Visitante Postado Janeiro 3, 2012 Postado Janeiro 3, 2012 Mochilão América do Sul – 15 dias / La Paz, Uyuni, Potosi, Sucre, Copacabana, Isla del Sol e La Paz Novamente. No dia 15/12, tinha inicio minha viagem solo a Bolívia por 15 dias. Depois de cancelarem a viagem por duas vezes, uma pela TAM e outra pela LAN, onde a idéia inicial era começar a viagem por Calama e ir subindo até La Paz, porém, por duas vezes houveram imprevistos e estava quase desistindo quando enfim, tentei pela última vez pela Aerosur, indo e voltando por La Paz, e excluindo San Pedro do Atacama do roteiro. Meu vôo sairia as 4:30hs e uma amiga maravilhosa, a Priscilla, me fez companhia no aeroporto e me deu uma carona que veio muito a calhar já que o vôo era tão cedo. No aeroporto de Guarulhos as casas de câmbio não vendem bolivianos, então, eu teria que me virar quando chegasse a bolivia. Levei U$ 700,00 + R$ 350,00 e o cartão VTM com U$ 100,00 que se mostrou inútil, conforme vou contar futuramente. O vôo atrasou apenas 15 minutos e as 7:15hs horário Boliviano, descia em Santa Cruz para conexão. Precisei descer, pegar as bagagens, passar pela Aduana e enfim, voltar a mesma aeronave, só troquei assentos. As 9:10hs já havia pego a mochila e fui sacar algum valor para pegar a van e ir a cidade de La Paz, saquei B 150,00 da minha conta com meu cartão de débito pois com o VTM eu não consegui, deixei para ver isso depois. A Van do aeroporto ao centro é B 3,80 e a viagem dura cerca de 40 minutinhos. As casas em La Paz não possuem reboco, pintura então, é algo praticamente só na Zona Sul de La Paz, e sem contar que as casas são feitas com colunas apenas na parte debaixo, se for um sobrado, acima é apenas tijolos um em cima do outro. O motorista não me avisou quando passamos pelo terminal e acabei chegando ao final, desci e peguei outra van. O trânsito em La Paz é muito parecido com o de São Paulo, não senti muita diferença quanto a isso. Há muita condução e andar pela cidade é muito fácil, há condução em toda parte e as vans param em qualquer lugar que você der sinal, sem contar que é muito barato só é necessário ter paciência com o trânsito em alguns pontos. Como meu roteiro era livre, no avião decidi que ao chegar em La Paz, a tarde iria para Uyuni para já fazer o Salar e deixar os passeios de La Paz para quando eu voltasse, já que meu vôo também sairia de La Paz. Parei no terminal e as 11:20hs já estava com passagens compradas para Uyuni na empresa Panasur a B 100,00 bus Semi Cama para as 19:00hs em uma viagem de 12 horas... Eithaaa rs Deixei a mochila na Agência e fui passear por La Paz. Logo, encontrei uma casa de câmbio em uma rua movimentada que esqueci de anotar o nome, encontrei U$ 1,00 por B 6,92. Troquei U$ 400,00 e fiquei com uma grana consideravel que acreditei que seria ncessário e preferi guardar um pouco de dólares. Sem contar que já havia sacado B 150,00 da minha conta. 13:30hs almocei Pollo a La Broaster, no que eu viciei e comia até quando não tinha fome hahaha. B 15,00 + Suco de Cochabamba B 5,00. Havia muito tempo ainda e decidi fazer um city tour só que com táxi, subir e descer La Paz já cansava meus pés rss.. City Tour, B 50,00 por 3 horas de passeio pelos pontos turisticos de La Paz, você pode contratar em frente ao terminal, em um guchê de táxis. Enfim, comprei algumas bobagens para a longa viagem para Uyuni que estava por vir e bebi uma Pacenã geladerrima. A Tam faz esse percurso em 40 minutos mas, a passagem era B 150,00 fora que teria que ficar hospedada e na manhã seguinte teria que pegar um táxi. Ficaria muito mais caro e acabei optando pelo bus mesmo. As 18:00hs começou a cair o mundo em La Paz, chuva de granizo forte e com muitos trovôes. As 18:30hs já embarcavamos e a empresa era super atenciosa. A viagem foi super tranquila e dormi quase todo o tempo, assim não via a estrada que já sabia que era perigosa. Avião SP / La Paz/ SP = R$ 754,00 Van = B 7,60 Almoço = B 20,00 City Tour = B 50,00 Passagem para Uyuni = 100,00 Diversos= B 72,00 Citar
