Ir para conteúdo

BOTAS: quais comprar?

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Getúlio

Acho que a fama do Gore-Tex é mais pela durabilidade e garantia em calçados, roupas, chapéus, luvas, etc, de forma consistente do que respirabilidade dela ser melhor do que outras membranas em botas. O preço em si não é coisa do outro mundo, lembre-se daqueles cortes de tecido de nylon com gore-tex que eu comprei no EBay.

Sobre a garantia eu lembro do Leo RJ argumentando com o Fábio da Vento sobre a garantia da membrana deste fabricante ser apenas 90 dias enquanto as outras marcas não tem garantia tão curta. Pra mim foi um alerta.

Os produtos que eu tenho com gore-tex são botas, bonés, uma jaqueta e uma calça, tem durado e aguentado o uso, principalmente os calçados que são mais exigido.

Eu concordo com você sobre a real necessidade de membrans semi-permeáveis em calçados, tenho botas de couro hidrofugado à prova de água que funcionam tão bem quanto as GTX, a diferença é o peso, no meu caso.

Mas em vestimenta, por exemplo, ele é muito bom.

No caso da Vasque citado, a Breeze sem GTX é bem ventilada e acredito que se meter o pé na água ela vai deixar passar água, não é para esse tipo de situação. A outra com GTX, vai segurar o pé seco.

Em algumas situações de uso, no entanto, a temperatura ambiente e o suor do pé podem fazer uma bota com membrana molhar por dentro mais do que uma sem que seja bem ventilada.

Olá Trauco!

Concordo em parte com você, especialmente no que toca em tecidos com esta membrana para vestimentas, mas o foco do meu post foi o uso desta membrana em calçados mesmo (falamos aqui de botas), e continuo convicto sobre o que eu disse antes. Óbvio que não sou o "dono da verdade", é uma opinião pessoal, formada com base nas minhas experiências e observando as de pessoas próximas com os mais variados tipos de calçados para uso em esportes de aventura.

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Olá, pessoal! Sou "marinheira de primeira viagem" e queria pedir umas dicas de vocês.

Vou para Patagônia em fevereiro/14 (Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales e El Calafate), fazendo inclusive o Crucero Australis de Ushuaia a Punta Arenas. Ao reservar o cruzeiro, eles informaram a vestimenta exigida para embarque: bota de trekking ou excursão, jaqueta, calça e luva impermeáveis.

Sendo o tópico sobre botas, gostaria de pedir dicas sobre marcas confiáveis e onde comprar (moro em Salvador, provavelmente comprarei online) essas botas. Se ainda for possível dar dicas sobre os demais itens (jaqueta, calça e luva), agradeço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo em parte com você, especialmente no que toca em tecidos com esta membrana para vestimentas, mas o foco do meu post foi o uso desta membrana em calçados mesmo (falamos aqui de botas), e continuo convicto sobre o que eu disse antes. Óbvio que não sou o "dono da verdade", é uma opinião pessoal, formada com base nas minhas experiências e observando as de pessoas próximas com os mais variados tipos de calçados para uso em esportes de aventura.

Abraço!

Getúlio, eu continuo achando que a fama do GTX se fez pelo desempenho lá fora, onde o número de usuários é muito muito maior e muito mais variado do que o número de usuários daqui, onde a competição entre fabricantes de calçados e de membranas mais acirrada e onde as leis de proteção ao consumidor (em alguns países) são muito mais rigorosas. Observo que existe variação em solados (vibram, contagrip, etc) mas raramente os calçados mais técnicos das marcas mais renomadas fogem do GTX. Não quis fugir do foco de botas, desculpe se pareceu assim. Se aqui o GTX ta falhando tanto, eu apostaria que é pelo mesmo motivo que botas de marca que funcionam lá fora descolam até em shopping por aqui, são "seconds" (rejeitadas no controle final de qualidade) vendidas como aprovadas pelo controle de qualidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Camila, dá uma lida no tópico de trás pra frente, você vai ver um monte de dica e pergunta sobre botas. Assim você ter uma ideia do que quer.

Depois, com mais conhecimento sobre o que quer, volte e faça as perguntas mais direcionadas, sobre este ou aquele modelo/marca.

