Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Rogerio,

Só alguns detalhes que você pode não ter visto, sacando com o Ourocard, fora o câmbio, e fora o IOF, você ainda paga a taxa de saque que deve ser 2,5 dólares / euros (não sei se na Inglaterra cobra em Libras), mais 3,5% sobre o valor sacado, que o BB tira para ele.

Assim, o IOF do saque é dos menores problemas. Isso no caso de cartão de conta, no meu cartão de crédito para sacar não tem essas taxas, mas pago 17 reais por qualquer saque.

E pode ter certeza que quando fecharem a fatura vão recular a taxa de câmbio, para as perdas até o dia de pagamento! =)

• Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Salve Bruno,

O que relatei é o que está no extrato. Só houve a cobrança de IOF, nada disso de 3,5%. Apenas um ágio no câmbio. É claro que vão ajustar o câmbio para o dia do pagamento, mas isso pode ser para mais ou para menos.

Acho que o IOF de 6,38% é que seria o problema, e, contrário ao que se diz, não foi cobrada no cartão de crédito. Quanto à taxa de saque (embutida já) pode ser diluída em se fazendo saques de valor alto.

Um abraço.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Eu acabei optando por levar 60% em dinheiro em espécie e 40% no cartão Visa travel money. O dinheiro ia comigo para todo lado, na minha super doleira. Até pra tomar banho eu levava ele comigo. Não dê bobeira largando o dinheiro na mala ou até mesmo no locker do quarto. Vai que num descuido você deixa o locker sem cadeado ou mal fechado?

As vantagens e desvantagens de cada um deles:

VTM: A vantagem do Visa Travel Money é que você não fica andando com um monte de dinheiro, correndo risco de ser assaltado ou furtado. Isso é bom pra quem usa transporte público e se hospeda em albergue, dividindo o quarto com pessoas desconhecidas.

O VTM é uma espécie de “conta” onde você coloca seu dinheiro e vai usando como se fosse um cartão de débito sem pagar nada por isso. Outro benefício do VTM é que ele é aceito em vários lugares, e eu pelo menos não tive problema com isso. Ele é como um cartão de débito que você pode fazer compras ou sacar e, além disso, tem como controlar o saldo pela internet pra saber quanto ainda tem disponível e quanto já foi gasto.

Se você for para algum outro país que não aceita a moeda do seu VTM (ex.: suíça/franco suiço) você vai sofrer uma conversão na hora do saque/compra e também perde um pouquinho de dinheiro, como em qualquer conversão.

A desvantagem é que quando você vai sacar o dinheiro no caixa eletrônico você acaba pagando uma taxa. Ou seja, você perde na conversão de real para euro e ainda perde esse valor da taxa cada vez que vai sacar. Outra desvantagem é que você pode ficar hospedado em um bairro que não tenham muitos caixas eletrônicos e no momento em que você estiver precisando pode correr o risco de não conseguir sacar.

A taxa para sacar com VTM na Europa, da ultima vez que eu fui (maio de 2012) foi de €$2,50. Ou seja, cada vez que for sacar dinheiro não pegue de pouquinho em pouquinho para não ter que pagar essa taxa várias vezes, saque grandes quantias (ex: dinheiro para a semana).

DINHEIRO: A vantagem de levar dinheiro é que você não paga nenhuma taxa. A desvantagem é que se você comprar o euro a R$ 2,50 num dia e na semana seguinte ele estiver R$ 2,37 não adianta chorar e nem espernear. É claro que andar com dinheiro é sempre menos seguro do que se andar com um cartão, mas do jeito que eu sou posso até acabar perdendo o cartão!

Bjos e espero ter ajudado!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Galera, boa tarde!

Estou com uma grande dúvida em relação ao dinheiro que vou levar na minha primeira viagem internacional. Eu vou para o Canadá dia 15 de setembro, e não sei se levo o VTM ou se faço saques com o meu cartão de débito.

Eu sou correntista do Banco Bradesco, liguei para o fone fácil inúmeras vezes para saber quais as taxas que serão cobradas para a realização desta operação, a única taxa que eles sabem me informar, é a taxa cobrada pelo banco de R$ 7,90. Alguém neste grupo já utilizou o cartão de débito do Banco Bradesco sabe se tem mais alguma taxa, tipo IOF ou algo do tipo?

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal, não sei se podem me ajudar, mas é o seguinte: Viajo pra índia dia 24/10, fazendo conexão por londres, e depois volto pra londres dia 24/11 e fico até 03/11. Mas estou muitíssimo confusa em relação à forma como devo levar dinheiro. Eu passando pela imigração em londres tenho que ter muito dinheiro em espécie? Porque só se saca rúpias na índia.....

E o pior, o Banco do Brasil tá de greve e não tem como pedir nada!

