Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

• Membros

Gente, procurei mas não achei uma informação. O BB cobra alguma taxa por saque no exterior além dos 2,5 euros e dos 6,38% no Ourocard Internacional?

Estou pensando em não fazer o VTM se não cobrar taxa pra saque ou compra além das citadas acima, não vejo nenhuma vantagem no VTM além da certeza da cotação no qual a compra será feita.

Link para o comentário
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Sim, o BB cobra uma taxa de R$ 12 para cada saque que você fizer no exterior, alem dos 6,38% de IOF, a taxa de 2.5 Euros não está explicita na tabela de tarifas do BB , mas deve ser a taxa do operador do caixa automático, algumas redes cobram ela para fazer saques.

Saques no cartão de débito somente funciona direito se o cartão for Mastercard, se for Visa, esqueça, saques não irão funcionar direito no cartão de débito.

AdrianoLB, hoje consegui falar no atendimento do BB e me falaram de 3 taxas: IOF de 6,38%, 1% sobre o valor do saque e 12 reais de taxa. Quanto a taxa de 2,5 euros ficou uma dúvida se é cobrada ou não.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

O tópico é antigo mas gostaria de aproveitá-lo para tirar algumas dúvidas, especialmente com o AdrianoLB. que parece ser o mais experiente nas viagens.

Vou viajar só daqui a um ano, ou um ano e meio, sem data exata. Vou para a Europa para ficar, e provavelmente não mais voltar

Quero até o fim desse ano (2014) comprar Euros, em torno de 10.000 para deixar guardado em casa. Gostaria de saber como é a segurança nas casas de cambio: aquela em que pretendo comprar fica num shopping, e como a quantia é alta eles pedem que seja paga por meio de transferência bancaria, será que isso é seguro ? E também é necessário informar meus dados, inclusive o meu endereço. O risco de alguém usar essas informações, me seguir ou algo do tipo são baixas ?

Fico com bastante medo pois é uma quantia que demorei anos para juntar.

Se alguém com experiencia puder ajudar, agradeço. :)

Link para o comentário
  • Membros
O tópico é antigo mas gostaria de aproveitá-lo para tirar algumas dúvidas, especialmente com o AdrianoLB. que parece ser o mais experiente nas viagens.

Vou viajar só daqui a um ano, ou um ano e meio, sem data exata. Vou para a Europa para ficar, e provavelmente não mais voltar

Quero até o fim desse ano (2014) comprar Euros, em torno de 10.000 para deixar guardado em casa. Gostaria de saber como é a segurança nas casas de cambio: aquela em que pretendo comprar fica num shopping, e como a quantia é alta eles pedem que seja paga por meio de transferência bancaria, será que isso é seguro ? E também é necessário informar meus dados, inclusive o meu endereço. O risco de alguém usar essas informações, me seguir ou algo do tipo são baixas ?

Fico com bastante medo pois é uma quantia que demorei anos para juntar.

Se alguém com experiencia puder ajudar, agradeço. :)

Eu acho arriscado deixar essa quantia em casa. Não que a casa de câmbio possa fazer algum uso das tuas informações, mas veja bem, eu não sei exatamente como é a segurança onde você mora. Eu teria mais medo de deixar essa quantia toda guardada em casa por tanto tempo justamente pelo que pode acontecer na minha casa rotineiramente e não por informar meus dados na casa de câmbio.

Mesmo assim, sempre pode ocorrer algum vazamento de informação. Aqui onde eu moro (Porto Alegre), já houve casos de funcionários de agências bancárias de bancos super exclusivos terem vazado informações sobre saques de altas quantias e a coisa terminar em latrocínio

Eu, particularmente, quando compro euros morro de medo de deixar em casa, porque meu bairro atualmente não anda seguro (e isso que nunca comprei essa quantidade toda, e o máximo que eu compro em papel moeda a cada vez é 500,00 Euros) . Então, eu na verdade vou colocando meu dinheiro nos cartões VTM (travelcards), que eu acho mais seguro. Quando a viagem se aproxima, eu vou comprando também um pouco de euros em moeda, mas nunca de uma vez só e nunca nessa quantidade que você vai comprar.

Se a tua viagem for só daqui a um ano, eu acho beeem arriscado você comprar toda essa quantidade agora. Eu compraria aos poucos, até porque assim você dilui eventuais diferenças de câmbio. A tendência atual das moedas estrangeiras fortes(dólar, euro e libra) é continuar em alta. Mas vai que ocorre de aqui a uns 5, 6 meses, a tendência reverter para um baixa?

