos (ou feriados) em cidades pequenas, pois o comércio estará fechado e vc poderá ter dificuldades para se alimentar e se locomover.É claro q cidades turísticas, vc raramente encontrará esse tipo de problema.

* Fique atento às compras em sites de oferta como Expedia, Orbitz, Decolar,Booking, Priceline. Leia sempre muito bem antes de fazer a reserva, pois mesmo havendo a menção à "cancelamento gratuito" por haver a necessidade de algum depósito para garantir a reserva. Confira sempre as informações sobre política de cancelamento e necessidade de pré-pagamento ou depósito ao tempo da reserva.

* Utilize sempre o tripadvisor para verificar a qualificação do hotel ou hostel escolhido!!!

Editado por Visitante
  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

ROTEIRO

* Programação *

11/out terça Rio-Porto

12/out quar Porto

13/out quin Porto

14/out sex Porto-Coimbra-Batalha

15/out sab Batalha-Alcobaça-Óbidos

16/out dom Óbidos-Lisboa

17/out seg Lisboa-Sintra-Lisboa

18/out terça Lisboa

19/out quar Lisboa

20/out quin Lisboa-Sevilla

21/out sex Sevilla

22/out sab Sevilla-Ronda-Sevilla

23/out dom Sevilla-Córdoba

24/out seg Córdoba-Granada

25/out terça Granada

26/out quar Granada-Paris

27/out quin Paris

28/out sex Paris

29/out sab Paris

30/out dom Paris

31/out seg Paris

01/nov terça Paris-Rio

Esse roteiro original continha algumas diferenças, tais como:

* Pernoite em Coimbra: Pretendíamos pernoitar em Coimbra,e tínhamos inclusive reserva no Ibis. Contudo, poucos dias antes da viagem, resolvemos seguir pernoitar em Batalha,o que foi mt acertado. Conseguimos cancelar sem qualquer custo o hotel em Coimbra e conseguimos um ótimo hotel em Batalha.

*Pernoite em Óbidos: Não iríamos pernoitar em Óbidos do dia 16/10-17/10,mas seguiríamos direto à Lisboa.Contudo, acabamos optando por essa alteração para a viagem não ficar mt corrida e não nos arrependemos.

* Cascais e Estoril: Durante os dias em Lisboa, pretendíamos visitar Cascais e Estoril, contudo resolvemos aproveitar mais Lisboa e deixamos esses locais para uma próxima ida à Portugal.

Alterações ao roteiro inicial são normais! Não se pode ficar engessado a um roteiro pré-determinado!! Durante a viagem, fazemos descobertas e novas coisas despertam o nosso interesse.

• Membros
Postado (editado)

PASSAGEM AÉREA E DESLOCAMENTOS INTERNOS NA EUROPA

OBS: Alguns preços estão em real (antecidos de R$,obviamente!) e os demais em euro.

Trecho Meio de transporte Valor pago/Pessoa

Rio-Porto;Paris-Rio Avião/Ibéria R$ 1.642,57

Lisboa-Sintra-Lisboa Trem 0 (incluído no Lisboa Card)

Lisboa-Sevilla Avião/TAP $ 99,00

Sevilla-Córdoba Trem/Renfe $ 10,63

Córdoba-Granada Trem/Renfe $ 34,00

Granada-Paris Avião/Vueling R$ 327,02 Incluída a taxa para despachar mala e reservar assento

