Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Em 06/12/2011 em 00:55, Diego Muralha disse:

Olá a todos. Esta é a primeira vez que escrevo um tópico no fórum. Espero que possam me ajudar.

Vou fazer uma viagem de carro cruzando o Brasil, Uruguai, Argentina e Chile pela 1ª vez e gostaria de tirar algumas dúvidas e pedir alguns conselhos aos membros mais experientes. Vou fazer o possível para resumir, mas tenho muitas perguntas.

Bom, vou começar descrevendo meu plano, dividindo-o em 3 etapas e depois listo as perguntas.

1ª ETAPA (Ida):

Moro em Belém do Pará e quero fazer esta viagem dirigindo (um pouco longe, eu sei!). É importante dizer que de qualquer maneira já ia trocar meu carro, mesmo que não viajasse. Então como não me interessa percorrer a estrada até o sul do Brasil, por já conhecê-la e por ser muito extensa, vou fazer o seguinte:

Vou vender meu carro aqui em Belém, depois vou de avião até Porto Alegre, onde vou comprar um novo. Daí vou dirigindo de lá até Colonia del Sacramento (Uruguai), passando por Chuí-RS, todo o litoral uruguaio pela rodovia 9 e Montevideo. Tomo o Buquebus (balsa) para Buenos Aires e lá fico por uns 10 dias até seguir viagem novamente.

2ª ETAPA:

Quero percorrer uma parte da Argentina e do Chile através do seguinte trajeto:

Buenos Aires  Cordoba  Mendoza  Santiago  Valpaiso  Viña del Mar  Isla Negra  Cartagena  San Fernando  Chillan  Salto del Laja  Temuco  Villarrica  Pucón  Valdivia  Osorno  Villa La Angostura  Bariloche  El Bolsón  San Martin de Los Andes  Junín de Los Andes  Neuquén  Bahia Balnca  Buenos Aires.

Ao chegar em B.A. fico lá por mais uma semana até começar o trajeto de volta.

3ª ETAPA (Volta):

Vou voltar novamente pelo Buquebus, porém dessa vez, no Uruguai, vou pegar um caminho um pouco mais reto, que seria pela rodovia 5. Daí vou conhecer algumas cidades do Rio Grande do Sul, como Bento Gonçalvez, Gramado, etc. E vou até Foz do Iguaçú/Puerto Iguazu. Então, em fim, sigo um “retão” até Belém.

DÚVIDAS:

1ª ETAPA:

- Documentação:

1. Li em vários sites que é necessário ter o seguro Carta Verde. OK. Já sei. Mas é necessário a tal PID (Permissão Internacional para Dirigir)? Lembrando que os países estrangeiros são Uruguai, Argentina e Chile.

2. Também sei que se você vai com um carro que está no nome de outra pessoa, você precisará de uma autorização da mesma certificada em cartório. OK também. Mas e se esta pessoa estiver com você na viagem, porém só não seja ela que esteja dirigindo e sim você?

3. Só pra confirmar, ouvi uma história duvidosa sobre ter que levar um Nada Consta. Verdade?

- Acessórios do veículo:

4. Li em vários sites pessoas falando sobre a obrigatoriedade dos 2 triângulos e do kit de primeiros socorros. OK, mas vi pessoas comentando sobre alguns outros itens e não ficou claro para mim se são obrigatórios, ou se eram no passado, mas não são mais. Por exemplo, o tal cabo de aço para guincho, é ou não é necessário? Também li sobre dois sacos plásticos grandes, para o caso de alguém falecer na estrada embrulhar o corpo (sinistro...). São ou não necessários também? E por último, parece que no Chile eles obrigam os motoristas a terem correntes para os pneus. No verão isso também é necessário?

- Buquebus:

5. É possível comprar passagem para o buquebus no momento em que se chega no porto, ou é melhor comprar antes? Me refiro à questão de ter ou não vaga disponível na hora, já que vou viajar no final de dezembro e será alta temporada. Vocês me aconselham a comprar antes pela internet?

