Ir para conteúdo

Rio de Janeiro: Arquivo

edsouza

Posts Recomendados

• Membros
Postado

ASHuASHasUH cara eu tou na mesma situação, mas eu vou esse mês ainda dia 29, vou passar uns 4 dias no rio e 3 em sampa e nao conheço nenhuma das duas cidades, tou indo na loucura mesmo!

e tambem tou procurando algumas dicas pro rio, más nada romântico porque eu vou com um amigo e agente vai pra relaxar, conheçer, fazer umas trilhas se possível, aproveitar as melhores praias e tal

alguem dá uma luz ae pra gente! valeu,

ah tou saindo de Manaus, vou estar bem longe de casa e nao pretendo levar uma bala perdida ou ser assaltado e levarem meus documentos!

vou ficar num albergue alí na praia do flamengo, um tal de catete hostel alguem conheçe?

• Respostas 2.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Meus camaradas, que encrenca...Realmente, é um tempo muito exíguo, mas num ritmo de correria dá para ver, pelo menos, o essencial.

Pão de Açúcar, Corcovado, Jardim Botãnico e orla (pelo menos de Copacabana ao Leblon) é o kit básico super-enxuto-mínimo-essencial para uma viagem rápida. Ainda tem Lagoa rodrigo de Freitas, Maracanã, Floresta da Tijuca, Paineiras, Pedra Bonita, Barra da Tijuca, favela-tour, Lapa, Santa Teresa, aplaudir o pôr-do-sol na pedra do Arpoador, Centro histórico - com seus museus e centros culturais, Ipanema, Leblon, ciclovias, trilhas na floresta, vôo de asa delta, teatros, cinemas, etc, etc, etc, etc, etc.

O chato para quem vem pela primeira vez é que alguns desses lugares têm acesso um pouco complicado, como o Corcovado (a menos que se vá no trenzinho).

Duas dicas:

1ª - tem um forum só de dicas de passeio aqui no Rio; ele não encerra o assunto, mas já serve de guia. Hospedagem? Zona Sul.

2ª - procurem no Google a "Veja São Paulo"; lá, procurem "edições anteriores" - no dia 28 de março, há uma reportagem especial sobre 50 dicas (com endereços e preços) de alguns dos melhores points atuais do Rio para se passar um fim de semana - passeios, restaurantes, museus, bares, locais para show e dança. etc. Está tudo lá. Para o Wallaceps, também fazer o contrário: procurar a "Veja Rio" que haverá 50 dicas paulistanas (houve uma edição dupla das duas revistas fazendo um roteiro para cariocas que fossem visitar SP e vice-versa).

Um toque: como o tempo é escasso e vocês podem ficar meio confusos para andar por aí, já que não conhecem nada, é melhor usar o metrô ou taxi na maioria das vezes, embora a profusão de ônibus na Zona Sul facilite bastante a locomoção. E utilizem a ciclovia, galera! É só alugar uma bicicleta e passear pela orla, Lagoa, etc.

Wallaceps, a probabilidade de você levar uma bala perdida talvez seja igual a de um meteorito cair na minha cabeça nesse exato momento. Caso fosse fácil disso acontecer, talvez eu já tivesse morrido há muito tempo, hehehe. O risco de assalto é maior, pois o Rio tem atravessado um período de aumento a roubo e furto de transeuntes. É só ficar esperto que é extremamente provável que nada lhe acontecerá. Eu, por exemplo, nunca fui assaltadoi, e olha que eu ando pra caramba por aqui há vários anos! Os cuidados com assalto são os mesmos para Rio e SP, é só manter a prudência - mas sem neuroses excessivas. Flamengo e Catete têm estação de metrô e ônibus para todos os lados do Rio, esse é um aspecto positivo para locomoção rápida e fácil por aqui. Ah, se quiser fazer trilhas, há um site com o mapa da maioria das trilhas daqui: www.terrabrasil.org.br

Guilherme, os restaurantes mais "intimistas" estão mesmo na Zona Sul (Leblon, Ipanema...).

Pessoal, não tenham medo de serem felizes e boa estada! Qualquer dúvida, posta aqui.

