Ir para conteúdo

Salar de Uyuni - Clima, Roupas e Equipamentos

verdun

Posts Recomendados

• 3 semanas depois...
  • Respostas 173
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Oi, pessoal!

Vou fazer o salar em ABRIL. Pelo que vi, a temperatura cai MUITO a noite e, como tenho trauma de não conseguir dormir por frio, não quero passar por isso! ::lol4:: ! Li que é possível alugar saco de dormir lá.Vale a pena? Pergunto isso pois até então eu iria comprar um saco de dormir "comum", que resista a 0 Celsius, mas agora que vi que a temperatura pode ir a -15 ::ahhhh:: , este não iria segurar a onda! Compro um comum [e mais barato] para me salvar no frio dos ônibus e alugo um de -15C lá, ou dá na mesma já comprar um de -15C [que me pareceu o dobro do preço]? Quanto custa o tal aluguel por lá, alguém sabe?

Valeu!

Lorena Nicácio

é relativo o alugar, depende de pra onde vc vai e por onde vai, muita gente como eu recomendaria vc comprar um aq e levar contigo, ja q ele é muito util no bus na hora de dormir se passar por lugares frios, e tambem pq ele oferece um bom conforto e nao ocupa muito espaço, mas se for apenas passar por lugares quentes e viajar durante o dia, ai nao compensaria tanto, e vc poderia deixar pra alugar la, os preços variam, mas nao é muito caro, se quiser vc tambem tem a opçao de comprar em La paz caso passe por la, é bem barato!

ha lembre-se q vc nao precisa exatamente de um saco pra frizer! ja q vc sempre entra em um com mais roupas de frio! hehehe

eu fazia isso, e nao tive problemas, em Uyuni tinha tanto cobertor q mal usei o saco de dormir nos abrigos!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

Tô com uma dúvida danada na cabeça e quem sabe podem me ajudar.

Vou ao salar em julho, mais especificamente no finzinho do mês, para o passeio de 3 dias.

Levo a namorada a tiracolo e estou preocupado com o frio à noite.

Temos dois sacos de dormir, um Lafuma Trek 1000 e um Lafuma Trek 1400 que vamos levar, para as viagens à noite, os hostels, etc.

http://www.arcoeflecha.com.br/p-4391-Saco-de-Dormir-Trek-1400-17%C2%B0C-Lafuma.html

http://www.arcoeflecha.com.br/p-4393-Saco-de-Dormir-Trek-1000-11%C2%B0C-Lafuma.html

Mas estou com receio de que não sejam suficientes para o Salar. Será que estou me preocupando demais?

Como não tenho intenção de comprar outros sacos, que dificilmente iremos usar em condições tão adversas assim, pensei em duas alternativas:

1. Comprar dois Bag Liner Reactor da Sea Summit (um pra cada), que, dizem, dá até 8 graus de aquecimento extra. Os reviews que encontrei eram todos muito positivos e tenho a oportunidade de trazer dois destes da inglaterra a 100 reais cada um, o que é preço bem melhor do que temos aqui.

http://www.seatosummit.com/products/display/24

2. Alugar sacos de dormir na bolívia, pra uso no salar. (neste caso, onde se alugam? em uyuni? em la paz?)

Ou estes sacos dão conta do frio no refúgio? Ou eu jogo cobertores em cima dos sacos e era isso? Ou.. ou...

Minha preocupação é, evidentemente, com o conforto e a segurança, não só minha, mas principalmente da minha namorada.

Agradeço qualquer insight. :)

Valeu!

Link para o comentário

• Colaboradores
Pessoal,

Tô com uma dúvida danada na cabeça e quem sabe podem me ajudar.

Vou ao salar em julho, mais especificamente no finzinho do mês, para o passeio de 3 dias.

Levo a namorada a tiracolo e estou preocupado com o frio à noite.

Temos dois sacos de dormir, um Lafuma Trek 1000 e um Lafuma Trek 1400 que vamos levar, para as viagens à noite, os hostels, etc.

http://www.arcoeflecha.com.br/p-4391-Saco-de-Dormir-Trek-1400-17%C2%B0C-Lafuma.html

http://www.arcoeflecha.com.br/p-4393-Saco-de-Dormir-Trek-1000-11%C2%B0C-Lafuma.html

Mas estou com receio de que não sejam suficientes para o Salar. Será que estou me preocupando demais?

Como não tenho intenção de comprar outros sacos, que dificilmente iremos usar em condições tão adversas assim, pensei em duas alternativas:

1. Comprar dois Bag Liner Reactor da Sea Summit (um pra cada), que, dizem, dá até 8 graus de aquecimento extra. Os reviews que encontrei eram todos muito positivos e tenho a oportunidade de trazer dois destes da inglaterra a 100 reais cada um, o que é preço bem melhor do que temos aqui.

http://www.seatosummit.com/products/display/24

2. Alugar sacos de dormir na bolívia, pra uso no salar. (neste caso, onde se alugam? em uyuni? em la paz?)

Ou estes sacos dão conta do frio no refúgio? Ou eu jogo cobertores em cima dos sacos e era isso? Ou.. ou...

Minha preocupação é, evidentemente, com o conforto e a segurança, não só minha, mas principalmente da minha namorada.

Agradeço qualquer insight. :)

Valeu!

