Membros de Honra Augusto Postado Setembro 5, 2008 Membros de Honra Postado Setembro 5, 2008 Fala Raquel. Em Abraão vc consegue barcos que podem te levar p/ a Gruta. O preço está em uns $40,00 e dependendo da época e do dia da semana pode ser um pouco mais barato. E passeios p/ a Lagoa Azul e Verde também saem de Abraão. P/ chegar em Aventureiro tem um barco que sai todo dia do cais de Angra, mas antes pegue a Autorização lá na TurisAngra. Sem ela vc não acampa no Aventureiro. Saindo de Palmas p/ o Aventureiro nem compensa. Sai muito caro. O ideal é pegar o barco em Abraão ou lá no cais de Angra. Se quiser ir na caminhada p/ Aventureiro, então vc tem sair de Abraão e seguir p/ Dois Rios e de lá pegar a trilha p/ Parnaioca. Se sair bem cedo do Abraão, vc chegará em Parnaioca a tarde. Aí vai ter de acampar lá. Não vai ter jeito. E p/ só no dia seguinte seguir p/ Aventureiro e mesmo assim torcer p/ que não tenha um Fiscal do IF barrando a galera, pois a passagem pelas praias do Sul e Leste é proibida. Espero ter ajudado. Abcs Ei Augusto Já li tudo sobre barracas, hj fui na loja e vou comprar uma mais cara mesmo pra ter segurança!! O mesmo para os outros equipamentos. Então, queria ficar dez dias! queria ficar nos campings de abraao, palmas, aventureiro. e fazer as trilhas proximas... agora tem a gruta e a lagoa azul e verde q gostaria de conhecer. só q sao do outro lado, saindo de abraao vc acha q vai ficar mto caro um passeio de ida e volta no mesmo dia? pra chegar em aventureiro, de palmas, como vou fazer? tem barco? ou dá pra eu caminhar até o maximoq puder em dia e depois pegar um barco pra completar o percurso? oq vc acha disso?? Obrigada!!!!
Membros Parofes Postado Setembro 5, 2008 Membros Postado Setembro 5, 2008 Valeu Augusto. Acho que vou dar uma chegada lá no dia 19... Abraços
Membros Parofes Postado Setembro 5, 2008 Membros Postado Setembro 5, 2008 Cara só mais umas dúvidas... O município é Itamonte, mas eu pego um ônibus direto pra Itamonte, não né? Porque a entrada é pela garganta do registro, tem algum transporte que leve até lá? E por último, alguém sabe quanto tempo de trilha da garganta do registro até o cume do Agulhas Negras e do Prateleiras? Meu tempo é curto, preciso saber quanto dá mais ou menos... Abraços pessoal!
Colaboradores raphavet Postado Setembro 5, 2008 Colaboradores Postado Setembro 5, 2008 ATENÇÃO PESSOAL, agora realmente existe o material mínimo para ascenção aos cumes do planalto, é obrigatório por grupo.... 2) Material Mínimo Obrigatório para ascensão às Agulhas e às Prateleiras Recentemente, a Direção do Parque Nacional do Itatiaia implantou a obrigatoriedade de material mínimo a ser conduzido pela pessoa responsável por um grupo que vá ascender ao Pico das Agulhas Negras ou ao cume das Prateleiras. O material obrigatório é: 01 corda com extensão mínima de 30 metros e diâmetro mínimo de 08mm (estática ou dinâmica); 01 cabo solteiro com extensão mínima de 04 metros e diâmetro mínimo 8mm OU 01 fita tubular com extensão mínima de 04 metros OU 01 boudrier/cadeirinha; 02 mosquestões comuns. Repetindo: a pessoal responsável por um grupo que vá ascender ao Pico das Agulhas Negras ou ao cume das Prateleiras está obrigado a portar o material acima especificado. Galera, essa notícia foi veiculada para o meu email direto do presidente do GEAN, que faz parte da mesa de discussões sobre turismo , etc , junto a direção do parque, portanto é super verdadeira.... Entrem no site do Grupo Excursionista Agulhas Negras e vejam várias fotos e notícias da região, bem como nossas excursões, qualquer um pode participar.... www.grupogean.com Valeu Raphael
Membros Parofes Postado Setembro 5, 2008 Membros Postado Setembro 5, 2008 Pois é... Eu sabia que havia lido e o texto foi exatamente esse, só que li no blog do Eliseu...