Visitante Postado Janeiro 3, 2012 Postado Janeiro 3, 2012 2º dia - Uyuni Cheguei em Uyuni as 7:15hs e já fui procurar agências para fazer o Salar nesse mesmo dia. Haviam preços diversos, desde B 650,00 a B 900,00. Verifiquei por onde cada passeio passaria e o trajeto parecia o mesmo mas, tive receio de contratar um tour tão barato. Acabei sendo abordada pelo Roberto da Estrella del Sur, que se mostrou muito prestativo e cobrava B 850,00 pelo Salar de 3 dias . Chorando aqui e ali, fechamos em B 780,00 + B 150,00 do parque da Laguna Colorada + B 30,00 da Isla do pescador. Acabei pagando o passeio em Dólares por que o dinheiro estava no Money Belt e não quis retirar de lá. U$ 115,00 em dólares. Refeições inclusas e na primeira noite, Vinho no Hotel de Sal. Tomei o desayuno e saimos as 11:00hs, o carro estava Ok e o Guia Andreis era bem atencioso. A primeira parada era no cemitério de trens e em seguida, aquele branco interminável da extração de Sal, onde vimos aqueles montinhos de Sal branquinhos e um calor terrivel na cabeça. Havia chovido e o Salar estava como um espelho , o motorista ia bem devagar pois, o Sal acaba danificando a parte debaixo do carro. Quando paramos no primeiro hotel de Sal para o almoço, Andreis foi verificar e limpar o carro. Pela primeira vez, comi Quinua e até que gostei. O almoço foi farto, e bebida a vontade e frutas de sobremesa. Continuamos naquela imensidão branca, com imagens de encher os olhos. As 17:00hs chegavamos no Hotel de Sal que só recebia 3 grupos, então, haviam apenas 3 carros nesse hotel. Tomamos café da Tarde e em seguida corri para tomar banho pois, o tempo já estava mudando e o frio chegava com força. Logo depois, jantamos fartamente novamente e bebemos vinho. As 22:00hs, esse hotel desliga as luzes e ficamos a luz de velas, o céu estrelado foi uma das últimas imagens que me deliciei e então fui descansar para amanhã, curtir o segundo dia do tour. Tour Salar de Uyuni = U$ 115,00 Entrada Parque = B 150,00 Entrada Parque = B 30,00 (Isla) Desayuno = B 5,00 (apenas Café) Diversos = B 25,00 Citar
Visitante Postado Janeiro 4, 2012 Postado Janeiro 4, 2012 3º dia – Uyuni Acordei as 06:20hs e o café da manhã foi farto, o restante do povo ainda dormia mas, eu já não aguentava ficar na cama, ansiosa para ver muitas outras paisagens. O segundo dia em Uyuni é o deserto mesmo, o Sal é somente no primeiro dia. Nesse dia, é só montanhas, vulcões, Vicunhas e o horizonte a perder de vista, nenhuma Arvore sequer. Hoje veriamos as Lagunas, que foi o melhor do passeio para mim, eu adorei tanto aquelas Lagunas que não dava vontade de ir embora. Em uma parte do percurso, tiramos muitas fotos da Biscatia, é tipo um coelho que vive em umas grandes rochas. Muito lindo, vou colocar foto dele abaixo Almoçamos em frente a uma laguna cheinha de Flamingos, era tão colorida... Branco pelo Borax e rosada pela cor dos Flamingos. Olhar para as pessoas ao lado, era a mesma satisfação... O olhar de cada uma delas, era de admiração, todos sorriam, é um lugar realmente mágico. Após o almoço, veriamos ainda mais lagunas.. Nesse momento, entravamos no parque onde era necessário pagar os B 150,00 que davam acesso a famosa Laguna Colorada, Águas Thermais e aos Geyseres. A última visita do dia foi na Laguna Colorada, o melhor do melhor do Salar na minha opinião, se não fosse pelo vento forte eu teria ficado muito mais tempo mas, o frio machucava a pele e meus lábios já estavam machucados do calor e frio. A segunda noite, o hotel era mais simples, tão simples que não havia nem chuveiro, ou seja, amém para os lenços umedecidos rss. Meninas, vocês devem entender bem hehehe Foi como na noite anterior, café da Tarde e logo depois o Jantar. Ainda bem que levei chocolates por que o Jantar foi sopa de macarrão com um monte de coisas, que eu até comeria mas, havia uns nacos de Cebola e eu ODEIO Cebola, arghhhh... Passei e fui para a sobremesa, compota de Pêssego e meus chocolates rs. O frio era tanto que dóia respirar, o ar pelo nariz era congelante... Foi uma noite mal dormida e o 3º dia era quando acordariamos as 4:00hs para sair as 4:30hs para ver o amanhecer nos Geyseres. Citar
