Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 80 - 28/9: Pelas ruas de Hoi An De manhã fomos ao alfaiate para fazer roupa social. Escolhemos o modelo, o tecido, a cor, os detalhes e tiramos as medidas. Disseram para voltar às 5 da tarde para provar e fazer os ajustes. Como acontece com todas as boas idéias, muitos querem copiar. Há muitos alfaiates na cidade e é difícil saber quais são realmente bons... Bom, veremos mais tarde... Visitamos a capela da família Tran, que foi construída em 1802 em estilo chinês, vietnamita e japonês. As mulheres entravam pela porta da esquerda e os homens pela direita, mas hoje, com a igualdade entre os sexos, todos entram pela mesma porta. No altar estão caixas de madeira que contém a biografia dos ancestrais. No aniversário da morte, a caixa é aberta, incenso são queimados e comidas são oferecidas em memória do falecido. Depois visitamos a Japanese Covered Bridge, uma ponte construída por japoneses em meados de 1590 para ligar a comunidade japonesa a comunidade chinesa do outro lado do rio. Entramos pelos fundos de uma loja e vimos deficientes físicos fazendo artesanatos com extrema habilidade. A loja emprega 25 pessoas especiais e proporciona a elas independência, dignidade e integração a sociedade... Belíssima iniciativa!!! Nos parece que no Vietnã eles se preocupam muito realmente com a sua população, não ficam só nas promessas de eleição como ocorre muito no Brasil... Voltamos a loja que faz calçados sob medida. A mulher dava berros toda vez que a Jú fazia uma oferta... Depois ela pegava a bochecha da Jú e dizia: Aumentaaaa. A Jú dizia: Ahhhh, descooooonto... Eu fui filmando tudo e a mulher queria me bater brincando quando eu dava risada das duas negociando... Depois de meia hora de uma bem humorada negociação, a Jú não conseguiu o preço que queria e fomos embora. Andamos um pouco pelo mercado e logo veio a vendedora atrás da gente... Dong vai, Dong vem e a Jú conseguiu um bom preço. Depois escolheu as cores e tirou as medidas. Amanhã voltaremos para pegar o tênis, vamos ver... Ontem pegamos o cartão de visita de uma vendedora e vimos que ela também cortava cabelo e fazia manicure e pedicure. Perguntamos onde era o salão, pois estávamos na loja dela. Ela disse que o salão estava fechado para reforma, mas ela daria um jeito para nos atender. Pensamos que ela nos atenderia no salão mesmo e marcamos para hoje. Hoje voltamos lá para cortar a cabeleira. Ela foi andando na frente e falou para seguirmos. Entrava em um salão, conversava com o dono e saía. Entrava em outro, conversava e saía. No terceiro, nós entramos e o Douglas ficou esperando. Fui fazer a mão e o pé. Uma outra vendedora, irmã dela, quem foi me atender. Ela abriu uma sacola plástica e pegou um alicate. Já pensei: sei não... Ela tentou cortar e percebi que o alicate não estava afiado. Olhei bem e vi que o alicate estava todo enferrujado... - Não, não! Pára, pára! - Por quê? - Corta só o cabelo dele. - Vou lixar então. - Não, não... Desisti, tava na cara dela que ela nem sabia o que estava fazendo... Depois, o Douglas desistiu de cortar o cabelo e dissemos que íamos embora. - Por quê? - Não vai dar tempo. Temos compromisso... Ele parou de cortar o cabelo do menino e falou para o Douglas sentar que ele ia atender agora. Fala sério...Ia deixar o menino esperando com metade do cabelo cortado... Voltamos no alfaiate e provamos as roupas. A roupa da Jú ficou certinho e o meu terno ficou um pouco justo demais no braço. Ele vai arrumar e amanhã pegaremos... Fomos depois da janta assitir música típica em um restaurante. A música era muito boa, mas as danças tem muuuuuuuito o que melhorar. Nem é preciso entender de dança para saber...Tá na cara que é só para ganhar dinheiro dos turistas. Ninguém gostou, mas também ninguém reclamou. E nem adianta, amanhã vem outros turistas e fica por isso mesmo... Uma pena...Acreditamos que o Vietnã tem grandes artistas, mas é essa outra imagem que o turista levará. Não custava nada caprichar mais. Se o espetáculo não está bom, que continuem ensaiando até ter algo bonito para mostrar... Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 81 - 30/9: Nas ruínas de My Son Acordamos cedo e às 8 horas pegamos o ônibus para o tour em My Son. My Son é o mais importante sítio arqueológico do reino Champa e é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Tornou-se um centro religioso hindu no século 4. A maioria dos templos são dedicados aos reis Chams e ao Deus hindu Shiva. Durante a Guerra Americana o local foi bombardeado e das 25 construções que antes estavam em bom estado, 20 foram destruídas pelos norte-americanos. Uma pena... Voltamos um pouco de ônibus e depois pegamos um barco para continuar até Hoi An. Vimos pelo rio muitos pescadores em pequenas embarcações com o famoso chapéu de cone. Paramos em uma vila e o guia nos deu 20 minutos para visitar. Poxa, 20 minutos não dá para nada... Primeiro ele nos levou em uma loja de souvenirs, claro né... Eu e a Jú saimos logo da loja para matar a nossa curiosidade e andamos algumas ruas para trás da loja. Vimos 2 homens construindo um pequeno barco. Pedimos licença e eles deixaram a gente entrar no quintal da casa para ver. Depois, vimos uma oficina de artesanato em madeira e fomos espiar também... Voltamos a doca para ir embora, mas o guia ainda não estava la... Ficamos observando o vai-e-vem do povo, subindo nos barcos com motos, bicicletas, animais, etc... O povo aqui é bem legal, eles não se importam em ser filmado e fotografado. Enquanto todos já estavam cansados, esperando o guia para ir embora, nós estavamos animados com o movimento e atentos a tudo que poderia render uma boa foto ou vídeo. Um cara percebeu a empolgação e veio nos perguntar se estávamos viajando a trabalho. hehehe. Acho que sim, mas salário que é bom, nada... Alguém quer nos patrocinar?!?! Também aceitamos doações...hehehe Voltamos a Hoi An e passamos no mercadão para buscar o meu tênis. Oba!!!! Ficou bonitinho demais...bem do jeito que eu queria... Voltamos ao hotel, tomamos banho e fomos buscar as roupas no alfaiate. Ficaram boas demais!!!!Perfeitas!!!Agora temos terno importado: Made in Vietnam. Voltamos ao hotel e vimos que o nosso blog continua sem abrir a página inicial e não conseguimos subir um vídeo... Na hora da janta, pedimos uma folha e caneta e escrevemos um depoimento em português e inglês para o restaurante anexar no menu: "...experimentem a comida típica, é boa demais..." Eles ficaram muito contentes mesmo sem entender a parte em português!!!! Mas eles devem ter entendido, pois comemos lá em todas as refeições... Voltamos ao hotel. A Jú estava vendo TV e de repente: - Olha o Sílvio Santos!!! Corri para ver. Parecia ele, mas não estava vendo direito porque estava sem óculos. Achei estranho ele estar falando outra língua... Coloquei o óculos e aí vi que era um apresentador "imitação". E além disso o programa é no mesmo estilo do Show do Milhão...Coisa de doido... Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 82 - 01/10: Do quarto para o restaurante, do restaurante para o quarto. Acordamos cedo e ficamos de bobeira no quarto descansando. Resolvemos trocar a cidade de Hue por um dia de descanso para chegar com todo pique em Hanoi. Lavamos algumas roupas na pia do banheiro como todos os dias e quando vimos os cabides tinham sumido. Achamos que a camareira tinha tirado os cabides pra gente ter que usar a lavanderia do hotel. Sacanagem...Penduramos onde deu... Depois pensamos: Então elas ficam mexendo no armário... Mais tarde, achamos os cabides. Estavam no meio da nossa bagunça...Hehehehe E a gente já estava falando mal das funcionárias... Almoçamos no mesmo restaurante de sempre. Agora parece que somos da casa, ainda mais porque todos funcionários são da mesma família. Quando a gente entra, todos cumprimentam, até quem está mais longe vem nos cumprimentar...Muito legal... Voltamos ao hotel e ficamos várias horas na internet até conseguir fazer upload de um vídeo. Para abrir cada página demoooooora...e ainda