Membros de Honra Augusto Postado Janeiro 7, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 7, 2011 Sim, eu achei essa trilha difícil sim, mas relatos bem recentes dizem que ela está ficando bem demarcada. Quem já caminhou por trilha em mata fechada não vai se perder. Existem algumas bifurcações, mas elas levam ao costão. Tendo um faro p/ trilha dá p/ fazê-la sem problemas. Fiz ela no sentido inverso, vindo do Caxadaço. Escrevi um relato dessa volta da ilha grande. Tá em trilhas e travessias. Levei cerca de 1h30min até a praia de Sto Antônio. Acampar em 2 Rios pode esquecer. É totalmente proibido. Só se for na surdina. Dá p/ acampar no Caxadaço, mas também só às escondidas. Camping lá também é proibido. Abcs Ja respondendo a minha pergunta.Descobri q tem a tal trilha,mas falaram q é dificil e com algumas bifurcações!!! Agora tenho q saber onde vou acampar? Em dois rios? Alguem ja fez essa trilhas? Qnto tempo eu gasto, será?
Membros nahhh Postado Janeiro 11, 2011 Membros Postado Janeiro 11, 2011 Ola a todos mochileiros! Pessoal, pretendo ficar em media 5 dias na ilha e a intencao seria acampar e fazer a maioria dos passeios por trilha. Nao fechei um roteiro ainda, mas gostaria MUITO de conhecer Lopes Mendes, Caxadaco, Aventureiro, Gruta do Acaia, Praia Vermelha, Lagoa Azul e talvez Saco do Ceu. Provavelmente comecarei acampando na Vila do Abraao. E talvez depois no Aventureiro. Alguem pode me indicar campings no Aventureiro e me dizer se dentre esses pontos, as trilhas sao acessiveis? Eu vi no site http://ilhagrande.org/Mapas-Ilha-Grande algumas informacoes sobre as trilhas. Mas, nao conheco NADA de Ilha Grande. Podem me dar dicas uteis, por favor? =) Muito obrigada!
Membros Lauritcha Postado Janeiro 12, 2011 Membros Postado Janeiro 12, 2011 Olá, Pessoal!! Estarei de férias pela 1ª vez no litoral Fluminense e pretendo conhecer Ilha Grande. Gostaria de saber se alguem tem dicas para dar quanto a "visitar sozinho Ilha Grande", ou seja, programas românticos estão fora de cogitação! (nao quero cortar os pulsos em plenas férias) Sou gaúcha e estou acostumada com as praias de SC, onde por mais isoladas que sejam, sempre se tem algum "recurso". Pretendo ficar uns 04 dias lá e gostaria de saber o que eu "não posso deixar de fazer/conhecer"!! Valeu!! Bjs
Membros athos.vieira Postado Janeiro 13, 2011 Membros Postado Janeiro 13, 2011 galera, alguém sabe sobre as interdições da ilha? parece que a estrada pra dois rios esta fechada por tempo indeterminado. tem um aviso no site da uerj, que tem unidade lá, mas nao deixa claro se pedestres também estão impedidos de atravessá-la http://www.sr2.uerj.br/sr2/ilhagrande/ alguém do front tem notícias frescas? e aproveitando, quanto custa um barco de abraao pra parnaioca ou direto de mangaratiba? se for posssível... vlw! abcs!!
Membros Caio Basilio Postado Janeiro 14, 2011 Membros Postado Janeiro 14, 2011 INTERDIÇÃO ABRAÃO - DOIS RIOS (RELATO) Bom, meu relato é interessante, pois 3 dias depois da pior chuva, segundo os moradores mais antigos da ilha, resolvi enfrentar as barreiras caídas entre Abraão e Dois Rios. Ainda, não havia avisos e, somente, encontrei algumas poucas pessoas que vinham na direção contrária, frustradas, dizendo ser impossível passar pelas barreiras para chegar a Dois Rios. Porém, para meu infortúnio, havia deixado todos os equipamentos preciosos e necessários em Abraão, meu objetivo era: chegar em Dois Rios, tirar foto de um determinado lugar e ir embora. Logo, a primeira barreira, para mim, parecia ser muito perigosa, passei pro cima de uma montanha de escombros (lama, arvores, pedras), tipo o que se vê na tragédia, recente, de Teresópolis e mediações, foi fácil, para mim, mas foi um terror para os nervos, pois o terreno instável, ainda, podia deslizar mais. E, passei por dúzia de barreiras do mesmo tipo e, pensei, que assim seria até Dois Rios, mas, para minha surpresa, depois da Curva da Morte, local onde há vista aérea de Abraão e, também, do término de um dos dois atalhos existente, havia A BARREIRA. O cenário era bizarro: lama movediça, árvores centenárias caídas, pedras enormes, que só se movem a cada milhão de anos e, que serão implodidas, cachoeira nunca antes vista e que apareceu do nada, impediam o caminho, parecia