Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

• Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Léo e pessoal,

Na rota Chile - Bolivia - Peru, está sendo bem aceito o VTM? Se estiver, gostaria de levar o grosso da grana nele, para pagar hostels, passeios e bus.. Pra alimentação e extras, levo no bolso mesmo...

Uma outra duvida, se me sobrar pesos chilenos na travessia pra bolivia, consigo me desfazer fácil deles? E a mesma coisa da Bolivia para o Peru?

Abs!

Estão de parabéns todos do fórum!

Link para o comentário
  • Membros

Xunfos,

a aceitação do VTM é boa. Acabei de fazer o meu, e ele te da acesso a um portal na net que sempre indica o caixa eletrônico mais próximo. A vantagem dele é segurar a variação cambial e não pagar imposto (o banco do brasil cobra 3,5% por transação, mais U$2.50 por saque, mais IOF, enquanto o VTM só cobra U$2.50 por saque). As cotações dele são boas: a VISA vai operar com cotações comerciais (e não turismo), logo as conversões na hora do saque lá fora saem em cotações justas. Cuidado apenas na hora de adquirir o cartão: procure uma agência de câmbio que venda o cartão e tenha uma cotação DECENTE de dólares. Aqui em BH, eu carreguei o meu com o dólar a 2,50. Uma amiga fez a mesma coisa, no mesmo dia, em outra agencia, e carregou com o dólar a 2,70. Mas uma vez carregado o cartão, a felicidade é garantida =)

Ah, e mais uma vantagem: você consulta seu saldo no portal. Bancos como o banco do brasil cobram a simbólica taxa de U$5.00 para que você consulte seu saldo numa máquina...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dinheiro vs Cartão de Crédito

Quando fui pra Tailandia, da Nova Zelandia, converti meus dolares nz pra dolar americano, uma vez na Tailandia, converti para o Baht... nessa história, perdi muito dinheiro em casa de cambio, sem contar que vc leva uma quantidade enorme de dolares e vai trocando aos poucos, mas não se toca que cada vez que troca vc vai perdendo dinheiro com taxas extras e na propria lei da compra e venda...

Se você usar o cartão de crédito, além de não perder somente uma vez na conversão, vc não paga taxa alguma (pelo menos meu cartão é assim) e vc ainda GANHA PONTOS que podem virar milhas para conseguir uma passagem aérea para um novo destino por exemplo. Ai é o grande X, se vc usar o cartao de credito pra TUDO (claro que você precisa aprender a se controlar e organizar) você consegue muitos pontos, no meu caso, eu uso um MasterCard Citibank que é vinculado com a American Airlines, que por sua vez é vinculado com a One World, assim consigo pontos pra mais de 16 companhias aereas diferentes!

Outra coisa é a segurança de não precisar andar com muito dinheiro.

Gente, mas é claro que sempre precisa de um pouco de dinheiro, mas dai use um cartão de débito internacional, que vc pode pegar direto na sua conta no Brasil, só vai pagar uma taxa de uns 5 reais mais ou menos, assim tente pegar essa grana apenas quando realmente necessario, o resto use cartão de crédito.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Rapazeada,

vou fazer meu primeiro mochilão daqui a menos de uma semana, para Montevideo-Colonia de Sacramento-Buenos Aires-Luján...

depois de pesquisar bastante, resolví que vou levar dinheiro vivo (reais) e um cartão internacional pra não ficar na mão no caso de uma emergência (batendo na madeira três veses)..

Nos caixas eletrônicos internacionais a grana sacada é convertida segundo a cotação oficial do dia, no caso HOJE R$0,69 está comprando AR$1, e R$0,097 está comprando $1 (peso uruguaio)..

No dolarhoy.com há casas de câmbio onde se pode comprar AR$1 por R$0,66, que é melhor que a cotação oficial e não paga nenhuma taxa por saque..

Já no Uruguai está valendo a pena sacar nos caixas, dependendo das taxas que você for pagar em um saque..

