Ir para conteúdo

Rio de Janeiro: Arquivo

edsouza

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Fala Raquel.

Em Abraão vc consegue barcos que podem te levar p/ a Gruta. O preço está em uns $40,00 e dependendo da época e do dia da semana pode ser um pouco mais barato.

E passeios p/ a Lagoa Azul e Verde também saem de Abraão.

P/ chegar em Aventureiro tem um barco que sai todo dia do cais de Angra, mas antes pegue a Autorização lá na TurisAngra.

Sem ela vc não acampa no Aventureiro.

Saindo de Palmas p/ o Aventureiro nem compensa. Sai muito caro. O ideal é pegar o barco em Abraão ou lá no cais de Angra.

Se quiser ir na caminhada p/ Aventureiro, então vc tem sair de Abraão e seguir p/ Dois Rios e de lá pegar a trilha p/ Parnaioca. Se sair bem cedo do Abraão, vc chegará em Parnaioca a tarde. Aí vai ter de acampar lá. Não vai ter jeito.

E p/ só no dia seguinte seguir p/ Aventureiro e mesmo assim torcer p/ que não tenha um Fiscal do IF barrando a galera, pois a passagem pelas praias do Sul e Leste é proibida.

Espero ter ajudado.

Abcs

Ei Augusto

Já li tudo sobre barracas, hj fui na loja e vou comprar uma mais cara mesmo pra ter segurança!! O mesmo para os outros equipamentos.

Então, queria ficar dez dias!

queria ficar nos campings de abraao, palmas, aventureiro. e fazer as trilhas proximas...

agora tem a gruta e a lagoa azul e verde q gostaria de conhecer. só q sao do outro lado, saindo de abraao vc acha q vai ficar mto caro um passeio de ida e volta no mesmo dia?

pra chegar em aventureiro, de palmas, como vou fazer? tem barco? ou dá pra eu caminhar até o maximoq puder em dia e depois pegar um barco pra completar o percurso? oq vc acha disso??

Obrigada!!!!

• Respostas 2.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Cara só mais umas dúvidas...

O município é Itamonte, mas eu pego um ônibus direto pra Itamonte, não né?

Porque a entrada é pela garganta do registro, tem algum transporte que leve até lá?

E por último, alguém sabe quanto tempo de trilha da garganta do registro até o cume do Agulhas Negras e do Prateleiras?

Meu tempo é curto, preciso saber quanto dá mais ou menos...

Abraços pessoal!

• Colaboradores
Postado

ATENÇÃO PESSOAL,

agora

realmente existe o material mínimo para ascenção aos cumes do planalto, é obrigatório por grupo....

2) Material Mínimo Obrigatório para ascensão às Agulhas e às Prateleiras

Recentemente, a Direção do Parque Nacional do Itatiaia implantou a obrigatoriedade de material mínimo a ser conduzido pela pessoa responsável por um grupo que vá ascender ao Pico das Agulhas Negras ou ao cume das Prateleiras.

O material obrigatório é: 01 corda com extensão mínima de 30 metros e diâmetro mínimo de 08mm (estática ou dinâmica); 01 cabo solteiro com extensão mínima de 04 metros e diâmetro mínimo 8mm OU 01 fita tubular com extensão mínima de 04 metros OU 01 boudrier/cadeirinha; 02 mosquestões comuns.

Repetindo: a pessoal responsável por um grupo que vá ascender ao Pico das Agulhas Negras ou ao cume das Prateleiras está obrigado a portar o material acima especificado.

Galera, essa notícia foi veiculada para o meu email direto do presidente do GEAN, que faz parte da mesa de discussões sobre turismo , etc , junto a direção do parque, portanto é super verdadeira....

Entrem no site do Grupo Excursionista Agulhas Negras e vejam várias fotos e notícias da região, bem como nossas excursões, qualquer um pode participar....

www.grupogean.com

Valeu

Raphael

• Membros de Honra
Postado

Galera.

Não vamos confundir as coisas hein.

A questão da obrigatoriedade é somente p/ os guias cadastrados lá no parque que irá levar um grupo. Elas começaram a valer a partir de 01/08/08.

As regras são essas:

Os equipamentos obrigatórios agora são:

- Equipamento Básico Individual do Condutor (leia-se condutor cadastrado no Parque Nacional, mas a contratação de um não é obrigatória);

- Equipamento obrigatório para ascensão técnica a ser apresentado pelo responsável do grupo (aquele que assina a ficha como responsável), que deve conter: 01 corda com extensão mínima de 30 metros e diâmetro mínimo de 08mm (estática ou dinâmica); 01 cabo solteiro com extensão mínima de 04 metros e diâmetro mínimo 8mm ou 01 fita tubular com extensão mínima de 04 metros ou 01 boudrier/cadeirinha, e 02 mosquestões comuns.

A direção do parque também recomenda que alguns equipamentos pessoais sejam levados, tais como anorak/capa de chuva, agasalho, lanche extra, recipiente para água, lanterna com pilhas extras, protetor solar, estojo de primeiros socorros e canivete. As medidas foram impostas devido aos diversos casos de turistas que se perdem pelo Parque Nacional. Ou seja, tudo isso em nome da segurança.

O que isso significa:

Se vc for subir com um grupo com um GUIA CADASTRADO (LEIA-SE CONDUTOR) DO PARQUE AÍ SIM EXISTE A OBRIGATORIEDADE DA CORDA E DA CADEIRINHA.

Segundo as regras, a obrigatoriedade é somente para o responsavel pelo grupo. Quem quiser subir o Agulhas e o Prateleiras e for contratar um guia do parque não precisa se preocupar com esses eqptos. A obrigatoriedade é somente para o Guia.

Não p/ os que estão contratando esse guia.

E essa contratação de guia não é obrigatória.

Em outras palavras, ninguém do parque pode te obrigar a contratar um Guia p/ subir o Agulhas e o Prateleiras.

P/ isso que existe o Termo de Responsabilidade que todo visitante assina na entrada do parque.

Abcs

• Colaboradores
Postado

Péra Aí,

se vc for subir sozinho. sem guia. vc tem que ter o material, pois vc é o responsável. se for subir com outras pessoas, não incluindo também um guia, alguém será o responsável e será obrigado a apresentar os equipamentos.

Mas se for subir com guia, só precisará portar a sua carteira, pois eles cobram uma média de 30,00 por pessoa, simples assim.

Pelo menos foi o que o guarda do parque me falou.

valeu

Raphael

• Membros
Postado

Pessoal,

Ainda tenho algumas dúvidas que estão sem resposta, mandei e-mail pro parque e estou aguardando resposta ha 3 dias já...Então deixo aqui as dúvidas pro caso de alguém com um pouquinho mais de paciência responder....rsrsrs

Vamos lá...

1°: Já li Registro, Itatiaia, Itamonte, Planalto...Mas afinal de contas, pra qual cidade devo ir pra chegar na garganta do registro, podendo então chegar ao abrigo rebouças?

2°: Existe algum tipo de transporte que leve da cidade até o abrigo? Se existe, qual é o preço aproximado?

3° e principal pergunta: Quanto tempo de trilha do abrigo até o cume do Agulhas Negras e do Prateleiras? Meu tempo é curto e por isso preciso ter uma noção.

Um forte abraço a todos,

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...