Ir para conteúdo

Rio de Janeiro: Arquivo

edsouza

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Olá pessoal...

Estou de passagem por Paraty por 1 dia e gostaria de uma dica dos principais pontos turísticos e alguma praia (que seja a melhor e mais badalada), afinal vou ter só um sábado para conhecer e no domingo já vou pro rio.

É verdade que em Paraty as praias não são boas?

Qual seria a principal praia de Trindade (se der tempo)?

Vlw!

Olá Leticia

acho q a pessoa quis dizer q as praias ali do centro de Paraty, perto do centro historico nao sao boas. Aliás, a principal praia é mto poluída, o que é uma tristeza. Entretanto, Paraty tem praias lindas, um pouco mais afastadas.

opções:

1- curtir o proprio centro historico em si, a arquitetura, as lojas de artesanato, etc.

2- passeio d escuna p/ praias e ilhas proximas

3- passeio de jipe pelas cachoeiras, alambique e tal.

4- Trindade, praia d lá sao mto bonitas

Durante o dia, vc pode optar por uns dos passeios e à noite, curtir o centro histórico. Eu, particularmente, recomendo o passeio d escuna ou ir p/ Trindade. Como vc tem apenas um dia e será mto corrido, talvez a melhor opção seja fazer o passeio d escuna. Se estiver d carro, vc ganhará tempo p/ conhecer alguma praia mais distante.

boia viagem!

• Respostas 2.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado

Acesso

- Acesso: para quem vem de São Paulo, pegue a Rod. Tamoios em São José dos Campos, para quem vem do Rio de Janeiro, pegue a Rod. Oswaldo Cruz em Taubaté. Há planos de asfaltar a Estrada Cunha-Paraty, mas por enquanto continua sendo um caminho bom para jipeiros. É um trecho curto e era possível enfrentá-lo com carro desde que um pouco alto, mas disseram que a estrada piorou muito com as chuvas desse ano. A partir de Caraguatatuba ou Ubatuba, basta seguir pela Rod. Rio-Santos até o trevo do Patrimônio, onde se pega a estrada à direita. Um pouco adiante a estrada se bifurca: à direita vai para Trindade, à esquerda para Laranjeiras.

- Rod. Oswaldo Cruz está com bom estado de conservação, mas é apenas uma pista mais acostamento. Em alguns trechos de subida, o acostamento vira faixa adicional. Tem muitas curvas e a faixa é continua a maior parte do percurso, só trechos curtos estão sinalizados para ultrapassagem. Se não quiser tomar multa, não ultrapasse em faixa continua, pois sempre tem guarda em pontos estratégicos para pegar no ato quem se arrisca. O trecho final da serra tem os famosos cotovelos ou curva U. Quem nunca passou por lá e esta acostumado com estradas como a Tamoios, assusta. Nesse trecho é comum o cheiro de freio queimado, pois o pessoal desce freando direto. Evite os horários de pico, pois transito fica lento, uma vez que e difícil ultrapassar e pode se formar um alonga fila atrás de um caminhão e/ou de um carro muito lento.

- A Rio-Santos está em bom estado de conservação. Bem sinalizada, há placas indicando os acessos aos bairros, praias e outros pontos turísticos.

- A estrada para Trindade bem sinuosa, íngreme e estreita. Aquela descida deve ser o famoso “Morro do Deus me Livre”. Está asfaltada, porém no trecho final há muitos buracos, alguns bem grandes. Na P. do Cepilho, a estrada atravessa um rio com fundo de pedra, mas é tranqüilo para atravessar.

- A rua principal e suas poucas transversais são calçadas e em bom estado, mas são estreitas, tem várias lombadas e não é permitido estacionar. Vi 2 estacionamentos na vila

- Existe ônibus circular do centro de Paraty para Trindade. Dessa forma, uma opção é ficar hospedado em Paraty e passar o dia em Trindade.

