Membros viajandu Postado Abril 11, 2007 Membros Postado Abril 11, 2007 de metro voce pode descer na estacao largo do carioca que de la ate os arcos da lapa eh pertinho. Quem sabe pegar o bondinho pra ir ate santa tereza. Quando estive por la dei azar de estarem de greve e nao tinha bondinho pra gente. Fica pra proxima.
Membros oteb Postado Abril 11, 2007 Membros Postado Abril 11, 2007 Guilherme, a partir de Copacabana: - PRAIA DE COPACABANA: até julho, por causa da proximidade da abertura do Pan, quase todos os quiosques da praia já estarão com o novo design, muito mais bonito e funcional. Dá para guardar os pertences em armários subterrâneos, abaixo dos quiosques, e também tomar banho para tirar o sal após o banho de mar. A comida dos quiosques é show de bola, pois vários bares e restaurantes do Rio estão abrindo filiais nesses novos quiosques. Em breve, até o Bob´s e o Mc Donald´s também abrirão filiais; - PÃO DE AÇÚCAR: de táxi, não mais do que 10 minutos; de ônibus, várias opções (parar no ponto seguinte ao do shopping Rio Sul e andar uns 10 minutos do ponto até a estação do bondinho); de metrô, sair de Copa e descer na estação de Botafogo (e andar mais 20 minutos até a estação do bondinho); e, se quiser ir a pé, também dá (dependendo de onde seja o seu hotel em Copa). Mas não precisa fazer isso com sua namorada, né? Vai de taxi ou de ônibus que é rapidinho; - FORTE DO LEME: fica na extremidade esquerda da praia de Copacabana, quando se está de frente pro mar; tem uma trilhazinha que chega a um mirante de onde se observa toda a praia de Copacabana (esse mirante aparece na abertura da nova novela das 8, na Globo). O exército cobra uma taxa de manutençaõ de R$ 3,00 para se fazer a trilha; - FORTE DE COPACABANA: na extremidade oposta ao Forte do Leme. Lá fica o Museu do exército, além de uma filial da Confeitaria Colombo. Dos canhões apontados para o mar, tem-se uma vista completa da orla de Copacabana. Acho que o exército também cobra R$ 3,00 pela entrada; - JARDIM BOTÂNICO: muitos ônibus para lá; não passa metrô perto (mas pode-se pegar o metrô em Copa, descer na estação Botafogo - saída São Clemente, e daí pegar um dos diversos ônibus que passam em frente ao jardim Botãnico); - CENTRO HISTÓRICO: diversos ônibus; metrô: estações Cinelândia e/ou Carioca (falo mais sobre metrô mais na frente); - FLORESTA DA TIJUCA: como você vem aqui pela primeira vez, é melhor mesmo ir de taxi, caso vá mesmo lá. É possível pegar o metrô até a estação terminal Saens Peña, e de lá pegar os ônibus 233 ou 234 (ambos vão para a Barra da Tijuca); esses ônibus passam bem na porta de um dos setores do parque, que é o que tem a cascatinha taunay e a entrada para algumas das trilhas mais populares do parque (Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, etc). Só que da entrada do parque até o início dessas trilhas é uma subida de 4 km, portanto não aconselharia a fazê-la se não fosse de carro; - MARACANÃ: moleza. Tem estação de metrô na porta. É só pegar o metrô em Copa, descer na estação Estácio e de lá pegar o metrô da linha 2; aí, é só descer na estação Maracanã. caso queira conhecer as instalações internas, entrar nos vestiários, gramado, tribuna de honra, etc, é só contornar o estádio pela direita de quem desce a rampa do metrô e ir até o portão 18; lá, cobra-se R$ 20,00 para uma visita guiada pelas dependências do estádio; - CORCOVADO: de Ônibus: pegar o 583- Cosme Velho na Av. Nossa Senhora de Copacabana ou na Av. princesa Isabel e ir até o ponto final (deve levar, no máximo, meia hora). O