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:arrow::arrow:14.dia - 04/01/2012 - de Ushuaia a Puerto Natales

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 774 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 104,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 30,00

 

::cool:::'> Combustível: CH$ 12.000,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 15.000,00

::cool:::'> Hotel: CH$ 42.000,00

::cool:::'> Rodovia: RN3, Y895, Y79, 257, 255, 9

::cool:::'> Trilha do GPS: 14 dia 04-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Sai as 5 horas da manha para aproveitar o dia e chegando a Rio Grande o vento patagônico retornou e como sempre tive que reduzir a velocidade em torno de 80, 60, 40 e as vezes 20Km\h. Sempre com a preocupação da falta de combustível eu abastecia em todos os postos que apareciam na frente. Chegando nas aduanas foi a mesma coisa, a Argentina foi rápido, a Chilena muita gente e desorganizada. Retornei pelo mesmo caminho até a balsa pelo ripio e vento sempre com muito cuidado. Ao atravessar a balsa se iniciou uma chuva fraca e gelada. Segui para Puerto Natales pela ruta 255 e após a ruta 9 com ora chuva, ora vento. Nesse trecho fui jogado algumas vezes para fora da rodovia com as rajadas de vento e com isso a viagem demorou mais do que o previsto chegando as 21:30h em Puerto Natales. Devido ao incêndio no Parque Torre del Pine a cidade estava vazia e foi fácil encontrar um hotel. A noite verifiquei as ultimas noticias e tomei a decisão de NÃO IR TORRE DEL PAINE pois o traking “W” que são três pernas, eu faria apenas uma única perna, as demais estava consumida pelo fogo. Numa outra oportunidade eu voltaria a Torre del Pine e faria a visita completa.

 

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:arrow::arrow:15.dia - 05/01/2012 - de Puerto Natales a El Calafate

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 274 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 50,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 40,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 140,00

::cool:::'> Rodovia: 9, RN40, RP11

::cool:::'> Trilha do GPS: 15 dia 05-01-2012.gdb

 

::vapapu:: Relato:

De Puerto Natales segui pela ruta 9 asfaltada em direção ao norte até Cerro Castilho passando próximo ao Parque Torre del Paine e cruzei a fronteira do Chile com a Argentina sem problema. Segui pela Ruta 40 sempre por 115km de ripio e depois cheguei a El Calafate. Aproveitei que cheguei cedo a cidade fui atrás da agencia Hielo e Ventura para comprar o tracking BigIce para o dia seguinte, porem descobri que devido ao incêndio em TDP a maioria dos turistas estava aqui na cidade e com isso não havia vaga para os próximos 5 dias seguintes. Tentei o minitracking e nada. Fiz uma choradeira com a atendente a qual me prometeu segurar alguma desistência e que eu deveria retornar as 21h para verificar. Dei sorte lá pelas 21h sai do hotel e fui em outras agencias e não havia mais vaga em nada. Fui a agencia Hielo e Ventura com a mesma atendente que me informou que havia uma desistência, feliz da vida retornei ao hotel para dormir e acordar bem cedo amanha.

 

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:arrow::arrow:16.dia - Dia 06/01/2012 - El Calafate

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 0 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 0,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 35,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 140,00

::cool:::'> Passeio: AR$ 540,00

::cool:::'> Lembranças: AR$ 30,00

::cool:::'> Rodovia: RP15

::cool:::'> Trilha do GPS: Não tem

 

 

::vapapu:: Relato:

Acordo as 6:00 hrs com medo de perder a hora, levanto e vou ao ponto marcado.

Embarco no ônibus da Hielo e Aventura e sigo para o Glacial. Ao chegar o espetáculo do Glacial é acompanhado por uma musica escolhida pelo motorista onde fica mais emocionante a visão.

Chegamos ao barco que ira fazer a travessia até o outro lado do glacial e com uma pequena explicação dos guias e com grampões fixo ao calçado, iniciamos a caminhada por cima do glacial. A sensação é única para quem nunca pisou no gelo. Fotos e mais fotos para marcar o momento, pena que o tempo ficou parcialmente nublado. Depois de 1:30 horas caminhando sobre a geleira e com algumas explicações dos guias finalmente uma parada para um drink com direito a uísque e gelo da geleira patagônica. Após a caminhada retornamos com a embarcação e somos levados as passarelas por onde se pode avistar as geleiras de frente. Finalizando e retornamos a El Calafate as 18:00hrs.