Aqui o negócio é primeiro pesquisar e depois perguntar, ok? Se você simplesmente perguntar "qual a bota me recomendam pra Ushuaia" a galera não vai responder...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Getúlio, eu continuo achando que a fama do GTX se fez pelo desempenho lá fora, onde o número de usuários é muito muito maior e muito mais variado do que o número de usuários daqui, onde a competição entre fabricantes de calçados e de membranas mais acirrada e onde as leis de proteção ao consumidor (em alguns países) são muito mais rigorosas. Observo que existe variação em solados (vibram, contagrip, etc) mas raramente os calçados mais técnicos das marcas mais renomadas fogem do GTX. Não quis fugir do foco de botas, desculpe se pareceu assim. Se aqui o GTX ta falhando tanto, eu apostaria que é pelo mesmo motivo que botas de marca que funcionam lá fora descolam até em shopping por aqui, são "seconds" (rejeitadas no controle final de qualidade) vendidas como aprovadas pelo controle de qualidade.

Grande Trauco!

Não há o que desculpar sobre o foco do assunto, você não fugiu dele com os outros exemplos, eu só quis enfatizar que não acho ruim o GTX para outras aplicações que não calçados, onde acho o desempenho do GTX discutível - pelo menos nas condições severas que enfrentamos na serra do mar (especialmente). Realmente pode ser que em alguns casos isso possa se dar em razão de produtos de segunda linha que são vendidos em nosso mercado, mas já vi ocorrências com modelos que foram comprados diretamente no exterior. Fica a dúvida, até porque as minhas conclusões são meramente empíricas, fruto de observações não técnico-científicas.

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros
Camila, dá uma lida no tópico de trás pra frente, você vai ver um monte de dica e pergunta sobre botas. Assim você ter uma ideia do que quer.

Depois, com mais conhecimento sobre o que quer, volte e faça as perguntas mais direcionadas, sobre este ou aquele modelo/marca.

Aqui o negócio é primeiro pesquisar e depois perguntar, ok? Se você simplesmente perguntar "qual a bota me recomendam pra Ushuaia" a galera não vai responder...

Otávio, obrigada por sua resposta! Estou lendo vários posts/tópicos por aqui e em outros blogs, mas confesso que ainda estou muito perdida na matéria! hehe É a primeira vez que vou fazer um passeio desse, e estou receosa porque não encontro os produtos em lojas físicas aqui em Salvador, e comprar dessa forma, sem nenhuma referência, na internet é dose... E são tantos produtos "novos" que tenho que comprar (anorak, fleece, etc., tudo é novidade para mim), e saber comprar...! Se já dou valor a produtos bons, nesse caso isso é determinante para o sucesso da minha viagem.

Pelo que li, a bota que eu preciso deve ser adequada para frio (promover aquecimento), impermeável e respirável. Nos sites das lojas que vi, não consegui achar nenhum modelo assim, com essas características explícitas. Alguém indicaria algum, com base na própria experiência com determinadas marcas/modelos?

Obrigada!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mais importante que a bota serão as meias, elas que irão esquentar seu pé.

A bota deve ser impermeável e respirável, e sendo um modelo de couro será mais quente.

As marcas encontradas no Brasil (em Salvador desconheço boas lojas do ramo) e que indico são as Vento, Salomon e La Sportiva. A de melhor custoxbenefício são as Vento, ela tem um tópico específico aqui no fórum, pesquise. Salomon e La Sportiva são bem caras aqui no Brasil, mas talvez você consiga um preço melhor na Argentina.

Sobre as meias: :arrow:http://www.mochileiros.com/meias-t11589.html

Link para o comentário
  • Membros

Otávio, obrigada!

Pelo que li, o pessoal gosta dessa Salomon, não é? Como faço pra saber qual modelo tem essas características tanto de impermeabilidade quanto de respirabilidade?

Achei a seguinte bota da Hi-Tec, com essas características explícitas:

http://www.territorioonline.com.br/feminino/calcados/botas-femininas/bota-st-moritz-200-wpi-feminina-hi-tec-bota-impermeavel

Ela é boa? Durável? Vale o preço?

Obrigada mais uma vez!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...