Seria melhor levar um pouco de libras do Brasil e deixar pra usar em londres, cartão de débito habilitado e de crédito? E o VTM, compensa na Inglaterra?

Muito obrigada! to ficando crazy aqui mermããão :roll:

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá, mochileiros e mochileiras! Este tópico ajudou-me muito. Excelente! ::otemo:: Vou para África do Sul agora em Outubro e tenho ainda algumas dúvidas:

1) Sou correntista no HSBC. O cartão Visa Electron HSBC é aceito na África do Sul? Alguém já usou por lá? Compensa? É a opção mais barata de todas mesmo?

2) Existe algum limite (valor por dia/semana/mês) para uso do Visa Electron no exterior?

3) Vou levar dinheiro também, um pouco em Rands e talvez um pouco em Dólar Americano ou Euro ou Libra. O que seria melhor para este destino?

4) Aqui no Brasil, existe algum banco ou casa de câmbio em especial que oferece boa taxa de conversão de Reais para Rands?

Para ter uma opção a mais (backup plan), eu adquiri um Visa Travel Money e o carreguei com o valor mínimo em Rands (moeda local). O câmbio na Confidence foi absurdamente caro, um roubo. As únicas vantagens do VTM são a praticidade e a segurança mesmo. Já ouvi dizer que o Traveller Check está em desuso, mas talvez eu use um pouco, por segurança, só para ter mais uma opção. Acho que estou cometendo excessos! ::lol4::

• Membros
Postado

Fábio, boa tarde! Infelizmente, eu não estou na praia, e sim preso no trabalho! Mas sempre arranjo um tempinho de fugir e entrar no Mochileiro para colaborar em alguns tópicos!

Mas sobre sua pergunta, eu não acho uma boa idéia você levar Rands aqui do Brasil. Por mais que você procure, não vai achar uma casa de câmbio com uma boa cotação. Se for levar algum valor em espécie, leve em dólares. Mas tente não levar um valor muito alto em dinheiro, apenas o necessário para alguma emergência.

Eu prefiro focar a maior parte das minhas despesas no cartão de débito, efetuando saques diretamente da minha conta corrente do Brasil. Com isso, você consegue a moeda local de uma forma mais fácil, prática e até mesmo mais econômica. Assim que você chegar ao aeroporto, procure um caixa automático e saque o máximo valor permitido pela máquina. Assim, você reduz o peso da taxa cobrada pelo seu banco (no meu caso, o Itaú me cobra 9 reais por saque, independente do valor sacado). Só não esqueça de conferir a taxa cobrada pelo seu banco (compare com outros, se você tiver mais de uma conta) e de liberar a função "saques no exterior" do seu cartão. Isso é fundamental para evitar surpresas. Se você tiver mais de um cartão, libere todos eles, assim você fica com um back-up para eventuais surpresas.

Você pode usar o seu cartão de débito para fazer compras, com a vantagem de não pagar taxas. Mas isso só funciona comigo às vezes - tem algumas ocasiões em que não consigo comprar no débito (a operação não é aprovada, não sei o porquê), e acabo tendo que pagar em dinheiro mesmo.

Além dos cartões de débito e de um certo montante em dinheiro, eu gosto também de levar um cartão de crédito, para emergências. Apesar de não usá-lo muito (o IOF prejudica bastante), é sempre bom ter alguma opção em mãos apenas para o caso de precisar.

O VTM também é uma alternativa, mas a taxa de emissão cobrada pelos bancos ou casas de câmbio, e as taxas nem sempre tão atrativas, prejudicam um pouco. Mas pode servir também como uma opção de back-up. Eu, pessoalmente, não tenho usado essa modalidade, mas já usei em uma viagem que fiz uns anos atrás e ocorreu tudo bem.

Cheques de viagem realmente estão entrando em desuso. E não acho que valha a pena levá-los. Se for apenas pela segurança, é mais fácil usar o cartão de débito mesmo ou o VTM.

Bom, espero ter ajudado um pouco! E, qualquer outra dúvida, é só escrever!

Abraços,

Luiz

• Membros
Postado

Oi, Luiz.

Agradeço-te pela boa resposta. Eu fico mais seguro ouvindo de alguém que já passou pela experiência. Se não me engano, tem um post seu sobre a África do Sul que eu gostei bastante. Acho que é seu. (rs-rs) Eu li há um tempo já. Vou fazer isso. Espero conseguir usar bastante o cartão de débito, pagando direto pela maquininha, sem precisar sacar. É, já me falaram que não vale a pena levar traveller checks pela inconveniência de ter de andar com eles, trocá-los em locais próprios e tal. Já descartei essa possibilidade. Não quero ter muita preocupação com isso. Espero chegar logo lá e poder ajudar o pessoal aqui que tem dúvidas e quer ir para lá também. Essa troca de informações é de vital importância para mantermos esse fórum. Muito agradecido. ::otemo::

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...