Membros de Honra Augusto Postado Julho 10, 2008 Membros de Honra Postado Julho 10, 2008 Pagar guia Léa? É totalmente desnecessario. O pessoal que contrata guia lá é quem vai fazer a volta completa da ilha e mesmo assim só quem não quer se arriscar. Eu fiz com a minha esposa em Janeiro a volta da ilha e não tivemos problemas nenhum. Tivemos que pegar alguns mapas, apenas isso. No seu caso, recomendo vc comprar um mapa detalhado da ilha. Ele é vendido em varios locais na Praia do Abraão, principalmente nas agencias que fazem passeios de barco. Ele é baratinho. Ele vêm com todas as trilhas e praias. É bem completo. Ou se quiser, pegue um mapa menos detalhado, mas também de boa qualidade no posto de informações turisticos que fica atras do guiche de vendas de passagens da Barca. Ali eles fornecem alguns mapas de graça e com eles dá p/ se virar tranquilamente na ilha. Abcs galerapra quem vai ficar somente um final de semana...o que dá pra fazer de trilha? alguem tem contato de um guia por lá? valeu
Membros de Honra haole Postado Julho 10, 2008 Membros de Honra Postado Julho 10, 2008 Uma semana ? coisa pra caramba...deixe pra descançar de noite... Passei 4 dias e fiz o seguinte... Pegamos para Ilha a barca de 11:15 para aproveitar um pouco o dia da chegada... Acordávamos as 7hs(sempre acordei cedo e já estou acostumado) e rua... 1º dia-praia preta, cachoeira da feitiçeira e poção 2º dia-palmas, mangues,pouso, lopes mendes e sto antônio e voltamos de barco com um camarada que pega onda lá e é morador(ninguém é de ferro) 3º dia-pico do papagaio, bicão(não é trilha), ruinas do lazareto 4º dia-dois rios, presídio,caxadaço Pegamos a barca de 18hs para mangaratiba pois lá fica(até 20:15) um ônibus da viação costa verde para o Rio Se for agora(apartir de 15/7) vai encontrar bastante gente, creio que não precise de guia, a única que dá pra confundir um pouco é a trilha pro pico do papagaio próximo ao segundo "riacho" Abraço
Membros Francisco Mello Postado Julho 17, 2008 Membros Postado Julho 17, 2008 Olá pessoal, Estou querendo acampar em Itatiaia. Alguém já ouviu falar no camping do Hans? Alguém sugere algum outro camping? e se eu fosse levar cachorro? Estava querendo fazer umas caminhadas leves o que sugerem? abraços.
Membros EDH64 Postado Julho 22, 2008 Membros Postado Julho 22, 2008 Aqui vai dica para "mochileiros iniciantes" como eu: Fui para Itatiaia (Prateleiras e Ag. Negras) na semana passada pela 1a vez, e realmente é um lugar fantástico q vale a pena ser visitado. Fiz questão de prestar mta atenção no caminho p/ poder passar as informações aqui p/ quem precisar. Como eu li nas msg anteriores, da parte baixa p/ a alta, saindo da Dutra, pega-se uma estrada asfaltada de mão dupla, q passa por Engenheiro Passos, subindo a serra sem problemas até chegar à Garganta do Registro. Deste ponto, segue-se por uma estrada de terra que está em boas condições e qq carro percorre, até a altura onde tem a saída para a P.Lobos e P.Lirios. Daí em diante, a estrada se torna mto precária, com mtas pedras soltas, onde carros do tipo sedan baixos sofrem demais (apesar q eu vi um NewCivic lá em cima), carros pequenos sobem devagar, mas na boa...4x4, jipes e off-roads é tranquilo. Melhor se for de dia. Se vc gosta do seu carro e quiser poupá-lo, pode fazer como eu, q entrei em contato com um guia q me levou até lá em sua kombi. Aliás, p/ quem nunca foi, é fundamental a ajuda dos guias. Esse cara q me ajudou é nota 10 e trabalha no Pq, ou seja, conhece mto bem o local. (Reginaldo (24)8806-8061 ou 3357-2221 email:amigosdaaltitude@bol.com.br/ outro guia gte fina é o Levy (24)8812-0006 email:levy.ecologico@hotmail.com. Indo agora, ainda poderá encontrar com o pessoal do atletismo q irá a Pequim q estão treinando lá no alto e estão hospedados no Alsene. Pelo q entendi, esse lugar poderá se tornar um centro de treinamento após reformas...será?! Ainda, além das opções de hospedagem como as Pousadas dos Lobos e a dos Lírios q ficam mais próximas, pode-se ficar em Itamonte, Eng Passos (Hotel Faz Palmital) ou até em itatiaia (+distante da parte alta, tendo q passar pelo pedágio e pagar tanto na ida qto na volta td vez q for à parte alta. Mas lá eu recomendo a Pousada da Beth q tem o melhor custo/benefício, é mto bom, fica ao lado de um restaurante bom, de um boteco +/- e fica perto da rodoviária. Fui de ônibus saindo de SP. q me deixou na Dutra, tendo apenas q atravessar a passarela e seguir pela Estr. do Pq q já é onde essa pousada fica). Fui p/ o topo das Prateleiras no 1o dia e p/ topo das Ag. Negras no seguinte. Quem não é sedentário faz numa boa, ainda mais com aquela paisagem! Vale a pena! Na próxima, pretendo fazer travessia Couto-Prateleiras, ou Prateleiras-parte baixa. Espero ter ajudado alguém com essas informações, pq mtas coisas q eu li aqui foram super úteis. Valeu, Eduardo.
