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  • Membros de Honra
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:arrow::arrow:5.Dia 26/12/2011 de Rancagua a Osorno

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 852 Km

::cool:::'> Combustível: CH$ 43.000,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 19.000,00

::cool:::'> Hotel: CH$ 38.000,00

::cool:::'> Rodovia: 5

::cool:::'> Trilha do GPS: 5 dia 26-12-2011.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Como sempre acordamos cedo e seguimos pela autopista em direção ao sul do Chile com o tempo frio de manha e muito calor a tarde. Perdemos um pouco de tempo para em uma cidade pequena no caminho arrumar o relê do pisca de uma das moto. Após seguimos até Osorno sem problema. Nesse trecho da viagem os postos de gasolinas já começam a ficar menos frequentes porem sem problema a não ser que a maioria dos postos ficam fora da autopista e nesse caso paga-se pedágio de CH 100 ou CH200 para sair da autopista. Em Osorno ficamos num hostel limpo e acolhedor.

 

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:arrow::arrow:6.Dia 27/12/2011 de Osorno a Puert Montt

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 174 Km

::cool:::'> Combustível: CH$ 21.000,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 22.000,00

::cool:::'> Hotel: CH$ 6.000,00 Hostal Almendra, estac, WiFi, Av.Angelmo, 1826

::cool:::'> Rodovia: 5

::cool:::'> Trilha do GPS: 6 dia 27-12-2011.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Esse foi um dos poucos dias em que não levantamos muito cedo para seguir viagem e o motivo foi o tempo que se encontrava nublado e como nossa intensão era contornar o lago Llanquihue e poder visualizar os vulcões Calbuco e Osorno. A pista esta completamente asfaltada porem com alguns poucos desvio para manutenção. Com o passar dos Km e do tempo as nuvens vão se asfaltando e já avistávamos o lago e em seguida os vulcões numa imagem espetacular para quem nunca viu um vulcão tão de perto. Na beira da estrada, próximo ao lago e aos vulcão existe diversas hospedarias.

Ao cruzarmos com uma churrasqueira ao lado da rodovia com 3 pernil assando (chamariz para turista) não resistimos e paramos no restaurante que estava promovendo e comemos a vontade por CH10.000,00 e com a visão do lago e do vulcão Osorno ao fundo. Mais algumas paradas para foto e chegamos a Puert Montt e fomos direto ver a passagem para a balsa de Puert Montt a Chaiten. Porem não encontramos esse trecho para essa data e optamos por comprar no mesmo local a balsa que vai de Hornopiren a Caleta Gonzalo que saia no dia seguinte as 13h. Nesse caso deveríamos seguir pela carretera Austral até Caleta La Arena cruzar uma balsa até Caleta Puelche e depois chegar a Hornopirem na hora marcada.

Após a compra das passagem aproveitamos o dia para a troca de óleo da minha moto, compra de um pneu dianteiro para a moto do Fabio e a compra de um galão de gasolina para reserva uma vez que a partir deste local a gasolina ficaria escassa. Nessa jornada de compra temos que agradecer a um colega motociclista que nos acompanhou com sua moto até as revendas de peças para motocicletas, o Alexandre de Puert Montt.

No momento da compra das passagem da balsa encontramos o casal Luiz e Ana de São Paulo que seguiam para a carretera Austral em uma motocicleta carregada. Ficamos hospedados no mesmo hostel Almendra por CH6.000,00 por pessoa, próximo a Naviera Austral (venda de passagem da balsa). A noite trocamos umas informações sobre a Carretera Austral e GPS e depois fomos jantar num bar de 1962 onde a comida é boa e barata.

 

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:arrow::arrow:7.dia - 28/12/2011 - de Puert Montt a Chaiten

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 178 Km

::cool:::'> Combustível: CH$ 15.000,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 21.000,00

::cool:::'> Hotel: CH$ 8.000,00

::cool:::'> Balsa: CH$ 12.500,00

::cool:::'> Rodovia: 7

::cool:::'> Trilha do GPS: 7 dia 28-12-2011.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Conforme combinado o casal Luiz e Ana acordaram mais cedo pois iriam contornar parte do lago Llanquihue até Hornopiren onde pegaria a mesma balsa que eu e o Fabio.