Relaxa! Lá tem bastante cobertor no refúgio. Eu nem usei o saco de dormir. Só quando levantei pra dar uma mijada que realmente sofri o frio congelante da madrugada do salar :)

Link para o comentário

• Colaboradores

É muuuito frio hehehe ::Cold::

Eu peguei -13°C lá na primeira noite (final de julho do ano passado)! Como não tinha saco de durmir aluguei um beeeeem boqueta lá e durmi de segunda pele e meia termo, foi tranquilo, e olha que eu sou bem friorenta!!!

Mas fica tranquilo, acredito que com esses sacos de durmir e uma roupa quentinha vocês vão ficar de boa! Qualquer coisa também tem cobertor lá nos alojamentos que nem o cmcf falou! ::otemo::

Só quando levantei pra dar uma mijada que realmente sofri o frio congelante da madrugada do salar :)

Eu também passei por isso!!!! Terrível!!!!! Ainda o banheiro ficava do lado de fora do alojamento!!! ::vapapu::

Voltei azul pro quarto! ::lol4::

Link para o comentário

• Membros de Honra

capiotti

Você vai usar os cobertores por cima do saco de dormir. Em todos os lugares tem cobertores. E se não for suficiente, peça para o guia providenciar mais, ou peça para algum gringo que provavelmente não vai utilizar.

Além disso você vai estar de blusa, luva, meia, toca ...

Intééé

Link para o comentário

• Colaboradores

Capiotti,

Eu fiz o tour de 4 dias e 3 noites no Salar e não levei saco de dormir! Foi em janiero de 2009, e pegamos temperaturas beeem baixas (segundo nosso guia, estava -10ºC a noite).

Levei meus próprios lençóis ( o debaixo com elástico) e coloquei por cima dos que já estavam nas camas.... e usei os cobertores dos alojamentos (que sempre são bastantes e pesados)! Eu sou friorenta, minha irmã mais ainda, e não tivemos nenhum problema... nem precisei dormir de casacos (apesar de ter levado)!!

Claro, q o saco de dormir ajuda em várias situações em viagens como essa, por isso recomendo que leve! Mas se não puder, não se preocupe! Apenas leve seus lençóis pq não é muito garantida a higiene das roupas de cama dos alojamentos!! hahaha

Outra coisa.... prepare sua namorada para encontrar banheiros em péssimo estado!! melhor dizendo inutilizáveis! Eu mesma não tive coragem de por os pés no banheiro do alojamento na Laguna Colorada pq tinha uns dois dedos de água que saiam dos vasos sanitários, já completamente intupidos a noite. Logo, escovei os dentes ao ar livre com ajuda de uma garrafinha de água! Banho não tem mesmo (só se encarar água gelada na imundice!), e o resto, tem que se virar! hahaha... O alojavento em Chuvica e em Alota não tinham problemas quanto a isso!

Boa trip!

Link para o comentário

• Colaboradores

Capiotti,

Eu fiz a mesma coisa com a minha irmã!! Ela foi preparada para o pior, e quando chegou lá disse: "Ah, não é tão ruim assim! Eu esperava coisas bem piores!!"

Mas a verdade é que falei a real: não espere luxo, nem banquetes... a comida é simples, os alojamentos são básicos, não vamos achar que lavam as roupas de cama sempre q sai um grupo de turistas! Afinal estamos em uma das regiões mais áridas do planeta, água é um bem precioso! Alertei minha mana sobre as estradas (quer dizer, q estradas?? pq as vezes ela não existe), falei q ia chacoalar muito, para ela não ficar se queixando!

E depois, quando chegamos a Chuvisca e ficamos em um quarto com banheiro, ela adorou, disse que era o Hilton do Salar!! hahaha

Não sei quanto a sua namorada, mas minha irmã não curte sopa. Eu logo avisei: se preprara, a base da alimentação deles é sopa de legumes ou canja! E não é que ela adorou?? Então, não posso me queixar da alimentação: é básica, mas é nutritiva.... não dá para pensar em comer uma feijoada a 5.000m de altitude né? E é sem sal! Claro, se a pressão já sobe naturalmente na altitude, imagina se vc salgar a comida!!

Outra coisa, leve água! muuuuita água para beber! Não tem onde comprar, e vai fazer falta! Mesmo q vc não sinta sede (pq estará frio) não deixe de se hidratar e lembre-se que vc está no deserto!

Papel higiênico é um item de primeira necessidade, ok? leve o seu, certamente não haverá nos alojamentos!

indispensável: óculos de sol (brancura total), protetor solar e protetor labial (se não quiser ficar com uma fenda enorme de ferida na boca)!! Um cachecol para enrolar no rosto, já q o vento é cortante! Fiz a caminhada do alojamento até o mirante da Laguna Colorada, e o vento era tal, que só com o cachecol enrolado no rosto!

Bom já falei de mais e devo ter repetido várias dicas, desculpem! Mas precisando de mais infos, é só falar!

Link para o comentário

• Membros de Honra
Fiz a caminhada do alojamento até o mirante da Laguna Colorada, e o vento era tal, que só com o cachecol enrolado no rosto!

Na volta do mirante por várias vezes tive que andar de costas, porque o vento estava forte e muito, muito, muuuuuuuuuuito frio.

Intééé

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Gurizada...

depois de ter lido o relato: Uma noite de terror no deserto boliviano, fiquei ate assustado com a "brisa" do Salar! :D

segue o link: uma-noite-de-terror-no-deserto-boliviano-t34049.html#p368132

não estarei levando nada de vestimenta adequada para Bolivia, irei comprar tudo em La Paz, tomara que eu ache o local e consiga um material bom, pois alem do salar tem, salkantay, caynon, chacaltaya...

Abraços

Anderson, valeu pela informação!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...