Rio-Porto;Paris-Rio

Bem, acabei optando pela Ibéria (companhia espanhola) e nunca havia viajado por ela. Antes de viajar ,ouvi diversos comentários sobre atrasos e extravio de bagagem em relação à Ibéria. Inegavelmente o preço pago foi mt bom, pois a chegada e saída da Europa eram de cidades diferentes, o que encarece as passagens aéreas. Contudo, não gostei do serviço da Ibéria. Pra começar, eu tinha uma conexão em Madrid para o Porto e simplesmente eu já saí do Rio, sabendo que havia perdido a conexão, porque o vôo estava 1h e 15 min atrasado. Quando fui pedir explicações aos funcionários do check in no Rio (pq ninguém havia me avisado que eu já havia perdido a conexão para o Porto, mesmo antes de sair do Brasil), o funcionário da equipe de solo da Ibéria me disse que ele achava q eu ia perder mesmo, mas q era normal, pq o espaço de tempo entre o avião chegar no RJ (vindo da Europa) e sair do RJ é mt curto mesmo ! Poxa, se isso era tão provável de acontecer, pq colocam uma conexão tão apertada assim. Pra continuar o "drama, foi bastante confusa a entrada na aeronave. Toda hora tinha q formar fila pra diferentes coisas...fila no corredor interno que dá entrada ao "minhocão" do avião, fila no portão de embarque...ninguém sabia explicar nada..Na volta (no aeroporto de Paris) foi a mesma coisa: atrasos e confusão.O serviço de bordo é normal (sem críticas positivas ou negativas), exceto pela "simpatia" espanhola dos comissários de bordo e aeromoças...Os espanhóis (exceto os do Sul da Espanha) não são mt agradáveis, pelo menos eu também tive a mesma impressão quando fui à Madrid e Barcelona no ano passado. Felizmente eu não tive bagagem extraviada em nenum trecho da viagem! Na época q eu comprei a passagem, fiz ampla pesquisa em diversas cias e a passagem na AirFrance era R$ 200,00 mais caro..Na épcoca optei pela Ibéria em razão dos custos q eu iria enfrentar.. Hoje, pensando friamente, eu teria comprado a passagem pela AirFrance, pois achei o serviço superior (fui à Espanha no ano passado pela AirFrance) e incrivelmente os comissários de bordo franceses eram simpáticos!!!

L

Editado por Visitante
  • Membros
Postado (editado)

Lisboa-Sintra-Lisboa Viajei de trem e não paguei a passagem, pois estava incluída no Lisboa Card (é um passe turístico de Lisboa, que inclui o transporte urbano e diversas atrações na cidade. Mas,depois eu falo dele!!!) O trem demorou uns 40 min e foi ótimo!

Lisboa-Sevilla

Viajei de TAP e não paguei um bom preço, mas sabia disso.A minha preocupação era a bagagem,por isso comprei uma passagem de avião mais cara, que me deixava despachar uma mala de até 23 kg.A minha mala quando deixei Portugal estava em 27kg e a funcionária do check da TAP no aeroporto de Lisboa me fez ir à balança de bagagem para tirar o peso excedente e colocar na mala do meu namorado que tinha alguns kilos a menos ! Mt chato isso, mas tive que respeitar! Nada de pagar excesso de bagagem, q é um absurdo. Para evitar esse tipo de problema, eu poderia ter pego um trem da RENFE (companhia espanhola) de Lisboa a Sevilla, mas achei mt contra-mão,pq o trem passa por Madrid (centro/norte da Espanha) e para depois descer para Sevilla que fica no sul. Eu cheguei a buscar outras cias low fare na Europa (vueling, easyjet etc), mas pelas razões acima acabei optando pela TAP. Ah, um detalhe desta viagem: o avião era de um empresa pequena da TAP (Portugália) e o avião era minúsculo (menor do q o avião q eu peguei para voar Curaçao-Aruba!!) e tinha 2 fileiras de poltronas: uma com 2 assentos e outra com 1 assento, o que me pareceu mt esquisito!!hahah

Sevilla-Córdoba e Córdoba-Granada

Fiz estes trajetos pela RENFE (a companhia ferroviária espanhola), q eu considero ótima, embora os preços não sejam tão baratos. Eu já conhecia a RENFE, pois fiz viagens internas na Espanha no ano passado (Madrid-Toledo e Madrid-Segovia) e já tinha gostado do serviço. Comprei as passagens (categoria turista) nas estações de trem: Em Sevilla com 1 dia de antecedência (não tive nenhum problema) e em Córdoba, assim q eu cheguei nesta cidade, vindo de Sevilla. Viajar de trem é mt bom,pq além de ser rápido e poder desfrutar da paisagem, não temos que nos preocupar em pagar excesso de bagagem. Contudo, confesso que foi um saco encontrar lugar para colocar a mala!! Ah, e tenha sempre o canhoto da passagem à mão, pois são comuns as inspeções dos fiscais nos trens.