que alí havia terminado TUDO. Bom, tive que atravessar e, desesperado, pois estava sozinho, aconteceu o pior, no final, tive que saltar de uma árvore para o solo no final da barreira, bom, o solo PARECIA estável, quando pulei, entrei com tudo, até o peito, numa lama pegajosa, difícil de se mover, bom, como estou acostumado a esse tipo de situação, tentei manter a calma e ir me arrastando sobre a lama até um lugar firme, consegui sair, porém, com cheiro de Bugio dos pés a cabeça! Foi uma merda! Nem peguei o atalho, fui direito pro Poço dos Soldados, cachoeira 20min de chegar Dois Rios, tentei tirar a lama e tudo, consegui, mas a roupa ficou pesada, pois era um jeans (que até hoje não saiu a cor da lama), uma bota e um corta vento, fora outras coisas que estava carregando. Pegaram meu nome, como é comum, na entrada de Dois Rios, fui para o Bar da Dona Tereza que, aliás, tem uma ótima comida, fora a sombra, a ducha e, ela é tipo uma mãe, lá fiquei conhecido como "o cara da lama" e, para variar, deu para conhecer quase todo mundo que lá mora (uma figura exótica, quem não quer conhecer?). Na volta, quase escurecendo, resolvi pegar o atalho de volta (pra quê?), no entanto, antes, fiz questão de me molhar TODO, no Poço dos Soldados, dos pés a cabeça e, incrementar o meu peso corporal em 3x, pq aquela floresta parecia um forno e já sentia sinal de stress mental e fadiga. Bom, andando mata adentro, olhando para o céu meio escuro, parecendo que ia chover, acelerava o passo e, já estava começando a bater um pânico, o pulsação quase explodindo quando, de repente, vejo a merda duma barreira, um bambuzal caído, intransponível, mas para não perder tempo, subi a encosta, íngreme, lamacenta, escorregadia, cheio de teias de aranha na cara (que ódio disso), resolvi, naquela hora, para, num momento de lucidez, no meio da barreira, pois havia perdido a trilha, não havia para onde ir, olhei direito e, não sabia se subia ou descia, bateu um aperto no peito e, num momento de intuição, resolvi descer e vi que alí continuava a trilha, no final, saí ileso, porém, ainda, tinha AQUELA BARREIRA para enfrentar novamente, dessa vez, nem me sujei, sabia onde pisar, mas desci feito louco para Abraão, só queria chegar, tomar uma banho, comer, arrumar minhas coisas e vazar... Complemento da História (pode pular se quiser agilizar) [ ...pois tinha uma viagem marcada, na segunda-feira, para minhas férias em Natal-RN, mas sou carioca e moro no Rio. Perdi a barca e perdi os barqueiros (traineiras e outras bizarrices). Eu fiquei sanzando com uma mochilona, buscando alguém que me pudesse levar ao continente, achei, mas estava 300 reais, depois de muito negociar, consegui por 100 reais, e só sairia às 5am, mas meu voo era às 9:30am, tive que dormir na Rua, pois já não tinha mais grana. O cara me deu a volta, não apareceu, por isso não paguei e voltei na primeira coisa que vi, saí em Conceição de Jacareí, fui para Mangaratiba e peguei o carro no estacionamento. Bom, o preju da remarcação do voo foi para mais de 1400 reais. ] Agora, Abraão, só tem mercenários, gananciosos, POUCAS são as pessoas legais naquele lugar, diferente de toda a Ilha, onde as pessoas humildes são extremamente receptivas, solícitas, fazem as coisas de forma desinteressada, sem vê-lo como um cifrão, às vezes, dão o que lhes é necessário e escasso, foi o recebi em outros lugares da Ilha. :'> SITUAÇÃO DA INTERDIÇÃO DE ESTRADA DE ABRAÃO A DOIS RIOS, ILHA GRANDE, 7/jan/2011 :'> :'> :'> DESSA VEZ, VOLTEI, mas voltei com reforço, sabendo de todos os caminhos e perigos. Agora, a UERJ, colocou GUARDAS nas extremidades, eles não podem impedí-lo de passar, mas se conseguir furar o bloqueio, a UERJ passa a ter responsabilidade sobre a sua vida. A estrada está bem melhor, as escavadeiras foram até um pouco depois da Curva da Morte, no entanto, não conseguiram passar pela "A Barreira" depois da curva, as barreiras são as mesmas depois da barreira mor, a terra está molhada, muita lama, voçoroca para todos os lados, erosões e, o pior, córregos tomaram a estrada - pelo meio - como seu caminho, o atalho, ainda, não foi limpo, nada foi modificado. Dica: máxima atenção nas barreiras; nada de atalhos; pise sobre os troncos de árvores e pedras; evite o solo molhado, atenção