Membros KellyK Postado Janeiro 5, 2012 Membros Postado Janeiro 5, 2012 AMEI as dicas e já deixei anotado para seguir a risca agora em fevereiro, mas queria uma ajudinha se possível. Essa será a minha primeira viagem "internacional" sozinha, então... >>> Pelas leituras aqui no Mochileiros percebi que comprar alguns itens por lá sai bem em conta e aí, você notou isso? >>> E o que é fundamental e indispensável ter na bagagem? . Citar
Visitante Postado Janeiro 6, 2012 Postado Janeiro 6, 2012 Oii Kelly Realmente, muita coisa vale a pena comprar por lá mesmo, é muito mais em conta. Quanto ao que é indispensável, depende o que você pretende fazer e o tempo. Eu como já iria direto para Uyuni para fazer o Salar, na minha mochila foi indispensável um bom saco de dormir, fleece e meias bem quentinhas, sem contar Filtro solar e protetor labial que eu não levei e fez uma falta tremenda. Por isso, se você chegar na Bolivia e tiver tempo para umas comprinhas, eu aconselho comprar por lá mesmo por que você encontra muita mercadoria mais acessivel. Agora, itens de higiene pessoal é super indispensável, principalmente aqueles lenços umedecidos, ajudaram muito viu rss Se quiser, passar mais detalhes do que pretende conhecer que fica mais fácil ajudar!! Abçs Citar
Membros KellyK Postado Janeiro 7, 2012 Membros Postado Janeiro 7, 2012 se eu for chata você me avisa? rs.. ainda não defini o roteiro, mas agora em fevereiro ficarei por 20 dias, desembarcando primeiro em Snt Cruz. sobre as comprinhas é o seguinte... não vou fazer a linha muambeira da 25, mas... imaginei sair do Rio com uma mochila bem básica e por lá comprar uma mochila cargueiro, tennis de treking e os acessórios necessários até porque eu nunca me aventurei em algo tão ousado e desafiador e gostei dessa sua aventura em UYUNI e devo "imitar". mas, falando em muambeira da 25 diz aí, o que vale super a pena comprar por lá rs.. . Citar
Colaboradores hlirajunior Postado Janeiro 8, 2012 Colaboradores Postado Janeiro 8, 2012 muito boas as dicas e que fotos lindas hein Citar
Visitante Postado Janeiro 9, 2012 Postado Janeiro 9, 2012 Valeu Hlirajunior... Está corrido esse inicio de ano por isso a demora para postar o restante do relato mas, aos poucos ele vai sair e com mais fotos rss Citar
Visitante Postado Janeiro 9, 2012 Postado Janeiro 9, 2012 Kelly, acho que La Paz é a melhor opção para suas compras, lembre-se que La Paz é uma cidade fria, eu passei frio por lá em algumas noites que fiquei, o clima é instável. Na Calle Ilamppu você encontra bons preços de botas (prefira botas a tênis) e roupas mais técnicas de frio. Na Calle Sta Cruz, nas banquinhas vc vai encontrar mochilas Cargueiras, e na Calle Sagarnaga agências de tours e roupas de Alpaca, bem quentinhas. As luvas e meias são essenciais, inclusive, se vc for faer o salar mesmo, Nao esquece as luvas e meias quentes. No que precisar, é só falar.... Santa Cruz não têm nada muito interessante não, se puder, vá direto a La Paz. Abçs Citar
Visitante Postado Janeiro 10, 2012 Postado Janeiro 10, 2012 4º dia – Uyuni Acordamos atrasados e arrumamos tudo na correria, as 7:00hs estavamos nos Geyseres e por pouco, não perdemos o nascer do Sol. Aquele lugar é sensacional, chegando perto dos Geyseres o cheiro não é nada agradável mas, ficar ali vendo aquele espetáculo da natureza foi incrivel. O Andreis disse que não era bom ficar muito tempo por ali, e como os outros integrantes estavam ansiosos para as águas thermais, partimos. Haviam poucas pessoas nas águas thermais, muitas ficaram ao redor esperando a coragem chegar para entrar, acredito que o receio deveria ser o mesmo que eu tinha... A hora de sair e sentir aquele frio danado. Eu mesma fiquei ali ao redor decidindo se entrava ou não. Aí pensei, estou por aqui, quando vou ter outra oportunidade dessas. Decidi entrar e só quando estava lá dentro percebi que não havia pego a toalha kkkkkkkkkkk... Resultado, coloquei a roupa por cima do biquini e senti frio até o começo da tarde rsss. Problema que os Austriacos não tinham, tiraram roupas molhadas e se trocaram na frente de todos sem problema algum. Tomamos o café no restaurante em frente as Águas Thermais, ficamos