Enquanto isso seguimos para a primeira balsa em Caleta La Arena, pagamos CH6.800,00 para as duas motos e após seguimos até Hornopirem. Devido ao ripio da Carretera Austral totalmente solto chegamos em cima da hora, no momento em que a balsa fazia manobra para atracar. Abastecemos as motos, compramos algumas coisas num mercadinho e embarcamos. Ao abastecer o galão de reserva o frentista, mesmo sendo avisado, esparramou combustível pelo galão e atingiu uma mochila onde se encontrava o PC e outros eletrônicos além de papeis, mapas, etc. @#$#%#@ Joguei agua por cima, mas mesmo assim a mochila ficou impregnada de gasolina e com isso tive que lavar a mochila o que resolveu em parte o cheiro. Quanto aos eletrônicos nada sofreram, quanto aos papeis alguns ficaram manchados.

Na balsa o Luiz e a Ana que deveriam pegar a mesma, não chegaram a tempo, acredito que devem embarcar no dia seguinte.

A balsa sai de Hornopirem e segue até Leptepú e depois seguimos por ripio até Fiordo Largo onde a terceira balsa nos aguardava. Nesse caso é bom lembrar que essa terceira balsa, seu valor já esta incluso na passagem quando compramos em Puert Montt e que essa balsa aguarda TODOS os veículos que saem da segunda balsa chegarem e cruza-los ate Caleta Gonzalo.

De Caleta Gonzalo até Chaiten o ripio da carretera Austral esta muito ruim, (2 pensamento em desistir) por esse motivo demoramos a chegar em Chaiten. Algumas pousadas não tinha mais vagas e optamos por uma hospedaria muito ruim por CH8.000,00, saímos para jantar no único restaurante ainda aberto e fomos dormir.

 

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:arrow::arrow:8.dia - 29/12/2011 - de Chaiten a Coyhaique

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 431 Km

::cool:::'> Combustível: CH$ 20.000,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 15.000,00

::cool:::'> Hotel: CH$ 47.000,00

::cool:::'> Parque: CH$ 4.000,00

::cool:::'> Rodovia: 7

::cool:::'> Trilha do GPS: 8 dia 29-12-2011.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

No inicio a Carretera Austral esta asfaltada mas após uns 30 km volta o ripio que se encontra muito ruim devido a varias obras para asfaltamento. Isso tornou a viagem muito cansativa.

Após 21 km de Puerto Puyuguapi paramos no Parque Nacional Queulat para visitar o Ventisquero Colgante. Paga-se para entrar no parque, e logo em seguida existe um estacionamento onde se pode deixar a moto ou o carro e seguir pelas trilhas onde se avista o ventisquero de vários mirantes. Devido ao pouco tempo que tínhamos optamos pelo sandero Panoramico com distância de 200mts, retornamos ao estacionamento e seguimos pelo sandero laguna tempanos por 600metros passando pela ponte pencil. O outro sandero de 3.300 metros que chega bem próximo ao Ventisquero deixamos para tras devido ao tempo.

Nesse parque pode-se acampar pois tem uma boa infraestrutura. Após a visita ao Vestinquero seguimos pelo ripio da carretera por mais 35 km, quando pensamos em parar na próxima cidade para dormir, chegamos ao trevo para Puerto Cisnes onde a Carretera Austral já se encontra asfaltada, resolvemos seguir pelo asfalto por mais 178km ate Coyhaique. Chegamos a Coyhaique super cansados e nesse caso pegamos uma cabana muito boa para dormir.

 

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:arrow::arrow:9.dia - 30/12/2011 - de Coyhaique a Puerto Tranquilo

 

::cool:::'> Distância percorrida: 219 Km

::cool:::'> Combustível: CH$ 26.930,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 14.000,00

::cool:::'> Hotel: CH$ 12.500,00

::cool:::'> Passeio: CH$ 15.000,00

::cool:::'> Rodovia: 7

::cool:::'> Trilha do GPS: 9 dia 30-12-2011.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Seguimos por asfalto por 95 km até Villa Cerro Castillo onde encontramos duas XT660 encostada num trailer tomando um café, paramos e trocamos algumas informações e nesse momento pensei em desistir (3 pensamento em desistir). Foi quando descobri que o Parque Nacional Torre del Pine estava pegando fogo. Eu ficaria no parque por 5 dias e 4 noites já tudo reservado 45 dias antes da viagem. Este era um ponto forte do passeio. Decepcionado seguimos viagem pelo ripio com algumas rajadas de vento frontal o que tirava a moto dos “trilhos” e isso nos fez reduzir a velocidade além de que os caminhões e ônibus não diminuíam a velocidade quando cruzávamos. Com isso a poeira levantada, as curvas fechadas chegamos a Puerto Tranquilo e tentamos achar algum hostel barato porem o máximo que encontramos foi uma cabana na beira da estrada sem internet.

