Ir para conteúdo

Trilha Salkantay

landi

Posts Recomendados

• Colaboradores

Como fiz essa trilha em 2008 vou dar uma ideia de como fizemos.

Na verdade todos os 8 integrantes da turma (de multiplas nacionalidades) levaram mochilas cargueiras com mudas de roupa extra etc.. que iam de carona nas mulas.

Entao durante todos os dias de caminhada levamos apenas mochilinhas de ataque com agua, alguma comida e um casaco extra ou anorak.. bom mas isso voces ja sabem..

No ultimo dia o guia, por um preco bem baixo, colocou nossas mochilas num taxi que foi ate a Hidreletrica e entao seguiu de trem.

Todo mundo fez assim, tirando uma ogra duma americana do Alasca que mesmo no segundo dia mais punk e com uma desidratacao lascada, fez questao de carregar a mochilona o tempo todo ::hein: nao desgrudava por nada.. tinha prazer em levar aquele peso todo..um verdadeiro animal hehehe

Deu tempo de chegarmos a Aguas Calientes, tomarmos uma cerva pra comemorar a trilha e assim que chegou o trem fomos pegar nossas mochilas... e nao eh que estavam la mesmo? ::otemo::

No Peru tem coisas muito baguncadas e no fim da tudo certo... eh uma loucura..

Sei la.. apenas uma sugestao que nos foi dada pelo guia... super gente boa alias...

de qualquer forma. quando chegarem a Machu Picchu depois de terem feito essa trilha.. vao sentir uma satisfacao que nao tem preco..aproveitem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Membros

Colegas,

Eu estou indo pra Bolívia no dia 2 de janeiro próximo e pretendo subir até machupicchu e subir pela SALKANTAY, pelo que tenho lido aqui em janeiro chove muito, principalmente no final, como quero fazer o salar de uyuni tb gostaria de saber se vale a pena eu subir logo pra cusco para fazer a SALKANTAY no início do mês e depois, na volta, fazer uyuni ou posso deixar mais pro meio-final do mês que dará na msm?! JÁ vi que é muita chuva, mas atrapalha muito a subida?! ou dá pra levar?!

obrigado!

Link para o comentário

• Colaboradores

Olá Rafael...

Quando falamos de clima, unimos a ele o fator SORTE. Independente do período de janeiro que você for, terá que contar muito com ela. Sabemos que Machu Picchu fecha no mês de fevereiro então por esse motivo eu daria preferência para ir a Machu Picchu logo no começo de janeiro.

Sobre a "trilha", a chuva não será nenhum impedimento se você estiver com os equipamentos apropriados para isso. De trilha mesmo é só um dia, o segundo. O restante é estrada.

Fiz esse caminho em Julho/2010 e justamente no segundo dia, onde se passa por Salkantay, choveu o dia todo. Por causa do frio da época, a chuva acabou se transformando em uma leve neve. Foi uma chuva fina e constante, mas diferente das tormentas que acontecem em janeiro, principalmente por aqueles lados que sofrem com as enchentes, como a deste ano.

Enfim, não se preocupe com a chuva, ela não vai atrapalhar o seu passeio mas recomendo estar MUITO preparado para ela.

Abraços,

Link para o comentário

• Colaboradores

Bom Rafael, uma dica boa antes de começar esta caminhada é fazer uma aclimatação com a altitude.

Fique pelo menos 3 dias em uma cidade de altitude elevada, acima dos 2500 metros, antes de fazer essa empreitada.

Com relação ao vestuário, ainda nesta página um pouco acima, eu dei umas dicas do que levar para essa aventura. Dá uma olhadinha lá que são dicas que considero bem úteis. Uma coisa que levei no kit de primeiros socorros e que acho interessante destacar é um cobertor de emergência.

Ao dizer "muito preparado" eu digo preparado para qualquer condição climática. O que listei no post acima me atendeu muito bem para uma chuva e até um pouco de neve durante 1 dia. ::Cold::

Apesar de ir no inverno eu acabei pegando chuva no segundo dia. Felizmente estava preparado para esse imprevisto. ::otemo::

Fui vestido com:

1 blusa segunda pele: http://www.soloesportes.com.br/82630/Segunda-Pele-X-Thermo-Blusa---Solo

1 blusa do tipo fleece + 1 corta vento impermeável: http://www.trilhaserumos.com.br/produtos/produtos_descricao.asp?codigo_produto=165

1 calça de trekking: http://www.esportedeaventura.com/calca-adventure-curtlo-race-pro

1 calça impermeável: http://www.trilhaserumos.com.br/produtos/produtos_descricao.asp?codigo_produto=166

As minhas roupas são impermeáveis até 1200mm de água. No seu caso acho que seria interessante levar pelo menos uma jaqueta 100% impermeável ou um abrigo Anorak tipo http://www.trilhaserumos.com.br/produtos/produtos_descricao.asp?codigo_produto=124

Eu tenho esse abrigo anorak, ele é 100% impermeável mas o defeito dele é que também não deixa você transpirar. Ou seja, em uma caminhada você fica suando igual tampa de marmita dentro dele. Mas eu acho ótimo, bom custo, pequeno, leve, resistente e nunca me deixou na mão. Porém não protege nada do frio.