Ainda, considere que para você sair do Brasil com mais de 10.000 REAIS ou com o equivalente a esse valor em moeda estrangeira em papel (cédulas), você tem de obrigatoriamente declarar à Receita Federal. Aliás, é por isso que a casa de câmbio está pedindo teus dados (se não me engano, a partir de R$ 10.000,00, a operadora de câmbio tem de de informar ao Banco Central, algo assim. Se você for sair do Brasil com mais de 10 mil Euros em moeda estrangeira, obrigatoriamente vai ter de declarar. Não sei se isso teria algum problema para você, mas é algo a se considerar.

Se você levar 10 mil euros em VTm (travelcard), você não precisa declarar.

E por fim, se a casa de câmbio é de confiança (conhecida no mercado de câmbio de sua cidade), não vejo problema na questão de transferência bancária. Eu mesma já fiz transferências para algumas casas de câmbio ou operadoras de travelcard, e nunca tive problemas (a operadora de travelcard é a Confidence e a casa de cãmbio é uma conhecida que tem num shopping perto do meu local de trabalho).

Uma coisa boa dessa casa de câmbio que eu uso é que eles tem cabines exclusivas para as pessoas entrarem e fazerem as operações. Assim quem está esperado na fila não fica sabendo o que você está negociando, não escuta os valores, etc...

Abs,

Cris

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Independente da quantidade de euros que você comprar, mesmo que seja só 1 Euro, a casa de câmbio é obrigada a declarar a operação para a receita federal, por isto que qualquer casa de câmbio séria e que realize a operação dentro da lei vai pedir os seus dados completos.

Quanto ao resto, faço minhas as palavras da Cris, eu teria muito mais medo de deixar uma quantia tão alta guardada em casa por tanto tempo do que em algum funcionário da casa de cambio "delatar" você para algum criminoso

Minha sugestão, se você vai para ficar um longo período, leve só o necessário para passar algumas semanas lá na Europa, e quando estiver lá abra uma conta num banco europeu, e peça para alguém de confiança fazer uma remessa internacional para a sua conta lá na Europa depois, é bem mais seguro do que ficar com um monte de dinheiro em baixo do colchão.

Alguns bancos brasileiros inclusive podem intermediar e providenciar a abertura da conta no país de destino antes mesmo de você sair do Brasil...

Entrando na conversa,

Essa dúvida é recorrente pois houve um aumento no IOF sobre gastos no VTM, imposto que é cobrado no momento da carga no cartão.

Então aparentemente ficou mais barato comprar a moeda estrangeira "cash" que levar cartão.

Mas além da moeda turismo ficar mais cara que era, embutindo aí o aumento do cartão, a segurança é o fator a ser levado em conta.

Dizia um amigo meu, dinheiro não tem dono. Ninguém pode dizer que é seu e foi roubado. Dinheiro é de quem está com ele. E apesar de todas as taxas e impostos, cartão é bem mais seguro.

Nada de se preocupar com roubo ou perda. Além de tudo o que foi dito acima ( e muito bem ) nem é preciso ter medo da agência de câmbio avisar a algum ladrão onde tem dinheiro. Dinheiro cash em quantidade vai te fazer virar suspeito em qualquer lugar que você for. Várias pessoas estão sendo presas por viajarem com dinheiro cash. Se você for parente de político, então...

O cartão só tem um problema, apesar de ser possível conseguir outro no estrangeiro em caso de perda, roubo ou a máquina engasgar com teu cartão e danificá-lo, essa troca pode demorar alguns dias o que num outro país sem amigos por perto pode ser uma tormenta. Leve outro de outro tipo, seja de crédito ou débito. É uma segurança a mais. Basta pegar o teu internacional e habilitá-lo para uso no exterior no prazo de duração da viagem

Outra coisa- há um limite em vários países da quantia máxima que se pode entrar ou sair. Procure se informar. Eu chutaria que é Us$ 10 000,00. Mais que isso é problema.

Abrir conta no estrangeiro também acho problemático, pois há como aqui taxas de manutenção de conta, em alguns países é exigido prova de residência (chato igual aqui) e tome burocracia.

Link para o comentário
  • Membros

Mais uma dúvida:

Moro no interior, e só tenho acesso a duas casas de cambio, ambas trabalham com VTMs do banco rendimento, ele vem com chip, mas sem o meu nome gravado no cartão.

Li aqui no fórum que algumas pessoas que tentaram usar cartões sem chip tiveram problemas (a maioria na Espanha com cartões do BB). Vou para a Itália, usando cartão com chip, mas sem nome, não tem risco lá de a máquina (que se chama BANCOMAT) engolir meu cartão ou não passar ? Ou o risco nesse caso é muito baixo ? Alguém teve algum problema desse tipo na Itália ?

Abraços!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...