 

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:arrow::arrow:17.dia – 07/01/2012 - de El Calafate a El Chaiten

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 570 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 90,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 60,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 250,00

::cool:::'> Parque: AR$ 70,00

::cool:::'> Rodovia: RP11, RN40, RP23

::cool:::'> Trilha do GPS: 17 dia 07-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Sai cedo e passei ao posto de combustível com destino a El Chaiten com o tempo totalmente limpo. Após 5 km, parei....pensei....e resolvi voltar e visitar o parque Perito moreno novamente, paguei 70 pesos e entrei no parque para tirar as fotos com o céu azul e o sol refletindo na geleira. Circundei as passarelas e retornei a viagem, passei por El Calafate onde pretendia abastecer, porem tinha uma grande fila no posto e resolvi seguir adiante considerando que eu tinha gasolina no galão extra. Após 35 km a moto pede reserva, resolvo abastecer com o galão e faço as contas e chego a conclusão de que a autonomia da moto não iria chegar ate El Chaiten, pt da vida, retorno a El Calafate e entro na fila do posto que se encontra maior ainda. Após duas horas consigo abastecer a moto e o galão extra e sigo em direção a El Chaiten. Chego tarde, procuro uma pousada e vou jantar já com as informações de que iria fazer no dia seguinte.

 

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:arrow::arrow:12.dia - 02/01/2012 - de Rio Gallenos a Ushuaia

 

 

Na balsa dei sorte ela já estava ancorada e nem desci da moto nessa travessia e ninguém me parou ou veio me cobrar nada.

 

Parabéns pela viagem, não tinha comentado nada no tópico, pois achei que o tempo que vc tinha programado para a viagem, não daria para fazer tudo o que tinha planejado.

 

Se não mudou nada, vc tinha que ter entrado dentro do ferry e ido no caixa pagar a travessia (da moto) no Estreito de Magalhães, o caixa fica no "mesmo andar" que vc entra com a moto, no "segundo andar" vendem um "ótimo" cachorro quente.

 

Fiquei na dúvida também por vc ter passado direto pela Aduana Argentina (a primeira depois de sair de Rio Gallegos), lá a gente tem que carimbar a saída no passaporte também, ao menos era assim, mudou algo ?

 

São 4 carimbos, sai da Argentina (1) entra no Chile (2), sai do Chile em San Sebastian (3) e entra na Argentina em San Sebastian (4), na volta a mesma coisa caso não vá para Punta Arenas/Puerto Natales (que foi o seu caso).

 

Se não mudou nada, vc deu sorte (a bala de café) pois o Chilenos são muito rígidos com questão aos carimbos e os argentinos são mais tranquilos mesmo.

 

Aquela aduana de San Sebastian (Chilena) realmente é sempre demorada.

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:arrow::arrow:18.dia – 08/01/2012 - El Chaiten

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 0 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 0,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 30,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 250,00

::cool:::'> Rodovia: RP23

::cool:::'> Trilha do GPS: 18 dia trilha Fitz Roy.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Nesse dia foi apenas para fazer o passeio no parque Nacional Los Glaciares onde se encontra monte Fitz Roy. De varias trilhas disponíveis optei por duas: a Laguna Torres e Laguna de Los Tres para visitar em um único dia.

O dia nem tinha amanhecido e comecei a jornada com destino a Laguna Torres, a mais perto e mais fácil. Após 3 horas caminhando ora por um caminho estreito , ora por um caminho bem demarcado cheguei a Laguna Torres. O tempo que estava nublado abriu o suficiente para eu tirar umas fotos e comer alguma coisa.

Sai com destino a Laguna de Los Tres, com 1 hora de retorno peguei o desvio onde inicia com uma subida suave mas longa, onde foi necessário varias paradas para descanso. Em seguida passando ao lado do belíssimo lago madre e hija a trilha fica fácil e plana e após 2 horas chega-se a base da subida a Laguna de Los Tres. A subida é bastante íngreme com diversas pedras soltas porem demarcada por algumas estacas. Levei duas horas para fazer essa subida, mas valeu apenas cada esforço feito, porem o tempo no pico do FitzRoy permaneceu nublado. Após um grande descanso, um lanche e diversas fotos retornei a El Chaiten, na descida os joelhos deram sinal de desgaste pela idade e fui necessário reduzir a velocidade da caminhada, demorei seis horas para descer, passei num quiosque comprei a janta e descansei a noite para que no dia seguinte pudesse sair bem cedo.

