Ir para conteúdo

Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Visitante gabrielfg

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Vou contribuir com minha experiencia da ultima viagem.

Como tinha desconto de tarifa e uma boa taxa de cambio , peguei quase 100% do que precisava em espécie, coloquei 90% na doleira, outros 10% divididos entre eu e minha esposa.

Chegavamos no hotel ia tudo para o cofre, e novamente tiravamos o que iamos usar no dia divididos entre 2/3 na doleira , 1/3 na carteira comigo, 1/3 com ela.

Normalmente era 100 Euros "escondidos" mais 50 em cada carteira.

Quando iamos a outra cidade mesmo esquema, tudo na doleira e direto para o cofre, tambem andavamos com 4 cartoes de crédito. Sei dos riscos, mas pesei também o incomodo de precisar trocar dinheiro ou sacar no exterior.

So usei o cartão de crédito para alugar carro, conseguimos ainda voltar com dinheiro e trocamos novamente no cambio em Brasilia.

• 2 semanas depois...
  • Respostas 449
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Conclusões e dados que obtive apos bastante pesquisa.

Cartao Banco do Brasil

Para Saque:

2,50$ (dolares) + 3,5 % em cima do valor do saque (em dolares) - Se o Pais em que vc estiver não possuir o Dolar como moeda local ele converte o valor do saque pra dolar, tira esses 3,5% e dps converte para a moeda local.

Dá pra sacar em qq rede que tiver a bandeira Plus.

Compras débito:

3,5% em cima do valor da compra (calculado em cima do dolar tb)

telefone do bb

40040001

---------------------------------------

VTM (Visa Travel Money)

Saque:

2,50 $ + 2,5 a 3,75% do valor em dolar

Compras Débito:

ATENÇÃO!

Não tem custo para paises em que a moeda local é a mesma que o cartao foi regarregado!!!

Se vc carregar seu cartão com dolares e for comprar no debito na America do Sul, vai ser cobrado 3,5% do valor da transação!!

O "contra" é q vc perde qnd cambia seu dinheiro do Real p Dolar, já q o cartão é carregado em dolar ou Euro

telefone do vtm 4003-7666

-----------------------------------------------------------------------------------

Banco Itau

Para saque:

Taxa unica de R$9,00 + Iof ( 0,38%)

Para debito:

Só é cobrado o Iof.

---------------------------------------------

Até agora pra mim a melhor opcao está sendo o Itau.

Mas vou acabar optando por levar a maior parte da quantia em especie mesmo.

Achei q o VTM era a melhor opcao por não cobrar para debito, entao ia concentrar todas minhas despesas em pagamentos em debito e andar em especie somente para gastos que não fossem com o debito.

Mas como falei isso é só para paises que a moeda local é o Dolar, como vou pra america do sul, nao vou perder 3,5% em cada transação. Prefiro ficar com o Iof do Itau (0,38%) ou entao levar tudo em especie msm...

Me corrijão se falei algo errado...

Um abraco

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Eu li e re-li esse tópico mas ainda estou em dúvida..

Vou p/ Argentina pro um curtissímo período de tempo(5 dias,mas levando em conta que eu chego de noite e volto de manhã vão ser só 3 dias aproveitados msmo),eu queria saber se é viável ir somente com dinheiro vivo e cartão de crédito/débito internacional(o do santander msmo,não o visa travel money),ou é melhor ter essas outras maneiras de levar dinheiro para não acontecer nenhum problema?

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado (editado)

Pessoal,

Estava pesquisando sobre este assunto, e achei um post na Comunidade do Orkut "Mochileiros na América do Sul" muito útil, que gostaria de transcrever abaixo:

Para quem tem dúvidas sobre que moeda levar!!!

Acho que todos os mochileiros já se perguntaram:

Levo dólar, real, moeda do país, troco lá, troco aqui no Brasil ???