ponto final fica bem próximo à estação do trenzinho do Corcovado. na volta, mesma coisa: pega o ônibus no ponto final e volta para Copa; - LAGOA RODRIGO DE FREITAS: é pertinho. Dá pra ir de táxi (uns 10 minutos), ônibus ou bicicleta. Ou a pé, dependendo de onde você esteja hospedado; - IPANEMA e LEBLON: putz, é tão perto que não tem nem graça; - ARPOADOR: moleza total. Famoso point para se ver o pôr-do-sol (e aplaudí-lo, porque ele merece!). Fica no início de Ipanema. - BARRA DA TIJUCA: ônibus 123 - Alvorada (passa na Av. Barata Ribeiro). esse ônibus passa em frente ao Shopping Downtown (shopping a céu aberto, com muitos cinemas), Barrashopping (o maior do Rio) e New York City Center (colado ao Barrashopping, também com muitos cinemas). A Barra fica a uns 20 km de Copacabana; - LAPA: atualmente, a mais animada noite do Rio. Muita música de diversas fontes: MPB, samba de raiz, reggae, etc. Estacionar lá é uma via crucis, portanto é melhor ir e voltar de taxi. Lá fica o bar Rio Scenarium, que de dia é um antiquário e de noite transforma-se em bar, considerado pelo jornal inglês The Guardian um dos 10 melhores do mundo; Agora, METRÔ - é a melhor maneira de se conhecer o Centro Histórico e seus diversos museus e centros culturais. Caso você não goste de artes plásticas ou arquitetura do século XIX, esse não é o seu lugar. Mas se tiver curiosidade de ir lá, fique atento: nos finais de semana e feriados, a região fica deserta. Ultimamente, ocorreram assaltos a turistas estrangeiros no Centro, mas não nessa região da praça XV. Eu vou lá há anos, sempre nos finais de semana, e nunca vi acontecer ou me aconteceu nada - e olha que, às vezes, eu saía de lá bem tarde. Mas, enfim, vamos às estações: - ESTAÇÃO CINELÂNDIA: ao sair da estação, você ficará diante de uma das maiores concentrações de prédios históricos do Brasill: Teatro Municipal, Câmara de Vereadores, Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal; nos arredores, Arcos da lapa, Academia Brasileira de Letras, aeroporto Santos Dumont, Museu de Arte Moderna, Palácio Gustavo Capanema, etc. - ESTAÇÃO CARIOCA: é a mais próxima da Praça XV (local da chegada de Dom João VI ao Rio), região rica em história e cultura. Anda-se menos de 10 minutos da estação à Praça XV. Lá, estão o PAÇO IMPERIAL (transformado em centro cultural e que está expondo, atualmente, uma retrospectiva maneira da obra de Oscar Niemeyer; esse prédio é um dos mais importantes da história brasileira, pois lá aconteceram o "dia do Fico" e a assinatura da Lei Áurea, por exemplo), a estação de barcas para Niterói, várias igrejas históricas, o Centro Cultural dos Correios, o Centro Cultural Banco do Brasil (o principal da cidade), a casa França-Brasil e diversos outros prédios históricos. Do Centro Cultural da marinha, também nas proximidades, é possível fazer um passeio até a Ilha Fiscal, local onde ocorreu o último baile do Império. - ESTAÇÃO LARGO DO MACHADO: daqui, sai o Surfbus, um ônibus que percorre a orla da zona Sul até a da ZOna Oeste (ver o site: www.surfbus.com.br). No site, estão o itinerário, os preços e os horários das saídas. Ele percorre de Copacabana até a Prainha (melhor praia dos surfistas) nos dias de semana, e nos finais de semana e feriados ele vai só até a praia da Macumba. Hehe, quando passar por lá, vou conferir se o preço do aluguel da bicicleta é aquele mesmo e posto aqui. Quanto ao aluguel de taxi, acho que os hotéis mantém um cadastro desses profissionais. tente se informar no seu hotel se eles prestam esse serviço. Por enquanto é só. Abraço!
