Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Pra começar ninguém vai te vender moeda estrangeira pela cotação do jornal. Como eu disse moeda estrangeira é mercadoria e cada loja faz seu preço

é 6,38% de taxa. Então é R$ 638,00 adicionais a cada R$ 10.000,00 em compra, ou saques. Proporcional, claro, para outros valores.

A cada carga R$ 50,00, a cada saque (em qualquer país) €2,50 - https://s7study.com/cartao-visa-travel-money/perguntas-frequentes/

Eis as despesas do VTM, o cartão que tem o câmbio já conhecido desde a carga.

Os cartões de débito e crédito, a taxa é cobrada no dia do lançamento. E não é a taxa do Banco Central, a VISA ou Mastercard têm uma cotação própria.

A moeda estrangeira em espécie tem uma lógica especial que comanda sua cotação, mas é sempre muito mais alta que as taxas encontradas em sites de hotéis, Cias de Aviação, do Decolar.com, etc.

E de novo, vc pode comprar moeda em espécie no Aeroporto (cuidado com as filas enormes chegue cedo) e tbm com taxas melhores que as de Casas de Câmbio, mas com limite máximo de compra.

Em resumo é isso, a escolha é tua

Link para o comentário
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Vou postar um exemplo e uma planilha que eu fiz uns 2 anos atrás comprando o custo de levar moeda em espécie e VTM.

...

Adriano,

houve um certo frisson, que mesmo sem querer atingiu o mochileiro_campogrande. As pessoas pra não pagar mais imposto (e sustentar o governo...) tiveram a seguinte ideia: comprar moeda em espécie.

Isso por conta de que toda a atividade no exterior com cartão agora é taxada em 6,38% o que acarretaria um aumento de despesas de R$ 638,00 para cada R$ 10.000,00 gastos lá fora.

Tentei de alguma maneira explicar que a diferença entre o paralelo torna o dinheiro tão caro quanto cartão. Ou quase isso.

Eu prefiro pagar imposto a gastar essa diferença com doleiros e etc., mas é uma posição minha. A gente já paga taxas de bancos, diferença de cotação entre compra e venda, e tudo o mais. Não é só o imposto que torna uma viagem cara.

Mas para baratear tudo ainda é possível comprar espécie nas agências de bancos autorizadas.

Agradeço a ajuda com a tua explicação, agora acho que ficou mais claro o assunto.

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros

grato aos dois colegas, agora sim ficou beeeeeemmmmm mais claro, a planilha do adriano é bem ilustrativa e se tem um parametro perfeito do gasto de ambos os lados, mas olhando a tabela do adriano, vejo uma situação no minimo inusitada

porque a cotação do VTM (r$ 3,24) é menor que a taxa da moeda (r$ 3,32)?

considerando que eu leve 2000 euros, é possivel eu sacar de 500 em 500 euros nos ATM´s?

novamente fico grato ao adriano e ao constantino pela ajuda, as ilustrações ficaram muito, mas muito mais claras para entender.

vou levar a experiencia de ambos em consideração e vou colocar a maior parte no VTM.

a cada saque o valor de 2,5 euros é descontado direto do VTM ou paga depois?

o IOF so paga no carregamento do VTM ou a cada saque com o VTM no exterior tambem incide IOF?

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
Concordo 100% com você, na verdade eu já vinha discutindo este mesmo assunto com o "mochileiro_campogrande" em outro tópico, tentando explicar que a economia que se consegue comprando tudo no paralelo em dinheiro é pequena, e que geralmente não paga o stress e a preocupação de ser assaltado, perder o dinheiro, etc...

Como vi que a discussão reiniciou em outro tópico, e lembrei que eu tinha feito esta planilha, resolvi atualizar ela com os valores de hoje e postar ela para que possa fazer as contas e decidir por si só se vale a pena o stress e risco.

Só complementado o que você comentou a respeito do cambio nos bancos, eles costumam ter cotações menores, mas geralmente exigem compra de no mínimo 2.000 ou 3.000 Euros e cobram uma taxa de serviço que na maioria das vezes acaba anulando o ganho da cotação menor para valores abaixo de 2.000 Euros, ou seja, para valores pequenos de até uns 2 ou 3 mil, no final das contas acaba dando tudo na mesmo em termos financeiros.

