Membros Alfredo Henrique Postado Janeiro 9, 2012 Membros Postado Janeiro 9, 2012 Olá, galera. Eu to planejando ir acampar no Pico do Jabre esse mês de janeiro e queria saber se alguém já foi e pode me dar mais informações sobre o lugar. É o ponto mais alto da Paraíba e fica em Maturéia, ao sul de Patos. Eu sei que é tranquilo pra chegar lá, parece que dá até pra ir de carro até lá em cima, mas eu queria subir a pé mesmo. Meus planos são de ir numa sexta-feira, acampar o fim de semana por lá e depois ir pra Teixeira, que é município vizinho, vistar a Cachoeira do Espelho e a Pedra do Talhado, e acampar por lá também caso seja possível. Eu consegui pouca informação até agora, a maioria sobre o pico. Agradeço desde já a possível ajuda. Abraços Citar
Membros Matheus Gomes Postado Fevereiro 12, 2012 Membros Postado Fevereiro 12, 2012 Pena que demorei a ver sua mensagem. Enfim, só conheço o Pico do Jabre e portanto lhe darei informações precisas sobre o local. O acesso pode ser feito tanto de moto, como de carro, como a pé (eu subi o pico da pé e desci de carona com uma família que tinha uma caminhonete). Primeiro de tudo, o local é extremamente agradável e se for de manhã, pegará um clima ótimo. Se for subir a pé, vá de carro o mais próximo que puder da subida (existe um estacionamento perto do Pico, mas caminha-se em terra alguns kms até o início do pico). Não se esqueça, entretanto, que é uma caminhada destrutiva (mais de 1100 metros de ladeiras)... Só vá caminhando se tiver certeza que aguenta (até mesmo eu, super acostumado, não aguentei e pedi uma caroninha na volta). Leve água e comida e apenas aproveite. Vai haver um posto policial perto, mas atualmente encontra-se abandonado. Quando terminar a subida, vai haver algumas antenas e umas construções. NÃO ENTRE EM NENHUMA. Além de ser perigoso, na última vez que eu fui, um funcionário estava retirando um enxame de abelhas de lá. Apenas curta a paisagem sem medo. Vale a pena. De preferência, cogite acampar no local e prepare-se para a noite mais fria de sua vida kk Boa sorte! Citar
Membros mairajferreira Postado Novembro 2, 2012 Membros Postado Novembro 2, 2012 (editado) Oi Alfredo, Vc com certeza já deve ter ido ao Pico do Jabre (até porque sua mensagem é de janeiro...srsrs), mas vou deixar meu breve relato aqui, pois pode vir a ajudar outros mochileiros que queiram seguir o mesmo destino. Dei uma volta rápida, com mais dois amigos, por uma pequena parte do interior do Sertão da Paraíba, passando por Cabaceiras, Souza e Maturéia, além de outras cidades que não lembro o nome no momento. Meus amigos e eu ficamos deliberando dentro do carro se seria melhor dormirmos mais uma noite em Souza e deixar pra irmos à Maturéia pela manhã ou se enfrentaríamos uma estrada inclinada morro acima, onde teríamos que ter atenção redobrada não só pela geografia da região, como também em assaltos pelo caminho, já que muitas vezes a velocidade no percurso é bem reduzida por conta das inclinações do trajeto. Decidimos ir e encaramos a estrada para Maturéia à noite....e posso dizer que foi a melhor escolha que fizemos. Tinha uma linda lua cheia de presente pra nós bem a nossa frente, clareando muito todo o percurso e me deixando fascinada com a sua imagem à nossa frente...como se tivéssemos subindo ao encontro dela...pudemos apreciar o luar sem as luzes de cidades próximas. Ao passo que íamos subindo para Maturéia a temperatura ia ficando mais amena...pq durante o dia tava um calor do inferno...rsrsrs Qdo chegamos em Maturéia já passava das 20h e fomos direto para uma pousadinha muito simpática, chamada Pousada Pico do Jabre, muito limpa, com quartos espaçosos, camas confortáveis e um preço show de bola, salvo engano pagamos R$ 80,00 num quarto triplo com banheiro, ventilador, mas sem café da manhã incluso. Pagamos o café à parte (acho que foi R$ 10,00 por pessoa). Editado Novembro 5, 2012 por Visitante Citar