A Vila

- A Vila de Trindade é bem pequena, simples, com uma rua principal e algumas poucas transversais. A maioria das pousadas e restaurantes são simples, mas é possível encontrar várias opções. Num final de semana comum, estava bem tranqüila e ótima para descansar, relaxar e curtir a natureza. As praias são belíssimas e as trilhas ótimas para cansar o corpo, mas descansar a cabeça e encher os olhos.

- Tem várias lojas vendendo camisetas e artesanato. Tem uma feira de artesanato no final da vila, perto do ponto final de ônibus. Acho que ela funciona apenas de dia, pois quando passei por lá no final da tarde e à noite não tinha ninguém nas barraquinhas. Provavelmente isso se deve ao fato de que era baixa temporada quando estive lá

- Não tem posto de combustível, banco ou caixa eletrônico. Portanto encha o tanque antes de ir, de preferência em uma cidade antes do litoral, pois preços costumam ser mais salgados à beira da praia. Leve dinheiro trocado. Poucos locais aceitam cartão, a maioria funciona só no dinheiro mesmo e ainda não tem troco.

- Tem uma farmácia pequena, alguns mercadinhos e padarias. É bom levar tudo o que você precisar.

- Vi bastante pernilongo, mas pouco borrachudo. De qualquer forma, é bom sempre prevenir com repelente.

- Para quem gosta de agito, o clima deve ficar bom na época do ano novo, carnaval, feriados e no mês de janeiro

- Se tempo for escasso, chegue bem cedo em Trindade e acredito que dê para conhecer o básico em um dia. Fazer uma caminhada pelas Praias dos Ranchos, de Fora e do Cepilho. Depois pegar a trilhinha para a P. do Meio, de lá seguir para a P. do Cachadaço e Piscina do Cachadaço. Na volta pegar a outra trilha para as cachoeiras. Quem quiser relaxar, pode passar alguns dias na praia sem fazer nada ou pode caminhar e fazer passeios de barcos para as praias vizinhas.

Hospedagem e Restaurantes

- Hospedagem: pousadas são simples, algumas tem apenas ventilador, mas outras têm AC. Algumas não servem café da manhã em baixa temporada, mas vi duas padarias no centro da vila parecem dar conta do recado

- Parece óbvio, mas só me dei conta disso depois de algumas ligações, pousadas na beira da praia são mais caras, na maioria das vezes. Afinal de contas, abrir a janela do quarto e olhar o mar e/ou tomar café da manha numa varanda com a praia à vista tem o seu preço. Se você não faz questão disso, há muitas opções mais em conta na R. das Flores, na R. da Cachoeira e outros locais um pouquinho mais afastados das praias. Porém como a vila é pequena, essas pousadas não ficam longe da praia, basta uma caminhada curta.

- Nos sites de Paraty ou específicos de Trindade há uma longa listagem de hospedagem. A maioria tem websites, mas apenas uma minoria tem e-mail e, desses, pouquíssimos respondem. Então para reservar o jeito é gastar interurbano. Num final de semana comum, em baixa temporada, várias pousadas não tinham vaga, pois elas são pequenas, normalmente com poucos quartos. Se não quiser reservar, pode estacionar o carro e descer a R. Principal a pé parando nas pousadas e pesquisando. Tem muitas opções, vi algumas que não me lembro de ter visto nos sites.

- Não é permitido estacionar nas ruas da vila, portanto se for de carro é mais cômodo ficar em pousada que tenha estacionamento.

- Restaurantes são simples em sua maioria. Na baixa temporada os preços são razoáveis, há alguns mais caros e outros com PFs a preço razoável.

• Membros de Honra
Postado (editado)

- Há barqueiros oferecendo passeios que saem da P. dos Ranchos ou da P. do Meio com destino à P. e Piscina do Cachadaço, mas eu não experimentei, fui de trilha mesmo.

- Mirante, no meio do caminho, na Rio-Santos, ainda em Ubatuba, perto da P. do Félix, logo após o Posto da Polícia Rodoviária. É apenas um mirante, mas é legal para tirar fotos

- P. dos Ranchos, mais movimentada da vila, tem várias pousadas, campings e barzinhos à beira da praia.

