Membros carolxs Postado Março 10, 2011 Membros Postado Março 10, 2011 Por gentileza, me ajudem a entender as perdas com o VTM. Farei uma viagem ao Japão com uma parada de 10 dias na Noruega e Islândia antes de voltar ao Brasil. Ou seja, não usarei dólares nem euros em nenhum dos destinos Eu pedi à Confidence Câmbio para me passar a cotação de hoje para o VTM e ele me passou a cotação de R$2,45 + 0,38% IOF. A taxa de conversão é 5% na hora de carregar em euros e mais 5% na hora de comprar em ienes no Japão. Com o acréscimo do IOF a perda total fica por volta de 11%, certo? Então se eu carregar com 2000 euros na verdade só usarei 1780 euros? É melhor mesmo levar dinheiro em papel, não é? Alguém sabe se há como usar cartão de débito de banco brasileiro no Japão? Obrigada!
Membros Traps Postado Abril 6, 2011 Membros Postado Abril 6, 2011 O IOF será cobrado cobrado por qq transação (reserva hotel, passagens) ou somente em compras de produtos no exterior ? pq fiz minhas reservas de passagens e hotel tudo pelo cartão de credito e agora que caiu a ficha ...
Colaboradores danielpiaui Postado Abril 6, 2011 Colaboradores Postado Abril 6, 2011 Colega, o imposto vai incidir sobre tudo aquilo que for "processado" na sua fatura a partir do dia 22 de abril, ou seja, se o fechamento da sua fatura for após esse dia, tudo que seja passado no exterior (sites de lá, passagens de trem no exterior, hostel) incidirá o novo tributo, mas fique tranquilo que não vai pesar em nada, pois o dólar nunca esteve tão baixo, agora alguns sites de fora tem "base" no brasil, por exemplo comprei minhas passagens na Iberia que é espanhola, mas foi processada tudo em reais, eles tem filial aqui.
Membros Traps Postado Abril 7, 2011 Membros Postado Abril 7, 2011 Colega, o imposto vai incidir sobre tudo aquilo que for "processado" na sua fatura a partir do dia 22 de abril, ou seja, se o fechamento da sua fatura for após esse dia, tudo que seja passado no exterior (sites de lá, passagens de trem no exterior, hostel) incidirá o novo tributo, mas fique tranquilo que não vai pesar em nada, pois o dólar nunca esteve tão baixo, agora alguns sites de fora tem "base" no brasil, por exemplo comprei minhas passagens na Iberia que é espanhola, mas foi processada tudo em reais, eles tem filial aqui. podecre Daniel ... obrigado ...
Membros amocjc Postado Maio 5, 2011 Membros Postado Maio 5, 2011 Pessoal, vou viajar para 6 paises diferentes em julho (Noruega, Suecia, Dinamarca, Alemanha, Polonia e Franca) sendo 5 moedas diferentes. O que devo fazer? Comprar tudo em euro e ir trocando em cada pais que erei ir? Comprar um pouco de cada moeda? Usar aquele cartao de debito que vc carrega? Qual dessas opcoes eu perco menos dinheiro em taxas? obrigado
Membros untamed Postado Maio 10, 2011 Membros Postado Maio 10, 2011 Pessoal, vou viajar para 6 paises diferentes em julho (Noruega, Suecia, Dinamarca, Alemanha, Polonia e Franca) sendo 5 moedas diferentes. O que devo fazer?Comprar tudo em euro e ir trocando em cada pais que erei ir? Comprar um pouco de cada moeda? Usar aquele cartao de debito que vc carrega? Qual dessas opcoes eu perco menos dinheiro em taxas? obrigado Na minha opinião a melhor opção ainda é o saque internacional com o cartão de débito, mesmo apesar das taxas cobradas e do IOF. O fato da taxa do câmbio utilizada ser o comercial é uma grande vantagem, mas o que desequilibra mesmo é a praticidade de se entrar em qualquer caixa e sair com o dinheiro local, sem se preocupar com achar um local para a troca, conferir a taxa de cambio, a segurança do local, etc. Isso sem falar que você não vai precisar andar com muito