Exatamente adriano, a taxa bancaria acaba anulando mesmo o ganho da cotação, então não é lucro para os mochileiros.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Excelente "aula" do Adriano.

Só acrescentaria que nunca é demais levar mais algum cartão internacional. Vale o ditado: "Quem tem 2 tem 1, e quem tem 1 não tem nada". E sobre despesas eu também diria que a gente tenta baratear as despesas de viagens, mas elas existem e são muitas.

Mais vale a diversão, a tranquilidade que sobrar algum troco. E lembrar que todo serviço é remunerado, seja ele a praticidade do cartão, ou a agilidade do dinheiro em espécie. Cada coisa tem seu preço, e será inevitável fugir de algumas contas.

Boa viagem e divirta-se!

Link para o comentário
  • Membros

continuando a série de perguntas e respostas...hihihii...

ps... vcs devem pensar: caramba que garoto chato, perguntas e mais perguntas intermináveis.... ::tchann::::hahaha:::mrgreen:

1) O VTM funciona como cartão de débito? ou seja, sem sacar dinheiro é possível usa-lo como cartão de débito em pagamentos diversos na europa?

2) No caso acima ser verdadeiro, a mesma regra de taxa de saque é o mesmo para utilização como cartão de débito, ou seja, para cada utilização como cartão de débito é cobrado uma taxa de 2,5 euros?

3) Há algum site que eu possa me basear de quanto no maximo eu posso tirar em euros em um caixa ATM?

4) Na holanda, quais lugares existem estes caixas ATM para retirada de moeda corrente com o VTM?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sem ser muito específico irei te responder, mas acho bom uma leitura nos sites sobre o VTM pra respostas mais exatas.

1) Uma analogia do VTM é o cartão prepago dos celulares, enquanto tiver dinheiro faça tudo à vontade, compras, saques, etc. Todo o dinheiro gasto será debitado do valor carregado nele. Para débito em sua conta use um cartão de débito internacional

2) Para saque existe uma taxa da VISA, o valor exato está nos sites.

O site da VISA deve te informar os valores máximos de saque e localização, mas pra te tranquilizar - nós aqui procuramos os cx eletrônicos do nosso banco para saques, lá fora vc vai procurar os cx eletrônicos da bandeira (VISA no caso do VTM) então vc pode sacar em qualquer ATM com a bandeira VISA, o que aumenta bastante os locais de saque.

Link para o comentário
  • Membros
Sem ser muito específico irei te responder, mas acho bom uma leitura nos sites sobre o VTM pra respostas mais exatas.

1) Uma analogia do VTM é o cartão prepago dos celulares, enquanto tiver dinheiro faça tudo à vontade, compras, saques, etc. Todo o dinheiro gasto será debitado do valor carregado nele. Para débito em sua conta use um cartão de débito internacional

2) Para saque existe uma taxa da VISA, o valor exato está nos sites.

O site da VISA deve te informar os valores máximos de saque e localização, mas pra te tranquilizar - nós aqui procuramos os cx eletrônicos do nosso banco para saques, lá fora vc vai procurar os cx eletrônicos da bandeira (VISA no caso do VTM) então vc pode sacar em qualquer ATM com a bandeira VISA, o que aumenta bastante os locais de saque.

grato por responder, na Confidence, há dois tipos de VTM: Visa e Mastercard, qual optar? talvez o Mastercard seja melhor, pelos comentarios que se le por aqui

outra situação que me orientaram foi que o VTM pode ser usado como cartão de debito (no exterior é chamado de crédito, o que segundo eles é a mesma coisa, não obtendo assim qualquer acrescimo de custo). Isto é verdade ou mentira? o que é melhor no exterior: usa-lo como débito ou sacar dinheiro em um caixa ATM?

Outro serviço que me forneceram é um VTM "reserva" (tem-se outro nome, mas esqueci agora), pois se perdesse este "reserva", poderia se usar o "titular" guardado, ate a chegada do novo cartão. Isto é válido ou não pegar este serviço?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...