Colaboradores caduph Postado Novembro 30, 2011 Colaboradores Postado Novembro 30, 2011 Iai galera mochileira. Vou postar aqui um relato sobre o São João de Campina Grande. Primeiramente quero dizer que eu como baiano e nordestino sempre fui apaixonado pelo São João e todos os anos ia curtir no interior da Bahia. Depois que mudei para o Rio, 2 anos atrás, fiquei 2 anos sem ir, porque aqui não é feriado no dia 24 de junho. Este ano o feriado de corpus christ caiu exatamente na época do São joão, 23 de junho, quinta-feira. Foi a deixa para eu pegar uma folga no trabalho na sexta e embarcar para o nordeste. Este ano escolhi o São João de Campina Grande por ter diversos amigos lá sempre me falando bem do SJ de lá. Comprei as passagens de milhas pois estava muito caro (R$1200,00, ida e volta), por tanto aconselho a quem for comprar a passagem com antecedência. Campina Grande fica a + ou – 1h30min de João Pessoa e 3h de Recife. Chegamos na madrugada de quinta-feira. Fiquei na casa de uma amiga lá, perto da rodoviária, um pouco longe do Parque do Povo (local onde rola a festa), mas estávamos de carro então isto não atrapalhou. Acordamos na quinta as 10h nos arrumamos e fomos no shopping comprar ingressos para a Villa Forró (mais a frente explico o que é) para a sexta e o sábado. De lá partimos para o Bar do Cuscuz que fica na lagoa (acho que eles chamam de açude). O bar é muito legal, rola banda de forró, claro, tocando até a noite, fica um publico jovem bebendo, comendo e curtindo. Comemos uma carne de sol acebolada e na nata que estavam fantásticas, vale a pena experimentar. A cerveja estava gelada e o atendimento foi bom. De lá seguimos para dar uma volta e conhecer um pouco da cidade. Uma cidade do interior, mas com uma estrutura muito boa e muito arrumada, gostei bastante da cidade. A noite fomos para o Parque do Povo, onde realmente rola a festa. O lugar é enorrrme, tem o palco principal onde rola os shows de bandas grandes. Estava rolando o show de Elba Ramalho. Depois do show dela fomos rodar o parque. Tem vários ambientes. Em uma delas os principais restaurantes da cidade “constroem restaurantes” dentro do parque e entre eles tem “ilhas” de forró, com um trio de forró tocando as melhores do forró pé de serra, são alternativas ao palco principal. Toda essa estrutura é destruída no final dos 30 dias de festa e reconstruída no ano seguinte. Tem a pirâmide do forró, onde fica tocando uma banda de forró, o pessoal chama o local de “risca faca”, uma expressão que significa que o lugar é mais baixo astral, e de fato tinha muita gente caída pelo chão bêbada, dormindo, em um espaço de 1 minutos rolou 2 brigas na nossa frente. Não é um local que aconselho a noite. Durante o dia rola apresentação das quadrilhas, aí é tranquilo, apesar de que eu não fui nenhum dia assistir. No dia seguinte acordamos tarde, almoçamos no shopping e seguimos para a Villa Forró. É um lugar que rola uma festa com bandas mais famosas e é pago, pagamos 40 reais cada dia (sexta e sábado) O lugar enche bastante e o engarrafamento é gigantesco, é bom sair muito cedo, umas 14h. A festa começa as 16h. Pegamos um engarrafamento até a rotatória e lá pegamos um caminho alternativo por trás, uma estrada de barro muito ruim e um ladeirão, tava engarrafadinho, mas bem menos que o acesso principal. A festa foi muito boa, terminou por voltas das meia-noite e de lá o pessoal segue pro parque do povo pra curtir mais festa e forró. No dia seguinte foi a mesma coisa. Saimos atrasado de novo e pegamos o engarrafamento de novo (brasileiro nunca aprende, hahahaha...) No domingo fomos rodar um pouco mais a cidade e fomos em um restaurante que fica fora da cidade depois da Villa Forró, eu vou ficar devendo o nome dele, mas é fantástico, é tipo um sitio grande com mesas espalhadas. A comida é muiiito boa e o preço em conta. Vale a pena sem dúvida!!! Vou descobrir o nome e posto aqui. A tarde fomos em uma feira de artesanato. Eu odeio essas coisas e não tenho paciência, mas as meninas que estavam comigo fizeram a festa lá. Hehehehe... Comprei só uma boneca para minha sobrinha de algodão colorido (o algodão tem tonalidades de branco, beje, marrom e verde, não é tingido, é cultivado nessas cores, um projeto da embrapa). Pegamos um vôo noturno de João Pessoa para o Rio, pagamos um taxi que deu 40 reais para cada (éramos 4). Cheguei no rio direto para trabalhar. E assim terminou a viagem. O São João de Campina Grande é bem parecido com o SJ do interior da Bahia, mas em uma proporção um pouco maior. É fantástico e eu gostaria de voltar todos os anos!!!! Recomendo a todos que queiram conhecer essa maravilhosa festa regional!!! Citar
Membros Mary Carvalho Postado Dezembro 20, 2011 Membros Postado Dezembro 20, 2011 Fui o ano passado pela primeira vez,e eu AMEIII!!!Sou uma brasiliense APAIXONADA pela cultura nordestina..e tb indico para todo mundo essa festa!Conheço praticamente todo nordeste e particulamente nunca vi nda parecido com Campina grande em epoca de sao joao...Vi que vc ja foi pra Australia,to super na duvida do meu proximo destino:Australia ou Europa...me diga o que vc acha da sua trip pela Australia =) Citar
Colaboradores caduph Postado Dezembro 20, 2011 Autor Colaboradores Postado Dezembro 20, 2011 Realmente o SJ em Campina é muito bom!!!! Quanto a Austrália eu gostei muito. É um país caro, mas muito massa. Sua dúvida são pra 2 lugares completamente diferente o que talvez facilite mais. A AU é um turismo mais de natureza, belezas naturais e a Europa é um turismo mais de história e tal. Aí vai depender do que vc gosta. Eu sem dúvida teria escolhido a AU, que foi o que eu fiz na época (tinha a msm dúvida que vc, hehehehe...) Bjs Citar
Membros Emilamamut Postado Junho 14, 2012 Membros Postado Junho 14, 2012 Cadu e a chuva? Estava chovendo bastante qdo vc foi ano passado?? Citar
Colaboradores caduph Postado Junho 25, 2012 Autor Colaboradores Postado Junho 25, 2012 A resposta tá um pouco atrasada, mas não, não peguei mta chuva. alguns chuviscos uma hora ou outra. nada que atrapalhasse... Citar
Membros Pierry Silva Postado Junho 25, 2012 Membros Postado Junho 25, 2012 Ajudando sobre a chuva, está chovendo por aqui, mais nada que faça perder a viagem ou a festa. dá para se divertir... Citar
Membros fal Postado Junho 27, 2012 Membros Postado Junho 27, 2012 quem vai tá por lá dia 29 a 30 de junho? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.