Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado

Sabe aquela ilha de desenho, pequeninha, com areia branca, alguns coqueiros e mar bem azul? Pois é, ela existe, e fica no Panamá! O arquipélago de San Blas é um lugar lindo, paradisíaco, perfeito pra quem gosta de curtir uma praia maravilhosa com muita paz e tranqüilidade.

San Blas tem 365 ilhas, mas só 36 delas são habitadas. Quem vive lá são os Kuna Yala, povo indígena que tem um modo de vida, cultura e leis próprios. É nas cabanas deles que você se hospeda quando vai para uma das ilhas, com pé na areia e a alguns passos do mar, espetacular! O esquema é roots, bem pouco conforto, já que não tem luz elétrica nem banheiro – mas, sinceramente, num lugar desses isso é só um detalhe!

 

20120111201319.JPG

 

COMO CHEGAR

Você pode ir pra San Blás de avião ou por terra, saindo da Cidade do Panamá. Para economizar na trip, a melhor opção é ir por terra mesmo. Nesse caso, você precisa fechar o transporte com alguma agência, só carros autorizados podem passar por lá. Os Kuna Yala, que tem suas próprias leis, ficam na estrada fazendo o controle de passagem (tem que até mostrar passaporte) e cobrando pedágio (!)

O trajeto de caminhonete leva umas 2h30 por uma estradinha bem sinuosa até chegar no “porto”, onde você pega o barco para as ilhas. O trajeto de barco leva uns 45 minutos, e você precisa pagar 2 doletas cada vez que entra em uma das ilhas – é, esses índios são mega dinheiristas...

 

AGÊNCIAS

O “pacote” que você fecha com a agência na verdade é o apenas o transporte de caminhonete até o porto e a reserva da hospedagem + refeições (eles fazem contato com os Kunas e deixam tudo esquematizado).

Fiz o passeio com a Lam Tours (http://www.lamtours.webs.com ), o contato é o Junier ((507) 6523-5639), um cara bem gente fina – a empresa é formada por ele + 3 irmãos, que fazem diariamente o trajeto até San Blás.

Uma coisa ruim do passeio (não sei se todas as agências fazem assim) é que depois de buscar todos os passageiros nos hostels (eles têm 5 caminhonetes) eles levam todo mundo para a agência para pagar o transporte e dar uma explicação básica – vai fácil mais de meia hora nesse esquema. E como se não bastasse, eles ainda liberam a galera pra ir no mercado pra comprar as coisas que vão levar. Tudo isso atrasa um monte a saída do passeio.

 

20120111201710.JPG

 

HOSPEDAGEM

As diárias custam de 20 a 50 dólares, com café, almoço e jantar incluídos. Na opção mais econômica o valor é 20 dólares por pessoa em cabana compartilhada e 25 em cabana privada. Quando você fecha o passeio com uma agência já fica definida a ilha onde você vai se hospedar (é feita uma reserva com um Kuna Yala em uma das ilhas).

Fiquei na ilha Narasgandup (Robinson), que é super bonita (acho que todas são), mas o que não curti é achei bem desorganizado, ninguém explicava direito o esquema da hospedagem, queriam cobrar mais caro do que tínhamos combinado com a agência, e quase todos os Kunas da ilha foram bem antipáticos com a gente (com exceção do Jorge, gente finíssima!). E além de tudo, o pessoal dali é bem porco, jogam o lixo no mar, um absurdo!

Junto com a hospedagem estão incluídas as três refeições – eu esperava uma coisa simples mas gostosa, como um peixinho com arroz e salada, mas a comida de lá é bem ruinzinha... só pra dar uma idéia, em dois dias a comida foi atum enlatado!

 

ILHAS / PASSEIOS

Você pode passear por várias ilhas de San Blás, em algumas delas você pode se hospedar levando sua barraca ou ficar em cabanas das famílias de Kunas, como na Aguja e a Perro. O setor Cartí é onde ficam as principais ilhas, como Aguja, Diablo, Pelicano, Perro, Iguana, Chichime...