Membros de Honra Augusto Postado Setembro 7, 2008 Membros de Honra Postado Setembro 7, 2008 Galera. Não vamos confundir as coisas hein. A questão da obrigatoriedade é somente p/ os guias cadastrados lá no parque que irá levar um grupo. Elas começaram a valer a partir de 01/08/08. As regras são essas: Os equipamentos obrigatórios agora são: - Equipamento Básico Individual do Condutor (leia-se condutor cadastrado no Parque Nacional, mas a contratação de um não é obrigatória); - Equipamento obrigatório para ascensão técnica a ser apresentado pelo responsável do grupo (aquele que assina a ficha como responsável), que deve conter: 01 corda com extensão mínima de 30 metros e diâmetro mínimo de 08mm (estática ou dinâmica); 01 cabo solteiro com extensão mínima de 04 metros e diâmetro mínimo 8mm ou 01 fita tubular com extensão mínima de 04 metros ou 01 boudrier/cadeirinha, e 02 mosquestões comuns. A direção do parque também recomenda que alguns equipamentos pessoais sejam levados, tais como anorak/capa de chuva, agasalho, lanche extra, recipiente para água, lanterna com pilhas extras, protetor solar, estojo de primeiros socorros e canivete. As medidas foram impostas devido aos diversos casos de turistas que se perdem pelo Parque Nacional. Ou seja, tudo isso em nome da segurança. O que isso significa: Se vc for subir com um grupo com um GUIA CADASTRADO (LEIA-SE CONDUTOR) DO PARQUE AÍ SIM EXISTE A OBRIGATORIEDADE DA CORDA E DA CADEIRINHA. Segundo as regras, a obrigatoriedade é somente para o responsavel pelo grupo. Quem quiser subir o Agulhas e o Prateleiras e for contratar um guia do parque não precisa se preocupar com esses eqptos. A obrigatoriedade é somente para o Guia. Não p/ os que estão contratando esse guia. E essa contratação de guia não é obrigatória. Em outras palavras, ninguém do parque pode te obrigar a contratar um Guia p/ subir o Agulhas e o Prateleiras. P/ isso que existe o Termo de Responsabilidade que todo visitante assina na entrada do parque. Abcs
Membros Parofes Postado Setembro 7, 2008 Membros Postado Setembro 7, 2008 Ahhhhh beleza, agora ficou claro... Augusto, em relaçao as minhas outras perguntas que deixei acima, sabe me responder.... Abraços
Colaboradores raphavet Postado Setembro 8, 2008 Colaboradores Postado Setembro 8, 2008 Péra Aí, se vc for subir sozinho. sem guia. vc tem que ter o material, pois vc é o responsável. se for subir com outras pessoas, não incluindo também um guia, alguém será o responsável e será obrigado a apresentar os equipamentos. Mas se for subir com guia, só precisará portar a sua carteira, pois eles cobram uma média de 30,00 por pessoa, simples assim. Pelo menos foi o que o guarda do parque me falou. valeu Raphael
Membros Parofes Postado Setembro 8, 2008 Membros Postado Setembro 8, 2008 Pessoal, Ainda tenho algumas dúvidas que estão sem resposta, mandei e-mail pro parque e estou aguardando resposta ha 3 dias já...Então deixo aqui as dúvidas pro caso de alguém com um pouquinho mais de paciência responder....rsrsrs Vamos lá... 1°: Já li Registro, Itatiaia, Itamonte, Planalto...Mas afinal de contas, pra qual cidade devo ir pra chegar na garganta do registro, podendo então chegar ao abrigo rebouças? 2°: Existe algum tipo de transporte que leve da cidade até o abrigo? Se existe, qual é o preço aproximado? 3° e principal pergunta: Quanto tempo de trilha do abrigo até o cume do Agulhas Negras e do Prateleiras? Meu tempo é curto e por isso preciso ter uma noção. Um forte abraço a todos, Paulo
Posts Recomendados