Ir para conteúdo

Salar de Uyuni - Clima, Roupas e Equipamentos

verdun

Posts Recomendados

• Membros

Cara, to indo daqui 3 semanas, nao eh pra ser a epoca mais fria acredito eu. Leio varios comentarios sobre comprar na bolivia. Eu vou passar alguns dias em La Paz antes de rumar ao Uyuni. Tenho visto algumas coisas nesse site: http://bo.tatoo.ws indicado aqui no Mochileiros e nao achei os preços tao convidativos assim. Essa loja eh mais cara do que as localizadas na Calle Illampu?

Esse anorak, por exemplo custa R$200 e pelas fotos eh so anorak msm, nao tem o fleece.

http://bo.tatoo.ws/catalog/article?id=2033&cid=109

Bruno, evidente que tudo depende do seu orçamento, da sua disposição pra gastar. Grosso modo, um anorak vai cortar o vento, mas quem te mantém quente é o fleece (compre um 200 ou 300, por precaução, vale a pena). Será seu amigo inseparável... A respeito das lojas em La Paz, não posso lhe ajudar porque realmente não passei por lá. No meu relato consta informação sobre lojas de equipamento em Santiago, pois visitei, além da tatoo, umas 3 mais.

Aquele abs.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 173
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• 4 semanas depois...
  • Membros
Tenho visto algumas coisas nesse site: http://bo.tatoo.ws indicado aqui no Mochileiros e nao achei os preços tao convidativos assim. Essa loja eh mais cara do que as localizadas na Calle Illampu?

Edimar,

Há uma rua que corta a Ilampu que é um mercado a céu aberto, com barraquinhas que vendem todo o tipo de roupas que você imaginar. É claro que nada do que vende lá é de marca, e o que se apresentar como sendo certamente é falsificado.

Porém, se o seu desejo é apenas se manter aquecido e se você não fizer questão de comprar roupas técnicas, recomendo o lugar. Para se ter uma idéia, comprei um excelente casaco de fibra lá por BSB 85,00 (~ USD 12,00). Observação: quando digo "excelente", quero dizer que ele me atendeu perfeitamente bem.

A dica, então, é dar uma passada nessas barraquinhas e procurar o que você precisa. Se não encontrar, as lojas de roupas famosas (TNF, Tatoo e cia) estão bem ali perto.

Abraços,

Vítor

Link para o comentário

• 5 semanas depois...
  • Colaboradores
qual a temperatura no salar no fim de dezembro/ começo de janeiro?

Uyuni e a zona do altiplano boliviano possuem um clima seco, parecido ao de San Pedro de Atacama, mas devido a sua maior altura é mais frio. As temperaturas diurnas variam entre 2ºC e 15ºC nos meses de inverno (maio-agosto), chegando a - 20ºC de noite, e entre 5ºC e 20ºC de setembro a dezembro.

Link para o comentário

• Membros

devilrapha, é tranquilo incluir o saco de dormir, mas vai te custar 50 soles. Vao te oferecer logo no inicio da trip. Eu fui em outubro, e mesmo tendo levado meu proprio sleep bag, nao usei. Meu alojamento estava limpo e nao me importei em dormir diretamente no lençol, já que estava bem protegido pelas roupas. Creio que em janeiro seja ainda menos frio.

Em janeiro, o grande problema são as chuvas que as vezes inviabilizam o passeio.

Link para o comentário

• Colaboradores
devilrapha, é tranquilo incluir o saco de dormir, mas vai te custar 50 soles. Vao te oferecer logo no inicio da trip. Eu fui em outubro, e mesmo tendo levado meu proprio sleep bag, nao usei. Meu alojamento estava limpo e nao me importei em dormir diretamente no lençol, já que estava bem protegido pelas roupas. Creio que em janeiro seja ainda menos frio.

Em janeiro, o grande problema são as chuvas que as vezes inviabilizam o passeio.

Discordo um pouco. O custo do saco de dormir é muito baixo para arriscar. Eu fui em janeiro do ano passado com minha namorada e pra ela, que sente mais frio, o saco de dormir foi fundamental. Nessa época a noite faz menos 10 graus por lá. Eu poderia ter passado sem, porém, com ele é muito mais confortável. Isso porque sem o saco de dormir vc tem que se agasalhar com uma montanha de cobertores e pode parecer besteira falando isso aqui da planície, mas lá a mais de 4 mil metros, o peso dos cobertores pressiona o peito e é mais dificuldade pra respirar e dormir. Enfim, não é uma boa idéia economizar aqui. Quanto as chuvas, o que acaba acontecendo é que eles tem que adaptar o caminho. Por outro lado, o visual espelhado que cria é absolutamente impressionante. Não trocaria o Salar Alagado pelo seco de jeito nenhum.

Abs

Lojudice

Link para o comentário

• Colaboradores
lojudice, acho que vale mais a pena comprar um saco de dormir na Bolivia, do que alugar por 50 Bolivianos. Enfim, escolha de cada um.

Quanto ao salar alagado, sem sombra de duvidas, uma das imagens mais bonitas do planeta.

Eu quando fui não levei saco de dormir e não senti falta. Faz muito frio, realmente, mas tem muito cobertor. Mas se vc tem um saco, vale a pena levar. Eu levo sempre que viajo desde que comprei um e ajuda em algumas situações. Agora quanto a comprar lá ou alugar, se encontrar um bom e pretende usar depois, certamente é melhor comprar, é um item meio "básico" pra mochiladas. Mas se quiser alugar, 50 bolivianos são só R$12,36 , então nem precisa ficar muito de miséria por isso :)

Link para o comentário

• Membros

Salve!

Os sacos de dormir se pode alugar nas próprias agências. Peguei um por 30 Bs (tour de 3 dias) porque me preocupei quando a mulher da agência falou que na semana anterior tinha feito -10º na Laguna Colorada. Não sei se é porque aqui no RS faz frio e já estamos acostumados, mas não acho que seja indispensável usar o saco de dormir. As camas dos alojamentos têm um lençol e uns quatro cobertores grossos de lã. Em Puerto Chubica, no hotel de sal, senti calor no meio da noite...eu não levei. Quando acordamos na Laguna Colorada, vi no termômetro do guia que fazia -10º. A água das poças estava toda congelada. É frio, mas como é muito seco, me pareceu como nos dias mais frios aqui de Porto Alegre.

No más, para quem quiser comprar não só sacos de dormir, mas também mochilas e outros acessórios de aventura, a Calle Illampu, em La Paz, é um lugar muito mais barato que no Brasil, com lojas de boa qualidade e materiais de prima, várias marcas européias...

Abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...