Depois de instalado na pousada fomos fazer o baseio de barco até a Catedral de Mármore. A embarcação custa CH 30.000,00 para 6 pessoas. Nesse passeio estávamos eu, o Fabio e três israelitas que de ultima hora mudaram de ideia (queriam ir de graça) com isso eu e o Fabio tivemos que bancar o valor da embarcação. Como ventava muito nessa tarde o lago estava cheio de ondas o que tornava o passeio mais emocionante, porem para quem ficou o dia inteiro sentado em cima de uma moto tinha certas parte do corpo que reclamou de ficar pulando ondas na embarcação.

A visita a Catedral de mármore é imperdível conforme se pode ver nas fotos abaixo.

Ao retornar procuramos uma lanhou-se para acessar a internet e poder saber noticia sobre Torre del Paine. Ao ler as noticias de que o incêndio estava feio e que minha visita a TDP estava comprometida, (4 pensamento em desistir ).

Ao retornar para a cabana encontramos uma BMW GS800 e duas camionete de Caxias do sul estacionados em frente a pousada. Após alguns minutos seus proprietários apareceram e podemos trocar algumas ideias uma vez que eles estavam com a família toda e também estavam fazendo a Carretera Austral porem no sentido contrario que nós.

 

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:arrow::arrow: 10.dia - 31/12/2011 - de Puerto Tranquilo (CHL) a Las Heras (ARG)

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 421 Km

::cool:::'> Combustível: CH$ 15.000,00

::cool:::'> Alimentação: CH$ 12.000,00

 

::cool:::'> Combustível: AR$ 52,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 20,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 280,00

::cool:::'> Rodovia: 7, 265, RP43

::cool:::'> Trilha do GPS: 10 dia 31-12-2011.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

De Puerto Tranquilo em direção ao passo Internacional do Rio Jeinimeni na cidade de Chile Chico (CHL), o ripio esta de razoável a muito bom com raras exceções. Nesse trecho foi possível passar dos 100 km\h porem a paisagem era espetacular e nos forçava a parar para tirar foto após cada curva fechada. Chegando em Chile Chico que é uma cidade muito bem organizada, limpa e bonita, almoçamos e fizemos os transmites para cruzar para a Argentina pois pretendíamos passar o réveillon na cidade de Perito Morena na Argentina. Ao chegar em Perito Moreno descobrimos que deveríamos ter ficado em Chile Chico, pois além do vento com poeira a cidade de Perito moreno e muito feia se comparado com Chile Chico, além de que só havia vaga em um único hotel na cidade e o preço não era nada agradável. (AR 350,00 para duas pessoas).

Após muito pensar resolvemos seguir em frente porem o Fabio seguiria para Rio Mayo, pela ruta 40 retornando devido a proximidade do fim das suas férias. Eu seguiria para Las Heras com destino ao litoral e depois para Ushuaia. Essa alteração de percurso em relação ao previsto foi pelo motivo de que Torre del Pine estava cancelado e optei por descer a Ruta 03 para Ushuaia e depois subir a ruta 40. Chegando em Las Heras só encontrei um único hotel aberto devido ao réveillon.

Após devidamente instalado no hotel verifiquei as ultimas noticias sobre o incêndio de Torre del Pine que por sinal continuava fora de controle.

Resolvi sair para comer algo um pouco tarde e encontrei tudo fechado na cidade, retornei ao hotel quando o porteiro percebendo minha frustação de não ter encontrado nada para comer me convidou para comer um pernil de cordeiro patagônico, pois ele também iria passar o réveillon sozinho. A principio recusei por educação mas quando ele insistiu pela segunda vez não me fiz de rogado e aceitei o convite. Nesse momento lembrei do meu amigo Fabio que queria comer um cordeiro patagônico e por pouco deixou de apreciar um pernil de graça oferecido pelo porteiro do hotel, nesse caso ele vai deixar pra comer na próxima viagem que ele for fazer quando pretende chegar ate o Ushuaia. La pelas 1:30 da manha após comer o pernil, tomar umas cervejas e jogar bastante conversa fora fui dormir.