Membros oteb Postado Abril 11, 2007 Membros Postado Abril 11, 2007 Ia esquecendo: na ESTAÇÂO CATETE, fica o Museu da República, um dos melhores do Brasil segundo o Guia 4 Rodas. Lá estão o revólver, a bala e o quarto onde ocorreu o suicídio de Getúlio Vargas, além de retratar toda a história republicana brasileira, até a mudança da capital para Brasília.
Membros tontonmacoutes Postado Abril 11, 2007 Membros Postado Abril 11, 2007 Caro oteb, nada como um morador da cidade para dar as dicas, eu infelizmente estou a 1100km daí. Certa vez estava no Leme tomando um coco, e vendo as meninas do volei de praia e passou um ambulante oferecendo sândalo para vender, depois que ele saiu o seu odor invadiu o ar e minha mulher ficou impressionada com o aroma. Por acaso é fácil achar aí? Outra atração imperdível é o nosso amigo gaúcho comer um churrasco no Rio, sinceramente, achei as churrascarias bem melhores que as de Porto Alegre. Em baixo do Pão de Açúcar, na Urca, está cheio desses taxistas, quando eu fui era bem barato, mas já faz uns 7/8 anos. O milk shake de Ovomaltine do Bobs é muito bom, e em Copa tem o primeiro fast food do Brasil. Já fui umas três vezes ao Maracanã, mas nunca deixaram entrar no gramado. O metro é bom, mas os trens, uma vez fiquei preso 40 min dentro dele, acho que acabou a energia. Se vc gosta de ver fortes, aí está a maior concentração do Brasil, deve ser quase 10, contando com Niterói, que aliás tem praias belíssimas como a de Camboinhas. Bem, os cariocas dizem que Niterói só tem uma coisa mais bonita que o Rio, a vista. Aquele famosa feirinha hippie que tem em Copacabana, é ilusão, só para enganar turista.
Membros de Honra leocaetano Postado Abril 11, 2007 Membros de Honra Postado Abril 11, 2007 Guilherme, aumentando o número de informações e corrigindo algumas pra você: -METRÔ - tem pra tudo que é canto agora, devido às integrações com ônibus (muitas delas chamadas de metrô de superfície). Dá pra ir ao Pão-de-Açúcar, bondinho pro Cristo, pra Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Rodoviária e onde mais imaginar. No site do Metrô tem todas essas dicas, mas qualquer um por aqui já se acostumou com o esquema. -TÁXI - acho desnecessária a preocupação, pois não é barato utilizar um. Pra se ter noção, acabei de pegar um táxi em bandeira 2 do centro até copa, deu R$ 22. Só se realmente for para a Floresta da Tijuca ou pra não passar perrengue esperando ônibus a noite. -CENTRO DO RIO - belos prédios históricos, principalmente na Cinelândia, e os principais museus. Há um tempo atrás havia um "bilhete turístico" do Metrô que pagava um pouco mais, mas podia embarcar em mais de uma estação para conhecer o Rio de Metrô. Acho que vale se informar sobre isso. Para um tour pelo Centro, desça na Cinelândia. Depois de visitar os museus e dar uma olhada nos prédios históricos - biblioteca, câmara, bolsa etc. - vá para Niterói pegando barca na Praça XV, ou pegue o bondinho para Santa Tereza perto do Largo da Carioca, atravessando os Arcos da Lapa (pode-se emendar na trilha pra conhecer o Cristo - não está muito segura ultimamente), ou ainda pegar o Metrô na Uruguaiana e ir pra outro lugar qualquer. -Um passeio que não vi ninguém comentar é fazer a trilha da Pedra da Gávea - a vista é fantástica, mas vai te consumir grande parte do dia.