muitas vezes não abre, dai clica em atualizar e...demoooooora... Voltamos ao quarto e ficamos assistindo TV. Tem um canal muito bom, com legenda em inglês. Sempre passa programas sobre a cultura do país, festas e produção de artesanatos típicos... Nos canais internacionais passam belas propagandas de turismo de Goa, na India, e da Malásia. Ficamos pensando quantas pessoas assistem o canal e por causa da propaganda se interessam em viajar por estes países... Gostariamos muito de ver propagandas do nosso belo país... Estavamos lendo o guia de viagem e vimos a seguinte frase: "A forma vietnamita tradicional de cumprimentar as pessoas, e pressionar as mãos em frente ao corpo e curvar-se um pouco" Nós lembramos de uma parte de outro livro que lemos dias atrás: "Você vai ver mais estrangeiros utilizando o Wai (o cumprimento tradicional tailândes com as palmas das mãos juntas em frente ao corpo) do que vietnamitas. Eles estão chegando da Tailândia ou leram o guia errado. O engraçado é ver os vietnamitas fazendo o wai de volta por educação, imitando os estrangeiros que acham que estão agindo conforme a cultura local" Nós vimos uns gringos fazendo o Wai em Saigon... Moral da história: Não confie em uma única fonte de informação. Jantamos de novo no Thang Bom. Eu pedi lula no molho de pimenta e a Jú pediu noodles crocante com frutos do mar. A lula estava muito apimentada. Muito mesmo. Foi a comida mais apimentada até agora. Lá para metade do prato, eu dava uma colherada e parava para respirar. Respirava fundo e dava outra colherada...Escorria suor pelo pescoco...Bebi todo o chá gelado e pedi uma garrafa grande de água. O noodles da Jú era sequinho e tinha verduras e frutos do mar em cima. Ela estava comendo, o garçon veio, pediu licença, pegou os "palitinhos" da mão da Jú e mostrou como se fazia. Ele quebrou os fios da massa misturando tudo que estava em cima: - Faz assim, assim e assim...Não tem problema, é assim que vietnamita faz... As duas meninas da mesa do lado ficaram olhando espantadas para o cara mexendo no prato da Jú... Sorte dele que somos compreensivo. Talvez outros não gostariam que alguém mexesse no prato... Depois ele entregou os palitinho e disse: - Agora sim... Voltamos ao hotel e ficamos descansando. Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 83 - 02/10: Sleeping bus para Hanoi Acordamos cedo e arrumamos a bagagem para irmos à Hanoi. Fizemos o Check-out ás 10 horas, deixamos as mochilas na recepção e ficamos matando o tempo até a hora do ônibus. Já tinham algumas mochilas na recepção também. Em cima de uma delas tinham cuecas e meias secando... Eu não deixaria as minhas assim... Saímos para dar a última volta pela cidade. A cidade estava sem energia e os semáforos não estavam funcionando. Se com semáforo já é meio bagunçado, imaginem o trânsito sem semáforo... Ajudamos uma senhora a atravessar a rua e ela agradeceu com um grande sorriso. Não tivemos dúvida: pedimos para fotografa-la. Falamos que gostamos muito do Ao Dai (roupa típica vietnamita) e ela aceitou. A Jú se preparou para fotografar e ela fez sinal para esperar. Ela ajeitou o chapéu de cone, colocou a correntinha do pescoço para fora do vestido e fez a pose... Ela ficou feliz quando viu na camera a foto que a Jú tirou e nós ficamos mais ainda... Almoçamos e pegamos o ônibus a 13:30 até Hue para depois pegar o sleeping bus até Hanoi. Nesse primeiro ônibus o motorista era normal. Normal para os vietnamitas...Buzinava o tempo todo... Douglas até usou tampão de ouvido improvisado e o motorista com a mão na buzina. O sleeping bus tem poltronas que deitam quase inteiramente. São 3 fileiras com poltronas beliche. Para longas viagens como essa é uma boa opção. A poltrona é estreita, mas ainda assim da para descansar bem. Paramos para comer. Aqui no Vietna, normalmente, o ônibus não para em uma "parada de ônibus" como no Brasil, para em um restaurante comum que estiver pelo caminho. A comida geralmente é boa, mesmo em restaurantes simples. Dessa vez o motorista não era "pé de chumbo". Ainda bem, não iria ser nada bom um motorista doido em uma viagem noturna... Ele deixou passando clips musicais do país e os gringos estavam tentando tapar a caixa de som... Não sei se eles não estavam gostando da música, para nós o problema era o volume alto, muuuuito alto... Ouvimos uma discussão e acordamos assustados. O ônibus estava parado no meio da estrada e o motorista estava no meio da confusão. Não entendemos nada e 5 minutos depois a viagem continuou. Nessa hora vimos que tinha 3 pessoas a mais no ônibus, acomodadas no corredor...Isso deve ser comum por aqui... Dormimos de novo, quase bem ajeitados... Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 84 - 03/10: Chegando em Hanoi O ônibus chegou em Hanoi as 6 horas da manhã. Não parou na rodoviária como nos disseram quando compramos o bilhete. Parou no meio da rua, não sabemos onde... Até entendemos, precisamos deixar mais dólares no país, sendo obrigados a usar taxi... Chegamos na região do lago Hoan Kiem, andamos um pouco e chegamos até um albergue indicado no guia. Durante o trajeto, muitas pessoas nos pararam para oferecer hotel. O albergue estava cheio e continuamos andando até outro, também do guia. Vimos que os caras ficam rodando de moto e quando encontram alguém com mochilas, param para oferecer hotel... Percebemos que quando nós pegamos o cartão e nos negamos a ir junto com eles, eles depois telefonam para alguém. Provavelmente ligam para o hotel, nos descrevem e dizem que foram eles que indicaram, para ganhar comissão... A Jú estava vendo o mapa do guia e veio um cara: - Precisa de hotel? - Não. - Olha o meu, tem internet no quarto grátis, café da manhã grátis. - Já temos reserva. - Em qual hotel? - Aqui na rua da frente. - Pode ver no guia que o meu hotel esta aí... A Jú pegou o cartão do cara para conferir. Olhou o nome do hotel e procurou no guia. O cara ficou falando para tentar distraí-la... A Jú falou para mim que o endereço era diferente. Fechou o livro e falou obrigado. - Você vai la ver? - Não. - Por que? - Porque não. Ele ficou sem entender (ou entendeu!) e saímos andando. Ele ainda veio tentar de novo, mas logo desistiu... Muito cuidado, pois eles "clonam" o nome dos hotéis mais conhecidos e colocam "2" depois do nome... Chegamos no hotel que vimos no guia e o cara estava atrás. Ele falou algo com a recepcionista. Não entendemos a língua, mas entendemos a situação. Ele deve ter dito que foi ele quem indicou para nós... Os caras ganham comissão quando levam hóspedes aos hotéis. Até aí tudo bem, mas o que acontece é que a diária aumenta e na verdade quem paga a comissão somos nós... Já sabíamos o preço do hotel e ela cobrou a mais...Saímos fora então. Sacanagem... Chegamos em um outro, o Thu Giang, e decidimos ficar. Não é la muito bom, mas compensa... O quarto tem 2 X 3 metros, as mochilas ficam no meio do caminho, o banheiro e pequeno demais e o chuveiro fica quase em cima do vaso sanitário...Mas está bom, custa 7 dólares. Tomamos banho e dormimos um pouco. Saímos para almoçar às 3 da tarde. Passamos na internet e tivemos uma boa surpresa... CONSEGUIMOS ACESSAR O BLOG!!!!!!!!!!!! AEEEEEEEEE Respondemos os comentários... Passamos num mercadinho, compramos a janta e o café da manhã.Voltamos ao hotel e continuamos a descansar... Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 85 - 04/10: Negociando em Hanoi Acordamos cedo para conhecer a cidade, mas estava chovendo. Ficamos então no hotel até quase meio-dia, quando a chuva parou. Andamos seguindo o lago Hoan Kiem ao sul. Encontramos 2 livrarias e compramos um sobre a História do país e outro sobre a cultura do Camboja. Depois andamos por algumas ruas, a nordeste do lago, cheias de lojas de calçados. A Jú já tinha parado de usar o tênis dela lá em Kon Tum, carregou até Hoi An e largou por lá mesmo. Ele estava bem "exausto"... O meu eu aposentei hoje... Compramos então um para cada para continuar a viagem. Estavamos andando de chinelo para todo lado, mas não da... Tem horas que é preciso