dinheiro escondido, o que é um problema. O importante é efetuar saques altos (saque sempre o máximo que o caixa permitir) para diminuir o valor relativo das taxas. No meu banco, por exemplo, eu pago aproximadamente 9 reais por saque, mas retiro sempre o valor máximo - algo próximo a 250 dólares. Assim, o valor das taxas fica relativamente menor, algo como 2 a 3%, facilmente compensado pela diferença no câmbio. Eu compro o máximo possível usando o cartão de crédito (prático, e ainda ganho milhas) e, quando não é possível, utilizo o dinheiro que saquei - tentando reduzir o gasto em dinheiro vivo. Mas, por garantia, carrego sempre algum dinheiro vivo em dólares (200 ou 300 dólares), para uma eventual emergência. Abraços, Luiz Fernando
Membros untamed Postado Maio 10, 2011 Membros Postado Maio 10, 2011 O IOF será cobrado cobrado por qq transação (reserva hotel, passagens) ou somente em compras de produtos no exterior ? pq fiz minhas reservas de passagens e hotel tudo pelo cartão de credito e agora que caiu a ficha ... O IOF incide sobre qualquer compra que você fizer no cartão de crédito em moeda estrangeira, mesmo que seja pela internet. Sobre a passagem eu acredito que não irá incidir, pois as principais empresas aéreas tem representação comercial no país, portanto o gasto seria local. Quanto a reserva de hotéis, acho que incidiria sim. Abraços, Luiz Fernando
Membros vmesquita Postado Maio 10, 2011 Membros Postado Maio 10, 2011 Pessoal, Quanto ao saque usando cartão de débito, atentem para o fato que nem todos os bancos usam uma cotação proxima do dolar comercial. Tem uma reportagem interessante sobre isso neste link.
Membros untamed Postado Maio 10, 2011 Membros Postado Maio 10, 2011 Pessoal, Quanto ao saque usando cartão de débito, atentem para o fato que nem todos os bancos usam uma cotação proxima do dolar comercial. Tem uma reportagem interessante sobre isso neste link. Excelente artigo! Trata do assunto com profundidade mas de forma simples. Os exemplos ilustrativos ajudam mesmo na comparação e as tarifas apontadas nos exemplos estão de acordo com o que me cobraram em minha ultima viagem.
Membros untamed Postado Maio 11, 2011 Membros Postado Maio 11, 2011 Dica aos viajantes: como levar o seu dinheiro em uma viagem - e economizar um pouco! - por Luiz Fernando Niquet Sempre me perguntam como faço para levar o dinheiro em uma viagem: compro dólares? Levo uma quantidade em moeda do país de destino? Compro cheques de viagem ou o cartão Visa Travel Money? Na verdade, eu já experimentei todas essas opções. Atualmente, prefiro não me preocupar com isso. A opção mais prática, fácil e até mesmo mais econômica é simplesmente sacar o dinheiro com o meu cartão de débito. Isso mesmo! Exatamente como no Brasil! Chegando ao país de destino, a primeira coisa que faço é me dirigir a um caixa eletrônico, onde retiro um montante em moeda local. E não preciso mais me preocupar em pagar aquela corrida de taxi com dólares ou ir atrás de uma casa de câmbio no aeroporto, onde certamente não farei um bom negócio. Mas para aproveitar bem os saques no exterior, temos que nos preocupar com alguns detalhes. Antes de viajar, procure a sua agência ou entre no site do banco e libere a função “saques no exterior” no seu cartão de débito. Atenção: é no débito mesmo, não é no cartão de crédito! Se você efetuar saques no crédito, terá que pagar aqueles juros exorbitantes. No débito, não há essa cobrança! Aproveite e confira as taxas cobradas pelo seu banco para essa transação. As taxas variam muito em relação a cada banco, então vale a pena ficar de olho! No meu caso, eu utilizo meus cartões do Itaú e