Pois é, eu também já tive essa dúvida e, por isso, fiz um trabalho minucioso de pesquisa para saber qual seria a melhor opção...pesquisei na internet e fui a cada agencia bancária (dos principais bancos do Brasil) para perguntar sobre as tarifas.

Além da conclusão da pesquisa vou sanar as principais dúvidas e mitos financeiros.

Obs.: Os resultados servem para os países que visitei (Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai) mas acredito que podem se aplicar a outros da Am. do Sul também...para outros continentes acredito que as coisas mudam.

Abaixo estão as opções possíveis:

Opção #1: Levar dólar comprado do BR e lá fora comprar moeda local.

Desta maneira você perde duas vezes: Quando você troca o real para o dólar a casa de câmbio tira o lucro dela, e lá você troca novamente pela moeda local, e mais uma vez a casa de câmbio tira o lucro dela.

Opção #2: Levar Real e trocar lá.

Nossa moeda não é bem aceita em outros países ou cidades, exceto em Buenos Aires onde a procura é muita, logo, eles pagam bem por ela, mas se for para o interior da Argentina eles pagam super mal.

Opção #3: Levar Travelers Checks

Não são fáceis de serem trocados como nos EUA e na Europa e a casa de câmbio cobra uma porcentagem significativa na troca (não me recordo de quanto era a porcentagem).

Opção #4: Fazer um Cartão Visa Travel Money.

Uma das opções mais caras é esta. Para quem não conhece o cartão, ele funciona como um cartão de débito: você deposita um valor X nele e lá fora você saca em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa. Ela é a mais cara porque quando vc deposita no cartão vc paga valor de dólar comercial (o mais barato) e ao sacar, vc saca como comercial ( o mais caro)...complicado não é...vou colocar exemplo:

Exemplo:

Dólar Turismo: R$ 2,00 - Dólar Comercial: R$ 1,85

Se você depositar R$ 1000,00 terá disponível (1000,00 / 1,85) = US$ 540

Na hora de sacar, se quiser sacar os US$ 540 que você depositou, não será possível, pois ao sacar US$ 540,00, o cambio é turismo, logo, vai dar (540,00 x 2,00) = R$ 1080,00.

Ou seja, em 500 dólares vc perdeu R$ 80,00 e ainda tem a taxa por saque que é de US$ 5,00 (5* 2,00 = 10,00), Total da perda: R$ 90,00 em US$ 500,00 de saque.

E o que poucas pessoas sabem é que o seu banco, não importa o banco, permite que vc faça saque diretamente da sua conta no exterior em qualquer agencia bancária de qualquer banco, e o melhor, com taxas bem melhores!!!

Opção #5: Comprar tudo no cartão de crédito e gastar o mínimo em dinheiro

É uma das melhores opções, porém não é a melhor. Quando vc compra no cartão de crédito a cotação utilizada pelo cartão é sempre comercial (ou seja, o dólar mais barato), é melhor do que você gastar o seus dólares em espécie que foram trocados a valor de turismo (o mais caro) em alguma casa de câmbio.

Ao utilizar-se desta opção é necessário ter controle dos gastos para não ter um enfarto quando chegar a fatura do cartão.

É necessário também rezar para que o dólar não dispare pois se vc gastou US$ 1000,00 ao valor de R$ 1,70 , você pagará R$ 1700,00...porém se ele dispara e ao chegar sua fatura ele sobe para R$ 2.60...vc tá fudido!!! Kkkkkkkkkk

Opção #6: Sacar dinheiro direto da sua conta em moeda do país onde se está com o seu cartão de banco brasileiro.

Após todos os estudos concluí que esta é a melhor e mais segura opção!!!

Pouco sabem, mas é possível sacar dinheiro de qualquer banco do Brasil em qualquer caixa eletrônico no exterior...

É isso mesmo...se eu estiver no Peru, eu posso ir na agencia de qualquer banco e inserir meu cartão...digitar a senha e sacar da minha conta bancária no Brasil, e o caixa ainda te dá a opção de sacar em moeda local ou dólares.