Abraços

• Membros
Postado

Caros amigos

Uma passeio legal depois do Corcovado é voltar pela outra estrada, que vai ao alto da boa vista, ir a até a cascatinha do Taunay, e devorar um filé à Osvaldo Aranha embaixo da cachoeira e depois dar uma caminhada pelo parque da tijuca, descer para a Barra, tomas um banho de mar, depois um coco geladíssimo na barraca do Pepê, voltar para Copa, comer um sanduíche de picanha com abacaxi no Cervantes, andar no calcadão até o Leblon,mas pelo lado do mar, se for pelo lado dos hotéis e passar por algum lugar escuro, já era, trombadinha esperando os desavisados, achar um pé sujo, pode ser o Bracarense, tomar um chope geladíssimo, com caldinho de feijão e bolinho de bacalhau.

Se sobrar um dia pegue um taxi, vá a Petrópolis, museu imperial, casa de Santos Dumont, atravessar a serra dos orgãos até Teresópolis, Dedo de Deus e voltar.

Quer uma praia calma, vai até Grumari, naturismo vai a Abricó.

Radical, que tal subir o Pão de Açúcar pela rocha, ou voar de parapente.

O Rio é tão grande e tem tantas opções que as vezes ficamos indecisos com o que fazer, na dúvida sente nas pedras do Arpoador e fique vendo o mar, ou do alto do Pão de Açúcar, ver os aviões manobrando para pousar no Santos Dumont, os veleiros na baía, e até o Dedo de Deus, na serra dos Orgãos.

• Membros de Honra
Postado

É muita coisa pra se fazer por aqui... além das coisas ditas aí em cima, não deixem de ir a uma casa de samba na Lapa - sexta é o agito! Visitar a Lagoa, de dia ou a noite é uma ótima também. Se curtirem museus, o Rio também é cheio deles - o CCBB, o MAM, o Belas Artes e o Paço Imperial são os melhores, mas também tem o clássico MAC, em Niterói - uma obra-de-arte de Niemeyer. Se forem a Niterói, aproveitem para ir de barca pela Baía de Guanabara e se tiverem tempo, dêem uma passada na praia de Itacoatiara - um pouco distante.

Não deixe de tomar um bom chopp (da Brahma, claro!) carioca - há inúmeros ótimos bares, como os recentes quiosques da orla de Copacabana. Visitar o Copacabana Palace também é possível caso gostem de coisas clássicas. A Barra da Tijuca vale uma passada, ainda mais se procurarem por um grande shopping - lá está o Barra Shopping.

Um passeio agradável também é conhecer o Museu da República, no Catete. Pra quem curte surfar, tem a Prainha, ao lado de Grumari, e a Macumba, um pouco antes.

Pra quem vem ficar mais de 5 dias, conhecer Angra dos Reis, Ilha Grande, Paraty, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo são grandes opções. Petrópolis fica bem perto, dá pra ir em um dia inteiro.

• Membros
Postado

Nossa esse pessoal estrapola mesmo heim. O gaucho nem sequer conhece o rio e o pessoal ja manda ir pra varios locais

sem falar que como vao de aviao nao estao de carro neh? A nao ser que alugue um. 4dias realmente eh muito pouco. Bem que a gol poderia fazer essas promocoes durante todo o ano e bem que eu gostaria de ter tempo pra fazer do rio o meu segundo lar, pois de sampa ate o rio sao apenas 40minutos de aviao. Acho que o essencial eh conhecer o pao de acucar que fica perto de botafogo e copacabana, crito redentor, as praias de copacabana, ipanema e leblon, apesar que depois do recreio dos bandeirantes tem a prainha e grumari, mas fica meio longe de copacabana e de bus leva mais de uma hora de viagem, o onibus eh o s-20 que sai do largo do carioca, perto do metro. Floresta da tijuca eh meio longinho tambem, uma vez fui do hotel no recreio ate a rodoviaria o onibus levou quase duas horas cortando pela floresta da tijuca, affff.......Talvez o bairro de santa tereza seja uma boa atraves do bondinho que sai do arco da lapa. Ciclovia tambem eh uma boa, alugue uma bike. Se tiver vontade quem sabe ir ate Buzios(amo esta cidade) pois sao 2,5horas de viagem ate la e conhecer a rua das pedras, ver a estatua da brigitte bardot, conhecer a orla da rua das pedras e quem sabe fazer um passeio de escuna por la. Se quizer ir a

