Ir para conteúdo

Peru e Bolívia - 25 dias - Sta. Cruz/Sucre/Potosí/Uyuni/La Paz/Copacabana/Cuzco/Arequipa/Lima

Luiza Reichow

Posts Recomendados

• Membros

Pessoal, eu e uma amiga estamos planejando um mochilão de 25 dias, no mês de fevereiro. Ainda não fechamos as datas, como o dia de ida e volta, mas a ideia é sair na primeira semana de fevereiro e retornar no final do mês. Já elaboramos um projeto de roteiro, mas ainda temos algumas dúvidas quando ao lugares que pretendemos visitar, os meios de transporte, os dias em cada cidade, etc. O orçamento previsto é de 1,500 reais + o custo das passagens (Porto Alegre > Campo Grande/Lima > Porto Alegre).

Segue o roteiro:

20111221140748.jpg

Obs. 1: Optamos por não fazer a trilha Inca, devido ao tempo disponível pra viagem e o orçamento apertado.

Obs. 2: Ainda não decidimos a cidade que vamos encaixar entre Nazca e Lima. Aceitamos sugestões, além de Ica ou Pisco!

Obs. 4: Optamos por não passar por Puno e ir direto pra Arequipa. Li em alguns tópicos que, se o tempo de viagem é curto, dá pra dispensar a visita à Puno.

Obs. 3: Pretendemos fazer os trajetos entre as cidades à noite, sempre que possível.

Nossas dúvidas são:

- Esse roteiro é viável ou vai ficar apertado fazer tudo o que programamos dentro dos 25 dias? Os dias que pretendemos ficar em cada cidade são suficientes ou temos que revê-los?

- É possível fazer todos os trechos de ônibus? Já dei uma pesquisada em sites de empresas que fazer os trajetos, mas as informações acabam sendo um pouco confusas. Se possível, existe algum trecho que precisa ser comprado com antecedência ou podemos comprar no dia da viagem?

- Sobre MP: dá tempo de fazer tudo isso num dia só (sair de Cuzco, chegar em Aguas Calientes, ir pra MP e voltar)? Tô achando que vai ficar meio impossível ::hein:

Enfim, aguardamos sugestões, ideias, dicas... Qualquer ajuda será muito bem vinda!

Obrigada,

Luiza

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Boa tarde!

Pretendo fazer essa viagem em março ou abril, ainda sem data certa más os estudos já começaram.

Diferente do seu pretendo chegar no Atacama e tirar Lima

Irei fazer mais ou menos assim:

Cuzco (5 dias)

Copa/Puno (1 dia)

La Paz (4 dias)

Uyuni (3 dias)

Sp (2/3 dias)

Arequipa (2 dias)

Se possível irei para Ica (que é fora do meu roteiro más quero conheçer o Oasis Huacachina)

terminando em Cuzco novamente

O que posso dizer por alto é que teu roteiro tá muito corrido irá passar MUITOs dias viajando e já pensou quando vai parar a aproveitar as cidades? tenta diminuir isso aí tirando alguma cidade (pesquisa sobre quais são as que valem a pena mesmo conheçer, por exemplo NAZCA acaba sendo caro e alguns dizem que nem vale tão a pena) ou terá que gastar $$ fazendo algum trecho aéreo. Sobre teu orçamento acho que terá que economizar mais, sou um mochileiro super mão de vaca, más estou orçando por baixo R$ 2.500

E não esqueça que sua viagem já começou! para mim essa parte de planejamento é tão boa quanto a própria viagem!

Link para o comentário

• Membros

Oi, Wallace! Obrigada pelas dicas :) Realmente, a parte do planejamento é muito boa e deixa a gente ainda mais ansioso pela viagem!

Pois é, estamos pensando em diminuir o número de cidades do roteiro... Já pesquisamos bastante sobre as cidades e essas aí são as que mais queríamos conhecer, mas acho que, de qualquer forma, não conseguiríamos aproveitar os lugares direito com a correria que vai ser.

Li em alguns relatos que Lima pode acabar sendo dispensável. Qual a tua opinião sobre isso, já que não colocaste a cidade no teu roteiro?