 

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:arrow::arrow:19.dia – 09/01/2012 - El Chaiten a San Julian

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 351 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 300,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 75,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 200,00 Hotel FloridaBlanca, café, banho, WiFi, Rua Ameghino, 1075

::cool:::'> Rodovia: RP23, RN40, RP288, RN3

::cool:::'> Trilha do GPS: 19 dia 09-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Sai as 6:00 com o vento forte....sabendo que não havia gasolina na cidade resolvi seguir ate Tres Lagos a 123 km de distância. Chegando na vila as 7:30 local descobri que não havia gasolina também. Conversando com o policial de plantão descobri um senhor que vendia gasolina a granel porem ao exorbitante valor de 10 pesos o litro. Como não havia outra opção comprei 200,00 pesos de gasolinas que parecia ter 20 litros. Coloquei na moto e no galão extra e devido a essa falta de combustível resolvi deixar a ruta 40 que seria ripio e seguir em direção a ruta 03 pela RP 288 até Comandante Luis Piedrabuena. No inicio a estrada é ripio em razoável estado de conservação e os últimos 50km encontra-se asfaltado.

Em Piedra Buena encontrei fila para abastecer e somente no máximo 100 pesos por veiculo. Segui viagem com destino a Comodoro Rivadavia distante a 553km de Piedrabuena. Após 100 km o vento patagônico começo bem forte, tendo diversas rajadas, devido a isso cheguei a Puerto San Julian distante a 124 km de Piedra Buena onde também havia falta de combustível no posto do YPF, entrei na cidade e abasteci no posto da BR e pernoitei na cidade esperando que no dia seguinte o vento desse uma folga. No hotel tive que amarar a moto num poste para não correr o risco dela tombar com o vento.

 

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:arrow::arrow:20.dia – 10/01/2012 - de San Julian a Comodoro Rivadavia

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 467 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 140,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 50,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 270,00

::cool:::'> Troca Óleo: AR$ 350,00

::cool:::'> Rodovia: RN3

::cool:::'> Trilha do GPS: 20 dia 10-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

O vento estava fraco e sai as 6:00 horas, enquanto a rodovia ia longe do mar apenas algumas rajadas sem importância. Chegando a Comodoro Rivadavia a rodovia vai beirando o mar com rajadas fortes o suficiente para andar a 40km por hora e sem a possibilidade de ir para o acostamento acabou se formando, as vezes, fila de carro e caminhão atrás de mim...porem os motorista vendo a dificuldade de tentar manter a moto em pé, respeitavam a minha dificuldade. Devido a isso, parei durante duas horas num posto de combustível esperando o vento acalmar, como não aconteceu nada, resolvi pernoitar em Comodoro Rivadavia para tentar sair bem cedo no dia seguinte.

 

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:arrow::arrow:21.dia – 11/01/2012 - de Comodoro Rivadavia a Bahia Blanca

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 1084 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 230,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 60,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 200,00

::cool:::'> Rodovia: RN3, RN251, RN22

::cool:::'> Trilha do GPS: 21 dia 11-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Sai as 6:00 da manha na esperança de fugir do vento mais forte, no inicio o vento estava forte mais superável a 60km por hora....assim que a rodovia saiu do litoral e começou a percorrer mais ao meio do continente o vento ora parava, ora me empurrava. Com isso consegui andar a 120km por hora e aproveitei o dia. Cheguei a Bahia Blanca depois de aproximadamente 1000km rodados, o dobro comparado aos dois dias anteriores. Como sempre a falta de gasolina é uma realidade nos postos do YPF. Para evitar o risco do próximo posto não ter gasolina a cada 130 km já procurava o primeiro posto com gasolina. Em um deles fiquei 1:20 hora na fila.

 

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:arrow::arrow:22.dia – 12/01/2012 - de Bahia Blanca (ARG) a Mercedes (Uruguai)

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 980 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 420,00

 

::cool:::'> Combustível: UR$ 484,00

::cool:::'> Alimentação: UR$ 550,00

::cool:::'> Hotel: UR$ 700,00

::cool:::'> Rodovia: RN3, RP6, RN12, RN136, RN2

::cool:::'> Trilha do GPS: 22 dia 12-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Sai as 6:00 da manha. Sem muita novidade nesse dia. Apenas as mesmas filas dos postos para abastecer. Ao chegar por terra logo mais ao norte. Isso devido ao preço meio salgado da balsa para um passageiro e a moto. O valor ficaria mais barato por terra e dependendo do horário chegaria muito tarde em Sacramento. Ao sair da grande Buenos Aires e entrar na “famosa” província de Entre Rios. Não demorou muito para eu ser parado pela policia e com a conversa de que passei do limite de velocidade me chamaram para conversar em uma sala separada. Multa de uns 1500 pesos...mas como era moto ficaria mais barato em torno de 700 pesos e que aceitavam, pesos, reais, dólares, etc..... claro que apliquei a formula dos brasileiros....to só com 40 pesos, pago minhas contas com targeta...estou saído para o Uruguai e por isso não fiz cambio nenhum.....etc.....deu certo, depois de 30 minuto me liberaram e eu segui viagem atravessando para o Uruguai indo dormir em Mercedes.

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