Niteroi conhecer um forte enorme que a fortaleza de santa cruz onde funciona uma guarnicao do exercito, bom pra tirar fotos e ir

ao museu de arte contemporanea de niemeyer aquele que parece um disco voador, eu estive por la e esqueci de ir ao museu, he,he,he. Curiosidades do riodejaneiro: tem uma praia de nudismo ao lado da praia de grumari, tem um point gay no praia de ipanema onde varios adeptos ou simpatizantes frequentam o local onde tem as bandeirolas coloridas de arco-iris, bairros elitistas como a barra da tijuca onde existem muitos contrastes entre ricos e pobres parece uma torre de babel onde nos finais de semana pessoas pobres segurando placas de anuncios de apartamentos suntuosos e carissimos em condomnios luxuosos nas avenidas principais do bairro. Acho que existe um parque aquatico na zona oeste da cidade tambem. O rio eh umacidade que devemos visitar varias vezes para nos acostumarmos a ela.

• Membros
Postado

Nossa galera.Não esperava respostas em tão pouco tempo e com tamanha qualidade.

Porém é natural q mtas dúvidas surgiram. Então vamos à elas e aos poucos:

1- O transporte por metrô é seguro? É fácil se entender? Existe a possibilidade de se conseguir um mapa com os trajetos e estações?

2- Quanto a ciclovia, ela está liberada todos os dias? Como é o aluguel das bicicletas? Quanto sai e qualo mínimo de dias? Não é perigoso ela ser roubada? E q passeias privilegiar pedalando?

3- Devido ao pouco tempo q vou ficar no Rio, é viável ir para o Parque Nacional da Tijuca? Quais sãos os meios de transporte? Quanto mais ou menos sairía?

Bom.. por ora era "soh" isso amigos.

Desde já, obrigado.

• Membros
Postado

1- O metro é seguro, fácil de entender, só que tem poucas estações, vai do centro à Copa. Vc acha as estações em qualquer mapa do guia 4 rodas. Tem bastante trem, mas é para os suburbios e baixada. Uma opção de viagem romantica é pegar o Trem de Prata de sampa ao rio.

2- Não sei te responder, pq nunca aluguei bike lá.

3-É viável sim ir ao Parque da Tijuca, e é gratuito, só o ideal é ir de carro. e para as distâncias do Rio até que fica bem pertinho.

Para vc fazer render bem o dia, o ideal é alugar um taxi de turismo o dia inteiro, tipo remis, é só acertar o preço (pechinche bastante). Tem bastante deles embaixo do Morro da Urca, veja o preço, visite o Pão de Açúcar e depois acerte com o motorista. Eles te levam onde vc quiser, quando fiz isso na minha primeira ida ao Rio, me levaram até na Vila Mimosa, agora quando vou ao Rio de carro ando por tudo sozinho.

• Membros
Postado

Guilherme, só complementando o que escreveu o tontonmacoutes:

1 - METRÔ: muito seguro. O mapa pode ser encontrado também no site www.metrorio.com.br . É o melhor jeito de se chegar ao Centro histórico, muito embora haja uma grande opção de ônibus que também vão pra lá.

2 - CICLOVIAS - estão sempre liberadas. Elas já fazem parte do cotidiano carioca. Nas vezes em que aluguei bicicleta, era sempre final de semana ou feriado, então não sei ao certo se há aluguel todos os dias (geralmente, as pessoas usam as próprias bikes). Aos domingos e feriados, as pistas de trânsito que ficam próximas ao calçadão das praias de Copacabana ao Leblon ficam fechadas, aumentando exponencialmente a área de lazer. Então, é fácil achar quem alugue bicicletas nessas áreas (de Copacabana ao leblon) e também na área do parque dos Patins, na lagoa Rodrigo de Freitas. Geralmente, acho que o aluguel gira em torno de R$ 10,00 a meia-hora. Na Lagoa, além das bicicletas comuns, também pode-se alugar bikes de dois lugares e de outros tipos. Não sei se existe o aluguel diário de bicicleta, mas até lá pego essa informação para você.