Link para o comentário

• Colaboradores
Pessoal, eu e uma amiga estamos planejando um mochilão de 25 dias, no mês de fevereiro. Ainda não fechamos as datas, como o dia de ida e volta, mas a ideia é sair na primeira semana de fevereiro e retornar no final do mês. Já elaboramos um projeto de roteiro, mas ainda temos algumas dúvidas quando ao lugares que pretendemos visitar, os meios de transporte, os dias em cada cidade, etc. O orçamento previsto é de 1,500 reais + o custo das passagens (Porto Alegre > Campo Grande/Lima > Porto Alegre).

Segue o roteiro:

20111221140748.jpg

Obs. 1: Optamos por não fazer a trilha Inca, devido ao tempo disponível pra viagem e o orçamento apertado.

Obs. 2: Ainda não decidimos a cidade que vamos encaixar entre Nazca e Lima. Aceitamos sugestões, além de Ica ou Pisco!

Obs. 4: Optamos por não passar por Puno e ir direto pra Arequipa. Li em alguns tópicos que, se o tempo de viagem é curto, dá pra dispensar a visita à Puno.

Obs. 3: Pretendemos fazer os trajetos entre as cidades à noite, sempre que possível.

Nossas dúvidas são:

- Esse roteiro é viável ou vai ficar apertado fazer tudo o que programamos dentro dos 25 dias? Os dias que pretendemos ficar em cada cidade são suficientes ou temos que revê-los?

- É possível fazer todos os trechos de ônibus? Já dei uma pesquisada em sites de empresas que fazer os trajetos, mas as informações acabam sendo um pouco confusas. Se possível, existe algum trecho que precisa ser comprado com antecedência ou podemos comprar no dia da viagem?

- Sobre MP: dá tempo de fazer tudo isso num dia só (sair de Cuzco, chegar em Aguas Calientes, ir pra MP e voltar)? Tô achando que vai ficar meio impossível ::hein:

Enfim, aguardamos sugestões, ideias, dicas... Qualquer ajuda será muito bem vinda!

Obrigada,

Luiza

Olá, pelo q pude ver, seu roteiro tá muito corrido, dessa forma vc não irá aproveitar quase nada!

Fiz o mesmo trajeto do seu roteiro incluindo o Chile em 30 dias! Gastei em torno de R$2.400,00 + Passagens Aéreas da GOL

Minha dica de roteiro pra ti nesse pouco tempo é:

01- POA > StªCruz

02- Stª Cruz > Sucre

03- Sucre > Potosí

04- Potosí > Uyuni

05- Salar de Uyuni

06- Salar de Uyuni

07- Uyuni > La Paz

08- La Paz

09- La Paz

10- La Paz > Copacabana

11- Copacabana > Isla del Sol > Copacabana

12- Copacabana > Puno > Cusco

13- Cusco

14- Cusco > Aguas Calientes

15- Aguas Calientes > Machu Picchu > Cusco

16- Cusco > Arequipa

17- Arequipa

18- Arequipa

19- Arequipa > Nasca > Ica

20- Ica

21- Ica > Paracas > Ica

22- Ica > Lima

23- Lima

24- Lima

25- Lima > POA

Vamos as considerações!

Sim, é possível fazer todos os trechos de Buzão.. prefira viagens a noite pra economizar em hostel!! Os terminais de onibus daqueles locais vendem passagens pra quase todas as cidades existentes no país! Super Tranquilo

Ao inves de ir pra Campo Grande, pra depois ir a Corumbá, depois ir a Puerto Quijarro e só ai chegar em StªCruz, pegue um voo direto a StªCruz, pra economizar tempo, caso contrário vc não irá aproveitar muito!

Vc pode ir a Uyuni, fechar um passeio de 2 dias pelo salar e no 3º dia voltar a cidade d eUyuni e partir para La Paz! Ir a Bolívia e não fazer o tour pelo Salar não vale!!

Coloquei mais dias em La Paz, vale aproveitar lá tb e fazer umas compras!

Puno não tem muita coisa, nem se hospede por lá e siga direto!!

Olha, não dá pra sair de Cusco, chegar a Aguas Calientes e ir a Machu Picchu no mesmo dia. Vc tem q chegar até Aguas Calientes com o bilhete pra subir no outro dia de manhã, depois que sair de Machu Picchu ainda é possivel voltar a Cusco no mesmo dia!

Uma coisa q reparei no seu roteiro é q quer sair de Cusco, ir pra Ica, depois pra Arequipa e no fim pra Lima! Muita contra mão, Ica e Nasca ficam ao norte no sentido de Cusco e Arequipa mais ao Sul, se fizer isso vai ser um vai e vem danado!