por lá por volta de 3 horas. Depois, partimos para a Laguna Verde. Os dois italianos do grupo foram para outro veiculo pois eles iriam para San Pedro do Atacama, e nós voltariamos para Uyuni. Antes de voltar, o termino do passeio estava próximo mas, antes passamos pela Laguna Branca e verde, com o Vulcão Licanbur ao fundo. Pena que a água não estava verdinha como em outras fotos que vi, o tempo não estava muito bom, Andreis disse que era por que não havia Vento. As 11:30hs, paramos na Villa Mar para um lanche, que acabou se tornando um almoço caprichado. Acho que a melhor comida da viagem toda, talvez por que o guia disse que seria um lanchinho e como veio mais do que foi mencionado, a satisfação foi melhor rss. Aconteceu isso lá nas Águas Thermais, Andreis disse que o café da manhã seria espetacular e a única diferença é que tinha Granola. Se ele não houvesse dito nada, eu teria dito “Puta que pariu, Granola”... Como foi vendido um peixe, a reação foi “Ah, granola” rss. A volta é super cansativa, você cochila, acorda e vê somente deserto. As 14:30hs, paramos na Vila de San Sebastian para comprar alguma coisa e esticar as pernas. Dessa vila para Uyuni ainda seriam quase 2 horas. Chegamos por volta das 16:30hs em uyuni, deixei minhas bagagens na agência e fui procurar algum passeio para o dia seguinte, estava de olho no trekking para o vulcão Tunupa. Rodei muito e só havia esse passeio por 2 dias, o valor era alto e não haviam grupos. Uma das desvantagens em fazer passeios solo, pode haver tours que sejam interessantes mas, que só saem com um número especifico de pessoas, e particular ficaria muito caro, totalmente fora do meu orçamento. Bom, fiquei chateada mas, estava ciente que poderiam acontecer imprevistos assim na viagem. Fui procurar passagens e decidi ir para Potosi, de Uyuni para Potosi seriam 5 horas de viagem. Comprei a passagem com a Trans Expresso Quechisla e custou B 30,00 e sairia as 18:30hs. É o tipo de ônibus onde o motorista conhece todo mundo da cidade e já reserva os bancos para os “fregueses”, só haviam 2 lugares a venda e eles sempre deixam os vagos na frente, os últimos sempre são reservados. Já esperava que a viagem seria naquele estilo lotação, o que eu constataria logo mais. Ainda tinha um tempinho, fui beber uma cerveja e comi algumas Quesadillas de Queijo que estavam maravilhosas. O ônibus saiu no horário, logo depois 3 pessoas embarcaram e foram em pé... Por três horas precisei ficar ouvindo a conversinha de um Boliviano Emo paquerando uma guria no bus, e eu querendo dormir e aquele blá blá blá que não cessava. Um Saco!!!! Se for fazer essa viagem, recomendo bancos no fundo e fique na Janela, nesse horário você vai ver um Pôr -do-Sol incrivel já que para chegar a Potosi o bus sobe, sobe e sobe as montanhas. Por volta das 0:00hs eu chegava finalmente em Potosi, o terminal rodoviário é longe do centro e nesse horário não teve outro jeito se não pegar um táxi. Eu tinha o nome de um Hostal que o Paco, um francês que conheci lá na Laguna Verde indicou mas, o valor quando cheguei no Hostal era o dobro e não quis ficar. O Taxista me cobrou B 10,00 para me levar até o hostal. Duas ruas abaixo, havia o Residencial Felcar, onde me instalei por B 30,00 e esse hostel é super arrumadinho e o atendimento foi bem legal, tendo em vista que cheguei tarde a mocinha me recepcionou com um olho aberto outro fechado e para completar, depois que me levou ao quarto, sai para ir ao Toalete e deixei a chave dentro, e a tranca é daquelas que quando você fecha a porta, ela é trancada... Ou seja, chave sempre no bolso. Lá vai eu, morrendo de sono e cansada chamar a moça e explicar que a chave ficou lá dentro com minha mochila lá dentro, ainda bem que a outra mochila com dinheiro e a máquina estavam comigo. Ela tentou a chave reserva mas, não conseguiu. Peguei outro quarto e para abrir a porta só no dia seguinte. Ok, o jeito era deixar rolar... Fui dormir e amanhã eu resolveria esse imprevisto. Quesadillas + Cerveja = B 57,00 Ônibus = B 30,00 Táxi = B 10,00 Hostal = B 30,00 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.