- P. de Fora, continuação da Praia dos Ranchos, o número de construções a beira da praia vai diminuindo nessa direção.

- P. do Cepilho: tem acesso por carro, estacione perto do rio que corta a estrada, mas acho que vale mais a pena deixar carro no estacionamento da Vila, na P. dos Ranchos, e seguir a pé, caminhando pelas praias, não é longe e o visual é muito bonito. É bem bonita, com todas aquelas pedras. Tem barzinho na beira da praia.

- P. do Meio: não sei se tem outro caminho, mas peguei a trilha que se inicia no final da R. da Cachoeira. Seguir até o final da rua e pegar o acesso à esquerda, bem estreito, entre algumas casas. Tem placa indicando que você está no Parque Estadual da Serra da Bocaina. Depois de duas pontes de madeira, tem placa indicando cachoeiras à direita, P. do Meio à esquerda. A trilha é curta e fácil, aliás, trilha é modo de dizer, pois são apenas 3min de caminhada leve. Tem barzinhos na beira da praia e barqueiros para te levar para o Cachadaço. É pequena e bonita, mas tem muita gente e muita construção para o meu gosto

- P. do Cachadaço: seguir até o final da P. do Meio. Há placa indicando o início da trilha e dando informações. A trilha é curta, 400m e cerca de 10min de caminhada, mas é um pouco íngreme e exige cuidado para não tropeçar em pedras e raízes de árvores, uma vez que o chão é irregular. Tinha chovido na semana anterior, então estava com um pouco de lama e escorregadia, mas deu para ir de chinelo mesmo. A praia é bonita e um pouco mais sossegada. Não lembro se tinha alguma construção, casa ou bar, por ali, mas acho que era deserta.

- Piscina do Cachadaço: a trilha se inicia no final da P. do Cachadaço. A trilha é um pouco mais longa, 700m, cerca de 20min de caminhada, um pouco mais íngreme e tinha mais lama. Não teve jeito, foi necessário arrancar o chinelo, amassar barro e tomar muito cuidado para não escorregar e cair sentado naquela lama toda. Chegamos à piscina e o primeiro visual foi de água meio turva, por causa da lama da trilha, mas era só na beirada, mais para dentro estava bem limpa e dava para ver até os peixinhos. As pedras enormes eram muito bonitas. Barqueiros no local oferecem para te levar de volta para a P. do Meio ou dos Ranchos. Foi tentador, depois de tanta lama, mas voltamos de trilha mesmo. O mais estranho é ver surgido do nada, um barzinho no meio do mato, no final da trilha, um pouco antes de chegar à Piscina.

- Trilha das Cachoeiras: Seguir até o final da R. da Cachoeira e pegar o acesso à esquerda, bem estreito, entre algumas casas. Tem placa indicando que você está no Parque Estadual da Serra da Bocaina. Depois de duas pontes de madeira, tem placa indicando cachoeiras à direita, P. do Meio à esquerda. A trilha é estreita e o mato está invadindo a trilha em alguns trechos, mas é bem demarcada, pois a terra está batida no meio da vegetação densa. A primeira placa indica o Chuveiro. Dizem que é uma “hidromassagem natural”, mas não testei. Continuando, a trilha se bifurca em duas, à esquerda uma trilha sobe e à direita a outra trilha segue margeando o rio. Subindo tem-se belo visual da Vila de Trindade e suas praias. Nesse trecho a trilha era bem fechada, com mato roçando dos dois lados e tinha aquele capim, de folhas compridas e finas, parecido com erva cidreira e que corta. Calça comprida e blusa de mangas longas seriam mais confortáveis nesse trecho. Lá em cima a trilha continua, mas não sei onde vai dar. Parece que ela desce em direção ao rio, mas é muito íngreme. Voltando e continuando pela trilha que beira o rio, mais amena, passamos por um lugar que talvez seja a Cachoeira do Escorrega, mas não tenho certeza, pois não estava sinalizado. Também não encontrei a Cachoeira Duas Paredes, que fica nesse trecho. Disseram que as cachoeiras desse rio não têm queda grande, são mais corredeiras. Continuando, chegamos ao Poço Fundo e à Pedra que Engole, sinalizados por placa. Primeiro você vê o Poço Fundo. Vi um pessoal em cima das pedras e fui perguntar, já que eu não sabia qual era a Pedra que Engole. Atravessando o rio, do outro lado dá para subir pelas pedras, que não escorregavam. Então o moço indicou para mim qual era a Pedra que Engole. De um lado tem um pequeno vão entre pedras, por onde a pessoa entra e some por debaixo de uma grande pedra, reaparecendo do outro lado. Desse lado, abaixando dá para ver o vão debaixo da pedra. É interessante. Não sei se na época de cheia dá para ver esse vão ou se ele fica cheio de água.