 

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:arrow::arrow:11.dia - 01/01/2012 - de Las Hera a Rio Gallenos

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 769 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 289,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 50,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 210,00

::cool:::'> Rodovia: RP43, RN3

::cool:::'> Trilha do GPS: 11 dia 01-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Sai com o tempo ruim pra chuva porem logo melhorou e o calor voltou a castigar. Na Argentina os postos de combustível da YPF estão com falta de gasolina e nessa região a falta de gasolina fica pior ainda. Devido a isso, acima 120km rodado já parava para abastecer. Conforme vou me aproximando do litoral o vento vai aumentando fazendo com que a moto seja deslocada para o lado. Nesse trajeto a velocidade critica durante as rajadas de vento era de 40 km\h. Cheguei a Rio Gallenos sem problema pois a estrada são retas sem fim com alguns guanacos próximo a rodovia. Nesse trecho não tinha nada para visitar.

 

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:arrow::arrow:12.dia - 02/01/2012 - de Rio Gallenos a Ushuaia

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 601 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 80,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 105,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 330,00 http://www.PaisajedelBeagle.com.br

::cool:::'> Rodovia: RN3, 255, 257, Y79, Y895, RN3

::cool:::'> Trilha do GPS: 12 dia 02-01-2012.gdb

 

 

::vapapu:: Relato:

Enfim o dia esperado para atingir o objetivo de chegar a Ushuaia chegou. Acordei cedo como todos os dias e segui rumo a fronteira da Argentina com o Chile. Na aduana da Argentina passa-se direto sem parar pois é na aduana do Chile que é feito os transmites aduaneiros. Rápido e sem problema, o fiscal nem perdeu tempo vistoriando a bagagem pois o agradei com uma bala de café produzido no Brasil. Segui para pegar a balsa do estreito de Magalhães juntamente com o vento patagônico. Na balsa dei sorte ela já estava ancorada e nem desci da moto nessa travessia e ninguém me parou ou veio me cobrar nada. Após a balsa por 34 km até o trevo com quem vai para Cullen a ruta esta toda asfaltada. Nesse ponto após informações de alguns camioneiros parado junto a trevo fui informado que o melhor caminho era seguir pela Ruta Y-79 em direção ao sul. Esse trecho esta sendo asfaltado em passos lentos e não existe nenhum posto de combustível ate chegar na fronteira com a Argentina. Não fiz o caminho pela ruta 257 que passa por Cullen para saber se possui posto de combustível nesse trecho. Seguindo pela Y-79 ora ripio ruim ora ripio razoável e com ventos muito forte e constante fazendo com que a velocidade não passa-se de 40km\h e alguns momentos a 20km\h. Nesse trecho tive que usar todo o combustível do galão reserva e com a duvida se teria ou não combustível na fronteira. Na aduana do Chile tinha muita gente para fazer os transmites e completamente desorganizado o que durou mais de uma hora para eu ser liberado. Após 10km em ripio chega-se a aduana Argentina onde o atendimento foi rápido e ao lada da aduana já abasteci a moto no único posto que tem na região. Segui por asfalto com o vento patagônico até pouco mais de Rio Grande onde se inicia algumas montanhas e curvas o que permite barrar o vento. Pude acelerar a 110km\h até chegar a Ushuaia onde encontrei dificuldade para achar um hotel com vaga para duas noites.

 

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:arrow::arrow:13.dia - 03/01/2012 - Ushuaia

 

 

::cool:::'> Distância percorrida: 119 Km

::cool:::'> Combustível: AR$ 49,00

::cool:::'> Alimentação: AR$ 85,00

::cool:::'> Hotel: AR$ 330,00

::cool:::'> Parque: AR$ 60,00

::cool:::'> Lembranças: AR$ 250,00

::cool:::'> Rodovia: RN3

::cool:::'> Trilha do GPS: Não tem trilha

 

 

::vapapu:: Relato:

Aproveitei o dia para conhecer a cidade, os parques e comprar as lembranças dos familiares e amigos.

A cidade é bem acolhedora e voltada para os turistas, possui diversas lojas e restaurante próprio para o atendimento turístico. Saindo de Ushuaia por 15 km em estrada de ripio bem conservado, encontra-se o parque nacional Tierra del Fuego onde termina a ruta 3 e foi nesse momento que pela 5 vez pensei em desistir dessa viagem, Diferentemente dos pensamentos anteriores onde ficava só na ameaça de desistir, desta vez criei coragem e desisti de vez. Deste ponto iria retornar para minha casa, pois estava cansado demais para seguir adiante. Após visita ao parque retornei a Ushuaia para no dia seguinte cumprir o prometido de voltar.

 

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