Ir para conteúdo

Dicas para viajar acompanhado, ir de carro com alguém,etc


lucasvinha

Posts Recomendados

  • Membros

Então pessoal para quem tem mais experiência no assunto.. Como vcs avaliam a ida em grupos para um lugar? Digo indo de carro, principalmente quando vc não conhece a pessoa. Vejo que isso trás riscos tanto para quem vai como para quem oferece a carona.

 

Como vcs avaliam essa situação?

 

Vocês pedem algum documento ou algum tipo de "atestado" para a pessoa para qual vão dar carona ou pedir carona? só para esclarecer, digo sobre caronas, onde as pessoas se unem para viajar juntas.

 

Deem dicas e suas opiniões sobre o fato.

 

Dicas para evitar conflitos sobre horários,etc;

 

 

Na minha ideia o ideal seria pedir algum tipo de documento, e estabelecer os horários de partida e retorno com as pessoas que irão e deixar claro sobre tolerância de atraso..

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lucas, já viajei com outro colaborador aqui do site e só nos conhecemos pessoalmente na hora da viagem. E essa viagem foi uma das melhores que já fiz.

também já dei caronas para outros usuários que só conheci na hora em que os peguei e foi tudo muito bom e divertido, tanto é que mantemos amizade até hoje. São pessoas do Rio de Janeiro, de Minas, SBC, etc...como são todos membros do site, fica mais fácil pro clima ficar legal.

Tem um fórum aqui de um pessoal que marca pra fazer trilhas em São Paulo juntos e são muito animados. Acho esse tipo de evento muito legal, serve pra que os usuários se conheçam e troquem experiências, dicas, etc.

 

::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Lucas!

Depende bastante da sua personalidade, sobretudo se estiver dando a carona. Se for este o caso e você for uma pessoa que gosta das coisas do seu jeito, a sua companhia precisará se adaptar ao seu ritmo, tornando a viagem um pouco estressante para ela. Agora se você for de boa, afinal, dar ou receber carona é justamente se deixar à deriva para possíveis eventualidades da viagem, será bem mais prazeroso. Conhecerá mais pessoas e lugares por viver o momento e não ficar tentando controlar tudo como sempre foi na sua vida. Já se você for uma pessoa rígida quanto aos imprevistos, é bom não depender de carona, pois terá que dividir o que planejou.

 

Recebi e dei bastante carona para estranhos, sinalizando na rua mesmo e nunca pedi e nem me pediram documento. Até porque bandido também tem RG. =D~ Terá que julgar a pessoa pelas etapas óbvias, aparência externa e depois a interna. Não quero dizer que alguém de terno será melhor que alguém de chinelo; deu para entender, né? Dependerá de sua percepção. Você irá viajar com alguém que não conhece pessoalmente ou está levantando uma questão sobre caronas em geral?

Link para o comentário
  • Membros

Guilherme e (E)

 

Então eu fiz essa questão pois passou pela minha cabeça. Como sou novo nessa "área" que é ser mochileiro, tenho muitas dúvidas e questões. Uma delas foi sobre dar e receber caronas. Tem um tópico aqui no Fórum que fala sobre pegar caronas nas estradas, e esse tópico me levou a esse aqui. Pois eu provavelmente não pegaria carona em meio a estrada, pelo menos não agora.rs

 

Mais como vivo em SP e essa é uma cidade perigosa, nunca me passou na cabeça dar carona para completos estranhos. Alias aqui isso é um tanto contraindicado.

 

Criei esse tópico para conhecer outras experiências, dicas,conselhos do que já aconteceu com outros colegas e assim usar isso como base para futuras caronas.

 

Respondendo a sua ultima indagação, sim eu iria viajar com um colega aqui do fórum, porém não poderei ir mais. Iria para o Rio. Ele me pareceu uma pessoa muito legal e simpática, mais fazer o que, fica para a próxima.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ao contrário do que possa parecer, é muito mais perigoso para aquele que pede carona do que para aquele que oferece a carona.

 

O ser humano médio trabalha com informações visuais que possam tranquilizá-lo no dia a dia. Segurança torna-se a palavra chave.

 

Acontece que a presunção revela-se por demais perigosa. Vou dar um exemplo.

 

Outro dia eu dei carona para algumas estudantes universitárias que estavam pedindo carona em uma das saídas da universidade. Perguntei a elas se não era perigoso pedir carona para estranhos e elas me falaram que sempre olhavam dentro do carro antes de entrar e que quando tinha cadeirinha de bebê no banco de trás do carro ou cadernos e livros então estava tranquilo.

 

Vejam que presunção perigosa. Sem querer entrar em detalhes, qualquer um pode montar o cenário!

 

Além do mais uma vez que o carona esteja dentro do veículo, geralmente no banco da frente, o solícito motorista pode parar novamente para dar carona para outra pessoa (na verdade o comparsa) que o aguarda na beira da estrada ou avenida mais à frente. Esta pessoa faz o sinal ao avistar a presa/vítima no banco da frente.

 

Então uma situação inicial de motorista x passageiro passa a ser de motorista x passageiro x terceira pessoa no banco de trás.

 

Quem dirige está no comando, ainda mais se o passageiro desconhece o caminho a ser percorrido.

 

Sobre a aparência física, convém esclarecer que nem todo criminoso tem cara de bandido. Vejam os exemplos de Ted Bundy e Jeffrey Dahmer, dois dos maiores serial killers norte-americanos, eles não tinham cara de maus elementos!