6. Também li em algum lugar que, na Argentina (se não estou enganado), os faróis de neblina têm que ser amarelos, é verdade? Houve até um cara que disse que abriu seu farol e colocou aqueles papeis transparentes amarelos dentro!! (E funcionou!).

7. Ouvi dizer que é proibido levar alimentos não perecíveis de um país para outro, pelo menos de avião. Isso vale pra se for de carro também? Como funciona o esquema de vistoria no buquebus? É muito rígido? Abrem as malas? Dá pra esconder uns alfajores no meio das roupas!? (rsrs brincadeira!). O mesmo pergunto em relação à fronteira do Uruguai com o Brasil.

- Veículo em si:

8. Quero comprar um Novo Uno Way 1.0 para fazer esta viagem. Alguém já viajou dirigindo por essas estradas, inclusive pelas grandes subidas nas cordilheiras, com um carro 1.0? Isso me preocupa um pouco. Serão 3 pessoas no carro e bagagem para 30 dias. Pensei inclusive em comprar a mesma versão porém 1.4 só por causa dessa viagem. O problema são os R$2.500,00 a mais. O que vocês me aconselham? O 1.0 agüenta!?

9. Outra coisa: vi vários fóruns onde pessoas diziam que os carros brasileiros apresentavam problemas em função das gasolinas argentina e chilena serem diferentes da brasileira. Li em algum lugar depois um cara falando que há uma regulagem que se pode fazer no motor para evitar o problema. Alguém tem informações mais claras a respeito? Para pessoas que entendem a respeito, o carro que quero comprar é passível deste problema??

2ª ETAPA:

10. O que vocês acham do meu roteiro? Acrescentariam ou retirariam algum lugar? Aos experientes no referido trajeto, vocês fariam nesta ordem ou na ordem inversa? Tenham em vista que a viagem será em janeiro, ou seja, no verão.

11. Alguém tem algum relato sobre assalto, violência, ou qualquer tipo de perigo nestas estradas que eu deva ser alertado?

3ª ETAPA:

12. Como disse, vou voltar pelo Uruguai através da rodovia 5. É tranquilo entrar de volta no Brasil por Rivera/Santana do Livramento? Alguma sugestão melhor?

13. Que cidades vocês me sugerem conhecer no RS, leste do PR e leste de SP?

14. Quanto vocês acham que eu vou gastar de gasolina nos trajetos ETAPA 2 e ETAPA 3?

Desculpem-me por escrever tanto! Só agora me dei conta! Estou muito entusiasmado com a viagem!

Agradeceria se me respondessem enumerando as respostas de acordo com as perguntas, pois como escrevi tanto vai ser fácil de se perder! :D Espero que possam me ajudar.

Desde já obrigado pela atenção e paciência (para ler tudo isso!).

Abraços,

Diego.

• Membros
Postado

Boa noite, Diego. Tenho intenção de passear por esses países. Gostei muito de como você formulou as questões. Parabéns!

Você publicou relato de sua viagem? Como você é detalhista, me ajudaria muito sua experiência. Obrigado.

• Colaboradores
Postado
16 horas atrás, joc disse:

Boa noite, Diego. Tenho intenção de passear por esses países. Gostei muito de como você formulou as questões. Parabéns!

Você publicou relato de sua viagem? Como você é detalhista, me ajudaria muito sua experiência. Obrigado.

Olá. Se me permite uma dica, a viagem do Diego já faz quase 10 anos, não sei se ele vai ver aqui, rs, e muita coisa muda! Eu fiz uma viagem de carro por alguns países ano passado e publiquei relato bem detalhado, caso interesse. Nele tb tem indicação pra um outro tópico sobre compilação de leitura para viagem de carro na américa latina e tb sobre equipamentos e seguros, vale a leitura!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...