do Bradesco. O Itaú cobra nove reais a cada saque, o Bradesco, um valor fixo de US 2,50 somado a um percentual de 2,42% do valor sacado. Na única vez em que utilizei meu cartão do Bradesco, a tarifa ficou em de R$ 15,87. O Banco do Brasil informa em seu site uma cobrança semelhante à praticada pelo Bradesco, enquanto no Santander a tarifa é de R$ 13,50. Além das tarifas, as taxas de câmbio também variam de banco a banco. Então, confira com a sua agência e compare! Como as tarifas são fixas, pelo menos em parte, vale sacar o máximo possível de cada vez. Sendo assim, preste atenção ao valor máximo permitido para saque em cada país, e sempre retire nesse montante. Você economiza nas tarifas e ainda reduz suas idas ao caixa automático. Além da praticidade, outros fatores influenciam na escolha pelo saque internacional em detrimento às demais opções. Uma delas é a cobrança do IOF. Por motivos além da compreensão humana, a cobrança do IOF para saques internacionais é distinta do percentual aplicável às compras com o cartão de crédito. Ao efetuarmos um saque no cartão de débito, o IOF aplicável é de 0,38%. Em uma compra com o cartão de crédito, o valor é de 6,38%! Isso, com certeza fará uma diferença no valor final, mesmo considerando a tarifa aplicada para saques. Outras opções Se você ainda pensa em levar cheques de viagem, os famosos Traveller’s Checks, esqueça! Nos últimos anos, caíram em desuso, principalmente com a popularização dos cartões de débito e crédito. Atualmente não são nem um pouco práticos, além de financeiramente desvantajosos. É claro que há a questão da segurança, mas não compensa a burocracia de ter que procurar um local para trocá-los, especialmente em cidades pequenas, e as taxas que serão cobradas assim que você encontrar uma casa de câmbio disposta à recebê-los. Os cartões pré-pagos, como o Visa Travel Money, são outra possível opção. Porém utilizam a taxa de câmbio do dólar turismo, que é menos vantajosa do que as taxas utilizadas nos saques internacionais e nas compras com cartões de crédito. Mas são seguros, práticos e permitem a compra na função débito, sem o pagamento de taxas. Para os saques, entretanto, há cobrança de uma taxa de U$ 2,50 a cada operação. Levar dólares ou euros em espécie é a opção mais comum dos viajantes. Entretanto, temos que considerar alguns aspectos, sendo o principal deles o risco de viajar com um montante elevado escondido junto ao corpo. Em alguns países, isso pode ser crítico! Além disso, a taxa de câmbio praticada na compra do papel moeda é a mais prejudicial ao turista, tornando esta uma opção desvantajosa do ponto de vista financeiro. Ah, e ter que localizar casas de câmbio, comparando as taxas utilizadas não é nada prático! Comprar a moeda do país de destino no Brasil é um péssimo negócio! Dependendo do país a ser visitado é bastante difícil localizar alguma agência de câmbio que disponibilize a moeda desejada. E, mesmo encontrando uma, a taxa de câmbio utilizada provavelmente será muito desvantajosa! Se quiser levar dinheiro em espécie, prefira levar dólares ou euros, mesmo tendo que efetuar o câmbio duas vezes. Diversifique! Levando-se em conta as vantagens e desvantagens de cada operação e tentando minimizar o risco de alguma coisa sair errada, a melhor opção é diversificar. Normalmente, levo um montante em dinheiro vivo, para emergências. Algo como U$200 ou U$300, dependendo do destino e por quanto tempo você viajará. Utilizo os saques internacionais como método principal para obter moeda local, mas levo sempre dois cartões de crédito de reserva para eventuais necessidades e compras maiores.
Posts Recomendados