Ir para conteúdo

Postos suspendem vacinação nos aeroportos de SP

Silnei

Posts Recomendados

• Admin
Postado

Os postos de vacinação localizados nos aeroportos de São Paulo e no Porto de Santos não funcionam mais. As atividades foram suspensas em Congonhas, zona sul da capital paulista, e em Cumbica, em Guarulhos. No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a sala de vacina está fechada há um mês. Não há previsão para a reabertura dos locais, que forneciam imunização contra a febre amarela.

As unidades eram mantidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia, pelo menos, 9 anos. O motivo, alega o órgão federal, é o alinhamento às normas internacionais, que indicam que a vacinação deve ser de responsabilidade dos Estados e municípios. A partir de agora, as salas médicas desses locais passam a fornecer só informações técnicas aos viajantes.

Apesar de não mais vacinarem, os postos dos aeroportos e do Porto de Santos continuam sendo os únicos habilitados a oferecer o certificado internacional para ingresso em países que exigem a vacinação do turista brasileiro. Sendo assim, quem tiver viagem marcada para estes locais deve procurar primeiro uma Unidade Básica de Saúde (UBS), receber a vacina, levar o documento ao aeroporto e então pegar o certificado. Antes, todo procedimento era feito no mesmo local.

O governo paulista critica a decisão, argumentando que ela foi repentina e aumenta a burocracia. Segundo o Centro Estadual de Controle de Doenças, a Anvisa enviou ofício no dia 31 de março, anunciando que na segunda-feira (2 de junho) os postos de vacinação de Congonhas e Cumbica fechariam. Apenas em Congonhas 3 mil doses eram aplicadas por mês. Em Cumbica, outras 1.500. A Anvisa informou que negocia o fechamento das unidades desde abril e que as pessoas podem procurar os outros postos da capital paulista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

• 4 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Silnei,

Liguei para a Anvisa de Sao Paulo hoje, me informaram que os Aeroportos de Congonhas e Cumbica emitem o certificado. Para quem não tem a carteirinha nacional e/ou não foi vacinado é só ir a um posto publico e tomar a vacina. A rodoviaria do Tiete possui um posto de vacinaçao que abre diariamente das 08h ás 20h.

• 2 anos depois...
  • Membros de Honra
Postado
Alguém sabe alguma coisa sobre nde está vacinando aqui na Bahia?

ab

Leo, dei uma olhada no site da Secretaria de Saúde mas não encontrei os locais, somente esse contato, que devem saber te informar onde vacinar

Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP)

Coordenação de Doenças Imunopreviníveis – COPIM

Centro de Atenção a Saúde (CAS) Profº. José Maria de Magalhães Neto

Avenida ACM, s/nº, Iguatemi - Salvador, Bahia.

Tel.: 3354-3308/ 4707

E-mail: sesab.imune@saude.ba.gov.br

• Membros de Honra
Postado

Quem for tomar a vacina em postos estaduais/municipais precisa tomar o cuidado de pedir para o técnico que vacinar colocar no atestado a data da vacinação, e a identificação do órgão que vacinou e todos os dados da vacina (Marca, lote, etc). Sem esses dados a ANVISA não emite o certificado internacional.

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Valeu Sam e Paulo.. deixa eu entender. Agora eu preciso toma a vacina em qualquer posto de saúde e pedir que a anvisa emita o cartão internacional?

A minha eu já tomei em 2007.. vale 10 anos certo?

ab Paulo

Bj Sam

::lol4::

• Membros de Honra
Postado

É isso mesmo Léo. Toma a vacina no posto de saúde e pede o atestado com os dados que mencionei.

Aí vai até a ANVISA e eles emitem o certificado internacional.

Ela tem validade por 10 anos. Dizem que é perigoso tomar antes ..com a palavra a Sam que é medica....

Abração

• Membros de Honra
Postado

Não tem necessidade de tomar a vacina então. Não tem nenhum perigo tomar antes, mas é totalmente desnecessário.

Mas se não tiver o comprovante do posto para emitir o certificado internacional não tem jeito, vai ter que tomar outra vez... rsrs

Dá uma olhadinha no fórum de Saúde do Viajante, lá tem um tópico sobre febre amarela com todos esses procedimentos bem explicadinhos :wink:

Beijos!

• Membros de Honra
Postado

Comigo está tudo ok! Tenho o cartão internacional.. minha mulher que não tem! E tá foda pq a vacina está em falta aqui nos postos. Acho que vou ter que comprar...

Não tem necessidade de tomar a vacina então. Não tem nenhum perigo tomar antes, mas é totalmente desnecessário.

Mas se não tiver o comprovante do posto para emitir o certificado internacional não tem jeito, vai ter que tomar outra vez... rsrs

Dá uma olhadinha no fórum de Saúde do Viajante, lá tem um tópico sobre febre amarela com todos esses procedimentos bem explicadinhos :wink:

Beijos!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...