Granada-Paris

Acabei comprando a passagem meses antes de viajar à Europa e acabei optando pela Vueling (acho q é uma empresa lowcost/lowfare da Ibéria). No momento da compra acabei pagando $22,00 para despachar uma mala de até 23kg, assim como paguei $ 10,00 para reservar um assento, que me proporcionasse o direito de "movimentar as pernas durante o vôo". Eu também já conhecia a Vueling (já havia feito uma viagem no ano passado Madrid-Barcelona) e tinha aprovado. É uma cia normal, tipo a GOl aqui do Brasil. Não oferece serviço de bordo (toda a bebida e comida é paga e mt cara!) e poltrona q paguei era normal, nada de especial !Acho q não pagaria novamente esses $ 10,00.A viagem foi normal e não extraviaram a minha bagagem. O chato foi ter q fazer conexão em Barcelona pra chegar em Paris,mas td bem. SObre o valor pago para despachar bagagem, acabei oprtando por pagar desde o momento da compra da passagem pela internet. Jà presenciei algumas cenas constrangedoras de gente tendo que colocar a mala numa "forma"na hora de entrar no avião para saber se poderia ser considerada bagagem de mão. E já vi gente tendo que pagar U$ 70,00 para despachar uma mala na hora do embarque ...então , resolvi me precaver...Isso é mt comum na Europa. Embora não seja difícil encontrar passagens aéreas por valores ridículos, como $ 10,00 $ 20,00, se vc for despachar uma bagagem, o valor sai mttttttt caro!!!

OBS: Vou incluir aqui um breve comentário sobre a viagem de trem q fiz Paris-Versales-Paris. Peguei o tem numa estação horrível em Paris (cheiro horrível de urina), a viagem durou uns 40 min e e trem estava bem cheio... Acho o transporte público de Paris velho e mal conservado, embora seja eficiente (q é o q interessa, né?!)

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

* HOSPEDAGEM*

Hostéis/Hostels/Hospedaria

Considerações Iniciais

Ao buscar um hotel/hostel/hospedaria, sempre estive atenta a 3 fatores: localização, quarto de casal e preço. Para isso, utilizei mt o tripadvisor.Felizmente, posso dizer que fiz boas escolhas!!Como já disse, em praticamente todos os lugares onde me hospedei, havia banheiro privativo! Não só por estar viajando em casal, mas acho q já não tenho mt paciência dividir banheiro com mt gente, especialmente na hora de tomar banho! Toda vez chegava cansada ao hotel/hostel/hospedaria e td q eu queria era um banheiro limpo com água quente!

Porto

Porto Downtown hostel

Albergue super fofo! Quarto pequeno, mas aconchegante. O albergue é pequeno, o q pra mim era ótimo,pq eu buscava tranquilidade. Tem um cozinha fofa, onde vc se serve durante o café da manhã (incluído na tarifa!).A única observação é q não existe banheiro privativo. Acabei divindo o banheiro com outro quarto(q ficava no mesmo corredor, ao lado do meu), contudo não tenho nada a reclamar, pois o banheiro era super limpo! Assim, a inexistência de banheiro privativo nem foi um problema.Pessoal da Recepção nota 10, destaque para uma das donas, a Vera, super atenciosa na recepção! Há poucos quartos de casal no albergue, logo reserve com atendecêndia se procura um quarto de casal. RECOMENDADO!

OBS: Não tem estacionamento (nem vi estacionamento próximo), café da manhã estava incluído (simples e gostoso e vc se serve à vontade!Contudo, não deixe para acordar mt tarde, senão podem tomar toda a garrafa de café, como aconteceu com o meu namorado!)

booking Information

Porto Downtown Hostel

Praça Guilherme Gomes Fernandes nº 66 - 1º floor

ooking Information

Porto Downtown Hostel

Praça Guilherme Gomes Fernandes nº 66 - 1º floor

Porto

p. +351 222 018 094

f. +351 222 018 094

email: portodowntownhostel@gmail.com

Date Room Details Price Guests Total

12th Oct '11 Basic Double Bed Private (Shared Bathroom) €19.00 2 €38.00

13th Oct '11 Basic Double Bed Private (Shared Bathroom) €19.00 2 €38.00

Rooms Total: €76.00

10% Deposit (€7.60) will be billed in EUR: €7.60

Service Charge: €1.50

Charge on Card (Service Charge + Deposit): €9.10

AMOUNT DUE ON ARRIVAL AT PORTO DOWNTOWN HOSTEL: €68.40

• Membros
Postado

20120114105440.JPG

Praça Guilherme Gomes Fernandes

20120114105857.JPG

Entrada do Porto Downtown hostel. O hostel localiza-se nos andares superiores a uma loja de produtos turísitcos.

• Membros
Postado

Muito legal seu relato e importante vc relatar sobre deslocamentos, isso é muito importante p/quem desejar viajar para europa.