Bem, era isso, só escreví pra dar um exemplo de que a pesquisa e a calculadora são as melhores amigas na hora de saber qual moeda, e como levar...

Abraços e Feliz Natal a todos!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Galera,

Fiz um mochilão esse ano pela Itália durante 15 dias, levei tudo em dinheiro vivo mesmo e tranportando sempre em doleiras ( pochetes ) por debaixo da calça, sempre junto com o passaporte. Achei tranquilo e sem problemas, inclusive eu dormia nos albergues sempre com a pochete comigo, não tirava para nada. Usei o cartão de crédito muito pouco. Mas é bom ter controle com os gastos do dinheiro para não chegar no final da viagem sem grana em mãos para uma eventual emergência.

Abraços

Alex A. Santos

Link para o comentário
  • Membros

Mkoerick, to postando daqui de Buenos Aires (cheguei ontem). Trazer dinheiro vivo é realmente vantajoso, mas CUIDADO COM AS CASAS DE Câmbio. Nao troque seu dinheiro na fronteira (seja em Foz ou no aeroporto). Ontem acessei o http://www.dolarhoy.com.ar e vi uma cotaçao excelente para trocar real em uma casa de cambio na calle Sarmiento (R$1,00 = $AR1,66). A fila de brasileiros ficou tao grande que quando eu cheguei la de fato a cotaçao ja estava R$1,00 = AR$1,45. Teve gente trocando 1 real por AR$1,30 ou até AR$1,01. No caso do dólar, PARECE que as cotaçoes nao sao tao flutuantes. De toda forma, consulte o dolarhoy antes de ir às casas de cambio e cheque a cotaçao quando chegar à fila, para nao ver seu dinheirinho engolido no meio da viagem.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

Ano passado fiz meu primeiro mochilão (Santiago, Buenos Aires e Montevidéu) e pesquisei bastante sobre isso antes de viajar.

Quando se usa o cartão de crédito para compras, não são cobradas taxas, mas é cobrada IOF 2,38%. A moeda local é convertida para dólar no dia da compra (pela tabela de paridade do BC) e convertida para Reais no dia do vencimento da fatura (uma cotação um pouco acima do paralelo). Se houver diferença na cotação entre o dia do fechamento da fatura e o dia do vencimento a diferença é cobrada ou devolvida na próxima fatura.

O cartão de crédito pode ser usado também para saque, nesse caso é cobrada uma taxa por saque (usualmente US$ 2,50, mas é melhor confirmar com seu banco), e é debitado na fatura como se fosse uma compra.

Na minha opinião a melhor opção é usar a função débito em conta (funciona quando o cartão é internacional e o mesmo usado para movimentar a conta corrente). A IOF cobrada é de 0,38%. A conversão é direta da moeda local para Reais e usa a cotação do dia. O $$ pode ser sacado em qq caixa da rede Plus ou Cirrus (dependendo da bandeira) que tem em todo o lugar. Esse saque tem uma taxa, então é bom confirmar com seu banco.

O q eu fiz foi me organizar pra fazer poucos saques, mas sempre na moeda local de cada país. ah e tb avisei ao banco pra não ter problemas de bloqueio do cartão.

Carina

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa Tarde Pessoal!!

Sou novo por aqui, e estou programando uma viajem para o fim deste ano pela América Latina.

Alguém pode me dizer qual a melhor maneira para administrar os valores na viagem, creio q é quase impossível sair com R$ 2.500,00 no bolso e trocar na estrada, já me aconselharam a fazer o cartão travel money, não sei se é o melhor caminho, ou se posso fazer o cartão e levar uma parte em dinheiro.

Pretendo passar por Bolívia, Peru, Chile e Argentina, gostaria de saber se existe alguma tabela com os valores das respectivas moedas com alguma tabela de conversão de valores?

Gostei muito do site e do forum, creio que será muito útil para mim.

Abraço a todos

Editado por Visitante
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...