Desta maneira você ainda fica livre de receber notas falsas.

Para realizar esta operação vá até sua agencia bancária e pergunte sobre as taxas para realizar saques no exterior....os valores variam muito de banco para banco...as melhores taxas que encontrei foram do Banco do Brasil.

Após verificar as taxas é necessário ir ao atendimento do banco e desbloquear seu cartão para saques no exterior...aí o funcionário irá te perguntar para quais países você irá e quanto tempo ficará por lá (por questão de segurança).

Outra vantagem desta opção é que vc saca com taxa de dólar comercial e não turismo!!!

Os valores das taxas do Banco do Brasil eram, em janeiro de 2009 (favor verificar pois isso pode mudar, nunca se sabe) US$ 2,50 por saque e mais 2,5% do valor do saque.

Veja como é mais vantajoso:

Utilizando a cotação de hoje (31/08/2009), o dólar comercial está R$ 1,87 e o turismo está R$ 2,00.

Se eu estou no Peru e vou sacar US$ 100,00 (em moeda local ou em dólar mesmo) eu pagaria : 100,00 * 1,87 + 4,67 ( 2,5 US$) + 4,67 ( 2,5% do valor do saque) = R$ 196,34

Se ao invés desta opção eu resolvo comprar dólar no Brasil e levar eu pagarei:

100,00 * 2,00 = R$ 200,00

A diferença é pouca, porém com a primeira opção eu não corro o risco de levar todo o meu dinheiro na mochila!!!

Se caso eu opte por fazer Visa Travel Money eu pagaria:

100 * 2,00 + 10,00 (US$ 5,00 por saque) = 210,00...fora o que eu já perdi por ter comprado em turismo e sacado em comercial como foi explicado na opção #4.

Dicas que são verdadeiras e devemos ficar atentos:

1ª – Os boliviano e peruanos não aceitam notas de dólares se elas estiverem dobradas ao meio...me advertiram sobre isso, eu pensei que fosse exageiro, ma não era...se estiver um rabisquinho, uma dobrinha, um rasgadinho visto só em microscópio... eles não aceitam.

2º - Os taxistas argentinos trocam seu dinheiro por notas falsas. Se você for pagar uma corrida de 10 pesos com uma nota de 50 eles trocam sua nota de 50 e dizem que ela é falsa...muita gente já caiu nessa...inclusive eu...portanto procure dar o dindin trocado, ou marque a nota com algum sinal de caneta.

3º - Trocar dinheiro na fronteira dos países é furada...um absurdo de caro...depois que vc entra no país de destino vc vai até uma casa de cambio e troca por um valor bem mais vantajoso.

4º - A maioria dos estabelecimentos aceitam dólar...o taxista, a padaria, a lanchonete e etc...só não se pode pagar com dólar as passagens de ônibus circular, entradas de alguns parques...

5º - Ao chegar ao destino da viagem (se você for de avião) troque no aeroporto somente o necessário para chegar até o seu hostel e para ir a uma casa de câmbio na cidade...os valores dos câmbios nos aeroportos também são péssimos.

6º - Tenha sempre em mãos uns US$ 100,00, pois há cidades pequenas em que não existem bancos ou que os caixas eletrônicos não funcionam e se vc não tiver essa reserva ficará sem dindin, isso aconteceu comigo e com todos os turistas que estavam em San Pedro de Atracama (Chile). Só havia dois caixas eletrônicos na cidade e eles pararam de funcionar.

7º - Leve cartão de crédito internacional como reserva...se vc ver que a grana ficou curta, você começa a usar ele...

8º - Lembre-se de avisar a administradora do seu cartão que vc vai para o exterior...pois acontece de eles bloquearem seu cartão por medida de segurança...isso também acontece dentro do Brasil...uma vez eu estava no aeroporto de SP e comprei uns chocolates no cartão...depois...assim que cheguei no ES fui abastecer o carro e meu cartão foi bloqueado pois a administradora pensou: Como esse cara pode ter passado esse cartão em SP 1h atrás e agora já o passou no ES...detalhe que bloquaram o da minha mãe também....mas se acontecer é só ligar que eles desbloqueiam num minuto.