A Isla Perro é a mais linda delas, com água em vários tons de azul e verde, parece photoshop. Ali tem um barco naufragado, você pode alugar um snokel na ilha (3 dólares). A Diablo fica bem perto dali, é a ilha que você vê na frente da Perro. Se estiver com mais tempo, vale conhecer os Cayos Holandeses. Ficam bem mais afastados, leva 2h de barco, mas são show de bola.

 

20120111201952.JPG

 

O QUE LEVAR

- Mochila pequena – nada de levar o mochilão inteiro, nem cabe na caminhonete! Leve apenas coisas suficientes para os dias que você for passar nas ilhas. A maioria dos hostels tem serviço de depósito, dá pra deixar sua mochila por lá.

- Roupa de banho + toalha – é legal levar também uma cordinha de varal pra estender as coisas

- Chinelo – dificilmente você vai usar alguma outra coisa além de chinelo por lá

- Vela e fósforo + lanterna – isso você vai usar muito, já que não tem luz elétrica. Compensa acender umas velas na cabana e usar a lanterna pra se locomover pela ilha.

- Repelente – o que não falta lá é pernilongo... não tem muita escapatória, mas repelente sempre ajuda

- Snorkel ou óculos de natação – a água é transparente, vale mergulhar e ficar vendo os peixes e estrelas do mar

- Protetor solar, óculos de sol, canga/toalha pra esticar na areia

- Papel higiênico – até tem por lá, mas é melhor garantir!

- Comes e bebes: é super importante passar no mercado antes de ir pra lá. Leve bastante água, suco e coisinhas para beliscar (barrinha de cereal, salgadinho, chocolate,bala). Dá pra comprar algumas coisas lá na ilha, como cerveja (não tããão gelada mas por um preço bom, 1,5 dólar), refri e alguns beliscos.

- Baterias de máquina fotográfica e celular já carregadas – não esqueça que lá não tem energia elétrica.

- Dinheiro trocado (em dólar mesmo, a moeda do Panamá, o Balboa, vale 1 dólar) – como os Kunas cobram tudo, é bom sempre ter notas menores, pra garantir.

 

QUANTO VOCÊ VAI GASTAR

Saindo da Cidade do Panamá pra San Blás, os gastos que você vai ter são:

- transporte terrestre até o “porto” (ida e volta): U$ 60 (30 por trecho)

- pedágio na estrada: U$ 6

- diária (com café, almoço e jantar): U$ 20/dia (aprox, dependendo da ilha)

- transporte de barco: U$ 20 (10 por trecho)

- taxa de entrada na ilha: U$ 2 (em cada ilha)

 

= U$ 108 (considerando uma diária – compensa ficar mais dias pra diluir os custos e pra curtir as ilhas, que são lindas)

 

OBS: o bom é que lá você não gasta quase nada, basicamente é o que consumir de bebida ou de extras, e passeios para outras ilhas (se fechar grupo, o custo fica barato, uns 5 doletas por passeio).

 

 

Saiba mais sobre essa e outras viagens em http://www.mochilaotrips.wordpress.com

 

20120111202121.JPG

  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Caaaaa!!! Adorei seu relato!!!

To querendo ir em marco com meu namorado...

quantos dias vc acha que sao suficientes? Quero passar 10 dias no panama, entao tenho que balancear bem San Blas, Bocas del Toro e outros lugares...

Pensei em dormir 3 ou 4 noites em San Blas...da pra conhecer bem, nao?

 

Beijos, Fe

http://

www.mochiloesemochilinhas.com

  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Oi,

Me chamo Adriana sou mineira e vivo há mais de 3 anos em San Blas, Panamá, com meu marido e capitao, Edu, num belo catamaran. Aqui recebemos viajeiros que se interessam em conhecer um dos ultimos paraisos intocados que existem.

San Blas é considerado por varias revistas e por gente que já viajou muito um dos destinos tropicais mais belos do mundo.

Quem quiser navegar por esse arquipelago, saltando de ilha em ilha, conhecendo uma etnia indigena que preserva suas tradiçoes, comendo muito bem, visite o nosso site: www.cianavegantes.com e/ou nosso facebook: Compania Navegantes y Sonadores e .... benvindos a bordo!

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...