Ir para conteúdo

1ª MOCHILÃO - EUROPA Março/2012 - 31 dias e 7 países?

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Sobre os deslocamentos que fiz, alerto para algumas coisas importantes: ter sempre o CARTÃO DE EMBARQUE em mãos, prestar atenção aos HORÁRIOS, até porque algumas estações e aeroportos são enormes ou muito longe, e se certificar de que tá tudo certinho com a bagagem (peso, tamanho, quantidade...).

Eu comprei tudo antes e acho que valeu a pena. Só que deixei o final da viagem para fazer de trem e acredito que, pela demora e lotação dos trens, não compensou muito. Talvez avião fosse mais cômodo.

A respeito das imigrações, eu saí do Rio e fiz escala em Paris antes de chegar em Madri. A imigração foi em Paris então, e foi super tranquila. Não tinha fila, eu e minha irmã chegamos, demos nosso passaporte, o cara carimbou, falamos "merci" e pronto! Entrada na Europa sem o menor problema. Mas eu levei uma pasta com todos os documentos possíveis, caso desse algum problema. Nessas horas, o importante é previnir.

*Fui pra Europa de KLM, voando nos aviões da AirFrance. Ótimo! Melhor preço e atendimento de bordo muito bom.

* Madri - Barcelona: eu podia ter ido de trem (100 euros) ou ônibus (30 euros), mas por grana preferi ir de ônibus. Me arrependi, porque demora muito e eu acho um porre viajar de ônibus de viagem por mais de 6hs. O trem faria em 2hs!

Aliás, cheguei na estação de Barcelona meia noite e acabei passando o único perrengue da viagem: lá os assaltantes e etc. não são agressivos como aqui, pelo menos a maioria. Eles tentam te enganar, dar uma de João sem braço... Eu e minha irmã chegamos de mapa na mão e mochilão nas costas numa estação praticamente vazia. Lá, dois caras que estavam sentados na escada nos viram e se aproximaram quando tentávamos comprar os bilhetes para Las Ramblas. Ele ficaram falando meio nigeriano, meio espanhol, perguntando pra onde a gente ia e tal, e nos "esmagando" na parede. Nós percebemos a malícia e falamos em português mesmo, num tom mega rude: NÃO FALO A TUA LÍNGUA, DÁ LICENÇA! Aí fomos mega rápido e cheias de medo (hahahah agora é engraçado) pra estação dos seguranças e pedimos pra que alguém nos acompanhasse até o metrô. Os dois policiais foram super solícitos e educados, pegaram um cacetete e uma arma e nos acompanharam, nos ajudaram a comprar os bilhetes (inclusive nos deram uma boa dica, pra comprar o que valia 10 percursos ::cool:::'> ) e deixaram a gente dentro do trem. Depois disso, tudo tranquilo!

*Barcelona - Paris: fui de avião, pela Ryanair, paguei em torno de 45 euros (15 euros por bagagem de porão). São quase 2:30hs de vôo, saí do aeroporto de Barcelona T2 (looonge, paguei carinho no taxi) e fui pro Beauvais em Paris. Super tranquilo, só não exceder a bagagem (ou levar uma muito grande, que não cabe como de mão), porque paga o excesso que é caro mesmo. É só ter atenção na hora da compra. Eu acrescentei logo porque meu mochilão era muito grande.

*Paris - Londres: tive que pegar o trem subterrâneo! hhahah Queria conhecer essa tecnologia fantástica, que faz parte do dia a dia da galera, super normal. É ótimo, um trem de viagem confortável, e você nem percebe quando entra em Londres. Rapidinho também (quase 1hs). Só prestar atenção com horários, porque a Gare du Nord é IMENSA e você tem que passar pela imigração, preenchendo uns formulários, antes de embarcar. Fui de Eurostar, paguei 48 euros, e desci na St. Pancras, em Londres.

*Londres - Amsterdan: fui de avião, pela EasyJet, e paguei em torno de 55 euros. São quase 3hs de vôo, saí do Luton em Londres (é longe também, mas tem rem, ônibus, tudo pra chegar lá). Chegando em Amsterdan passamos por outra imigração e foi no único lugar que me fizeram mil perguntas e pediram pra eu mostrar a passagem de volta para o Brasil. Tranquilo também.

*De Amsterdan para Berlim, Berlim para Praga e Praga para Viena eu fui de trem, pela Eurail. Comprei o Select Pass 4 países/5 dias em 2 meses por 254 euros. É muito fácil de usar e jamais se esqueça de preenchê-lo antes de entrar no trem. O fiscal de bilhetes passa o tempo todo e você pode ser multado, pois o que garante que você já usou um dos dias a que tem direito é o preenchimento à caneta do itinerário/horário.

Todas as viagens levaram cerca de 5 a 6 horas e eu não precisei reservar assentos (mas acho uma boa, porque lá os trens são sempre cheios, as pessoas usam muito, então ter um lugar em uma cabine reservado é bem melhor). É confortável, mas achei muito cansativo ter que colocar e tirar mala/mochila nos trens (teve estações que a galera parecia uma boiada entrando e saindo, sem a menor educação) e na viagem de Praga para Viena fomos em pé durante 2hs porque estava super cheio... Só sentamos depois. A Eurail é ótima porque responde prontamente os e-mails que voce manda (eu mandei vários!), inclusive te ajudando (sem querer faturar em cima de você) a escolher o melhor passe pra você. Eu só não achei em conta porque meus caminhos eram demorados e porque eu não viajei dentro dos países, que nesse tipo de passe você pode fazer ilimitadamente, desde que dentro de 24hs (por exemplo, ir de Amsterdan pra Rotterdan). Mas valeu a experiência de cruzar parte da Europa de trem. As paisagens são muito lindas :))

Espero ter ajudado em alguma coisa!

• Respostas 40
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...