Ir para conteúdo

O único "inconveniente" do mergulho...

murillus

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Só que pro cara conseguir aguentar 1h um mergulho nesse perfil, tem de ter uma condição de respiração bastante boa.

isso eh verdade, bem observado. So um detalhe, respiracao boa eh um nome generico para "baixo consumo de ar" q eh o resultado de uma serie de 'controles' q vao fazer com q sua taxa respiratoria seja baixa q resulta em baixo consumo. Simplesmente 'controlar' a respiracao nao eh a solucao. Eu explico bem isso nesse post aqui: como-melhorar-seu-consumo-de-ar-e-ficar-mais-tempo-no-fundo-t35736.html

• Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Postado

Só que pro cara conseguir aguentar 1h um mergulho nesse perfil, tem de ter uma condição de respiração bastante boa.

isso eh verdade, bem observado. So um detalhe, respiracao boa eh um nome generico para "baixo consumo de ar" q eh o resultado de uma serie de 'controles' q vao fazer com q sua taxa respiratoria seja baixa q resulta em baixo consumo. Simplesmente 'controlar' a respiracao nao eh a solucao. Eu explico bem isso nesse post aqui: como-melhorar-seu-consumo-de-ar-e-ficar-mais-tempo-no-fundo-t35736.html

Acho q esse baixo consumo de ar vai além do simples preparo físico, que é também importante, embora em certos casos chege a parecer um fator menor. O mergulhador tem de aprender determinados "macetes" que permitem que esse consumo baixe.

Tenho um amigo com cerca de 60 anos que é caçador-sub, que foi vice-campeão paulista se não me engano por volta de 1998, e num mergulho no Rosalinda, nos Abrolhos, subiu no Horizonte Aberto com mais de 100 bares de pressão no cilindro, enquanto todos nós, muito mais jovens que ele, estávamos já batendo nos 30 bares. E o detalhe é que ele, além da idade, estava bem barrigudo e sedentário.

• Membros de Honra
Postado

com certeza o preparo fisico eh secundario. Em geral nao temos uma demanda energetica grande em baixo dagua, portanto quem conseguir manter sua respiracao com a taxa menor possivel vai levar o trofeu. O segredo e manter a taxa de 'repouso' e pra isso a tranquilidade e a experiencia sao o melhor remedio. Nesse caso pode ser o maratonista, triatleta, recordista mundial dos 100m, ou o sedentario, o preparo aqui nao vai fazer diferenca alguma. Em geral eh a tranquilidade q manda.

Mulheres em geral gastam menos q homens por terem corpos e pulmoes menores. Meu consumo eh muito bom, mas eu sou alto e peso 85kg, por mais q me esforce nunca vou conseguir gastar tao pouco qto uma mulher tao experiente como eu ou como um cara de 60kg. Aqui eu comparo com a qtidade de comida q comemos, para a mesma performance eu sempre vou comer mais do q esses caras, e vou respirar mais tb.

• Colaboradores
Postado

Essas dicas que vc dá sobre melhoria de consumo, na verdade, eu vejo como parte daqueles "detalhes" que irão fazer parte de um conjunto que visa melhorar a performance do mergulhador depois q ele conseguir um certo equilíbrio hidrostático, intimidade com o equipamento, enfim, depois q ele se entender com toda a traquitana usada no mergulho autônomo. Acho meio difícil o "novato" conseguir se utilizar de forma proveitosa das suas boas dicas, pq ele vai estar preocupado em não se arrastar pelo areião (os pregos amam ir pro fundo, não é mesmo?! hehehehehehe) nem subir à superfície feito rolha.

Depois q ele conseguir se entender, o próximo desafio eu penso que passe a ser esse.....o de conseguir ficar o máximo de tempo no fundo. E nao acho que adiante muito inverter essa ordem, embora algumas pessoas tenham mais facilidade que outras.

Aliás, uma das muitas coisas legais do mergulho é esse aparentemente eterno desafio. Sempre há algo a ser superado!

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Acho meio difícil o "novato" conseguir se utilizar de forma proveitosa das suas boas dicas, pq ele vai estar preocupado em não se arrastar pelo areião (os pregos amam ir pro fundo, não é mesmo?! hehehehehehe) nem subir à superfície feito rolha.

x 2 !

• 6 anos depois...
  • Colaboradores
Postado

Oi pessoal,

Acredito que o mergulho vem dando uma boa popularizada pelo Brasil, isso significa equipamentos mais acessíveis e melhores preços. No entanto é ainda uma atividade consideravelmente cara, principalmente devido a logística de um mergulho. Mas sem dúvida, diria que vale cada centavo.

Para quem mora perto de São Paulo e nunca mergulhou, mas tem vontade. Uma opção é esse batismo de mergulho em ilhabela. O Valor é na casa de R$ 350,00 por pessoa, com equipamentos inclusos. O Mergulho é feito na Ilha das Cabras, que é cheia de vida marinha. Se tiver sorte e pegar condições perfeitas, vai ver muita coisa por lá!

::otemo::

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...