Membros g.deleon Postado Abril 11, 2007 Membros Postado Abril 11, 2007 Nossa! Sinceramente estou impressionado com a disponibilidade das pessoas deste fórum em passar informações à outros mochileiros. Em pouco mais de 2 dias praticamente coletei todas as informações necessárias para definir meu roteiro. Oq eu julgava o mais complicado q era a locomoção, em virtude do tamanho da cidade do Rio, número de atrativos turístimos e suas distâncias, pois naum contava com um orçamento q me permitisse pegar um táxi a toda hora, Oteb me informou tudo de mão beijada, prontinho. Sinceramente um muito obrigado à vc e a todos os outros q de alguma forma procuraram me ajudar. Agora irei definir oq irei priorizar conhecer, já q são apenas 3 dias, e mais tarde com possíveis dúvidas retornarei para saná-las. Mas antes disso, só mais uma dica: Eu estava certo q Copacabana era o ideal para ficar. Bem localizado, paisagem excelente e tudo mais. Porém mais de uma pessoa já me desaconselhou e sugeriu Ipanema. Dentre os argumentos, nada de concreto. Alguma coisa sobre uma maior zona de prostituição em Copacabana e outras sem relevância. E aí?! Sigo com minha vontade inicial em hospedar-me em Copacabana ou vou atrás de algum Hotel em Ipanema?! Desde já, novamente, agradeço! Um abraço.
Membros oteb Postado Abril 12, 2007 Membros Postado Abril 12, 2007 E aí Guilherme, beleza? O espírito desse site é esse mesmo: todos se ajudam. Entre ficar em Copa ou em Ipanema...acho que tanto faz. Ambos tem vantagens e desvantagens em relação ao outro. Esse lance da prostituição realmente é mais visível em Copa, mas em geral não atrapalha os turistas não. Sempre que há feriadão (como a época em que você virá), uma boa parte da população do Rio vai para a Região dos Lagos (Cabo Frio, Búzios...) e a cidade fica meio deserta, sem engarrafamentos (só nas praias...). São bons dias para se andar por aí. Tontonmacoutes, não vejo muito essa galera que vende sândalo por aqui não. Mas, em janeiro, eu estava em Búzios e vi um rastafari vendendo (aquele cheiro é inconfundível). Uma semana depois, eu estava aqui no Rio, lá na Saara, e...o mesmo cara apareceu de novo!! Será que ele estava me perseguindo? Hehehe. Abraços, galera. Qualquer coisa, estamos aí.
Membros g.deleon Postado Abril 12, 2007 Membros Postado Abril 12, 2007 Ae galera, tô precisando de uma mão! Meu vôo chega depois das 20hs no Rio, aeroporto Galeão. Queria saber até q hs essa linha Galeão-Alvorada(Barra da Tijuca) funciona. Será q vou pode pegar esse busão ou ter q pagar táxi? E outra coisa, mais ou menos qto tmpo leva de busão do aeroporto até Copa?! Vlw. Abraço.
Membros oteb Postado Abril 14, 2007 Membros Postado Abril 14, 2007 Guilherme, uma amiga que trabalha no aeroporto me disse o seguinte: - ônibus Alvorada: R$ 6,00; saída de 40 em 40 minutos até as 23h00; - Caso voc~e desembarque no terminal 2*, é melhor você se deslocar para o terminal 1*, pois é de onde esse ônibus começa a pegar os passageiros; em seguida, ele passa no terminal 2 e pega o restante do pessoal; ir para o terminal 1 garante que você irá pegá-lo mais vazio e pode escolher melhor os lugares; - Tempo do aeroporto até Copa: à noite, sem trânsito, no máximo 25 minutos; - Caso você sofra algum atraso e chegue após as 23h00, há dois tipos de taxi no terminal: os comuns (são amarelos com uma listra azul) e os das cooperativas que funcionam no aeroporto (são vermelhos ou azuis). O preço é fixo, tabelado, para cada parte da cidade. Logo na saída do desembarque há guichês dessas empresas. * Se não me engano, no terminal 1 descem aviões da Gol e os vôos internacionais; no terminal 2, só vôos da Varig e TAM. Abraço!
Membros oteb Postado Abril 14, 2007 Membros Postado Abril 14, 2007 Só uma ressalva: os preços tabelados são só os dos taxis de cooperativas (exemplo: para Copacabana o preço é X, para a Barra o preço é Y, e assim por diante)
Posts Recomendados