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=26536260&tid=5376064032558912534&kw=VTM&na=4&nst=1&nid=26536260-5376064032558912534-5376176204123627833

Porém tem mais uma pegadinha: no caso do BB o cartão para funcionar precisa ser o de Bandeira Mastercard ou então um VISA electron, sem função crédito:

http://www.bb.com.br/portalbb/page83,116,9217,1,1,1,1.bb?codigoMenu=9087&codigoRet=7478&bread=6

O BB fornece um cartão com segunda bandeira gratuitamente.

Edit: É possível habilitar o uso internacional do cartão BB diretamente pelo internet Banking.

Este post também é muito interessante: http://www.viajenaviagem.com/2009/05/pros-x-contras-dolar-euro-peso-real-travelers-cartao-de-credito-saque-internacional-ou-visa-travel-money/

Conclusão que cheguei:

O melhor mesmo é diversificar:

+ levar o dinheiro já cambiado no Brasil do táxi/onibus do aeroporto e do hostel se este não aceitar cartão (pelo menos para 1 ou 2 noites, claro se for possível)

+ Reais ou dólares dependendo do destino (para Buenos Aires e Montevideo, meu próximo destino, servem Reais)

+ Cartão do Banco liberado para saques

+ Cartão de Crédito (que pode ser o mesmo que o do Banco)

+ VTM com o mínimo possível (USD 100). A grande vantagem do VTM é que, estando no exterior, você pode transferir dinheiro para ele através de uma agência de câmbio, além da reposição em 24h. As tarifas são caras mas em uma emergência é válido.

Edit: Entrei em contato com algumas agências de câmbio, não é possível transferir o dinheiro direto para o cartão VTM (alguns posts que li me deram essa idéia). Mas é possivel, estando no exterior, transferir do internet baking para um agência, que deposita no VTM pra você. Ainda assim me parece vantagem como reserva de emergência.

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

Eu prefiro levar dolar (pesquise bastante antes de comprar que tem cotações bem diferentes, dependendo do local que for comprar). Vou trocando a medida que vou precisando, tambem atento a cotação local, muitas vezes da uma boa diferença cotando em uns 3 ou 4 lugares.

Levo a grana dentro da calça (ou bermuda), mandei fazer um bolso interno de tecido (fechamento com velcro) nao faz volume e ninguem vai suspeitar. Money belt ta muiito manjado....

E tambem levo cartao de credito para emergencia. (informe a administradora do seu cartao os paises que ira visitar para evitar transtornos de um bloqueio indevido no cartão.)

Abrs

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal,

Espero não estar enganado, mas não achei nenhum tópico para discutir

especificamente sobre cartões e sobre a grana... principalmente, dúvidas centrais:

- quais cartões são melhor aceitos, de que bandeira, conversão para internacional

- faço o cambio na minha cidade, tem outro lugar melhor no meu destino, taxas de conversão

Enfim, q fique esse espaço para os mais experientes transmitirem as infos para os mais "novatos"

como eu...

minhas dúvidas:

tenho um cartão de crédito VISA(nacional) através do bradesco, e que está com akele CHIP

que agora vem, penso em converte-lo para internacional.

- pergunto, VISA passa fácil na américa do sul(bolivia, peru e chile)?

- esse negocio do CHIP é problema? os locais já estão adaptados?

- se alguém roubar meu cartão de crédito, que eu me lembre, não tendo minha assinatura

a empresa tem que me ressarcir não é mesmo? e com o CHIP fica mto mais seguro

pois tem senha...

porenquanto eh isso, desde já meu obrigado a todos...