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

- Rest. Branca’s, à la carte, provamos o PF. Comida caseira, boa, mas um pouco caro. Local simples, mas com AC e aceita cartão. Relação custo/benefício média.

- Rest. Tia Judith, comida caseira, boa, atendimento muito bom. Demorou um pouco, mas foi por que estava cheio. Local simples, parece que o forte do local são os PFs, eles trazem a carne, a salada, a batata frita e você se serve de arroz, feijão e farinha de mandioca à vontade. Relação custo/benefício boa.

- Rest. Badalô, à la carte, fomos de peixe que estava muito bom. É um pouco caro, mas o local é agradável e tem uma decoração bonita, não aceita cartão. Relação custo/benefício boa.

- Rest. Loucos e Malucos, à la carte, provamos o PF que é muito bom, comida caseira, boa e o prato bem servido. Relação custo/benefício boa.

- Pizzaria Loucos e Malucos, a pizza é boa, mas é um pouco caro. Relação custo/benefício média.

- Indicaram o Rest. Amendoeiras, mas não tivemos tempo de experimentar.

• Colaboradores
Postado

Realmente a melhor opção é entrar no site da ilha e sair disparando emails pra todas as pousadas do Abraão, pedindo orçamento e vendo se tem vagas, o que é bastante improvável, pelo menos pro ano novo, acho que terá bastante dificuldade, o maior problema das pousadas é o preço.....

Assim como os campings de lá tem uma ótima estrutura, algums casais preferem comprar uma barraca e um colchão inflável e curtir a viagem sem ar condicionado e banheiro privativo, o que pra mim sempre foi uma ótima opção, sempre fiz muitos amigos no camping....

abraço

• Membros de Honra
Postado

- P. do Marquinhos, com café da manhã e AC. A Rose e o Marquinhos são muito simpáticos e a pousada tem um ambiente muito bom, muito agradável. Local bom, no final da Vila, perto do início da trilha para a P. do Meio.

- P. 4 Estações com café da manhã e AC. Parece bom, mas não tinha vaga quando fui.

- P. Maré Mansa, com café da manhã e AC. Parece bom.

- P. Beija-Flor, diárias com ou sem café da manhã, sem AC

- P. Rosa, na baixa temporada diárias sem café da manhã

- P. Cor do Sol, na baixa temporada diárias sem café da manhã, com AC

- P. do Cepilho, com café da manhã e AC

- P. Laricas, com café da manhã e AC

- P. do Pelé, com café da manhã e AC

- Filhos da Terra, recém-reformada, parece bem agradável, bem no centro da vila

• Membros
Postado

fala galera, tô indo passar reveillon na ilha, especificamente em aventureiro. vou eu e uns amigos e pretendemos chegar la 26/12 e voltar dia 4/01. EDITADO vlw bjs e abraços

• Membros
Postado

Olá pessoal, sou nova por aqui =/ e gostaria de saber o seguinte EDITADO , pegar outro bus até o CONDOM. LARANJEIRAS e pegar a trilha p/ PRAIA DO SONO, porem, no ano passado fui p/ CAMBURY/RJ e fui informada q a trilha de acesso está destruida, alguem sabe algo do tipo?

por favor me add no msn: EDITADO

bjs ::kiss::

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...