Vc sabe quanto vc gastou total? pode ser dessa viagem ou de outras que vc tenha feito para Europa, pois o orçamento é muito importante p/

quem desejar ir à Europa(como eu)

Abraços e aguardo contin do relato, ah e fotos!!! pois fotos dizem tudo né?!

• Membros
Postado

Oi Katia!

Vou continuar o relato, sim! É q eu resolvi fazer com calma pra tentar não esquecer de nada! Sobre o gasto total, eu ainda vou colocar td especificado, mas te adianto que foi aproximadamente R$ 2389,14 + $ 1084,31 euros, fora alimentação . Esse valor em real e em euro abrange passagens, hospedagem e atrações-passeios nas cidades...

• Membros
Postado

CONTINUAÇÃO DO RELATO.

*Hospedagem*

Batalha

Hotel Casa do Outeiro

Ficamos uma noite neste hotel chamado Casa do Outeiro. Sim,é um hotel 3 estrelas e pagamos um preço incrível: $ 51,00 euros por 1 quarto lindinho com uma vista MARAVILHOSA da principal atração da cidade: O Mosteiro de Batalha!(mande e-mail para o hotel para solicitar um quarto com a vista para o Mosteiro)!! A diária inclui café da manhã e estacionamento.Adoramos! Foi "um tiro no escuro",pois buscamos na internet esse hotel e acertamos ! O hotel tem até piscina! RECOMENDO.

OBS: Café da manhã: SIM (café de manhã de hotel 3 estrelas!), estacionamento: SIM (contudo, não era um estacionamento mt grande, não sei se comportaria todos os carros se todos os hóspedes estivessem de carro!)

OBS2: Ao lado do hotel, tem um restaurante que não conhecemos, mas que parecia ótimo chamado " Vinho e cia" (algo assim!). O próprio funcionário(ou dono) do hotel q estava na recepção, um português gente fina chamado Vitor recomendou que jantássemos lá. Mas, preferimos pegar o carro e economizar um pouco comprando queijos, azeitonas e vinho num supermercado, q ficava a 10 min do hotel (de carro).

Hotel Casa do Outeiro

Largo Carvalho do Outeiro, 4

2440-128 Batalha

Portugal

Tel: + 351 244 765806

Fax: + 351 244 768892

geral@casadoouteiro.com

http://www.casadoouteiro.com

20120115115610.JPG

Vista da janela do nosso quarto logo que chegamos.

• Membros
Postado

Óbidos

Hospedaria do Louro

Quando chegamos em Batalha , resolvemos alterar um pouco o roteiro para dormir em Óbidos antes de seguir para Lisboa. Perguntamos ao recepcionista do hotel em Batalha(o Victor) se ele tinha alguma indicação de hospedagem em Óbidos e ele foi mt gentil e fez uma pesquisa na internet. Optamos pela Hospedaria no Louro, que tinha um preço mais razoável. Ligamos para Lisboa para cancelar 1 dia da reserva do Residencial e não houve qualquer problema. Assim, fizemos uma reserva em cima da hora na Hospedaria em Óbidos (menos de 24h!).

"Hospedaria" nada mais é q uma Pousada no conceito brasileiro no sentindo de ser algo mais simples q um hotel. Na verdade, parece mais um hotel,pq a Hospedaria do Louro era grande! Não aproveitamos tanto a hospedaria,pq ficamos a manhã inteira em Alcobaçaba, seguimos para Óbidos, fizemos o check in e deixamos as malas lá para imediatamente conhecer a cidade de Óbidos!

Pagamos $ 55,00 por um bom quarto !! Após conhecer Óbidos, retornamos à hospedaria perto das 18h e ainda estava claro. Compramos mais queijos, petisco e uma garrafas de vinho num mercadinho q havia próximo e fomos para os fundos do hotel e tinha uma vista bonita com um gramado . Ficamos sentados num balanço tomando vinho e vendo a vista. Uma tranquilidade!!! RECOMENDADO!

OBS: café da manhã: SIM. (simples e bom!), estacionamento: SIM, ambos incluídos na tarifa!

Rua da Antiga Estrada Real, 2

Casal da Canastra

2510-042 Óbidos.

Telefone: 262 955 100

Fax: 262 955 101

Email Geral: hospedarialouro@hospedarialouro.com

Email Reservas: reservas@hospedarialouro.com

20120115123006.JPG

Vista dos Fundos do hotel

20120115122804.JPG

Vista dos fundos do hotel

20120115123512.JPG

pátio dos fundos do hotel

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...