João Neumann - Blumenau - SC

• Membros
Postado

Eu sempre levo em dois lugares:

1) Na carteira, uma quantidade pequena, mas o suficiente pro ladrão ficar feliz; (fora o cartão, claro)

2) O grosso levo dentro da meia que estou usando, no pé, dentro de um plastiquinho pra não rasgar. Se roubarem o calçado, deixam a meia; afinal, quem seria estúpido de querer roubar uma meia com chulé de um mochileiro?

^_~

• Colaboradores
Postado
Eu li e re-li esse tópico mas ainda estou em dúvida..

Vou p/ Argentina pro um curtissímo período de tempo(5 dias,mas levando em conta que eu chego de noite e volto de manhã vão ser só 3 dias aproveitados msmo),eu queria saber se é viável ir somente com dinheiro vivo e cartão de crédito/débito internacional(o do santander msmo,não o visa travel money),ou é melhor ter essas outras maneiras de levar dinheiro para não acontecer nenhum problema?

Olha, fiquei por la esse mesmo tempo. Levei dinheiro e o cartão só pra emergencia e deu tudo certo! No final, usei 1x o cartão pra comprar um sapato :roll:

Como vocês deixam o dinheiro no hotel/albergue?

Eu geralmente deixo escondido dentro da mala trancada, mas fico sempre com um pouco de medo. Vocês sugerem outra coisa? :|

• Colaboradores
Postado

Olha, fiquei por la esse mesmo tempo. Levei dinheiro e o cartão só pra emergencia e deu tudo certo! No final, usei 1x o cartão pra comprar um sapato :roll:

Como vocês deixam o dinheiro no hotel/albergue?

Eu geralmente deixo escondido dentro da mala trancada, mas fico sempre com um pouco de medo. Vocês sugerem outra coisa? :|

Carolina vc se arrisca dmais!

Jamais deixem sua grana na mochila-mala!!!! mantenha seu dinheiro sempre com vc!!! se mecherem nas suas malas vc ta perdida!!!! e eles o fazem com mais frequencia dq vc imagina! obvio q nao generalizo, tem lugares idoneos, mas no primeiro q nao for... vc dança!

agora comentando,

qndo fui eu pesquisei bastante, li, re-li, e tal, e o q comprovei!?

é q levar dolares em cash é sempre mais negocio, essa coisa de perder 2 vezes é relativo, pq principalmente na bolivia e peru vc raramente troca em casas de cambio ou bancos, o mais comum é trocar no hostal ou na rua mesmo. assim a cotaçao é boa - pq nao paga imposto, e nesses paises pra qm nao sabe, usar o cartao pra pagar é praticamente impossivel, pq eles tentam fazer vc pagar em cash, pra nao encarecer o valor, ja q o q a operadora do cartao cobra pela transaçao eles repassam pra vc! de 5 a 20%!!!!! mesmo com o vtm - q nao cobra por ela na teoria!

usar o VTM é uma boa pra emergencia, ja q a cotaçao nao é das piores e podem recarregar aq no brasil pra vc, vc so paga mesmo se usar ele pra saque, uma taxa de U$ 2.50 por saque e so! nada desse negocio de + alguma coisa! senao nao tem necessidade dele existir pq ai vc usa o credito internacional q compensa mais!

e outra coisa gente, vc realmente compra dolar pela taxa mais cara e vende pela mais baixa, independente se vc usa cash, cartao de credito internacional ou VTM, por isso qndo vc ve na tv ta escrito: "dolar comercial preço pra venda X, pra compra Y"

mas dependendo do lugar em q vc compra dolares vc nao perde tanto, e como o wesley falou pesquise em varias casas de cambio e bancos, mesmo os q vc nao é correntista, e pra esses pergunte se tem preço especial pra correntista - ai vc arruma um pra comprar pra vc! heheehhe

e tambem se eles tem um preço melhor pra compras acima de 1000 doletas, me deram essa dica aq e funcionou, e nao perdi tanto!

abraços!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...