Colaboradores raphavet Postado Julho 22, 2008 Colaboradores Postado Julho 22, 2008 Eu também estava lá no FS passado, o tempo tava muito bom ,ótimo visual, tiveram 3 malucos que ficaram perdidos de sábado para domingo, segundo os guardas eles subiram pelo lado noraml na via pontão e na hora de descer, foram para as "costas" das agulhas ,ou seja, desceram pelo outro lado, eu não acredito nessa versão!!!! Só se for muito burro, com toda aquela referência das prateleiras, morro do couto, altar, estrada, etc.... acho que eles ficarm lá pra dormir mesmo dentro do parque, até porque fez tanto frio que uma pessoa normal , sem saco de dormir nem barraca, com certeza poderia morrer de frio, tÕ falando isso porque eu estava no Alsene acampado, que fica a uns 200 metros mais baixo que o maciço das agulhas e minha barraca congelou por fora, ficou com aquela "rapinha de congelador", ou seja, geada clássica.
Membros KaSoleMar Postado Agosto 4, 2008 Membros Postado Agosto 4, 2008 Agulhas = tudo de bom!!! Alsene = o que de pior um lugar pode ser... Fui com uma turma no fds de 19 e 20 de julho e ficamos acampados no Alsene... que desastre... Chegamos do primeiro dia de trilhas (Agulhas) e cadê banho??? NADA!! Sem água... fui conversar com alguém da administração se havia alguma previsão de retorno da água e um homem (que eu não sei o nome mas me informaram que é quem administra o local) me mandou um 'JÁ DISSE QUE VAI VOLTAR E SE NÃO ESTIVER BOM PARA VOCÊ NÃO É PROBLEMA MEU!!'... (neste tom e altura mesmo) isso na frente de um monte de gente que estava no balcão do bar... Bom, esperei a água voltar e advinha??? Claro que não voltou e o melhor: até a água para escovar os dentes acabou!!!! Claro que a esta altura, o banheiro que já estava um nojo quando eu cheguei cedo lá estava simplesmente impraticável!!! (além da falta de água, também não tinha luz no banheiro)... O cheiro incomodava até quem estava lavando louça naquele tanque do lado de fora (aliás, uma atentado à saúde pública colocar um tanque para lavar louças na parede do banheiro... ) No desespero consegui com uns amigos que estavam num chalé um pouco de água que restava na torneira (porque eles também ficaram se banho) e me virei com um perfeito banho de gato... isto antes da água acabar de vez... e vou te contar, um nojo aquele chalé... podre... não acredito que eles cobram tanto por aquele muquifo!!! Depois é que eu fui reparar que o Alsene dispõe de umas cinco ou seis caixas d´águas pequenas para dar conta de todo aquele pessoal que acampa por lá (o lugar estava lotado, apesar de nem ser feriado)... ou seja, um prato cheio para isso acontecer... Como para não pagarmos mais uma diária levantamos acampamento no domingo antes da trilha, resolvemos que a falta de banho deveria ser descontada das nossas diárias (já que no e-mail que eles nos mandaram fazendo propaganda, o 'banho quente' era item incluso)... e só foi com muito custo que conseguimos baixar para R$ 10,00 por pessoa... Tudo bem... problemas acontecem, mas o fato do banheiro já estar sem luz e sem descarga no dia que eu cheguei mostra a pouca importância que esse povo do Alsene tem com paga R$ 15,00 para acampar lá... já fiquei em lugares ruins, mas a falta de investimento de lá me revoltou... e nem é o fato especificamente de ter ficado sem banho... isso pode acontecer numa travessia ou num camping selvagem, mas nestas situações eu já vou estar preparada para o que vou passar e especialmente, não vou ter que ouvir desaforos por querer um serviço que me está sendo cobrado!! Só na nossa turma estavamos em mais de 20 pessoas... e a lotação do lugar no geral mostra que eles não ganham pouco em cima dos campistas... que custa pegar R$ 5,00 destes R$ 15,00 que são cobrados e reinvestir em algum tipo de benefício para quem acampa por lá??? Odeio quando acham que, só porque somos campistas, temos que encarar tudo largado, sujo ou quebrado... eu gosto do contato com a natureza... mas da próxima vez que quiser me sentir num chiqueiro, já sei onde ir... O mais irônico foi vê-los no domingo à noite fechando o lugar na maior alegria, rindo do ótimo final de semana (que só eles tiveram) e na saída ainda ter que olha pela última vez a placa 'banho quente' que existe na frente do Alsene... uma piada (de muito mal gosto)... Ainda pretendo voltar em Itatiaia... mas no Alsene, só quando me crescerem orelhas, focinho e rabo de porco...