aonde pisa; observe o tempo, veja a previsão; saia cedo e volte cedo, não existe o caso de pernoitar em Dois Rios; vá acompanhado, nunca vá sozinho; leve água, pegue água no pontos mais altos da trilha; leve uma comida levíssima; leve o mínimo; evite chinelos; leve calçados um par de tênis ou botas, escolha roupas de tecidos leves e de secagem rápida; não vá além dos limites do seu corpo, se não poder avançar, fique; não tenha esperanças de um barco que o leve de volta para Abraão desde Dois Rios; pare no Poço dos Soldados, tome um banho, para baixar a temperatura corporal, tome água, descanse um pouco e faça isso na ida e na volta, faz toda diferença; coma na dona Tereza, lá é certeza de que não vai passar mal ao comer alguma coisa, evite o presídio (cheio de pulgas), vá a praia e aproveite os rios. Obs.: Dois Rios, ainda, está isolado e pouco são os barcos que ficar por lá, pois fica numa parte da ilha que é virada para o mar aberto. Por tanto que, antes do Natal, quando estive por lá, disseram que helicópteros iam levar os moradores que solicitassem, sair da Ilha, para locais seguros para ver familiares ou visitar médicos. Ah! Em Abraão, evitem ficar num camping que fica um pouco depois do posto médico, lá eu não fui bem recebido e não gostei da postura dos profissionais, são pessoas ríspidas e de má vontade, só ficam legais quando vc mostra o cartão de crédito e vai pagar.
Membros athos.vieira Postado Janeiro 17, 2011 Membros Postado Janeiro 17, 2011 Caio, valeu demais pela resposta, véi! Tua história é realmente tensa! A verdadeira notícia do front que buscava... Espero não passar por tudo isso até porque quero relaxar e evitar, ao máximo, o stress. Só o necessário para cumprir as trilhas. O objetivo final é Parnaióca e to vendo se vai ser possível atravessar A Grande Barreira ou contornar por Pouso, Lopes Mendes e Caxadaço ou mesmo contratar um barqueiro. Chegando lá vou tentar "sentir" com os moradores. Na volta, digo o que passou. Abrá!!!
Membros ErasmoFernandes Postado Janeiro 17, 2011 Membros Postado Janeiro 17, 2011 Galera pra quem quiser acampar na Ilha Grande recomento Palmas. De mangaratiba dá mais ou menos 1 e 30 min.O lugar é fino, silencio e tranquilidade, mas pela noite geralmente sempre rola um showzin ao vivo com mpb, rock nacional raggae e forró. Se tiverem qualquer dúvida só perguntar. Oi robertoafc, esse 'showzin' que rola à noite tem hora pra acabar? Sabe se há algum controle sobre isso? Estou perguntando porque pretendo acampar em Palmas, mas vou à ilha pra fazer várias trilhas pesadas então à noite tudo o que eu quero é sossego pra dormir. Se for o caso então vou rever os planos.
Membros robertoafc Postado Janeiro 17, 2011 Membros Postado Janeiro 17, 2011 Galera pra quem quiser acampar na Ilha Grande recomento Palmas. De mangaratiba dá mais ou menos 1 e 30 min.O lugar é fino, silencio e tranquilidade, mas pela noite geralmente sempre rola um showzin ao vivo com mpb, rock nacional raggae e forró. Se tiverem qualquer dúvida só perguntar. Oi robertoafc, esse 'showzin' que rola à noite tem hora pra acabar? Sabe se há algum controle sobre isso? Estou perguntando porque pretendo acampar em Palmas, mas vou à ilha pra fazer várias trilhas pesadas então à noite tudo o que eu quero é sossego pra dormir. Se for o caso então vou rever os planos. Então cara...o showzin geralmente não tem hora para acabar, pelo menos da ultima vez que fui. Nunca tive problemas com o som na madrugada, mas no camping onde rola o show da pra escutar sim, mas se vc quiser ficar em palmas e não se preocupar com o som da pra ficar em outros campings q vc nao vai escutar nada pois bastava alguns metros para ter apenas o barulho do mar. O show que rola não é uma mega produção, alguns microfones, percusão, violao eletrico e por ae. Tem camping em toda praia de palmas. pode ir q é tranks. Abraço
Membros ErasmoFernandes Postado Janeiro 18, 2011 Membros Postado Janeiro 18, 2011 Opa, valeu pela informação!
Colaboradores Adebisi Postado Janeiro 19, 2011 Colaboradores Postado Janeiro 19, 2011 Não, não é. A não ser que vc queira subir a pé até o pé do Cristo, vc deve deixar seu carro no Largo (Paineiras??) e subir ao Cristo de bondinho e aí é aquele preço salgado de conhecemos.
Posts Recomendados