Membros ranchero Postado Dezembro 11, 2011 Membros Postado Dezembro 11, 2011 Pessoal, to planejando ir para a Bolivia no começo de Janeiro, vou de carro e gostaria de algumas informações de quem conhece ou já passou por estes trechos. O meu projeto é entrar por Ciudad de Este no Paraguai seguir até Villamontes na Bolivia, depois Tarija, Tupiza, Uyuni. Esta é a primeira parte em que eu pegaria bastante estrada de chão, e a segunda seria de Oruro, Estancia Ancaravi, Turko Marka, até o monte Sajama. A minha maior preocupação é com os rios sem pontes que dizem existir nestes trechos, porque pelo que eu andei lendo, é que quando chove (que seria bem nesta época mesmo) eles aumentam muito o nivel, dificultando a travessia. Outra coisa é sobre os hotéis, se eles tem garagem ou o carro fica na rua. Se alguem tem algumas dicas pra passar fico agradecido. Citar
Membros ranchero Postado Janeiro 31, 2012 Autor Membros Postado Janeiro 31, 2012 Retornei da viagem. Fiquei onze dias e rodei mais de 3 mil km somente nas estradas da Bolivia que era meu objetivo principal. Mudei o meu trajeto inicial e por motivos a parte acabei indo pela Argentina. A grande surpresa foi com a polícia que este ano não me incomodaram, diferente do ano passado que vindo da Cordilheira me extorquiram em Posadas. E não só comigo, durante a viagem falei com mais pessoas e todas relataram a mesma coisa, tudo tranquilo com a policia Argentina, tomara mesmo que estejam mudando. Sobre a Bolivia, vai a opinião do que eu vi e vivi nestes dias de viagem. A paisagem é espetacular independente da região que você se encontra. O povo é hospitaleiro e são prestativos. As cidades , grandes ou pequenas em termos de trânsito são pra lá de desorganizadas , a única excessão, dos lugares que eu passei foi Santa Cruz de la Sierra , lá parece que você esté em outro país, tudo parece funcional e é mais limpa. Aliás falando em limpeza se tem uma coisa que eu acho que é super limpo na Bolívia, falo que acho porque eu não vi, é o interiror dos carros deles. Digo isso porque tudo que eles consomem dentro do carro ( e olha que consomem ) é jogado pra fora, contribuindo para o acumulo de lixo nas rodovias ou nas cidades, é impressionante a quantidade de lixo jogada por todo quanto é canto. A policia é tranquila e geral não incomada, salvo duas situações que tive problemas, uma em La Paz por conta do parabrisa que deu um trinco até na metade e policia implicou . Papo vai e papo vem devolveu os documentos e seguimos viagem. A outra em Santa Cruz , lá eles encresparam com a pelicula acho que nem se tocaram do parabrisa, se bem que de tudo o que eu vi por lá acho que até andar sem parabrisa nem seria assim tão grave.Mas afinal também não deu em nada. O maior stress que tive foi na hora de abastecer, no começo do ano passado foi criado uma lei que cobra o dobro do preço para veículos com placa extrangeira.Até ai tudo bem, pois o valor vira e mexe fica quase o mesmo que eu já pago aqui. O que deixa puto de verdade é que não são todos os postos de gasolina que tem autorização para abastecer e então tem que ficar que nem tonto procurando até achar o bendito posto. ( Gostaria de ter encontrado o Evo para dar os parabéns por esta brilhante idéia). Isso foi o maior incomodo da viagem. Na parte da comida é o frango que domina, Sendo no Norte, no Sul ou em qualquer outra região sempre vai ter frango frito, arroz e batata por um preço muito baixo, coisa de 15 a 20 bolivianos ou talvez até menos. O que também merece destaque são as trutas , por um preço similar ao frango também se encontra de montão e são umas delicias. Quanto a higiênie, tem casos e casos. Tem casos que você vê que eles pegam tudo com a mão e colocam no teu prato e tem casos que o prato já vem pronto.Minha namorada levou um estoque de não sei tudo o que na fármacia para no caso de algumas eventualidades, mas eu já levei choque antes mesmo de entrar na Bolivia. Na Argentina comi carne de lhama e mais algumas coisas e algo daquilo não caiu bem, então o resultado foi uma congestãozinha pra animar a viagem.Ainda que não deu maiores problemas. Mas se o vivente for meio enjoado pode comprar frutas nas feiras . Se é uma coisa que tem de monte na Bolivia são as feiras , tem gente vendendo de tudo em tudo quanto é canto até altas horas da noite, e de manhã cedinho tão lá denovo. Uma preocupação que inclusive eu havia perguntado aqui anteriormente era sobre os hoteis com garagem, se era facil de encontrar ou não. Foi a parte mais tranquila, tanto em encontrar quanto em preço. No geral pagamos na faixa de 140 a 180 bolivianos por quarto de casal com banheiro privativo, café e garagem. Se não fosse o fato de eu querer com garagem poderia ficar em alguns com o preço bem mais em conta. Dicas: Não importa a estrada , se ela for movimentada ou não sempre haverá animais na pista, portanto sempre devagar e atento. O pedágio é uma beleza, cobram até em estrada de chão. Na Bolivia pelo que eu entendi o pedágio é cobrado somente da parte que você utiliza, bom para que vai perto , pra quem vai longe não faz muita diferença mas é bom lembrar que deve se guardar o ticket caso tenha pago para uma distância grande , senão vai ter que pagar novamente no pedágio intermediário. Enfim é isso, Gostei da Bolivia , passei por lugares incriveis que já estão me dando saudade. O que mais me impressionou foi as ruínas de Pumapunku em Twianaco, ver o lago Titicaca, entrar nas minas de Cerro Rico em Potosi, brincar no gelo no parque Cotapata e passar pela Estrada da Morte entre La Paz e Coroico , linda e ao mesmo tempo perigosa. E isso foi um resumo da minha viagem. Abs Citar
Membros de Honra Suelih Postado Fevereiro 14, 2012 Membros de Honra Postado Fevereiro 14, 2012 Parabéns pela viagem! Gostei do relato, bem humorado, realmente a gente tem que ter bom humor pra enfrentar algumas perrengues na Bolivia. Mas o país é muito lindo, todo o altiplano. Conheci apenas a parte Norte , La Paz, Titicaca. Sempre tive vontade de conhecer o resto do país mas preciso ser um pouco mais corajosa... quem sabe...Vontade nao falta pois tem muitos lugares bonitos! Voce entrou pela Argentina e seguiu para a Bolivia por Villazon/Tupiza? Por favor detalhe mais o seu roteiro se puder. e obrigada por compartilhar sua experiencia para todos aqui. Suelih Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.