Colaboradores raphavet Postado Setembro 8, 2008 Colaboradores Postado Setembro 8, 2008 Amigo, se vc estiver vindo de baixo ( Rio ou São Paulo, ou seja, via dutra) vc pode pegar o ônibus para itamonte, chegando na cidade pode contratar um taxi (não imagino quanto custará) para te levar até o Alsene(pousada e camping), fica muito próximo a entrada do parque é "base" da galera que vai subir, todos outros possíveis lugares para acampar nas proximidade dza portaria são proibidos; Ou então descer do ônibus na garganta do registro e tentar pegar uma carona ( muito difícil) ou ir andando mesmo, levará aproximadamente umas 3 horas até o alsene, se tiver muito pesado levará muito mais. o tempo de subida é relativo, mas o importante é vc saber que só dá pra fazer um cume por dia, porque para sair depende de uma horário máximo de entrada, então não dá pra subir o agulha descer correndo e depois subir correndo para prateleiras, vc pega autorização para subir só um cume por dia, mas em um dia vc pederá fazer o cume e depois conhecer a cachoeira por exemplo, a prateleiras é mais rápido, então deixe pro último dia, dá tempo de voltar pro alsene arrumar tudo e voltar pra casa. não sei se respondi tudo, qualquer outra dúvida manda aí. valeu Raphael
Membros Parofes Postado Setembro 8, 2008 Membros Postado Setembro 8, 2008 Beleza. Mas pelo que fiquei sabendo após pesquisar, existe outra trilha que chega a um abrigo chamado Rebouças. Confere essa info?
Colaboradores raphavet Postado Setembro 9, 2008 Colaboradores Postado Setembro 9, 2008 O abrigo Rebouças pertence ao parque, não é uma trilha pra chegar nele, é uma estrada após passar a portaria do parque, fica 1,7 km depois da portaria. o abrigo fica no início da trilha para agulhas. valeu Raphael
Membros Parofes Postado Setembro 9, 2008 Membros Postado Setembro 9, 2008 Ahhh blz então. Então de fato existem dois abrigos. Fiquei meio frustrado porque não pode fazer os dois picos no mesmo dia (AN e PR). Nem pode acampar...Também não sei se pode rolar um bivaque porque corro risco de ser pego e ter que pagar uma multa ou algo parecido.. Valeu cara! Abraços
Membros Parofes Postado Setembro 9, 2008 Membros Postado Setembro 9, 2008 Nossa tá brabo viu kkkk Pesquisando por imagens agora, encontrei (mais de uma vez) a mesma foto do mesmo abrigo (de ângulos diferentes) dizendo ser o abrigo Alsene e também o Abrigo Rebouças. São dois abrigos diferentes ou são mesmo distintos em locais diferentes (o que provaria que erraram na legenda das fotos)???? Voltei a estaca zero depois dessa... O tempo está curto e preciso reservar logo o abrigo uma vez que não posso bivacar nem acampar... Abraços!
Membros Parofes Postado Setembro 9, 2008 Membros Postado Setembro 9, 2008 Depois de saber finalmente essa informação, pra qual cidade devo pegar ônibus? Itatiaia ou Itamonte? Se forem mesmo dois abrigos, prefiro o Rebouças porque li relatos de que as trilhas são melhores...
Membros de Honra Augusto Postado Setembro 9, 2008 Membros de Honra Postado Setembro 9, 2008 Parofes, na minha opinião a melhor opção de onibus é vindo de Itamonte. Saindo de Itatiaia é muito complicado. Não vale a pena. Em Itamonte vc pode tentar carona, taxi ou um onibus (que se não me engano são apenas 2 horarios - se não mudou). E se vc for de onibus ou carona, vai ter de subir toda a estrada da Garganta do Registro até o Alsene. Vai levar algumas horas só nisso e vai chegar laém cima exausto. Por isso o ideal é tentar um taxi que te deixe lá no Alsene. Qto ao Abrigo Rebouças, vc terá de reservar com antecedencia. No site do parque tem o e-mail e o telefone. Já o Alsene é um camping e pousada bem ruinzinhos. Na minha opinião é a ultima opção. Qto a entrada no parque, p/ vc que não conhece, o ideal mesmo é chegar na portaria e se juntar a algum grupo com guia. Ele vai te cobrar, mas pelo menos vc não terá problemas em se perder dentro do parque e não precisa levar equipamentos (o guia já leva isso). E não tem jeito. Quem não tem carro sai caro ir p/ esse parque. Qto ao e-mail que vc mandou ao parque, dificilmente eles responderão aquele tipo de pergunta. A não ser que vc queira acampar dentro do parque (no Abrigo Rebouças). P/ vc entender um pouco melhor onde fica os Abrigos, distancias, Agulhas Negras, Prateleiras entre no site do parque (o endereço eu coloquei nas postagens anteriores) e vá no link Trilhas-Folder. Lá tem um mapa feito pelo CEU com essas indicações. Vai te ajudar p/ caramba. Qqer duvida, estamos aí. Abcs