usar tênis... Andamos em muitas lojas. O bom é que em quase todas tinha o mesmo modelo que gostamos... Fomos pechinchando e anotando os preços nos cartões. Em uma loja perguntamos o preço e o vendedor quis pegar os cartões onde a gente tinha anotado das outras lojas. Puxei os cartões e olhei para ele. Ele ficou sem reação... Tudo bem que é o jeito deles, mas sai para lá meu... A Jú está sendo confundida com francesa em vários lugares do Vietnã...Nos outros países ela era inglesa, agora é francesa... Voltamos a uma loja onde conseguimos um preço melhor. Ainda conseguimos baixar um pouco mais. - Da mais desconto... - Não da para baixar mais. Esse preço está ótimo. - Está ótimo para você... para nós está caro... - De onde vocês são? - Do Brasil. - E você? - Do Brasil também. - Mas você parece do Vietnã. - É, é, sou do Vietnã, conheço os preços, da mais desconto... Ela deu risada... Enquanto eu provava o tênis, um menino veio comprar um igual. A mãe dele deixou ele negociar. A vendedora disse o preço e ele disse que estava caro. Ele deu uma oferta e a vendedora não aceitou... Ficamos observando. A mãe dele olhou para mim e disse baixinho... - Ele é bom nisso... Eu achei graça... A vendedora perguntou de onde ele era e ele respondeu Austrália. - Ah, por isso que você é um bom negociador... A outra vendedora falou baixinho para gente. - Viu como o preço de vocês está bom? - Ele que está pagando demais. Já que ele está pagando tanto, você pode dar mais desconto pra gente... A mãe olhava orgulhosa para o menino... Fecharam o preço. A mãe dele olhou para mim e fez sinal de positivo... Fui obrigada a rir e concordei... O menino pagou o dobro do que a gente no mesmo tênis... O Douglas pagou e a vendedora pediu o troco como gorjeta dizendo que fez um bom preço para nós... O louco, já ganhou um monte e ainda quer gorjeta... Voltamos ao hotel e logo saímos para jantar. Jantamos em um restaurante onde as cadeiras são poltronas de cyclo (a bicicleta com motorista para passageiros). É um pouco mais caro, mas é um lugar bacana... Esquecemos de tirar foto la... Tá doido...Pagamos mais caro por causa da decoração e ainda esquecemos de fotografar... Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 86 - 05/10: Pelas ruas do Old Quarter Saímos cedo para andar pelas ruas do Old Quarter, a região perto do lago Hoan Kiem. Antes, fomos comprar o tour para Ha Long Bay. A mulher do hotel ligou para a agência e eles informaram que os passeios de amanhã foram suspensos por causa do tufão que está chegando no Vietnã. Ela falou que se a gente quisesse muito ir, empresas mais baratas provavelmente não iriam suspender os passeios... Ta doido...No meio do mar em dia de tufão?!?!? E a segurança dos turistas e da tripulação?!?!?!Marcamos então para depois de amanhã... O Old Quarter e o coração histórico de Hanoi. Os prédios antigos dão um charme especial ao trânsito caótico (e ao mesmo tempo organizado). Pelas calçadas estreitas espalham-se mesinhas e cadeirinhas de plástico onde o povo local faz as refeições. Mulheres passam carregando no ombro 2 cestos de palha presos por um bambu longo. Nos cestos carregam frutas e comidas que vendem de porta em porta. As motos ficam estacionadas nas calçadas, impossibilitando a passagem sem o zig-zag dos pedestres. A solução e andar pela rua, ouvindo buzinadas a cada 10 segundos... Chegamos no Cua O Quan Chuong, o antigo portão leste do Old Quarter. Ficamos aguardando a cena perfeita para completar a imagem do portão, como uma mulher com chapéu de cone, uma moto com 4 passageiros ou sobrecarregada de produtos, cenas comuns aqui no país. Passaram sim, mas acompanhados de muitas motos, que poluíram a imagem. Como estava chovendo, desistimos... Entramos em uma loja para comprar albúm de fotos. Sem querer, era a mesma loja de ontem, com uma vendedora grávida. Negociar com mulher grávida e muito ruim... Não da para chutar o preço lá para baixo vendo o barrigão dela... Mas foi nessa loja que encontramos o albúm mais bonito. Perguntamos o