Ir para conteúdo

Rio de Janeiro inaugura estrada-parque Capelinha-Mauá


Posts Recomendados

  • Membros

Foi , nesta sexta-feira, dia 9, às 11h, inaugurada as obras de pavimentação, drenagem, contenção de encostas e sinalização viária da estrada-parque Capelinha-Mauá (RJ-163), no município de Resende. Além disso, foi entregue à população as Estações de Tratamento de Esgoto das vilas de Maringá e Maromba, em Itatiaia.

 

Caracterizada pela criação de espaços de lazer e preservação da natureza, a estrada-parque vai facilitar o acesso a Mauá, Maringá e Maromba e ajudar a reativar a economia da região, voltada principalmente ao turismo, que conta com cerca de 130 hotéis e pousadas.

 

Ao todo foram recuperados 16 quilômetros da rodovia, pela Secretaria estadual de Obras, por intermédio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Incluídas no Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

O projeto da estrada-parque obedeceu a princípios definidos por uma análise detalhada. Os especialistas estudaram os cursos d´água, as estruturas de drenagem, as pequenas fontes e a topografia. A rodovia também contará com mirantes, um centro para visitantes, pórtico e passagens aéreas para a travessia de animais, chamadas zoopassagens, características especiais da estrada.

 

As passagens subterrâneas, já construídas, para a travessia de animais são formadas por blocos de concreto pré-fabricados. As zoopassagens são adequadas nos seus acessos, com manejo cuidadoso de pedras, terra e plantio. Nas áreas da mata, um funil - composto por suportes metálicos e telas plásticas - orienta o deslocamento da fauna para a travessia segura.

 

Já as zoopassagens aéreas foram projetadas para permitir o fluxo de animais que se movimentam pelas árvores. Serão formadas por estrutura metálica, com telas emborrachadas, cobertas por trepadeiras próprias da mata atlântica, como maracujá doce, cipó trombeta, flor de São Miguel, cipó de São João, entre outras, ligando os dois lados da estrada e as copas das árvores, com altura variando entre 4,5 e 5 metros, formando um corredor verde. O entorno das zoopassagens aéreas será reflorestado, incluindo espécies frutíferas próprias da mata atlântica, como araçás, cambuí, grumixama e pitomba.

 

As zoopassagens, além de outras medidas de preservação ambiental, são resultado de um estudo feito por professores da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), do campus de Resende, em parceria com técnicos da Secretaria estadual de Obras.

 

Incluídas na segunda fase do projeto, estão em andamento as obras de pavimentação de cerca de cinco quilômetros da RJ-151, entre a Vila de Maromba (Itatiaia) e Ponte dos Cachorros (Resende).

Fonte : http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/43989-rio-de-janeiro-inaugura-estrada-parque-capelinha-maua.html

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...