Membros Parofes Postado Setembro 9, 2008 Membros Postado Setembro 9, 2008 Augusto, Mais uma vez obrigado pelas dicas. Já visitei o site que você postou, mas não sei se é só comigo, sempre que tento entrar na agenda do abrigo não abre... Entendi agora, de fato são dois abrigos. Desculpe ficar perguntando isso cara mas é que o que eu mais recebi foi informação conflitante...Cada um fala uma coisa... E olha que pelo orkut peguei informação com gente que já foi meia dúzia de vezes e que pelo que você me disse, me deu info errada!!!! Então beleza, vou sair de SP e vou pegar um ônibus até Itamonte e de lá desembolso uma grana (que não deve ser pouca) até o alsene... Já sei da reputação ruim deles, mas cara eu só não faço um bivaque porque não dá, é proibido...Conforto honestamente não quero. Aliás, qual montanhista quer? kkkkk Fiquei frustrado em relação as regras de só poder fazer um cume por dia... Pelo que vi nos mapas que consegui, não é tão longe do AN até o PR e mesmo assim é proibido fazer os dois de uma vez só, somos obrigados a ir no AN, voltar, pernoitar e só no dia seguinte ir ao PR. Mas enfim, regras existem para serem obedecidas (ou não). Mas, vou fazer meu papel de cidadão e vou seguir as regras. Mas se eu chegar lá e derem mole faço um bivaque em um canto qualquer e subo no dia seguinte com algum grupo e guia... Vou procurar o mapa que me indicou. Abraços e mais uma vez obrigado!
Membros Parofes Postado Setembro 9, 2008 Membros Postado Setembro 9, 2008 Mais um detalhe, agora pouco consegui ligar pro telefone do Parque, me atendeu uma mulher super mal educada bicho... Não queria dar informações, e quando eu agradecia no final ela desligou na minha cara! Fiz questão de ligar de novo só pra registrar a má educação dela... Afe...
Membros de Honra Augusto Postado Setembro 9, 2008 Membros de Honra Postado Setembro 9, 2008 Provavelmente vc não está conseguindo abrir a Agenda o Abrigo Rebouças porque vc não tem o Adobe Reader. Se vc tiver ele, clique aqui http://www.ibama.gov.br/parna_itatiaia/download.php?id_download=195 Se vc pretende ir mesmo de taxi de Itamonte, eu tenho alguns contatos bem antigos. Podem estar desatualizados hein. Telefones da Rodoviária Itamonte: (35) 3363-1433 Sr.Samuel (Kombi e Van) (35) 9113-1700 Lara e o Piu da Casa do Artesanato: (35) 9113-2378 Adriano da Picus Ecoturismo (35) 9113-9658 Felipe Guimarães da Picus (35) 9113-7059 Rota Turismo (35)3363-3207; Essa regra de conhecer um pico só em 1 dia já vale a alguns anos. Não tem jeito. Se for bivacar perto do Alsene, tome cuidado que funcionarios do camping ficam fiscalizando e depois avisam o pessoal do parque. Tome cuidado. O ideal p/ vc é ficar no Rebouças, pois vai ser uma preocupação a menos, além do fato que o trecho da portaria até o Agulhas e o Prateleiras é uma bela caminhada. Fazer isso 2 dias seguidos não é facil. Abcs Augusto, Mais uma vez obrigado pelas dicas. Já visitei o site que você postou, mas não sei se é só comigo, sempre que tento entrar na agenda do abrigo não abre... Entendi agora, de fato são dois abrigos. Desculpe ficar perguntando isso cara mas é que o que eu mais recebi foi informação conflitante...Cada um fala uma coisa... E olha que pelo orkut peguei informação com gente que já foi meia dúzia de vezes e que pelo que você me disse, me deu info errada!!!! Então beleza, vou sair de SP e vou pegar um ônibus até Itamonte e de lá desembolso uma grana (que não deve ser pouca) até o alsene... Já sei da reputação ruim deles, mas cara eu só não faço um bivaque porque não dá, é proibido...Conforto honestamente não quero. Aliás, qual montanhista quer? kkkkk Fiquei frustrado em relação as regras de só poder fazer um cume por dia... Pelo que vi nos mapas que consegui, não é tão longe do AN até o PR e mesmo assim é proibido fazer os dois de uma vez só, somos obrigados a ir no AN, voltar, pernoitar e só no dia seguinte ir ao PR. Mas enfim, regras existem para serem obedecidas (ou não). Mas, vou fazer meu papel de cidadão e vou seguir as regras. Mas se eu chegar lá e derem mole faço um bivaque em um canto qualquer e subo no dia seguinte com algum grupo e guia... Vou procurar o mapa que me indicou. Abraços e mais uma vez obrigado!
Posts Recomendados