Membros mairajferreira Postado Novembro 2, 2012 Membros Postado Novembro 2, 2012 (editado) Acordamos cedo no dia seguinte, por volta das 6h...tomamos o café da manhã e partimos para realizar a subida do Pico do Jabre. E por nós não conhecermos o Pico e por achar que iríamos subir por uma trilha não asfaltada pedimos que o proprietário da pousada indicasse um guia pra nos acompanhar. No entanto, acabamos subindo o Pico do Jabre pelo caminho calçado, o mesmo utilizado pelos automóveis e motocicletas. Portanto, o guia nem foi tão necessário assim como pensamos que seria, pois nem tinha como errar o caminho. Mas, como informação nunca é d+ ( e como o guia cobrou baratinho pra nos acompanhar - R$ 15,00), acabou que foi divertido porque ele nos falava de várias coisas sobre a cidade e os moradores, costumes, preferências políticas etc. Iniciamos mesmo a caminhada no ponto que há um estacionamento e um postinho abandonado da polícia, onde deixamos o carro e começamos a pé. E como já foi dito anteriormente é uma caminhada destrutiva mesmo...srsrsrsr...1.100 metros só de subida. Há muitas e muitas partes do caminho inclinadíssimas. Perguntei-me mentalmente se um carro 1.0 aguentaria subir...e sinceramente, sou propensa a achar que ele não aguentaria o tranco. A subida foi fantástica e como iniciamos cedo a temperatura estava agradável e pudemos desfrutar das sombras das árvores em alguns trechos do caminho. Logo, acabamos nos dividindo, pois cada um tinha seu ritmo na subida... eu fiquei por último, mas cheguei lá...e claro fui recompensada pela vista lá de cima, exceto pelo fato das antenas que foram instaladas lá no topo...que estragou um pouco o visu, mas é o preço pela comunicação global..srsrsr Olha eu, já na descida...suada e com o cabelo preso com faixinha (pra não ficar pregando nas costas...rsrs) Por questões de segurança, não sei se seria uma boa acampar lá em cima, principalmente sozinho. Em dada parte do caminho, vinha subindo uma motocicleta com um cara...o primeiro pensamento que passou pela minha cabeça foi: "Fudeu, vamos ser assaltados."...pq tipo, tu estás num lugar ruim pra cacet pra correr (só se for pra baixo pq pra cima não tem que aguente...srsrs), nem tem onde se esconder...aí de repente chega um cara na moto (dá pra ele fazer o que quiser...se é que entendem), pq vc ainda ia levar um tempão pra descer e pedir ajuda. Mas, graças aos céus, era só o rapaz que cuida das antenas de telecomunicação que existem no topo do pico. Editado Novembro 5, 2012 por Visitante Citar
Membros mairajferreira Postado Novembro 2, 2012 Membros Postado Novembro 2, 2012 Finalizando o breve relato, indico que quem tiver interesse de subir o Pico do Jabre leve uma boa guarnição de água e uma bolsa plástica pra colocar seu lixo e ajudar a recolher aquele lixo que o pessoal larga por lá... Nossa, incrível a quantidade de lixo que achamos no caminho e no topo do pico (pessoal sem noção mesmo). Monte de garrafinha de água, copo descartável...fico muito puta da vida com isso!!!! Recolhemos parte do lixo que encontramos e depois de algum tempo iniciamos a descida que foi bem tranquila, num ritmo bom sempre....e cada um com o seu (mas a descida é sempre mais fácil, né?!!!) Espero ter ajudado um pouco. Abraço! Maíra Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.