preço hoje e ela disse o valor que pedimos ontem. Pedi desconto. Ela disse: - Vocês ofereceram isso ontem, eu lembro... Pelo jeito pagamos bem mais caro do que vale... Paramos em um coffee shop com internet grátis. Compramos chá e ficamos enrolando na mesa para usar o computador... Não resistimos e pedimos bolo também... Mais tarde o cheirinho de café nos fez pedir tal bebida... Ficamos 2 horas lá... Voltamos ao hotel, tomamos banho e não aguentamos o cansaço. Dormimos das 18h até as 21h. Saímos para jantar, na chuva. Encontramos uma pizzaria. HUUUUMMM. Comida típica é bom, mas uma pizza de vez em quando e ótimo!!! Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 87 - 06/10: Assistindo o milenar Water Puppet Acordamos tarde hoje e só saímos do hotel para almoçar. Paramos em um restaurante com internet grátis, e aproveitamos para fazer upload de outro vídeo pequeno. Pedimos um prato típico, o arroz frito com legumes em uma panela de barro e uma saladinha...hum estava muuuito bom. Mais tarde o Douglas pediu um sundae de morango...só pra ele...mas claro que roubei um pouquinho. Internet grátis é muito bom e ficamos um tempão lá. Depois paramos no lago Hoan Kiem e ficamos observando o cotidiano de Hanoi. Pessoas de todas as idades fazem ginástica no calçadão do lago... Dá vontade de fazer junto, mas caaaaaaansa. Senhores e senhoras ficam sentados nos banquinhos conversando... Fotógrafos ficam oferecendo serviço aos vietnamitas... Casais andam lentamente como se não houvesse mais nada no mundo... Sentamos e ficamos sentindo o vento gostoso... O ar é diferente no calçadão do lago, tudo parece ser tão calmo. Quase tudo, logo aparece um vendedor, depois outro, outro e outro... Não deixam a gente curtir o visual do lugar... O Douglas foi cortar o cabelo. Estava precisando... Achamos um salão bom e barato, só 2 dolares para cortar... Estávamos preocupados, mas quando vimos o cinto dele cheio de apetrechos pensamos que ele sabia o que estava fazendo. E sabia mesmo. Finalmente alguém cortou o cabelo dele bem bonitinho. Tomamos banho rapidinho e fomos ao Municipal Water Puppet Theatre para assistir a tradicional apresentação dos bonecos de madeira que representam o dia-a-dia dos vietnamitas das áreas rurais. O Water Puppet teve origem há mil anos. Cultivadores de arroz utilizavam as áreas alagadas das plantações como palco das apresentações. A técnica utilizada para dar movimento aos bonecos era passada somente de pai para filho. Hoje, as apresentações acontecem em teatros. Os artistas ficam atrás de uma cortina de bambu e de lá manuseiam os bonecos. Além de ter movimentos quase perfeitos e de mostrar o cotidiano, ainda tem cenas engraçadas... Esse teatro tirou a má impressão que tivemos em Hoi An sobre os artistas do país. Com certeza vale a pena conferir... Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 88 - 07/10: Primeiro dia em Ha Long Bay Acordamos cedo para ir a Ha Long Bay. Uma chuva muito forte caía por causa do tufão que estava passando pelo país. O transporte que nos pegaria as 8:00 só apareceu as 8:30...normal... Como a rua do hotel é estreita demais para passar carro, tivemos que andar a pé até a avenida, de baixo de chuva. Chegamos no micro ônibus bem molhados. Ficamos imaginando como seria esse passeio se a chuva não parasse. Dormimos boa parte do caminho e 3 horas e meia depois chegamos no pier em Ha Long. Em Ha Long o tempo estava bom e o sol estava quase aparecendo...Ufa, que beleza. Pegamos o barco e o cruzeiro começou. As refeições estão incluídas, por isso pensamos que seria um almoço simples. Quando a comida chegou, levamos um (bom) susto... Primeiro serviram camarões cozidos! Estava muito bom. Depois, serviram peixe assado! Batata frita! Carne cozida com legumes! Tofu com molho de tomate! E para completar, claro, muito arroz, afinal estamos em um país que produz muito desse produto. A paisagem é deslumbrante! Não é a toa que a baía de Ha Long tornou-se Patrimônio da Humanidade pela Unesco. São quase 2 mil ilhas espalhadas