Nasca, não tem nada além das linhas, se chegar cedo lá, dá pra sobrevooar ou ve-las de um mirante e já partir pra Ica no mesmo dia!

Ica ou Paracas???

Ambas são vizinhas, se hospede em Ica, no Oásis de Huacacchina, em Paracas só tem os leões marinhos e é um local só de passeio, a maioria dos hostels em Ica já fecham esses passeios com vc!

Espero ter ajudado... qlqr coisa pode perguntar!! ;)

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

para montar meu roteiro ja lí VÁRIOS relatos aqui no mochileiros.com, muitos mesmo! inclusive o do Leonardo, e de cada um tiro alguma dica

Então vou juntando as coisas que mais me interessam e que farei questão de conheçer,

no caso das linhas de Nazca alguns dizem que não se pode deixar de conheçer, inclusive no Guia do Viajante Independente (que finalmente achei), más não se encaixa no meu roteiro e nem no meu orçamento então já tirei,

no caso de Ica vai ser difícil encaixar, más faço questão de conhecer o Oasis então irei ter que fazer um esforço ($$ + tempo)

Lima tambem nada me chamou muita atenção, então tirei, bom que sobrou mais tempo

Tambem estou aproveitando minha posição geográfica (pela primeira vez) como moro em Manaus seguirei de avião até Rio Branco/AC e de lá de lá por ônibus até Cusco, lá irei fazer o objetivo pricipal da viagem (Machu pichu) depois sigo para onde a vida me levar, pretendo ir com passagem só de ida para não ficar correndo muito, más nada me impede de seguir até Lima, ou adentrar mais no Chile..

Link para o comentário

• Colaboradores

Realmente Wallace!!

No caso de Nasca, muitos falam das tais linhas e bla bla bla... eu não achei lá essas coisas!! Vc pode ve-las sobrevoando num passeio um tanto que caro ou então através de um mirante de metal que tem lá... como queríamos economizar optamos pelo mirante.. um taxista nos cobrou alguns Soles e nos levou em vários locais, mesmo assim é uma cidade que se não fosse as linhas, seria esquecida!!

O mesmo vale pra Puno, se não fosse as Ilhas flutuanes...

Ahh outra dica é, jamais fiquem na cidade de Juliaca... é um dos locais mais perigosos do Peru!!

Link para o comentário

• Membros

Leonardo, muito obrigada pela ajuda!

A primeira parte do roteiro, na Bolívia, vai permanecer praticamente a mesma, só vamos acrescentar mais dias em La Paz, pra dar tempo de fazer tudo! A ideia de ir de avião até Santa Cruz é realmente mais rápida e prática, mas passar pela experiência do trem da morte é uma parte importante da viagem pra nós (cansativa e talvez não tão boa, de acordo com os relatos de alguns mochileiros, mas significativa! hehe).

Decidimos realmente encurtar as cidades que vamos visitar no Peru. Acho que vamos só pra Arequipa, Cusco e Aguas Calientes, passando por Ollantaytambo. Assim, vamos poder ficar mais dias em Cusco. Ainda não desistimos completamente de Nazca, mas estamos pensando em deixar pra uma outra visita. Vou reorganizar o roteiro e volto a postar aqui! Outra coisa: financeiramente, vale mais a pena voltar pra Bolívia e de lá seguir pro Brasil ou ir embora direto de Cusco mesmo?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Segue o nosso roteiro alterado e já com as datas definidas:

20120103205708.jpg

Estamos avaliando a possibilidade de fazer o trajeto Santa Cruz > Sucre de avião, o que encurtaria bastante o tempo de viagem. O problema é comprar as passagens com antecedência e acabar perdendo o voo, caso não seja possível conseguir as passagens do Trem em Puerto Quijarro ainda no dia 08/02. Alguém já fez o trajeto de avião? Vale a pena arriscar a compra antecipada de passagens ou não?

Outra coisa que esqueci de perguntar: percebi, lendo os relatos de outros mochileiros, que geralmente a acomodação não é reservada com antecedência. Existe alguma cidade em que corremos o risco de ficar com poucas opções de hostel, caso não reservarmos antes, ou é tranquilo procurar um lugar pra ficar na chegada mesmo? Penso que em fevereiro deve ser mais sossegado, mas vai saber...

E também não decidimos a volta! Se vale a pena voltar pra Bolívia, ir pra Lima ou ir embora direto de Cuzco. Fora isso, acho que estamos quase lá ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...