As principais ciclovias estão na zona sul. Elas acompanham o calçadão do Leme até o Leblon. É possível sair do Leblon e chegar até o Museu de Arte Moderna, no Centro do Rio, atravessando o aterro do Flamengo. Dá uns 13 km (só de ida). Cara, o aterro é lindo, de lá você tem grandes visuais para o Pão de Açúcar, Niterói e baía de Guanabara, além de passar pelo monumento aos mortos na 2ª Guerra Mundial e chegar ao MAM, uma jóia de nossa arquitetura modernista. O problema é que o seu preparo físico (e o de sua namorada) deve estar muito bom. Caso for passar lá, fique um pouco mais atento! Há muitos mendigos em determinadas áreas.

Também há a opção de sair da orla e ir para a Lagoa Rodrigo de Freitas, que fica bem perto de lá. Há uma ciclovia no perímetro da lagoa (7 km de extensão, e o visual...não vou nem falar nada, vá lá e veja com seus próprios olhos, hehehe). Porém, como seu tempo é escasso, de repente o passeio pela orla do Leblon ao Leme já é de bom tamanho (dá uns 6 km no total, só de ida. Mas no final você nem percebe que andou essa distância. sempre dá para dar uma paradinha para beber uma água de coco).

3 - PARQUE NACIONAL DA TIJUCA - Eu faço trilhas no parque há anos, e ainda não conheço todas! Mas para um passeio rápido e abrangente, aí só de carro mesmo - vale a dica de nosso companheiro que deu a sugestão de alugar um taxi, por dia. Vale lembrar que o Corcovado fica dentro do parque, que é dividido em 4 setores (um deles ainda está fechado para visitantes). então, de carro dá pra ir, no mesmo dia, no Corcovado, no Mirante Dona Marta, nas Paineiras (e tomar um banho nas duchas de pequenos rios da região da floresta e onde se têm alguns dos mirantes mais lindos do Rio), na Pedra Bonita (ver os vôos de asa-delta e parapente), na cascatinha Taunay, Vista Chinesa, Mesa do Imperador, etc. Porém, se você quiser (ou só tiver tempo de) ir só ao Corcovado, pode-se ir pra lá de trenzinho (o passeio pela mata é muito show!) e dar uma parada na estação Paineiras, na ida ou na volta. Caso seja domingo ou feriado, a estrada das Paineiras fica fechada para carros e se transforma numa grande área de lazer, no meio da floresta, com grandes visuais da cidade do Rio, além de ter as duchas para se tomar banho, como eu já havia dito. Ela tem cerca de 3 km de extensão e é um dos passeios mais bucólicos que você pode fazer por aqui. Depois, é só voltar para a estação do trenzinho e continuar a subida ao Corcovado (ou a descida). Mas se você for ao parque, perderá (ou GANHARÁ) praticamente um dia inteiro lá.

Abraço!

• Membros
Postado

Deixe me ver se eu entendi:

1-) Estarei hospedado em Copacabana, ainda sim é de se pensar na possibilidade de alugar um taxi? Qto sairía a diária?

2-) Basicamente o transporte do Metrô é útil para conhecer apenas o Centro Histórico, ou ele dá acesso à outros pontos turísticos? No caso do centro histórico, qual seria a estação?

3-) Qto ao aluguel de bicicletas, 10 reais SOMENTE MEIA HORA? Mas a bicicleta vem com motor e não é preciso pedalar? hehehe!

4-) Qto ao parque nacional da Tijuca, acho q vou deixar apenas para conhecer somente o Corcovado em virtude do escasso tempo. Aonde pego o trenzinho para fazer o acesso? É possível ir de trenzinho e voltar pela estrada do Alto da Boa Vista para ir até a Cascatinha Taunay?

Nossa.. realmente são mtas coisas, oq prova a riqueza infindável do Rio.

Obrigado msmo por me ajudarem!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...