pela baía. Vimos as ilhas formarem um degradê na linha do horizonte. As mais escuras à frente e as ilhas mais distantes ficando cinzas até quase se perderem de vista. O quarto do barco é muuuuuuuito bom! Muito melhor do que a maioria dos hotéis que já ficamos nessa viagem. Bonito, aconchegante e limpo, bem limpo! Passamos por uma vila flutuante e nos dirigimos ao Sung Sot Cave, a maior e mais bonita caverna da baía de Ha Long. A caverna é repleta de estalactites e estalagmites. Uma boa infra-estrutura foi criada para receber turistas, como piso demarcando onde é permitido caminhar e cordas isolando os locais protegidos. Além disso, as luzes coloridas que iluminam certos pontos da caverna dão um visual maravilhoso. Voltamos ao barco e continuamos a navegar. Paramos próximo ao Lan Ha Bay para fazer o kayaking. Remamos passando por uma caverna grande até sair nessa baía, que fica bem escondida entre as rochas. A água é muito calma, não tem correnteza nenhuma. Nos lembramos do passeio na Tailândia... Estava quase escuro quando voltamos remando ao barco. Tomamos banho e subimos para o terraço do barco. Deitamos nas cadeiras de praia e ficamos observando as milhares de estrelas. A brisa do mar ajudou a completar o ambiente. Perfeito!!!!! O guia nos chamou para jantar e tivemos outra surpresa (ou melhor, já estávamos imaginando a janta). HUUUUUUUM Polvo empanado, rolinho primavera, batata cozida na manteiga com frango, carne cozida com cebola e pimentão, arroz e salada de pepino. Não sei por que, mas ninguém deu bola pra salada de pepino... Ficamos conversando com o guia e o pessoal do grupo e depois descemos para o quarto. O sono não nos deixou ficar mais tempo lá em cima com o pessoal. Citar
Membros de Honra Doug_Ju Postado Abril 1, 2011 Autor Membros de Honra Postado Abril 1, 2011 Dia 89 - 08/10: Segundo dia em Ha Long Bay Acordei as 5 da manhã para ver o sol nascer, mas a Jú não conseguiu acordar. - Vai lá, depois eu vejo as fotos... Cutuquei ela de novo e nada...Fui sozinho mesmo, não iria perder. O barco estava ancorado atrás de uma grande ilha, mas mesmo assim o nascer do sol foi magnífico! O céu estava com nuvens e parecia que seria sem graça. Porém, foram exatamente as nuvens que criaram os tons alaranjados no céu. I-NES-QUE-CÍ-VEL!!! Pena que a Jú não estava lá junto. Voltei para o quarto para matar a saudade da Jú e dormir um pouco mais... As 7:30 subimos para o café-da-manhã. O barco já estava navegando novamente. O cruzeiro continuou pela baía, lentamente...Ficamos admirando a paisagem e pensando na lenda de Ha Long. A lenda conta que quando o povo vietnamita foi atacado pelos chineses, os deuses enviaram dragões para ajuda-los a se defender. Os dragões lançaram inumeras pérolas, que se tornaram ilhas. Essas ilhas formaram uma barreira contra o inimigo. O barco voltou ao porto de Ha Long, nos dirigimos a um restaurante, almoçamos e voltamos para Hanói. Só de pensar que a tranquilidade do cruzeiro tinha acabado, já ficamos desanimados... No barco era tão bom. Sem vendedores, sem buzinas, sem poluição... Só descanso, comida boa, brisa do mar... Chegando em Hanói fomos recebidos com um enorme coro de buzinas, vindas de todos as direções. Deu vontade de fugir de novo!!!! Voltamos ao hotel e a nossa reserva foi por água abaixo... Tivemos que procurar outro. Acabamos parando em um hotelzinho horrível, o pior de toda a viagem. Quarto sem janela, porta do banheiro esfarelando, tampa da descarga quebrada, fios de cabelo no lençol, cheiro de mofo, chuveiro-conta-gotas... Sempre pegamos quartos baratos, mas sempre, sempre com nível de limpeza aceitável. Esse realmente estava horrível. Não tivemos escolha. Ficamos deprimidos! Depois de um passeio maravilhoso, viemos parar aqui... Fomos a um restaurante com internet grátis, pedimos um suco e ficamos lá só para não ficar dentro desse quarto... Passaram-se horas e acabamos jantando lá também...Voltamos ao hotel, ainda deprimidos, e dormimos... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.