Isso pq se você pegar mais de 1 dia de chuva, ou não pegar nenhum sol para secar sua roupa, vc tá lascado. Por questão de altitude o frio já é um fator natural de Salkantay e frio com roupas molhadas não combina. Pode causar uma hipotermia das bravas além de tornar a sua aventura um calvário que você estará louco para chegar ao fim.

Eu dei sorte pois no terceiro dia abriu um sol bem forte e o meu corta vento estava frio e umido. Se tivesse chovendo eu iria preferir caminhar na chuva, sem proteção.

É isso.. não tem muito segredo, não tem que levar milhares de roupas nem mochilas grandes. Só ser objetivo e levar o que é próprio para o que você pode encontrar pela frente, sem exageros.... e curtir a aventura. ::hahaha::

Abraços e qualquer dúvida só postar.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Posso te adiantar que não é nenhum bicho de 7 cabeças. É bem tranquila.

De trilha mesmo é só um dia, o segundo. O restante é estrada.

Thiago

A impressão que dá vendo seus comentários é que a Salkantay é um caminho fácil, mas você já tem experiência em trilhas, travessias, corrida de aventura, etc.

Muitas pessoas que fazem essa trilha (e que lêem esse fórum), não dão sequer uma volta no quarteirão (à pé), e SOFREM para chegar no final. Acho que a Salkantay não é bem tranquila como você comentou, mas também não é tão difícil como se pinta. É um caminho longo, com muitas subidas e descidas, a mochila pesa a cada passo, o clima muda a todo instante, o terreno é ruim de caminhar (odeio andar em pedras) e tem o efeito da altitude que castiga também.

Antes informar que é uma passagem difícil a e a pessoa descobrir que foi uma trilha tranquila, do que dizer que é um caminho fácil e a pessoa não dar conta, mas tudo gira em torno do condicionamento e experiência de cada um.

Eu pratico atividade regularmente, tenho bom condicionamento físico, participo de enduro à pé, tenho um grupo de trekking ... e mesmo assim cheguei BEM cansado em Machu Picchu, além de ver várias pessoas que não aguentaram e precisaram dos burros/mulas/cavalos para continuar no grupo.

Intééé

Link para o comentário

• Colaboradores

Lico, eu concordo 100000000000000000000% com o que você diz. ::otemo::

No meu grupo de Salkantay teve uma menina que disse: "Ah estou preocupada com altitude, andar e fácil". O resultado foi um pé lotado de bolhas e 3 dias internada em Cuzco. As pessoas subjulgam a atividade de trekking achando que andar é fácil, mas não é sempre assim. Trekking é um esporte é muito diferente de anda até a padaria. ::putz::

Mas lembro que fiz um comentário em um post, não me lembro qual, falando para uma pessoa respeitar o seu próprio corpo e o seu limite físico.

Eu acho que devemos ser mochileiros, aventureiros, mas nunca loucos ao ponto de encarar algo que não se está acostumado ou preparado para tal.

Particularmente, se eu não desse 1 volta no quarteirão por semana, jamais me arriscaria por uma caminhada de 4 dias então eu acho que as pessoas devem ter esse tipo de consciência ou podem causar um grande problema para os outros do grupo, e até para elas mesmas.

Faço pequenas escaladas, mas jamais me arriscaria a escalar a Pedra do Baú em SP.

Em todo esporte a evolução deve ser lenta e gradativa.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fala Thiago

Essa conversa é boa! Vi várias pessoas lá justamente nessa condição, não praticam esporte, não caminham, levam uma vida sedentária, mas se arriscam na trilha. E sofrem!

A Salkantay tem, na minha opinião, uma característica diferente de outras trilhas/caminhadas, onde você vai especificamente para fazer a trilha, ou a travessia que seja.

Dificilmente (é meio insano) alguém vai sair daqui do Brasil para "fazer a trilha salkantay". As pessoas vão para Machu Picchu, e a trilha é só o caminho, então você encontra todo tipo de gente, mais preparada, sem nenhum preparo, com 20kg na mochila, com meias de algodão e tênis novo ... e por aí vai.

Teve gente que fez a trilha porque nem sabia que tinha outro jeito de chegar a MP, ouviu falar da trilha e foi, é mole?

Intééé

Link para o comentário

• Membros

Lico e Thiago,

eu já comprei a bota..

Uma nômade finesterre..

preciso ainda comprar: conjunto segunda pele... fleece.. uma jaqueta impermeável ou anorak.. e uma calça impermeável.. pelo que eu vi com isso eu faço a SALKANTAY de baixo de chuva, "tranquilamente", uma pergunta, sei que tem outros foruns que falam disso, mas se puderem me ajudar: pelas minhas contas essas roupas.. vão custar uns 600 reais fiz um orçamento na orientista, será que é melhor eu deixar pra comprar em la paz ou cusco?

obrigado de novo galera e um abração!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...