 

JEFFREY DAHMER (O Canibal de Milwaukee).

 

 

20120111135419.jpg

 

 

TED BUNDY (de paletó e gravata em destaque na foto).

 

20120111135654.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Se me permite, Guaxinim, não deu para entender muito bem sua colocação. Apesar do seu comentário não ser errado, não encontrei nenhuma solução para o caso. Apenas compreendi como se não devesse pegar ou dar caronas. Perigo existe em tudo, poderá ser assaltado ou sequestrado independente da carona; e deixar de fazer as coisas por medo do lado ruim impede de ter contato com o lado bom também.

 

Poderia usar a informação da sua postagem como um guia para se pegar/dar caronas, mas como colocou ficou claro que mesmo nossas mais aguçadas percepções para qualquer julgamento não são úteis para que possamos viver em comunidade.

 

Não acho que não se deva sair de casa pois um dia poderá ser prejudicado; aprenda com as situações, a cada dia, a identificar a diferença entre o bom e o ruim para você.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Ao fazer certas coisas eu tento utilizar meu instinto... Ao pegar carona com alguém eu ficaria analisando as posturas da pessoa.. Mais é muito, muito complicado mesmo... Cara eu fico tenso em pensar em subir num carro de desconhecido ou então dar carona para desconhecidos.. Mas passei 6 dias no Rio e saí com várias pessoas desconhecidas e não tive problemas... Alguns contratempos e talz.. nada de tão ruim..

 

Mais fica a dica, procure pegar carona em grupo, veja a aparência de quem da carona e confie nos seus instintos.. se ele dizer que não quer,, não vá.

Link para o comentário
  • Membros

"Se me permite, Guaxinim, não deu para entender muito bem sua colocação. Apesar do seu comentário não ser errado, não encontrei nenhuma solução para o caso. Apenas compreendi como se não devesse pegar ou dar caronas. Perigo existe em tudo, poderá ser assaltado ou sequestrado independente da carona; e deixar de fazer as coisas por medo do lado ruim impede de ter contato com o lado bom também.

 

Poderia usar a informação da sua postagem como um guia para se pegar/dar caronas, mas como colocou ficou claro que mesmo nossas mais aguçadas percepções para qualquer julgamento não são úteis para que possamos viver em comunidade.

 

Não acho que não se deva sair de casa pois um dia poderá ser prejudicado; aprenda com as situações, a cada dia, a identificar a diferença entre o bom e o ruim para você." [2]

 

Sim, isto mesmo, não se deve oferecer carona e muito menos pedir carona para estranhos, ainda mais em locais onde não se tem certeza sobre qual o caminho correto.

 

Deve-se atuar com uma margem de segurança mínima e isto inclui obviamente não pedir carona para desconhecidos.

 

Diversas situações podem ocorrer. Um traficante de drogas pode querer dar carona para alguém para despistar a polícia e uma vez que seja descoberto pode ter certeza: o carona vai ter de gastar muito tempo e $$$ com advogados para provar sua inocência, para provar que não tem nada a ver com o fato.

 

Ted Bundy foi um predador sexual que só foi pego porque, como quase todo serial killer, no fundo desejava ser descoberto e ganhar as manchetes dos jornais.

 

Bem apessoado, educado, bem articulado (veja as entrevistas dele no You Tube) Ted Bundy nunca confessou o número exato de suas vítimas.

 

36 mulheres seguramente foram mortas por ele mas autoridades policiais de diversos estados norte-americanos falam em mais de uma centena de vítimas fatais, todas mulheres.

 

Ted Bundy uma vez ganhou uma condecoração por salvar do afogamento uma criança de 3 anos de idade. Provavelmente eu ou você aceitaria de bom grado uma carona de Ted Bundy!

 

Nossas mais aguçadas percepções para qualquer pré-julgamento não são mesmo úteis para se viver em comunidade, ninguém tem bola de cristal, ninguém sabe o que se passa na mente dos outros mas...... daí a pegar carona com desconhecidos, com pessoas completamente estranhas, baseado somente em meras informações visuais é de uma ingenuidade sem tamanho.

 

A grosso modo, aquele belo carro importado pode ter acabado de ter sido roubado e as roupas de marca do simpático senhor ao volante podem acabar de ter sido tiradas do corpo da vítima, proprietária do carro.

 

Alguns comportamentos na estrada devem ser evitados, uma coisa é pedir carona para alguém que você não conhece mas que você sabe que trabalha em determinado local ou que é amigo de uma pessoa que você também conhece e outra coisa completamente diferente é pegar carona com um completo desconhecido no meio da estrada, ele pode ser um traficante, um ladrão ou um psicopata homicida e pode ser que nada aconteça mas pode ser também que você seja arrolado como cúmplice ou então você pode ser a próxima vítima.

 

Jovem tartaruga, não faça como os avestruzes que fingindo ignorar o perigo pensam que ele não existe ou que o perigo desapareceu.

 

Pense nisto.

 

::carai::

Link para o comentário
  • Membros

Como disse devemos confiar no nosso instinto... E sempre evitar caronas e afins.. O melhor mesmo é se prevenir..

 

Agora dentro da situação o ideal seria mesmo ficar de olho a todo o instante.. ter um celular ou uma faca junto de si.. Talvez não seja o suficiente, porém já é algo para desmotivar o possível agressor.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...