Colaboradores raphavet Postado Agosto 5, 2008 Colaboradores Postado Agosto 5, 2008 Kasolemar, realmente o lugar é uma merda!!! eu já dei sorte de encontrar tudo mais ou menos arrumado e tomar banho quente , como também já tomei banho frio e quase tive hipotermia, eu lembro que tremia tanto que não conseguia acertar o buraco das mangas e vestir a blusa. Mas conversando com alguns guias descobri que o lugar é assim devido a legislação e fiscalização do parque que não deixa que novas construções sejam feitas, nem reformadas?!? estranho né, mas o fato é que alsene fica dentro da área do parque. também não é difícil de julgar que a administração do parque é muito burra, pois isso só estimula o camping selvagem e desordenado que acaba degradando..... Lugar muito melhor: Pousada dos Lobos, mas é bem mais longe e caro....
Membros KaSoleMar Postado Agosto 6, 2008 Membros Postado Agosto 6, 2008 Pois é raphavet, ouvi este comentário mesmo de que não são permitidas obras no local... até aí, tudo bem... Mas coisas como aquele banheiro nojento e sem luz mesmo antes dos problemas com a água é descaso mesmo... (pelo menos eu não acredito que a administração do Parque proíba eles de manter as coisas limpas)... E o que dizer então daquela cara de desgosto que o administrador (ou dono, não sei) do lugar usa para atender a gente? Como eu disse, problemas acontecem, e se ele tivesse pelo menos se preocupado em ver se podia melhorar a nossa situação em alguma coisa ou pelo menos mostrar que se preocupava com isso, não seria problema... mas depois daquele 'NÃO É PROBLEMA MEU', deu para ver bem o tamanho da preocupação dele... E concordo com você a respeito de que essas situações só incentivam o camping irregular... De qualquer forma, o que vou guardar deste final de semana foram os bons momentos com meus amigos e uma certa pessoa muito especial... Ah, muito boa a descrição da sua hipotermia... rsrs
Membros de Honra Augusto Postado Agosto 8, 2008 Membros de Honra Postado Agosto 8, 2008 Samira. Sei que tem barco saindo de Ponta Negra p/ a Praia do Sono ou até o Condominio Laranjeiras. Agora até o cais de Paraty, acho dificil, já o percurso é muito longo. A não ser que vc pegue aqueles barcos de turismo que tiverem passando por Ponta Negra. Abcs OláEu irei viajar para Paraty, e pretendo fazer a trilha da Praia do Sono à Ponta Negra, eu estava pensando em voltar pela mesma trilha, mais penso que ficará meio cansativo... dai eu gostaria de saber se há barco saindo da Ponta Negra para o cais de Paraty? Obrigada. Samira
Membros de Honra Nilton Postado Agosto 9, 2008 Membros de Honra Postado Agosto 9, 2008 Só um detalhe a Pousada dos Lobos não é bem mais cara ,alias o preço é praticamente o mesmo do Alsene mas com muuuuuuito mais conforto e a comida mineira então nem se fala.E se chegar de uma trilha la pelas 16:00 ou 17:00 tem lanchinho com bolo,pipoca e bolinhos de chuva. Sempre fico lá quando levo grupos que vão pela primeira vez a Itatiaia e no Alsene fico com o pessoal de montanha.
Posts Recomendados